www.Miss-Colorful.com


26 de março de 2011

Cabelos - Descoloração / Retocando a Raíz - Pt. 2

Olá, pessoas!

Hoje voltamos com o tema Descoloração, mais especificamente a Parte 2 sobre Descoloração de Raíz.


Na Parte 1, mostrei como fazer a descoloração da raíz dos cabelos em toda a parte de trás da cabeça. Agora na Parte 2, mostrarei como fazer nas laterais acima das orelhas e na parte da frente, a franja. 

A 'nota triste' é que minha câmera ficou sem bateria, então eu tive que deixar carregando e só consegui tirar fotos depois que já tinha feito todo o procedimento...sendo assim hoje é a vez dos desenhos guiarem a galera, certo? =] 

Então vamos lá! ;)


Descolorindo Raíz da Parte da Frente da Cabeça / Franja:

1º - Quando eu chego nessa parte, sempre é o momento em que a primeira mistura de Descolorante acaba. Nesse caso então eu uso o segundo potinho de Água Oxigenada 40 Volumes, e faço novamente a mistura com o Pó Descolorante, respeitando a proporção descrita na embalagem do Pó Descolorante. (perdeu essa explicação na Parte 1? Clique aqui.)

2º - Com toda a parte de trás da cabeça já com descolorante na raíz, pegue a ponta do seu pincél (ou um pente com ponta fina), e separe direitinho o cabelo que ainda falta descolorir. Faça uma risca e puxe pra trás o que já foi descolorido, e pra frente o que ainda precisa ser descolorido.


Eu geralmente faço uma risca a partir das orelhas. Tudo que está atrás dessa risca foi descolorido da forma descrita na Parte 1, tudo que está pra frente será descolorido da forma que será explicada aqui na Parte 2.

3º - Depois de separar o cabelo que ainda falta descolorir, você pegará todo esse cabelo e puxará para as laterais da cabeça. Prenderá o cabelo em sessões, como mostra a figura abaixo:


4º - Com o cabelo já preso, você irá soltar a primeira mecha que fica mais próxima a orelha. Não pegue uma mecha muito grossa porque você corre risco do descolorante não penetrar em todos os fios, mas também não precisa ser muito fininha. Separe uma mecha em que você sinta que ao aplicar o descolorante ele poderá passar através de todos os fios. Geralmente uma mecha entre 1cm, 0,5cm.

5º - Puxe essa mecha pra cima, aplique o descolorante apenas na raíz, puxe para baixo e aplique novamente na raíz.


6º - Solte a mecha acima da mecha em que já foi aplicado o descolorante. Puxe-a para cima, aplique descolorante na raíz, puxe-a para baixo, aplique descolorante na raíz novamente. Esse será o procedimento.

7º - Quando chegar no topo da cabeça, ao invés de continuar até a outra orelha, você vai parar e já começar do outro lado, na mecha mais próxima a outra orelha. Se fizer direto acaba dificultando um pouco, especialmente pra quem não tem muita prática. Assim fica mais fácil de não ter falhas na descoloração.

8º - Depois que já tiver passado o descolorante em tudo, aqui vai uma diquinha muito sagaz:

Ao fazer a descoloração dessa forma que ensino, geralmente quando você está no momento onde descolore a parte da frente da cabeça, aquela parte lá da nuca que foi onde você começou a descolorir primeiro já deve estar bem loirinha. Só a parte do topo da cabeça que ainda vai demorar um pouco pra ser descolorida pois você passou o descolorante mais recentemente.

Então o que você fará? É a hora do Pedaço de Papel Alumínio, que estava descrito lá na lista de materiais da Parte 1, lembra? Esse é o momento em que ele entra em cena.


Você colocará esse Pedaço de Papel Alumínio no topo da cabeça. Ele fará com que a raíz seja descolorida bem mais rápido do que seria se estivesse sem o alumínio, e ainda descolorirá no exato tom que descoloriu a nuca. Vale muito a pena fazer isso. ;)

Assim que você perceber que a raíz do cabelo inteiro está loirinha, já pode ir lavar.


Não fique enrolando pra lavar depois que a raíz já estiver loira pois isso apenas danificará seu cabelo. ;)


Lavando o Cabelo:

- O cabelo deve ser lavado com shampoo, a água de preferecia morna. Caso vá pintar em seguida, não passe condicionador (as cutículas estão mais abertas por causa do shampoo e recém-descoloração, fazendo com que a tinta penetre melhor. O condicionador fecha as cutículas.)

É muito importante lavar bem, e vale salientar que depois da primeira lavagem, mesmo lavando extremamente bem, você vai notar que o cabelo inteiro está com um aspecto estranho. Mas não tenha medo, isso é só na primeira lavagem, onde ainda sobra um pouco do efeito da química da descoloração (o ph do cabelo fica mais alcalino), que acabou indo para o resto do comprimento dos fios quando você lavou. Depois da segunda lavagem o cabelo volta ao normal.


É muito importante também se certificar de que o cabelo está quase completamente sem a química do descolorante antes de você pintá-lo. Se você não tiver lavado o cabelo muito bem e em seguida for pintar, são altas as chances da tinta não penetrar direito, ou ficar uma cor meio estranha.

A minha recomendação seria Descolorir, Lavar muuuuito bem, Pintar, e depois Tratar, fazendo a ultima lavagem do tratamento escolhido usando Água Fria.

Espero que tenham gostado, e quem tiver dúvida fique a vontade pra perguntar. =]

94 comentários:

  1. já que deixa pergunta, ai vou eu, né? rsrs
    após a descoloração, devo esperar o cabelo secar naturalmente para aplicar a tinta, ou posso aplica-la com os cabelos húmidos?
    meu cabelo é cachiado, me falaram que é melhor escovar para ficar mais facil de manusear. mas... secar o cabelo nao fecha a cutícula?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, k2L!

    Tem que deixar o cabelo secar sim. Se o cabelo é cacheado, realmente é bem melhor pintar com ele liso, fica mais fácil.
    E o secador não fecha cutícula não, ao menos se você usar com jato de vento quente. Se fechar, é pouco, não o suficiente pra de repente a tinta não pegar. Sendo assim, secador tá liberado. =]
    Mas é bom ficar atenta pro estado do seu cabelo. Se ele tiver meio estragadinho e você descolorir raíz, melhor deixar ele secar ao natural ao invés de usar o secador, porque o secador vai detonar ele ainda mais. ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Chibi.
    Conheci seu blog hoje por acaso e dei uma olhada em algumas matérias. Estou adorando, claro!
    Imagina a felicidade em ver a primeira matéria sobre descolorir raiz. Já tive cabelo colorido e, uma vez, fiz descoloração nele por conta própria. Mesmo depois de pesquisar muito sobre tudo, tomando todos os cuidados, ainda fiz com a cara e a coragem, pois não achei um tutorial tão perfeito como o seu.
    Infelizmente, hoje, já não pinto mais cabelo. Estou naquela fase de buscar trabalho e cabelo colorido de roxo não é muito bem visto. :/
    Mas ainda tenho as pontas descoloridas, resto ainda daquele bendito dia que fiz a loucura e, no dia que eu cismar de pintar de novo, usarei suas dicas que são mais que maravilhosas.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tig!

    Que bom que está curtindo o blog! A propósito, adorei teus trabalhos com EVA!
    E é realmente uma pena que ainda haja tanto preconceito com cabelos coloridos. Eu pinto o meu inteirinho de cores "diferentes" desde 2005, e já tive muito problema com trabalho, gente olhando torto...já até comprei peruca para entrevistas de emprego. A sorte é que finalmente me encontrei num emprego onde não há problemas ter cabelo colorido.
    Ah! E uma solução legal são as extensões, né. Assim você pode colocar e tirar quando precisar. =]

    ResponderExcluir
  5. Quero pintar meu cabelo de branco.
    Mas, tenho muito medo, de estragar o cabelo, pois, tem que descolorir muito bem, pra ficar bem branco >D

    ResponderExcluir
  6. Oi Jackellinne!

    Branco é lindo mesmo, mas uma cor bastante trabalhosa pra manter. Geralmente são 2 descolorações, + a tinta Branca ou a técnica com VG...e depois hidratação semanal e reparador de pontas sempre. Tem que ter bastante disposição pra manter, até porque se não tiver acaba estragando o cabelo. ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Chibi.
    Adorei o seu método para descolorir sozinha os cabelos em casa, mas infelizmente só o encontrei após ter penado para descolorir minha raiz sozinha. Minha pergunta é a seguinte, se descolorindo só a raiz a cor já ficar praticamente igual ao do restante dos cabelos, posso deixar só com a descoloração ou eu tenho que passar tintura de qualquer jeito em cima? O meu cabelo é loiro médio, porém faço luzes a muito tempo e ele ficou todo loiro platinado por inteiro e agora quero retocar só as raizes, sem precisar ir a um salão. Descolori em casa, porém como não tinha prática fiz as raizes em 1º lugar, a cor até que ficou parecida, só que em alguns pontos ficou um amarelo mais forte, mas só dá para perceber quando levanta alguns fios, o que faço para tirar esses amarelos, passo um condicionador desamarelador? Gostaria de saber também, quando for retocar a raiz novamente e se precisar passar tintura, se pode misturar a tintura com o pó descolorante tudo junto. Quando fazia luzes no salão, sempre só nas raizes, o cabeleireiro fazia no papel e após sómente lavava o cabelo e nunca deu pausa para passar tintura, será que ele colocava tudo junto ou passava tonalizante na lavagem, pois saia de lá com o cabelo todo com a mesma cor, como se tivesse pintado o cabelo todo. Uma vez perguntei pra ele que tom era o que ele fazia e me disse que era loiro clarissimo acinzentado da wella. Mas nunca fez a mistura perto de mim para eu poder ver se realmete era só descolorante ou outra coisa.Se você puder me responder, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rô!

    Seguinte, se o seu cabelo é loiro, você descoloriu uma raíz virgem, e o tom de loiro já ficou igual ao do restante do cabelo, então não tem porque passar tinta em cima.

    Se o seu cabelo é loiro platinado, provavelmente você vai precisar de duas descolorações de raíz para ele ficar igual ao resto do cabelo. Ao menos, quando o meu era platinado era assim que eu fazia, e eu não passava nenhuma tinta.

    Se você descoloriu a raíz e depois percebeu que alguns pontos ficaram mais escuros que os outros, melhor descolorir novamente. Nesse caso, você descolore só onde está mais escuro e fica bem atenta pra quando o fio já estiver claro, afinal como já foi descolorido uma vez, se você deixar por muito tempo pode acabar clareando mais do que devia, ou pior, estragando! (o fio fica bem fino, elástico, frágil...é um caos hehe)

    Quanto a misturar descolorante com tinta, aí depende da tinta. As tintas geralmente já vem com uma mistura descolorante pra misturar, não vejo porque colocar ainda mais descolorante separadamente na mistura.

    Num total: Se com 1 descoloração o teu cabelo já fica platinado, mas algumas partes ficam mais escuras, faça a descoloração de novo, mas APENAS onde está mais escuro, e acompanhe bem o processo de clareamento, pois assim que tiver no tom certo você já deve prontamente ir lavar, pra não correr risco de estragar. Se quiser, pode passar uma tinta depois, mas não há necessidade. Se achar que tá muito amarelado você pode passar um tonalizante pra deixar mais branco, ou fazer aquela mistura desamareladora de VG+água.
    Se não conhece, em breve faço um post sobre isso aqui na Sala Chibi. ;)

    ResponderExcluir
  9. Sempre me enrolava na hora de descolorir a raiz haha Sai dessa vida..

    ResponderExcluir
  10. Ainda me enrolo um pouco para descolorir , mas agora é pouco hehe ^^

    ResponderExcluir
  11. Adorei os desenhos de como descolorir o cabelo
    hauahuauah

    ResponderExcluir
  12. Coitado do seu cabelo hauahuaha
    Mas raiz para retocar sempre fica feio , mas descolorindo antes não ^^

    ResponderExcluir
  13. Toda mulher que pinta o cabelo sofre um pouco retocando a raiz sozinha

    ResponderExcluir
  14. tsc... devia ter lido isso antes de ter feito a cagada de descolorir minha raiz ontem, haushusahsuahasuhuashsua
    sou muito desesperado e não separei as mechas direito... enfim vou ter que descolorir again...
    nyaahh adorei seu blog! congratulations! :3
    que tinta é essa? tu nem clareia muito e pega bem a cor...

    ResponderExcluir
  15. Alexandre, é sempre bom fazer a descoloração com muita calma, paciência e paz no coração. rs
    Separa direitinho, aplica bem, espera estar completamente loiro pra lavar. Ter que descolorir duas vezes é realmente um saco!
    Essa cor que eu to usando é a Azul Atlantic da Exotic, eu falo sobre ela num post bem recente aqui na Sala Chibi. É um tom de azul escuro muito bonito e legal por isso mesmo - não precisa de um loiro muito branco pra cor pegar bem. ;)

    ResponderExcluir
  16. Já pintei meu cabelo antes, mas deixei crescer sem tintura, e hoje ele está com a cor natural, castanho médio.
    Estou pensando em pintar com a tintura Avelã Tentação da Koleston (nº 874), para ficar com a cor ruivo natural. Mas me disseram que eu teria que descolorir o cabelo pra conseguir a cor certa.
    Seria isso mesmo? Se for o caso eu poderia descolorir e pintar no mesmo dia? E quando eu tiver que retocar a raiz, o q devo fazer, só a raiz será descolorida? Complicado... Tem como misturar algo na tintura pra facilitar as coisas? rsrs

    ResponderExcluir
  17. Carla, se não me engano minha irmã já fez um teste com tom de ruivo natural...amanhã pergunto pra ela e te trago uma resposta mais completa. ;)

    Mas até onde lembro não houve necessidade de descoloração prévia, pois as "tintas de farmácia" já vem com oxigenada e amonia.

    ResponderExcluir
  18. Carla Lobato, bati um papo com a minha irmã que já pintou de ruivo natural e ela me disse que a tinta que ela usou foi a Nouvelle na numeração 8.4 .
    Essa Nouvelle já vem com uma oxigenada 30volumes, então já abre bem a cor.
    De qualquer forma, ela me disse que passou amonia antes no cabelo, pra clarear um pouquinho.
    Como amonia é meio "tenso", você pode fazer uma descoloração sim, mas não parar deixar tão loiro como eu deixo meu cabelo nesse post. Você pode comprar uma Ox10 ou 20 volumes, pó descolorante...deixa clarear só pra abrir um pouco o tom. Pode pintar no mesmo dia.

    Ela me disse que essa numeração que você passou (874) deixa um ruivo mais "acastanhado".

    O ruivo dela ficou assim:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAH5yFsWVar3msa-Jdz56zsu_zSQLhLVSW1gnhT4NnfQmSi3-q-cR_BcF_ZlK3mZ-QvdUYQVn6GcFh9C_G1Cx79MAm1T1UBJpuQqAp131Z7Rn6hoc6QW3EBSh.jpg

    ResponderExcluir
  19. olá!
    adorei as suas respostas e o seu blog, me deixou bem disposta em fazer no meu cabelo sozinha também. adorei mesmo parabéns!
    mais estou com uma duvida: eu fazia a descoloração no meu cabelo com a tinta(marca:cor e tom - cor:10.1 (prata polar), mais na última pintura a cabeleleira não deu conta de passar com um kit só, e teve lugares que ficou manchado, e agora a raiz já tá crescendo e se tiver tá com mais ou menos 1 cm de raiz (minha raiz é puxada pro preto). o que eu faço? posso passar a ox 30 vl. e o descolorante (care liss pó azul)? me ajude.

    ResponderExcluir
  20. Oii eu pintei meu cabelo de loiro há tempos e deixei crescer a raiz um bom pedaço.So que agora resolvi fazer luzes e depois pintei com loiro 12.2 mas ficou todo mesclado.Será que posso descolorir todo o cabelo?ñ tm problema passar direto na raiz?eu amo aquele loiro branco quero que fique assim.aiz um bom pedaço.So que agora resolvi fazer luzes e depois pintei com loiro 12.2 mas ficou todo mesclado.Será que posso descolorir todo o cabelo?ñ tm problema passar direto na raiz?eu amo aquele loiro branco quero que fique assim.

    ResponderExcluir
  21. Eliana, seu caso é meio arriscado.
    Você já descoloriu o cabelo alguma vez sozinha? Só pinta no cabeleireiro?
    É que se o seu cabelo já está loiro, até dá sim para usar uma mistura de descolorante para uniformizar as partes que estiverem manchadas, porém há o risco de você acabar aplicando onde já está um loiro bem claro, e isso apenas deixará o cabelo fraco, elástico, quebradiço, seco.
    Para arrumar as partes manchadas, o melhor é ir no cabeleireiro mesmo.

    Quanto a raíz, para que fique da mesma cor do resto o ideal é fazer o mesmo procedimento que a cabeleireira fez. Ela descoloriu antes, depois aplicou a tinta? Ou fez tudo junto?
    Só recomendo descolorir e depois pintar se foi assim que a cabeleireira fez...se não pode dar diferença na cor. ;)

    ResponderExcluir
  22. Anonimo, você vai precisar descolorir o cabelo todo para deixar loiro-branco. Se o seu cabelo já está "loiro mesclado", você primeiro terá de passar o descolorante nas partes mais escuras, deixar no mesmo tom das partes mais claras. Aí você lava, certifica-se de que o cabelo está todo no mesmo tom. Depois sim, você descolore o cabelo todo.
    Mas o risco de estragar o cabelo é grande, viu? Se o seu cabelo já estiver meio seco, nem recomendo. Intercale hidratações entre as descolorações, de uma pausa de uns 3 dias a cada descoloração, e tenha paciencia. ;)

    ResponderExcluir
  23. olá!
    já descolori sim todo o meu cabelo sozinha, minha cunhada que descoloria para mim( sem nenhuma noção de tintura), as vezes quando sobra dinheiro eu faço no cabeleireiro, quando não faço em casa. e já aconteceu sim de ficar como você citou ai acima (o cabelo fraco, elástico, quebradiço e seco).tive que cortar curtinho como cabelo de homem; mais voltou como era aos poucos retocando somente com tinta, mais trocando a ox da tinta por uma de vl. 40 que comprava separado, mais ninguém descoloria antes, era só a tinta e a ox que eu comprava e passava só na raiz do meu cabelo. nenhuma cabeleireira descoloria antes, fazia direto com a tinta, mais na cabeleireira que eu fui não deu conta de passar um tubo de tinta no meu cabelo, e manchou.
    mais ontem (11/07/11) fiz sozinha a descoloração, e deu certo, passei na raiz primeiro esperei o tempo certo, e depois passei nas pontas o restante da ox e o descolorante que sobrou com 2 colheres de creme de tratamento e esperei mais meia hora e deu certo, está tudo da mesma cor; mais acho que ficou um pouquinho amarelo, estou na dúvida se devo lavar com um shampoo desamarelador ou não. mais mesmo assim agradeço a sua atenção!
    obrigado!
    ha! por acaso teria a opção de escurecer? minha raiz é praticamente quase preto, e já escutei muito: porque você não escurece? teria essa possibilidade?
    espero que não! kkkkkkkkkk...'

    ResponderExcluir
  24. Chibi,
    Valeu mesmo, mas acabei pintando no fim de semana antes de ver sua resposta....rsrsrs Ansiedade é fogo! rs
    Não quis descolorir o cabelo, pq meu cabelo é fino, já fiz isso uma vez no salão e ele ficou bem quebrado... Pintei com a tintura que falei, Koleston 874, só que troquei a "emulsão reveladora" de 30 volumes do kit por uma oxigenada de 40, pra clarear um pouco mais. A cor ficou + ou - o que eu queria, mas a raiz ficou + clara. Mas acho q com as próximas aplicações chego no tom que quero!
    Não consegui ver como ruivo da sua irmã, o link não abriu!
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  25. Ah, agora consegui ver a foto do cabelo da sua irmã! É, o dela é mais vermelho, o que eu quero é mais "acastanhado" mesmo, tipo o dessa menina aqui:
    http://sweetlipstick.blogspot.com/2011/07/sempre-ruiva.html
    Bj!

    ResponderExcluir
  26. Que bom que deu certo, Carla! Mas não tem problema a raíz ficar mais clara. Como você mesma disse, com os retoques a cor vai se estabilizando. ;)

    ResponderExcluir
  27. Eliana, não conhecia essa das duas colheres de creme de tratamento com a mistura de descolorante. Bom saber que deu certo! Quando eu precisar clarear o meu, já sei o que fazer então. rs

    Para tirar o amarelo você pode usar aquele método de encher um copo d'água, colocar uma gotinha de violeta genciana, deixar a água um lilás bem clarinho, e então jogar em todo o cabelo. Eu fazia isso numa época que queria deixá-lo branco. ;)

    Quanto a escurecer, não entendi bem o que quis dizer. Agora que você está com cabelo semi-branco, você quer tingir de preto de novo? É isso? xD

    ResponderExcluir
  28. é q de vez em quando dá a loca no meu marido, que quer que eu escureço. mais claro que num vou fazer isso, mais teria como?
    obrigado! adorei seu blog parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Seu cabelo está bem claro então qualquer tinta mais escura acaba pegando bem. O problema é depois que você pintar de escuro você querer voltar pro loiro-claro de antes. Aí é uma missão quase impossível. rs

    ResponderExcluir
  30. olá, gostaria de saber qual parte do aluminio tem de ficar pra dentro?
    belo post, obrigada desde já

    ResponderExcluir
  31. Acho que você está confundindo alumínio com papel laminado, Anonimo. Papel laminado tem um lado fosco e o outro brilhante, já o alumínio tem os dois lados iguais, então é indiferente, já que qualquer lado do papel alumínio terá o mesmo efeito. ;)

    ResponderExcluir
  32. Oi Chibi tudo bem? Meu cabelo ta bem curto tipo joãozinho, e ta bem platinado, eu fiz a raiz em salão no mes passado, mas a raiz ficou bem amarela,ficou muito feio, entao hoje já faz 1 mes, e preciso fazer raiz de novo, o problema é que por ele estar curto pega muito nas pontas, voce ja fez descoloração da raiz com tubo aplicador? o que eu posso passar nas pontas para nao pegar o descolorante? muito obrigada

    ResponderExcluir
  33. Oi, Tulipas!
    Se você tem cabelo estilo joãozinho, é uma missão quase impossível descolorir raíz sem tocar nas pontas.
    O que eu tentaria fazer se fosse você é passar um creme de pentear, ou azeite, algo que seja bem oleoso, mas só nas pontinhas. Tem que se certificar de que "empapou" bem. Aí quando for aplicar o descolorante, faça o máximo possível pra tocar apenas a raíz, onde não está com creme/azeite.
    O creme que você usar vai servir como um tipo de capa protetora.

    Mas mesmo assim é bem dificil. O melhor é retocar com períodos fixos, de 15 em 15 dias, por exemplo. E nesse meio tempo fazer umas hidratações, passar bastante queratina, para as pontas aguentarem firme a próxima descoloração. ;)

    ResponderExcluir
  34. Chibi eu queria saber uma coisa...
    Quando a gente descolore o cabelo colorido ele quebra??
    Tô perguntando pq eu fiz meu cabelo na cabelereira e ela deixou as mechinhas pink muito fininhas então queria deixar elas um pouco mais larguinhas...
    Mais por mais q eu separe as mechas rosas do cabelo preto sempre fica uns fiozinhos pretos nas mechas pink...
    Se eu descolorir a mecha o cabelo vai cair??
    bjos e obrigado

    ResponderExcluir
  35. Its me, realmente não é muito recomendado descolorir em cima de onde já houve descoloração. Não que o cabelo vá cair, mas ele vai ficar mais fraco, pode ficar elastico. Por exemplo, nesse post que eu retoquei a raíz, dá pra ver que a descoloração pegou em partes que já estavam azuis, e mesmo assim o cabelo não caiu. Mas aí é porque eu mantenho o meu cabelo sempre bem hidratado, forte, e depois da descoloração eu hidrato de novo.
    Se o seu cabelo tá brilhante, bem hidratado, dificilmente o cabelo das mechinhas vai quebrar...mas é importante hidratar bem depois.
    Se o cabelo estiver fraco, ressecado, aí acho melhor não passar descolorante em tudo.
    Se as mechinhas forem muuuuito fininhas, acho que não tem problema ficar só alguns fiozinhos pretos misturados no rosa, não é? (até porque eventualmente a mecha vai misturar com o resto do cabelo).
    =**

    ResponderExcluir
  36. Oii Chibi, adoreiiii seu blog!
    Essa matéria sobre descoloração é tudo oque eu estava precisando.
    Você explica tudo muito bem, realmente eu ameiii!
    E como você tem bastante experiência, sei que vai me ajudar.
    A cor natural do meu cabelo é castanho escuro, porém, já a um bom tempo sou loira.
    Faço luzes todo mês, e meses atrás o meu cabelo já havia chegado no tom que eu queria(sempre gostei do loiro claríssimo, aquele que é quase loiro branco), mas então a cabeleireira me convenceu a fazer algumas luzes reversas(escuras)para dar uma mesclada.
    Eu achei que fosse ficar legal, e que eu iria gostar, mas não gostei nem um pouco do resultado.
    O pior é que agora o meu cabelo está com várias cores, a raiz está escura(natural)pois já cresceu, logo depois da raiz está um tom acobreado(pois a cabeleireira tentou clarear a raiz com tintura), e o resto está loiro acinzentado misturado com as reversas escuras.
    Ou seja, meu cabelo está um verdadeiro caos.
    Agora eu quero deixar o meu cabelo numa cor só, e se possível um loiro claríssimo.
    E se eu continuar fazendo luzes, ele sempre vai ficar com várias cores.
    Então eu pensei em descolorir o cabelo todo.
    Eu sempre hidrato o meu cabelo, então acho que não vou ter nenhum problema.
    Mas agora eu quero sua opinião. Será que eu devo mesmo descolorir o cabelo todo? E se descolorir, ele vai ficar de uma cor só? E tenho que aplicar uma tintura depois?
    Estou aguardando a sua resposta...
    E desde já OBRIGADO!!!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  37. Oi Taaty, que bom que o blog está ajudando! =]

    É o seguinte...essa sua situação é realmente complicada. rs

    Quanto a raíz natural você pode ficar despreocupada que é facinho pra descolorir, como você pode ver nos posts. Quanto ao seu cabelo que já está num tom de loiro, também não há muito segredo. Agora a parte acobreada e as mechas castanho, aí pode ser que haja um certo trabalho. Primeiro porque descolorir em cima de tinta sempre danifica o cabelo, então é bom que ele já esteja bem hidratado e que você esteja preparada para hidratar mais depois. Outra coisa importante é que se você descolorir o castanho e ele não ficar loiro, não pode ficar desesperada e tentar descolorir de novo logo em seguida, porque aí você pode gerar um dano quase irreparável. É bom ter calma e intercalar cada descoloração com uma hidratação muito boa, fazer tudo em dias diferentes e tal.
    E faça a descoloração de uma cor por vez, quero dizer - primeiro faz em tudo que está castanho, depois o cobre, depois a raíz (não necessariamente nessa ordem). Se você colocar descolorante em tudo de uma vez, não vai dar pra controlar os fios que já estão num tom de loiro certo e os que precisam de mais tempo pra chegar no tom.

    Ou seja, dá pra deixar tudo igual e bem claro, mas vai dar um certo trabalho e você terá que ter muita paciência porque pode acontecer de ter que passar uns dias com o cabelo em tons estranhos, já que não é certeza que com 1 descoloração o castanho já estará no mesmo tom de loiro e não é recomendado fazer mais de 1 descoloração no mesmo dia.

    Depois que estiver com tudo descolorido, pode ser que haja uma diferença pequena entre os loiros...aí eu recomendo a tinta. Mas deixe mesmo pra passar a tinta só quando tudo tiver bem loiro, se for passar em cima do castanho ou de um tom ferrugem, pode ficar ainda mais dificil pra deixar tudo da mesma cor depois.

    Espero ter ajudado, e boa sorte aí! ;)

    ResponderExcluir
  38. Oii Chibi :D
    Então... eu comecei o processo de descoloração, hoje eu descolori a raiz e a parte que estava cobre.
    E o resultado foi ótimo, clareou super bem.
    Agora falta descolorir o comprimento e as pontas.
    E quero mais uma vez pedir a sua opinião...
    Você acha que eu devo descolorir as mechas que estão castanhos (são bem finas) em um processo separado do resto do comprimento do cabelo que esta loiro? Ou posso descolorir tudo junto? Vou precisar usar papel alumínio?
    E depois que estiver todo descolorido vou ver se passo a tintura ou não, porque se o comprimento e as pontas ficarem da cor que ficou onde já descolori, acho que nem vou passar a tintura, pois adorei a cor.
    Mas se eu for passar, qual você me sugere (marca e a cor)? Lembrando que eu quero que fique loiro claríssimo.
    E qual shampoo e condicionador que você acha que eu devo usar? E qual creme de hidratação?
    Obrigado por tudo, você já me ajudou muitooo ;D

    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  39. Taaty, eu acho melhor descolorir as mechas castanhas separado, porque a tendencia vai ser que elas demorem mais que o resto que já está loiro, e aí você vai ficar um tempão com descolorante na cabeça sendo que as loiras já estarão na cor certa, e aí a tendencia é o fio que já está loiro enfraquecer. Eu recomendo o papel alumínio sim porque agiliza o processo. ;)
    Quanto a tinta, eu realmente não tenho muita experiencia com essas tintas tradicionais. Na época que tinha cabelo loiro platinado eu nem passava tinta nenhuma. O shampoo e condicionador eu recomendo o Multi-Ação, e creme para hidratação vai variar do que você vê que seu cabelo está precisando. Se ele estiver enfraquecido, use hidratações de queratina, creatina, tutano, se estiver sem brilho, use ceramidas, semi-di-lino, babosa.
    Boa sorte aí! =]

    ResponderExcluir
  40. Chibi, meu cabelo tá num tom vinho. Fiz o teste de descoloração e ele ficou meio laranjado ( em 30 minutos ) Será que deixando mais tempo ele fica no tom necessário pro azul? E se não fica, como o azul se daria com o laranjado?
    Amei o blog :3

    ResponderExcluir
  41. PS: Tenho o azul anilina e também a tinta azul atlantic da exotic criativ... Qual seria o mais viável também :P

    ResponderExcluir
  42. Faz um teste numa mechinha. Separa uma mecha que esteja escondida, e passe na mecha uma mistura de anilina azul+violeta genciana, ou azul atlantic+violeta genciana, deixe 1 hora e lave.
    Se ficar azul, pode fazer o mesmo procedimento no resto do cabelo. Se não ficar, terá de descolorir de novo.
    A violeta genciana é ótima para tons laranjas ou amarelos quando você vai pintar de azul, porque ela neutraliza os laranjas e amarelos, fazendo com que o cabelo não fique tão verde como sem dúvida ficaria se não passasse a violeta. ;)

    ResponderExcluir
  43. oi chibi boa noite meu cabelo esta com luzes e a raiz esta escura como retocala e clarear mais os meus cabelos

    ResponderExcluir
  44. Olá chibi! Nossa tenho uma duvida: descoloração na raiz 1 vez por mês estraga o couro cabeludo? eu fiz ontem o retoque da raiz(pois meu cabelo é loiro branco) e passei mal por causa do descolorante, meu cabelo tava limpo(grande erro) doeu mto descolorir!! e ainda depois me deu alergia, e se não me engano o cabeleireiro disse que era a base de queratina e não de ervas o descolorante, e por isso era mais forte!
    mesmo mudando o descolorante que uso, corro riscos de machucar meu couro cabeludo? quero hidrata-lo também!
    Espero não ter deixado sem nexo meu texto rsrsrs bjs e aqui é otimo!!!

    ResponderExcluir
  45. Pintei meu cabelo com um tom loiro da Loreal, meu cabelo é castanho escuro. Como não descolori antes de pintar, ficou com uma tonalidade escura. Mas agora queria descolorir para alcançar uma cor mais clara. Posso passar o descolorante por cima dessa tintura para depois pintar novamente? Se sim. quanto tempo devo esperar para refazer a tintura?

    ResponderExcluir
  46. Oi @Biancatss! história delicada essa sua, mas sei como é porque eu também tenho esse problema de alergia a descoloração.

    Não tem problema retocar raíz uma vez por mês. Se o seu couro cabeludo estiver com algum tipo de ferida, não faça a descoloração até que a ferida cure.
    Quanto a coceira, ardencia, e até dor, eu fiquei muito tempo até descobrir um descolorante que me causasse menos alergia possível. Por muito tempo era um sacrificio fazer raíz, já cheguei ao ponto de não aguentar o tempo da descoloração e lavar o cabelo bem antes, e ter que descolorir de novo depois pra ajustar. =/

    Só a poucos anos eu descobri um descolorante que até agora foi o melhor pra mim. É da marca Yamá, o Germen de Trigo, que cito aqui nesse post mesmo.
    Ainda dá uma coceirinha, mas se antes era 99%, agora é uns 5%, 10% no máximo. E no meu caso eu gosto de descolorir com cabelo limpo porque já tive problemas de tentar descolorir em cabelo sujo e a descoloração sair irregular.

    Minha recomendação: tenta o Yamá Germen de Trigo. Se não der certo, vá testando até encontrar um que dê certo com você. Infelizmente só assim. Mas eu acho que se testar esse Yamá Germen de Trigo já vai melhorar bastante. ;)

    ResponderExcluir
  47. Cibele, depende do tom de loiro que quiser adquirir. Se for um loiro claro, você pode descolorir uma vez, e depois passa a tinta pra acertar a tonalidade. Se for um loiro mais escuro, aí tem que ver direito como vai fazer, acho que terá de usar uma oxigenada 20.

    Eu faria assim: primeiro, certificaria-me de que o cabelo está bem hidratado, está forte suficiente pra aguentar uma descoloração. Se o cabelo não estiver saudável, hidrate-o até que fique, só depois faça a descoloração. Com o cabelo saudável, faça a descoloração de acordo com o tom que deseja. Eu recomendo o pó descolorante da Yamá que cito aqui no post. A ox você pode pegar 30 ou 40. (eu uso 40)
    Faz a descoloração, lava, seca, no dia seguinte já pode tingir.
    Se a descoloração maltratar muito, invista em produtos com queratina e aloe vera (babosa).

    ResponderExcluir
  48. Olá Chibi,suas dicas são ótimas,mas diga um coisa, o descolorante vai funcionar se o cabelo estiver oleoso?

    ResponderExcluir
  49. Oi Stranha!
    Eu acredito que se o cabelo estiver muito oleoso, pode ser que a descoloração não funcione 100%. Quer dizer, se você poderia obter um loiro claríssimo, você acaba obtendo um loiro "ferrugem". Mas isso é baseado nas minhas experiencias, nas vezes que descolori o cabelo enquanto ele estava sujo.
    Minhas descolorações sempre foram mais bem sucedidas com o cabelo bem limpo. Se o teu cabelo tem problema de oleosidade, eu recomendo lavá-lo bem, secar, e em seguida fazer a descoloração. ;)

    ResponderExcluir
  50. Lola
    ooooi chibi, tudo bom? Então, eu quero pintar meu cabelo com o verde marine da exotic tbm, so que meu cabelo era pintado de castanho, e tipo, faz um tempão que eu nao pinto ele (tá com 4 dedos de raiz natural, meu tom natural é um castanho meio médio meio claro =S) , pra pegar bem o verdinho, será que eu tenho q descolorir mais de uma vez as pontas que ainda estão tingidas ?? E tipo, no sol, aonde era colorido de castanho, ele fica meio vermelho, será que nao vai abrir um laranja feio descolorindo ?? =S

    P.S. Seu blog é muito legal, amei as dicas ;)

    ResponderExcluir
  51. Oi Lola!
    Bem, a questão nem é do laranja feio que a cor pode abrir. A questão é que o Verde só vai pegar se o cabelo estiver loiro mesmo.
    Quanto ao número de descolorações, fica um mistério. Depende da tinta que você passou, do tempo que você usou. Algumas tintas desbotam mais fácil que outras, e dificilmente uma tinta que é aplicada já há um longo tempo vai desbotar fácil.
    Eu palpito 2 descolorações.
    Caso resolva pintar mesmo, lembre-se de ir com calma, não fazer as descolorações todas no mesmo dia (porque isso vai destruir seu cabelo, não tem jeito). Primeiro hidrata o cabelo, deixa ele bem saudável, pra depois fazer a primeira descoloração. Caso veja que precisa descolorir de novo, não faça a descoloração no mesmo dia. Hidrate de novo, e só depois faça a segunda descoloração.
    Certo? ;)

    ResponderExcluir
  52. Por favor, me ajuda? ):
    Eu descolori quase o cabelo todo e usei Keraton Hard Colors azul. Ficou muito chamativo e meu cabelo está acabado. Fiquei tão arrependida e triste que queria muito minha cor antiga de volta. Você me recomenda alguma coisa? Descolorir novamente e pintar da cor natural seria muito ruim? E se fizer progressiva, melhora algo?
    Estou desesperada ):

    ResponderExcluir
  53. Oi Helena,
    Caramba, ficou tão ruim assim?
    A descoloração é um procedimento muito delicado, é muito importante usar produtos bons, pesquisar bem, fazer um teste de mecha antes, deixar o tempo certo na cabeça, pra não correr risco de detonar o cabelo mesmo. Depois do cabelo descolorido, ainda que ele esteja saudável, ele corre mais risco de se danificar ao longo do tempo do que um cabelo natural, porque ele tem menos nutrientes, então mesmo com um cabelo descolorido bom, você vai precisar fazer hidratações de 15 em 15 dias pra ele continuar bonito, recebendo nutrientes.
    Se o seu cabelo ficou muuuuito ruim, eu não recomendo descolorir de novo já, porque aí você pode começar a fazer o funeral dele. rs

    Você tem duas opções:

    1 - Hidratá-lo bem, muito bem. Isso não acontece de um dia pro outro. Vai ter que deixar ele bem forte pra poder descolorir de novo. Se descolorir de novo com ele já estragado, aí não tem recuperação, só cortando. Aí você hidrata, quando ele estiver bom, você faz um Soap Cap, e depois passa a tinta na sua cor Natural.

    2 - Passa direto a tinta na sua cor natural, por cima mesmo, porém só vai pegar se sua cor natural for beeeem escura. Castanho escuro ou preto. Se for outra cor, pode acabar alterando a cor.
    Eu recomendo fazer o procedimento de pintura num cabeleireiro de confiança.

    ResponderExcluir
  54. Obrigada pelas dicas, eu amo seu site!
    No meu estado de desespero acabei descolorindo meu cabelo que já estava descolorido, e bom... ele tá bem acabadinho. Mas já venho fazendo hidratação semanalmente e usando máscara em toda lavagem, e ele já está um pouquinho melhor, mas ainda meio fragilizado. O que me incomoda é o aspecto duro que ele tem agora, e queria saber se fazer progressiva seria bom, ou é muita química pro meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm...boa pergunta.

      A progressiva vai alisar e vai tirar bastante o volume do cabelo. Ela dura cerca de 3 meses, depois algumas mechas vão voltando ao normal. Ainda assim, depois da progressiva, seu cabelo nunca vai voltar a ser o que era antes, a menos que corte bem curtinho e deixe crescer sem progressiva.

      O lado bom da progressiva, é que por ser a base de queratina, ela funciona como uma mega-reconstrução, deixa a estrutura do fio mais forte porque a queratina preenche as falhas do fio. O lado negativo da progressiva, é o volume que o cabelo perde (ao menos pra mim), e alguns cuidados extras que você vai precisar ter com as pontas para que elas não fiquem secas, duplas, ou muito espichadas.

      O que quero dizer, é que pode ser que a longo prazo você acabe não gostando do efeito da progressiva, justamente porque ela tende a deixar as pontas muito retonas.

      Eu acho que vale mais a pena ir a um cabeleireiro pedir por uma cauterização. Nem todos fazem, ao menos aqui onde moro é dificil achar um que faça. Mas acredito que a cauterização seja uma boa para fios nesse estado.

      Não deixe de continuar hidratando o cabelo semanalmente, porque a hidratação repõe a água que o fio perde. ;)

      Excluir
  55. Oi tudo bem, tenho o cabelo preto e pinto de loiro, passo a 12.111 com ox de 30 mas ele ta ficando marrom vermelhado, vc acha que devo misturar uma outra tinta junto? eu tenho varias mechas e mes retrasado fiz mechas 6.1 que desbotarame tao cobre, meu cabelo ta cobre e loiro clao e a raiz marrom, oq eu faco me de uma dica, estava pensando em fazer a raiz 12,111 que fica no tom de um 7.1 no max. e no restante do cabelo jogar 12.111 com 0sp, vc acha que vao sair os cobres??? me ajudem

    ResponderExcluir
  56. Bom, eu não tenho experiencia com tintas tradicionais, apenas com tinta fantasia (que são vegetais) e cores exóticas, então não vou te saber indicar uma tinta tradicional que vá acertar esse tom.

    O que eu sei, é que se você quer seu cabelo loiro e a tinta não está descolorindo ele suficiente pra esse loiro pegar "naturalmente", é melhor descolorir o cabelo separadamente, com uma mistura de pó descolorante + oxigenada 30 ou 40 volumes. Aí ele vai ficar bem clarinho e você pode jogar qualquer tinta loira que vai pegar legal.

    Caso resolva descolorir, lembre-se de que o cabelo precisa estar saudável para poder ser descolorido. Se ele não estiver saudável, hidrate-o, só depois faça a descoloração, ou você vai estragar ele todo.
    Como você já passou tinta em cima de tinta, eu recomendaria ir arrumar isso no cabeleireiro, mas um cabeleireiro que você tenha boas referencias, pra ter certeza que ele vai acertar sem estragar. ;)

    ResponderExcluir
  57. Oi eu preciso muuuuuito de ajuda :/
    eu usava o tonalizante Keraton da Kert e mudei pro Jean's Color.. eu sempre descolori minha raiz sozinha mas ultimamente eu andei com um pouco de medo de descolorir bem em cima da onde ja estava descolorido e meu cabelo cair :S e aconteceu que ele ficou muito manchado, algumas partes não pegou direito, tenho medo de tentar descolorir de novo e meu cabelo virar aquela palha e acabar caindo. Hidrato meu cabelo toda semana e jogo o tonalizante pra ver se ele fica certo mas não vejo diferença, oque eu faço pra ele ficar em um tom uniforme? minha raiz ta num tom vermelho suuuper puro alaranjado e o resto meio rosado,odeio ir em cabelereiro porque sempre saio de lá de um jeito que eu não quero. a cor do tonalizante é chili red. espero que voce possa me ajudar, me da muita raiva ver meu cabelo manchado =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, isso é normal!
      Bem, é o seguinte: quando você vai retocar raíz, eventualmente você vai acabar encostando um pouco em onde já está descolorido e pintado...mas não tenha medo que o cabelo não vai cair por isso. Se você encostar em até 1cm de cabelo que já foi pintado, não vai ser suficiente pra estragar. Digo isso por experiencia própria. Tooodas as vezes que eu tento não encostar onde já pintei, acontece isso aí, fica aquela parte mais acastanhada e aí a cor fica diferente quando eu pinto. Então eu prefiro encostar um pouco, 1cm em cima, pra garantir que eu não vou ter trabalho de precisar descolorir de novo onde ficar mais escuro.

      Excluir
  58. Gostei muito do seu tutorial, muito bem explicado. Vou descolorir minha raiz final de semana, pois tenho californianas roxas no meu cabelo, e agora decidi pintar ele inteiro de roxo. E seu post vai me ajudar e muito na hora de descolorir. Eu to usando violeta da jean's color, é muito boa, tentei procurar tintas da exotic que já me falaram que é muito boa tbm, mas não achei pra comprar, vi pela internet só, mas ia sair quase o mesmo valor que a da jean's color por causa do valor frete. Eu queria saber se a água oxigenada volume 30 descolore bem, meu cabelo é um pouco mais claro que o seu, mas bem pouco, será que o volume 30 ja descolore bem ou seria o 40 mesmo?
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh!
      Exotic é só pela internet mesmo. Se você mora em São Paulo Capital, até acha em algumas lojas na galeria do Rock...mas só.
      Quanto a oxigenada, é uma história complicada. rs
      Eu uso só oxigenada 40, porque sei que ela sempre chega no tom de loiro que eu preciso. Já vi gente dizendo que descolore com 30 e também clareia bem, mas até agora eu não tive animo pra arriscar. Imagina só, todo aquele trabalho e tempo que leva pra aplicar descolorante no cabelo todo, e aí quando você tira, vê que não descoloriu o suficiente e precisa descolorir de novo. Pra mim isso é o total inferno! rs
      Eu acho mais garantia o de 40 vol, especialmente pra pessoas preguiçosas como eu! =]

      Excluir
  59. oi chibi gostei de seu blog,estou adorando as dicas e ideias para nós mulheres e muito mais, gostaria de saber uma coisinha, tenhos cabelos cacheados, pintei ele de preto, quero fazer mechas californianas vermelhas o numero da tinta é 6660 pegou um pouquinho pq a tinta pega em cabelos preto, sei que na primeira tintura nao vai ficar um vermelho intenço , mais queria saber se eu passar a tinta 6660 e depois a 666 vai ficar um vermelho mais forte?, tenho medo de estragar meu cabelo mais também quero ficar satisfeita com a cor. o que vc acha? espero resposta ta, obrigada bjosss xauxau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drika, primeiramente, minha especialidade são tintas fantasia, eu não manjo muito da numeração das tintas tradicionais.

      O que eu posso te adiantar, é que as tintas tradicionais possuem emulsão clareadora, que é o que a gente chama de "descolorante". A diferença das tintas tradicionais para as tintas fantasia, é que nas tintas fantasia você descolore antes, depois pinta. Nas tradicionais você descolore e pinta ao mesmo tempo.
      A questão é que geralmente o descolorante/emulsão-clareadora das tintas tradicionais é bem fraquinho, por isso que a cor não pega tão vibrante, especialmente num cabelo tingido de preto.

      Você teria de passar a tinta varias vezes, até a emulsão clareadora ter aberto a cor do fio o suficiente pro vermelhão pegar. Porém isso estragará sim o cabelo.

      Não tem problema se fizer, desde que você intercale umas boas hidratações entre cada aplicação.

      Excluir
  60. oiii chibi adorei o seu blog tirou umas super duvidas minhas aki
    tipo eu sempre fui apaixonado por esse tom de cabelo e sempre quis pintar o meu,queria muito fazer californianas brancas no meu acbelo só que eu não quero que ele fique amarelo você teria como me ajudar ?Bjux bye bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!
      Se o seu cabelo for virgem, sem tinta nenhuma, vai ser facinho!
      Se o seu cabelo for castanho, você vai descolorir 2x, com Oxigenada 40 e pó descolorante azul, pro seu cabelo ficar um loiro bem claro. Depois você vai neutralizar o amarelo usando Violeta Genciana diluída em água. A água tem que ficar um roxinho claro, um lilás mesmo. Aí você joga essa água no cabelo onde você quer que fique branco, que ela vai "comer" o amarelo,e aí pronto. =]
      =*

      Excluir
  61. Oiee chibi ^-^'
    tudo bom? então, meu cabelo é azul só na parte de baixo, fiz uma descoloração só, com uma ox não muito boa, e estava com vermelho tbm xD
    ai ficou um tom alaranjado escuro, mas como já tinha comprado a tinta azul pintei mesmo assim, mas queria saber se posso descolorir minhas mexinhas azuis ou preciso esperar a cor sair toda do cabelo? :* obrigada, nossa amei seu blog, muito bem explicadinho e lindo :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você quer descolorir pra mudar de cor? Deixar o azul mais claro? Pode descolorir, mas certifique-se de que o cabelo está saudável, pra não fritar os seus fios. ;)

      Pro azul pegar legal, precisa estar um loiro bem claro. O único tom de azul que pega em cima de alaranjado, é azul beeeem escuro.

      Excluir
  62. Oiie,, Mi ajuda pff,, preciso de uma resposta Rapida, to supera fim de fazer algumas mechas na pontas do meu cabelo Pink..
    soh q ele eh bem Preto i cacheado,, to com medo pq vou ter q descolori deixar eç o maiis loiro possivel pelo fato de ser bem preto,, to com medo da Tina Pink naum pegar ela eh da marca ALfaparf Milano Jean's COlor Pink,, sera q desbota faciil tenho q fika passa sempre pq molhjo muito os cabelos si Deii mi ajude..pf
    Meu face eh Rafaah Guimarães
    Msn rafa-guimaraes20@homtail.com
    Naum uso maiis o Blog..]Obriigado fko a espera da resposta..;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cabelo é preto natural ou preto tingido? Se for preto natural, 1 descoloração com oxigenada 40 vai deixar um loiro-amarelo-gema-de-ovo, já dá pra passar o rosa sem problemas.

      Se for tingido de preto, terá de descolorir varias vezes, vai ser dificil se livrar dos tons alaranjados, e se passar em cima de laranja, vai ficar vermelho demais. O ruim mesmo é que descolorir cabelo preto estraga demais, então é bom certificar-se de que seu cabelo está bem hidratado antes de descolorir, e manter hidratado pós-descoloração. Não fazer duas descolorações no mesmo dia, faz a próxima descoloração apenas quando o cabelo estiver saudável de novo.

      Pra quem tem preto tingido, não pode ter pressa, porque de nada adianta ter cabelo rosa, porém estragadão, né? ;)

      Excluir
  63. Chibi help me!!
    Tentei descolorir meu cabelo pela 1° primeira vez, aqui em casa mesmo.E meu cabelo simplesmente não abriu o tom! Nem loiro nem acastanhado, verde, peroba...Nada!!Continua na mesma cor!
    Não sei oque posso der feito de errado.Fui fazer com apenas uma mecha, pra teste, pois não tinham certeza de como seria no meu cabelo,se aguentaria bem, o ponto...Deixei por 40m (talvez até um pouquinho mais pois não vi o horário corretamente),pus até o papel laminado pra coisa ir de vez, o resultado: Nada. Não sei por que pode estar assim, meu cabelo é tingido ruivo, cor normal,não fantasia, mas já faz muiTO tempo que não pinto,usei o pó descolorante da Yamá,germen de trigo; e a oxigenada da Farmazx (pois não achei outra melhorzinha XP, confesso).Ah, e já faz um certo tempo que não lavo o cabelo, porém já tentei com ele mais limpinho e o resultado foi o mesmo.

    ResponderExcluir
  64. Chibi help me!!
    Tentei descolorir meu cabelo pela 1° primeira vez, aqui em casa mesmo.E meu cabelo simplesmente não abriu o tom! Nem loiro nem acastanhado, verde, peroba...Nada!!Continua na mesma cor!
    Não sei oque posso der feito de errado.Fui fazer com apenas uma mecha, pra teste, pois não tinham certeza de como seria no meu cabelo,se aguentaria bem, o ponto...Deixei por 40m (talvez até um pouquinho mais pois não vi o horário corretamente),pus até o papel laminado pra coisa ir de vez, o resultado: Nada. Não sei por que pode estar assim, meu cabelo é tingido ruivo, cor normal,não fantasia, mas já faz muiTO tempo que não pinto,usei o pó descolorante da Yamá,germen de trigo; e a oxigenada da Farmazx (pois não achei outra melhorzinha XP, confesso).Ah, e já faz um certo tempo que não lavo o cabelo, porém já tentei com ele mais limpinho e o resultado foi o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, sei que cabelo tingido de qualquer cor de "tinta de farmácia" é dificil de descolorir mesmo, mas a ponto de não mudar nada é complicado. rs

      Porque você não testa o Dekap Color? Ele é ideal pra quem tinge com tintas tradicionais, e não danifica o cabelo.
      Não sei quantas aplicações vai precisar, o pessoal costuma dizer que a cor só abre mais mesmo a partir da segunda aplicação. De qualquer forma, só pelo fato de não danificar eu acho que já vale a pena testar.

      =*

      Excluir
  65. O anti-residuos também é eficas para eisto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, nesse caso o anti-residuos é bobagem. Primeiro que anti-residuos é um shampoo forte que só deve ser usado 1 vez por semana, justamente porque abre bem as escamas dos fios. Se o seu cabelo é tingido, ele ajuda a desbotar a cor, mas não é o suficiente pra descolorir, o anti-residuos não descolore.
      Não recomendo lavar varias vezes com anti-residuos na tentativa de desbotar pois ele fragiliza demais o cabelo se usado seguidamente. Pode usa-lo 1 vez por semana, nunca esquecendo das hidratações.

      Excluir
  66. Olá... ^^
    achei aqui super legal,
    e com excelentes dicas! Parabéns!

    Olha, minha dúvida é a seguinte:
    Vivo trocando de cor, já fui loira, ruiva, morena, rosa xD
    Mas eis o meu problema atual:
    Pintei meu cabelo de preto azulado 1 mês atrás.
    Mas to conseguindo retira o excesso de tinta com shampoo Dove
    e creio q ja da ate pra descolorir...
    mas eis o problema: a raiz!
    se eu descolorir minha raiz (que eh castanho claro)
    vai fica super loiro se comparado com o restante do cabelo.
    Tem alguma ideia de como faço pra ficar loira uniforme em todo o cabelo?
    Agradeço desde já!

    :)

    ResponderExcluir
  67. Chibi sempre que for retocar a cor e necessário descolorir o cabelo,ou fazer um decap color,meu cabelo está colorido com o Azul magic da exotic,ele pegou muito bem no primeiro dia em que descolori meu cabelo,ai ela desbotou naturalmente,quando retoquei a cor não ficou como antes,ficou mais clara e desbotou mais rápido,ah queria saber qual e o melhor protetor solar para cabelos eu não conheço nenhum XDD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você descolore só a raíz virgem nos retoques, o que já está pintado basta passar a tinta por cima.

      Se não pegou tão bem dessa vez, pode ser porque deixou pouco tempo, pode ser porque seu cabelo estava sujo, pode ser porque seu cabelo está poroso, ou porque não espalhou direito.
      Se eram tubos diferentes da mesma cor, pode ser o lote, pode ser que a pigmentação desse lote esteja mais clara.

      Protetor solar capilar geralmente você encontra em forma de leave-in. Leave-in com Proteção UV. Qualquer um vai funcionar pra esse propósito, basta ir a uma loja grande de cosméticos e procurar um leave-in com proteção UV que você acha sim!=]

      =*

      Excluir
  68. Chibi, seguindo suas dicas eu pintei todo meu cabelo de roxo com genciana e as pontas de urban purple do keraton hard colors, e ficou lindo! Então muito obrigada!

    O problema é que eu tenho cabelo preto das trevas sombrios dos lugares mais escuros do mundo e quando eu descolori ele ficou primeiro cobre, depois ruivo, loiro escuro e finalmente loiro palha e a raíz ainda fico um pouquinho mais escura :// agora eu tenho q tratar bastante e fazer selamento nele dps de descolorir 1x por mês e hidratar bastante (ele fico mt fragil :/). A minha duvida é: vou deixar crescer um pouco do pretume e descolorir de novo, mas vou ter q fazer isso 4x (1x por mes) pra alcançar o loiro ideal? Isso me deixa muito triste ._.

    Uso descolorante da Yama pó azul +agua da yama vol.30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lízi, o meu cabelo não é preto, mas é um castanho beeeem escuro. Eu geralmente uso ox40, que com 1 descoloração abre pra um amarelo gema de ovo, que pro caso do roxo já é suficiente. Você tá fazendo 4 descolorações pra chegar no tom de loiro ideal, é isso?

      Se for, tem algo de errado aí. Você tem raíz muito oleosa? Tá deixando quanto tempo o descolorante no cabelo? Tá fazendo sozinha ou no salão? Você passa alguma coisa no cabelo antes de descolorir, um leave-in ou spray, alguma coisa? Porque não era pra isso estar acontecendo não.

      Seu cabelo é grosso? Essa raíz tem alguma química?

      =*

      Excluir
    2. Minha raiz não é muiti oleosa, deixo o descolorante 40 minutos, cabeleireira vem aqui fazer, n passo nada no cabelo antes, só uma lavagem normal um dia antes porque ele demora pra secar e prefiro descolorir com ele limpo. Meu fio é fino e n tem química na raíz ._.

      Excluir
  69. eu não tenho dois espelhos em casa, não tem jeito de eu conseguir descolorir sozinha?
    descolori sujo e ele ficou todo manchado, e depois eu passei VG e ele voltou pro preto, só com reflexo roxo... o que eu faço?T_T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você arranja outro espelho em qualquer lojinha de R$1.99, de vários tamanhos e preços. Não é muito caro não, vale a pena comprar.

      Bom, pra ajeitar esse cabelo, se fosse você eu compraria o Dekap Color pra tirar todo esse roxo e voltar pro loiro, e depois descoloria o loiro mecha a mecha, com todo cuidado, uma de cada vez, até uniformizar o cabelo todo.

      Vai dar trabalho, se acha que não vai conseguir eu acho melhor fazer num salão de confiança, um salão que esteja acostumado a descolorir o cabelo do clientes com bons resultados.
      =*

      Excluir
  70. Oi Chibi, meu cabelo está estragadinho.. Posso descolorir a raiz para passar meu verdinho sem medo dele cair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo.
      O ideal é fazer o Cronograma Capilar (tem post sobre isso aqui no Blog) até sentir que o cabelo tá forte de novo, e só depois fazer mais descoloração.

      =*

      Excluir
  71. AMEI SEU CABELO!!!!MUITO LINDO!!!

    estou pensando em deixar ele colorido, talvez rosa ou rosa, acho lindo.

    Meu cabelo natural é castanho, mas agora tá louro clarissimo \o/, deu um super trabalho pra clarear, mas tô com dúvida no retoque de raiz...fui descolorir a raiz e ficou LARANJA, está horrivel...tem alguma ideia de como faço pra me livrar dessse laranjão sem ter que escurecer o cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que descolorir a raíz de novo até clarear no tom do resto do cabelo. Ficou laranja porque provavelmente usou oxigenada com volumagem baixa, ou o cabelo estava muito sujo, ou deixou pouco tempo.

      Se o seu cabelo está loiro claríssimo, o ideal é um pó descolorante de qualidade (eu recomendo o que uso, Supermeches da Alfaparf) e oxigenada 30 ou 40 volumes. Se o seu cabelo for muito escuro,provavelmente terá de descolorir duas vezes (que é meu caso).

      Espero ter ajudado.

      =*

      Excluir
  72. Chibi,
    meu cabelo é totalmente descolorido, pois queria tê-lo cinza, então descolori e aplico a cada 15 dias o prata da keraton, ou então dou uma fugida do amarelo com VG+shampoo a cada semana. só que a raiz cresceu e me bateu o desespero. Fui na minha cabeleireira e ela fez umas mechas na touca que ficaram horríveis, pois não ficou branco e sim amarelo, ou seja ela não descoloriu o suficiente alem do que alguns fios quebraram, principalmente na frente. Ví sua postagem á respeito do retoque de raiz e minha dúvida é a seguinte: será que os fios não se quebram na junção do branco com o castanho que cresceu? sabe, na emenda, vou ter que aplicar ali o descolorante para que não fique desigual, mas tenho medo dele não aguentar. Seria mais aconselhável eu aplicar uma tinta somente na raiz e onde ele está amarelo, chegaria no branco e onde ele está castanho clareava? Pode ser?

    ResponderExcluir
  73. meus cabelos esta roxo pintei com Vg se eu colocar alguma tinta emcima azull qual cor ficara? me ajudar por favor bjjs obrigado desde já

    ResponderExcluir
  74. Olá. Estou trabalhando em um cabelo em que a cliente quer um "loiro branco". O cabelo estava com mechas vários tons nas pontas, uma faixa loiro escuro no meio, uma raiz de uns quatro dedos castanhos escuro. Descolori e ficou bom, mas quanto passo o descolorante para retocar a raiz o produto encosta na parte já descolorida e fica mais clara então sempre fica aquela faixa diferente no meio, sem contar que essa parte fica fragilizada. Como devo fazer esse retoque? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati!

      Se a intenção é deixar o cabelo todo num tom de loiro-branco, então eu não vejo porque seria um problema que ficasse branco no limite que divide a raíz do resto do cabelo. Se a intenção é deixar o cabelo todo loiro-branco, então assim que você acertar as outras cores que estão mais escuras, essa linha branca vai ficar homogenia com o resto do cabelo.

      O ideal é mandar uma boa Reconstrução nesse cabelo antes de voltar a descolorir. E não encostar descolorante onde já está branco, senão é corte químico na certa!
      Pra não encostar o descolorante, não tem muito o que fazer, é questão de prática mesmo. Separar as mechas bem finas na hora que for aplicar o descolorante, aplicar com todo o cuidado só onde realmente precisa, e no caso da sua cliente que está com várias mechas de cores irregulares, o ideal é acertar uma mecha de cada vez ao invés de jogar descolorante no cabelo todo. É mais trabalhoso, mais demorado, mas o resultado é melhor e mais seguro.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  75. Chibiii preciso da tua ajuda! =)
    Queria clarear as minhas californianas ruivas (o meu cabelo está uma espécie de fire ombré, mas mal se nota o claro nas pontas)..
    Será que posso usar o dekapcolor para retirar toda a tinta das pontas e depois passar uma tinta ruiva 7.4 com ox 30?

    É que embora o meu cabelo já esteja bem melhorzinho, eu quase que o arruinei quando fiz a ùltima descoloração, deu trabalho demais para o recuperar e levou muito tempo :(

    Muito obrigada ***
    ADORO o seu blogue ^^

    ResponderExcluir
  76. Chibi, me ajuda! Como faço pra retocar platinado? Ha meses q descoloro 1x ao mês e deixo os 1~2 cm recém descoloridos naquele amarelado PODRE... e vou platinando os amarelados no próximo retoque, sacou? Mas fala sério, eh horrível isso quero pintar de azul e nao sei como alcançar uma base boa em um dia, afinal se for pra ficar deixando a raiz do azul amarelo ou verde nos retoques eh melhor morrer, ne? Mas acho muito pesado descolorir 2x no mesmo dia, mesmo que eu espace mais os meses de retoque... o que me diz? Vc fazia as duas descolorações no mesmo dia? Passava algo entre elas, so esperava secar e partia novamente pra guerra? Rs... me da uma luz! Espero que eu tenha conseguido me expressar bem, to com sono mas to ansiosa pra decidir de vez essa situação.

    Adoro teu blog! Beijos :****

    ResponderExcluir
  77. estou num dilema... vamos lá... passei um bommm tempo sem alisar o cabelo esempre pintava de preto, a cor natural dele é castanho escuro mas já tenho alguns cabelos brancos, então deixei ele mais de 1 ano sem pintar e sem alisar, agora decidi aderir ao roxo, como doida que eu sou fui nos conselhos de pessoas mais doidas e fiz merda sabe, rsrsrs tentei descolorir só as pontas sem decapagem, elas abriram um tom avermelhado e tentei tingir com violeta genciana e creme hidratante, resultado... parecia que eu tinha pintado de preto azulado.depois decidi estudar mais a fundo e decidi fazer finalmente a decapagem, usei 2 dias meu cabelo n mudou de cor e super hidratou, então depois de uns dias hidratando decidi descolorir por completo, então resultado... cabelo virgem loiro acobreado e as pontas ainda avermelhadas, pintei com um tonalizante purpura maxton, o cabelo ficou raiz puxando pro vinho e pontas escuras com reflexos meio avermelhados, menos de 2 semanas o cabelo começou chumbar e ficar verde, isso mesmo... então há dois dias eu pintei com o mesmo tonalizante e ficou mais roxinho onde antes tava avermelhado e verde. Bom... agora estou com dúvidas de quando a raiz começar a crescer se eu passo descolorante nele todo pra ir abrindo mais claro ou se passo somente na raiz mesmo. AJUDAAAA não quero ir na cabeleireira porque cansei de gastar pre ter péssimos resultados, cortes químicos e fios elásticos. Meu cabelo está com a fibra boa, mas as pontas estão secas pois estou esperando ele crescer na marra, estou cortando super pouco. Beijos

    ResponderExcluir