www.Miss-Colorful.com


8 de março de 2011

Perucas - Os Penteados Presos

Olá leitores, cosplayers, e queridos clientes da ChibiRoom!

O post de hoje é para todos aqueles que já escolheram ou estão pensando em fazer cosplay de personagens de cabelo preso, mais especificamente preso em rabos-de-cavalo!


Muitas vezes meus clientes me solicitam perucas soltas, longas, para personagens de cabelo preso. Eu sempre confiro com o cliente se ele pretende usar a peruca solta mesmo ou se ele pretende prende-la. Aos que vão usar a peruca solta, o sinal é verde, mas aos que pretendem prender a peruca, é bom aproveitar o sinal vermelho para pensar se realmente compensará.

Cosplayer: Chibi, se eu comprar uma peruca solta e longa para a Miku de Vocaloid, eu vou conseguir prender as maria-chiquinhas? É difícil?
R: Acho que aqui a questão não é apenas de dificuldade, mas também de resultado final. Mesmo que você arranje grampos da cor verde-água e fique horas com um spray e a peruca na cabeça de uma amiga para se certificar de que o penteado ficará legal, você infelizmente não vai conseguir um bom resultado, especialmente com a parte de trás da peruca.


Em nossas cabeças nós temos fios espalhados em todas as direções e alturas, é tudo extremamente preenchido (logicamente com exceção dos carecas hehe). Por isso podemos prender nossos cabelos, repartindo-os tanto em linhas horizontais quanto verticais, sem que apareçam falhas:


Com as perucas longas e soltas de modelo padrão, infelizmente não é dessa forma que acontece.

Vamos explicar o porque:

A distribuição de fios nas toucas das perucas longas e soltas de modelo padrão está disposta apenas em linhas horizontais, como vocês podem ver na foto abaixo:


A grande maioria das perucas importadas tem o lado de dentro da touca assim. Dá para ver bem definidamente os fios distribuidos em linhas horizontais, e as tiras verticais que estão lá apenas para sustentar as linhas horizontais.  Essas tiras verticais não possuem fios.

Pelo motivo da touca não ter fios distribuidos organizadamente também em linhas verticais, quando você prende a peruca em rabos-de-cavalo laterais (maria-chiquinhas), ao invés de formar-se uma risca definida (como aconteceria se você fizesse no seu cabelo), acontece isso aqui:


O que era pra ser aquela divisão reta, bonita, como num cabelo natural, se torna uma "linha" irregular, bagunçada, e ainda por cima mostrando as tiras da touca (e até o cabelo preso por baixo, que não aparece na foto acima porque a foto foi tirada fora da cabeça, em cima de uma mesa).

No caso das perucas que deverão ser presas para personagens que possuem um rabo-de-cavalo alto na parte de trás da cabeça (como por exemplo a Yoruichi de Bleach), não há esse problema, já que não há necessidade de fazer uma divisão de cabelo, porém na grande maioria dos casos, pelo motivo da peruca não ter sido feita especialmente para esse penteado, o rabo-de-cavalo acaba fazendo peso na parte de trás da peruca, você acaba tendo que encher de grampos na parte da frente da peruca e no seu cabelo para que ela não caia, e ainda assim geralmente o resultado é uma peruca com aparência repuxada e rabo-de-cavalo "murcho".



Cosplayer: Mas se é dificil um resultado legal com perucas longas e soltas, então como funcionam as perucas especiais para esses penteados?
R: As perucas especiais para penteados que possuam um rabo-de-cavalo não são de modelos "inteiriços", elas na verdade se tratam de um kit com 1 peruca curta + 1 ou 2 apliques.


Os apliques podem ser presos bem facilmente na peruca curta, em qualquer altura, qualquer lado, sem correr o risco de ficar caindo, então você pode ficar sossegado durante um evento, sem a preocupação da peruca estar desarrumada, caindo, ou com um formato estranho.


Sempre que me aparecem clientes solicitando perucas para personagens como a Miku de Vocaloid, a Yoruichi de Bleach, Yoko de Gurren Lagann e derivados, sempre recomendo os kits de peruca com apliques, pois realmente valem a pena pela facilidade e perfeito resultado visual.

Arrasem nos cosplays, e até a próxima! =]

23 comentários:

  1. Perfeita essa dica.
    Se eu soubesse disso quando fiz meu cosplay teria ficado bem melhor!
    MAs tive que ficar com o rabo murcho.

    ResponderExcluir
  2. P/ Kari chan

    Pois é, Kari! É realmente uma pena que as perucas longas não tenham uma boa estrutura para esses penteados, seria muito útil se desse para usá-las de formas mais variadas.

    Mas nesse caso, só as perucas curtinhas com apliques são a salvação mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  3. aplique bagunça menos do que peruca longa! ao menos pra mim os apliques sempre deram menos embaraços que as perucas longas \o\

    ResponderExcluir
  4. P/ Nyu-chan

    Acho que além de tudo os apliques são mais fáceis de pentear, né? É como digo em outros posts, algumas perucas, especialmente as mais longas, dão um certo trabalhinho pra ficar arrumando durante um evento. ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossinhora, eu amo esse site... Eu sei que eu já disse em algum post anterior, mas enfim XD

    Será que você podia fazer um post sobre como usar uma peruca resistente ao calor? Tipo, como deixá-la lisa, como deixá-la enrolada (esqueci o nome em português, mas enfim, "curl").... Por favor >_< Eu não consigo achar um decente por aí, e esse site eu confio pra caramba :x

    Mas mesmo que você não faça um post sobre isso, enfim, seu blog é ótimo e eu o adoro XD /o/

    ResponderExcluir
  6. P/ Buka

    Muito obrigada, querida! =]
    Pra alisar é a mesma coisa que alisar cabelo natural, já pra cachear, há métodos mais específicos.
    Mas faço um post sobre cachear e alisar sim, em breve. ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Você falou ali sobre as perucas próprias pra esses penteados que vem com os apliques, mas dependendo do cosplay elas não ficam com um visual tão perfeito na parte de trás. Sobre as perucas longas que já vem em penteado compridos, elas tem esse problema de ficar o "rabo de cavalo" caido? E tem como soltar o rabo de cavalo e usar ela solta?

    ResponderExcluir
  8. P/ Kami

    Quanto as perucas próprias para esses penteados, eu acredito que ao menos em 99% dos casos elas dão um resultado excelente. Lógico que não vai ficar aquela risca vertical de cabelos presos que ficaria num cabelo natural, afinal é uma peruca curta comum a que terá os apliques presos, mas acaba compensando mil vezes mais do que tentar fazer com uma peruca longa, já que no caso da longa não tem jeito, VAI FICAR FEIA a parte de trás.

    Quanto as perucas longas que são presas pelo cosplayer em rabo-de-cavalo, se você prender tem como você soltar e usar novamente a peruca longa solta, porém o penteado de rabo-de-cavalo nunca fica muito bom, porque é como eu comento no texto, ele fica "caído". Dá um efeito meio "esculachado" pra peruca. Consegue visualizar? rs
    Por isso é bom comprar as perucas com apliques para esses penteados, o visual fica bem mais caprichado, 'profissional'...fora que você não precisa ficar durante um evento com medo que tudo comece a cair. ;)

    ResponderExcluir
  9. Realmente com os apliques fica um acabamento mais bonito! E dependendo da cor, do corte e do personagem no qual o cosplayer irá usar, a peruca curtinha pode ser "reutilizada", Maravilhoso blog Chibi!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a matéria! *-*

    Pretendo fazer um cosplay onde a personagem usa um meio rabo de cavalo, assim: http://unique-se.com.br/wp-content/uploads/2012/01/1-Jennifer-Lopez.jpg

    Nesse caso, como faz? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dannone, nesse caso basta comprar uma peruca longa tradicional que não tem problema. Terá de prender a peruca muito bem à cabeça usando grampos, pois penteados muito puxados pra trás pode tender a peruca "tombar", mas aí vai depender de como vai fazer.
      Você pode fazer um desfiado no rabo de cavalo pra dar volume.
      =*

      Excluir
    2. Nyaaaaa, obrigada por responder!
      Me tirou o medo que eu tava de comprar uma peruca longa :D

      Excluir
  11. Chibi, existe algum tipo de peruca que seja possivel fazer maria-chiquinha normal, sem ser desse tipo que fica um pouco solto? Por que eu queria assim oh: http://nerdbastards.com/wp-content/uploads/2011/04/harley-AC-e1302887437245.png

    Será que é possivel? Me ajuda? *.*

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia! Não existe peruca solta estruturada especial para esse tipo de peruca que pediu. Para esse tipo de peruca, ou comprando esse tipo de modelo que cito no post mesmo, ou comprando uma peruca já pronta modelada dessa forma (o que é bem dificil de achar, hoje em dia a maioria das opções é dessas com aplique).

      Excluir
  12. Chibi, para marias-chiquinhas baixas pode-se fazer na peruca longa né?

    ResponderExcluir
  13. Tipo..neu queria fazer um cosplay da Mirajane criança... Ela usava um rabo de cavalo, Aí tem perucas q já vem com o rabo de cavalo.. Eu queria saber se esse rabo de cavalo tem risco de sair.. E outra coisa, tem como soltar o penteado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que prende ele não solta sozinho não, pode ficar sossegada. Não tem como soltar o penteado.

      Excluir
  14. Tipo..neu queria fazer um cosplay da Mirajane criança... Ela usava um rabo de cavalo, Aí tem perucas q já vem com o rabo de cavalo.. Eu queria saber se esse rabo de cavalo tem risco de sair.. E outra coisa, tem como soltar o penteado?

    ResponderExcluir
  15. Chibi, eu quero muito fazer um cosplay da Inori http://th09.deviantart.net/fs71/PRE/i/2012/148/f/0/yuzuriha_inori_by_mtrizkit-d51dv11.png

    e é uma maria chiquinha baixa e mais soltinha, daria pra ver? teria algum problema?

    ResponderExcluir
  16. Chibi!!!
    Eu quero fazer um cosplay da Yuno (Mirai Nikki), mas eu só achei perucas longas e soltas, será que fica muito feio se eu fizer o penteado???

    ResponderExcluir