www.Miss-Colorful.com


19 de abril de 2011

ChibiRoom Store - Dúvidas/Correios

Olá a todos os clientes da ChibiRoom Store!

Em toda compra feita na ChibiRoom, sempre recebo muitas dúvidas com relação ao Correio, prazos, etc, sendo assim nada melhor do que fazer um post especial aqui na Sala Chibi, explicando como funciona a entrega de pacotes internacionais e tirando as dúvidas mais frequentes! ;)

http://recbeat.uol.com.br/animage/imagens/correios2.jpg

Chibi, qual o prazo de chegada do produto que encomendei com a ChibiRoom Store?
R: O prazo de chegada de qualquer produto importado sob-encomenda é de 3 semanas a 1 mês e meio. A maioria dos produtos chega em 1 mês, ainda que haja casos de produtos que chegam em 2 semanas, e alguns que levam até 2 meses.

Chibi, mas a outra Loja de importados disse que chega em 2 semanas!
R: Então eles estão te enrolando, porque esse prazo que citei é um padrão para encomendas internacionais aqui dentro do nosso país.

Chibi, não tem como especificar uma data de chegada? É que eu preciso do produto para o dia X do Mês X! Tinha que chegar até o dia Y!
R: Infelizmente não há como especificar uma data fixa para a chegada do produto, já que a entrega do mesmo cabe apenas ao Correio Nacional, esse que depende da Fiscalização e Liberação do produto pela Alfandega. Não temos qualquer tipo de controle sobre isso, infelizmente.

http://joaokepler.blog.br/wp-content/uploads/2010/08/ReceitaFederal.jpg 

Chibi, o que é Alfandega?
R: A Alfandega é um órgão do governo cuja função é fiscalizar todo pacote importado que chega ao Brasil. Lá eles verificam o tipo do pacote, a mercadoria, decidem se haverá tributação, etc. Apenas depois de Fiscalizado é que o pacote é Liberado e Encaminhado para o Correio, para que seja enviado ao Cliente.

O processo de Conferir, Fiscalizar, Liberar e Encaminhar é o que torna os prazos tão instáveis e extensos. Depois do pacote ser redirecionado a Agência de Correio do seu Estado, a entrega é praticamente imediata.

Chibi, há risco do meu pacote ser tributado?
R: Todo pacote que entra em nosso país está sujeito a ser tributado, porém é realmente muito dificil haver tributação no tipo de produtos que vendemos na ChibiRoom Store (perucas, lentes, roupas orientais, extensões, etc), a Alfandega se concentra mais em eletrônicos e produtos de marcas populares. Além disso, os fornecedores nos enviam os produtos embalados de forma bem discreta, o que faz com que passem mais facilmente pela Alfandega sem tributos.


Chibi, não existe algum tipo de "Sedex" internacional? Se existe, quanto demora pra receber? É muito caro?
R: Existe o EMS. Tendo seu produto enviado via EMS você recebe o pacote em 5 dias úteis. O acréscimo no valor varia muito de fornecedor para fornecedor, e como o valor é em dólar nem sempre compensa, muitas vezes o valor do frete acaba saindo maior que o valor do produto.

Chibi, você acha que vale a pena então eu pagar mais pelo EMS para ter o produto mais rapidamente?
R: Sinceramente? Não acho que vale a pena. Há um tempo atrás até valeria sim, mas de uns tempos pra cá tem sido arriscado demais, a Alfandega não tem respeitado os prazos de entrega mesmo de encomendas via EMS, então você corre risco de gastar bastante dinheiro esperando chegar em 5 dias, e no final receber em 25 dias. Só compensa se tiver dinheiro sobrando, porque não é certo que vá chegar no prazo. (e o pior é que eles não se comprometem a devolver a diferença do valor do frete pelo atraso)

Chibi, porque o processo de Fiscalização é tão demorado a ponto de não entregarem mesmo os pacotes prioritários nos devidos prazos?
R: A verdade é que eles recebem diariamente MUITOS pacotes para POUCOS funcionários. Ainda em informações que tive com gente que trabalha nesses lugares, fui informada que há muito "corpo mole" por parte dos funcionários por lá. (aiaiai Brasil¬¬')
ps.: para quem não sabe, "fazer corpo mole" = ser preguiçoso, não querer fazer nada, não querer trabalhar, ser devagar

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,15057238-EX,00.jpg

Chibi, fiz duas compras na ChibiRoom Store no mesmo dia, porque uma chegou em 3 semanas e a outra chegou em 1 mês e meio? Não deveria ter chegado junto?
R: Deveria sim, se o sistema de entrega de importados do nosso país funcionasse corretamente. Ainda que os produtos sejam encomendados no mesmo dia, chegando na Alfandega, um pode ser encaminhado primeiro que o outro. Por isso que muitas vezes chegam em datas bem distantes uma da outra.

Chibi, com quanto tempo de antecedencia você recomenda fazer a compra?
R: O recomendado para não ter risco do produto chegar depois da data que você pretende usar é encomendar com 2 meses e meio de antecedencia. Se puder, encomende ainda antes. Se o produto chegar em 3 semanas, sorte! Mas se atrasar, você ainda sim consegue usar na data prevista.


Chibi, meu rastreamento está sem alterar nada já faz mais de 1 semana! Será que aconteceu alguma coisa?
R: Infelizmente esse é um problema comum com números de rastreamento. Na verdade os números de rastreamento servem apenas para que você tenha um registro, uma identificação do seu pacote, já que a atualização nunca é imediata, geralmente bem demorada. A atualização do rastreamento só é imediata depois que o pacote está em alguma Agência dos Correios de seu Estado.

Chibi, não tem nenhuma atualização no meu rastreamento, será que o pacote ainda não está no Brasil?
R: Com certeza o pacote já está no Brasil, os pacotes não levam mais de 3 dias para chegar. Acontece que o rastreamento só começa a ter registros depois que o pacote foi Conferido na Alfandega. Acontece muito do pacote chegar e eles deixarem lá, enrolarem demais para conferir e começarem a redirecionar. Em alguns casos eles só atualizam o rastreamento no dia em que é entregue.

http://gazetaweb.globo.com/Fotos/Noticias/170909correios.jpg

Chibi, minha encomenda estava sem rastreamento, liguei pro Correio e disseram que nem chegou no Brasil ainda!
R: Os funcionários do Correio tem acesso apenas ao que nós também temos acesso - a página de rastreamento do site dos correios. Quando você liga pra eles, passa o seu número de rastreamento e pede mais informações, eles vão checar no sistema deles se o pacote se encontra na agência deles, se não se encontrar eles vão verificar na página de rastreamento do site dos correios e vão ver aquilo que nós já vimos...mas nesse caso eles são simplistas e apenas vão dizer que o pacote ainda não chegou. Ligar para o Correio e nada é a mesma coisa.

Num total: para sua encomenda não atrasar, ou chegar bem rápido, a única coisa que eu e você podemos fazer é manter o pensamento positivo, torcer bastante! rs ...ao menos enquanto o governo não resolver finalmente fazer esse sistema funcionar da forma que deveria. (o que eu acho que nunca vai acontecer, já que a cada ano que passa os problemas com atrasos gigantes é maior)
 
Bem, pessoal, por enquanto é isso. A medida que eu for lembrando de mais algumas dúvidas ou for questionada com dúvidas diferentes, vou atualizando essa página. ;)

10 comentários:

  1. ah,muito boa as informaçoes!
    dureza mesmo é comprar fim de ano, evitar o maximo comprar nessas epocas x-x
    alias, adorei a imagem do rastreamento 8D tem o nome da minha cidade (L)
    *daquelas que pesquisa quem comprou*
    -Q

    ResponderExcluir
  2. Oi Nyu-chan!

    No final do ano vai ter post especial sobre atrasos de fim de ano, óbviamente. hehe
    Sabe o que é pior? Há uns anos esses atrasos só aconteciam em Novembro, Dezembro e até metade de Janeiro. Agora esse ano os atrasos começaram em Outubro e até Fevereiro ainda tinham atrasos absurdos!
    Até agora ainda tem um ou outro pacote com atrasos que não são comuns nessa época. É bem frustrante.

    E a imagem de rastro é de um caso de atraso recente. ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou bem sortuda com Correiis, nunca mas nunca mesmo tive problemas! E olhas que eu compro bastante. Até quando pedi minhas lentes vermelhas com vc, acho que só passou uns 10 dias depois do prazo de um mês.

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu, que post maravilhosamente bem explicado! Vou até salvar ele aqui...

    ResponderExcluir
  5. Comprar coisas no final do ano é sempre um terror.
    Em janeiro do passado eu paguei US$20,00 a mais pra que a minha encomenda chegasse em duas semanas no máximo, ela chegou depois de um mês e meio!
    Eu tenho bastante sorte com o correio mas as vezes demora coisa de 2 meses p/ o produto chegar, principalmente maquiagem. O_O

    ResponderExcluir
  6. todos os produtos são importados ? ):

    ResponderExcluir
  7. taayDevotion,

    90% deles são importados, os outros 10% são feitos pela ChibiRoom mesmo (geralmente acessórios). ;)

    ResponderExcluir
  8. Chibi ! Eu tenho vontd de pintar meeu cabelo com Anilina, mas tenho medo de n gostar e ele n voltar a ser como era antes ! Tem coomo elee voltar a cor noormaal q era antes de pintar ? bjbj'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não volta ao normal porque pra anilina pegar você vai precisar descolorir seu cabelo.

      Se pintar e não gostar, você compra uma tinta da cor do seu cabelo e pinta de novo.

      Excluir