www.Miss-Colorful.com


2 de junho de 2011

Perucas - Como Alisar

Olá, cosplayers!

Hoje é dia de falar de peruca!

Vivem me perguntando antes de comprarem perucas sobre a possibilidades de alisá-las ou cachea-las para que possam ser usadas para dois personagens diferentes, ou até mesmo um personagem apenas mas que muda bastante as versões do cabelo (como as Vocaloids). Hoje vocês vão aprender um método muito fácil para alisar perucas cacheadas.



Em que situações você pode usar esse método de alisamento de perucas:

- Perucas cacheadas
- Perucas onduladas
- Perucas repicadas
- Perucas lisas que estão com marcas de amassado (isso acontece muito com perucas extra-longas)
- Perucas de Kanekalon ou qualquer outra fibra Sintética

Vale dizer também que ainda que esse método possa ser usado tanto em perucas Resistentes a Calor quanto Perucas Não Resistentes, há alguns cuidados especiais no caso das Perucas Não Resistentes.


O Que Você Irá Precisar:


- Peruca (dãh!)
- Uma toalha (não precisa ser uma toalha grande, pode ser uma de rosto)
- Um ferro de passar roupa
- Água
- Garrafa com tampa de Spray (opcional)


O Procedimento:

1 - Pegue todos os materiais e ajeite um lugarzinho próximo a alguma tomada.

2 - Molhe a toalha. Caso use um Spray, molhe-a de forma que fique bem umedecida. Caso não tenha o Spray, pode colocar a toalha debaixo de uma torneira, e depois torça beeeem a toalha pra sair todo o excesso de água. Com a toalha pronta, estique-a.


3 - Separe a mecha que será alisada. Recomendo ir fazendo aos poucos, em quantidades pequenas de cabelo, até porque assim você vai notando o comportamento do fio diante do calor e tal, vai pegando o jeito. ;)


4 - Penteie a mecha, deixe ela mais desembaraçada o possível. (método correto de pentear aqui)

5 - Caso esteja usando água em Spray, vá molhando a mecha até que fique completamente umida. Caso não esteja usando Spray, coloque a mecha debaixo de uma torneira.


6 - Estique bem a mecha sobre a toalha molhada. Penteie a mecha afim de deixar os fios bem retinhos e bonitinhos! Quanto mais ajeitados eles tiverem, mais fácil e mais rápido você terá o resultado almejado.


7 - Dobre a toalha em cima da mecha esticada. Cubra completamente a mecha. Pressione a toalha para certificar de que está bem em contato com a mecha e para que ao passar o ferro a mecha não fique "sambando" debaixo da toalha.



8 - Ligue o ferro, configure para o tecido (no caso, algodão), espere esquentar, então passe sobre a toalha.  Vai sair bastante vapor e pode parecer meio assustador pra quem não está acostumado a mexer com ferro, mas é normal, viu gente? rs


IMPORTANTE: Não deixe o ferro parado em cima da toalha. Mantenha sempre o movimento, e a medida que for passando o ferro, tire o ferro e levante a toalha para checar como está o fio, se está tudo Ok (principalmente nas primeiras mechas que for alisar - já que você ainda não se acostumou com o método).

9 - Quanto perceber que a mecha está levemente umidecida, já com aspecto bem liso, muito provavelmente ela vai estar com uma "cara meio amassada" ainda. Você então começará a pentear a mecha, várias vezes, até perceber que ela está ficando seca. Automaticamente ela perderá o aspecto amassado.
Caso Você perceba que ao pentear ela ainda não está completamente lisa, você pode então molhar a mecha novamente e repetir o procedimento.

Como  a mecha que usei era bem cacheada, resolvi fazer mais uma vez. A foto abaixo mostra como a mecha ficou após a primeira passada de ferro:


Ainda tinham uns amassados que não se resolveram apenas com pente, então tive de molhar de novo.


Essa segunda vez foi apenas para tirar os amassados.  


E o Resultado Final!!!




A mecha não estragou nadinha, ficou lisa e bem maleável, como se nunca tivesse sido cacheada.


E como cachos encurtam perucas, ao alisar parte da mecha ela ficou mais comprida, num nível diferente do resto da peruca.


Para perucas NÃO Resistentes a Calor: O método é todo o mesmo, com a diferença de que ao passar o ferro na toalha você NÃO DEVE PRESSIONAR o ferro na toalha em hipótese alguma! Apenas segure o ferro de forma que toque de leve a toalha, sentindo que todo o peso do ferro está na sua mão. O risco de frisar e estragar o fio são muito grandes. No momento estou sem disponibilidade aqui comigo de uma peruca não-resistente que seja bem cacheada, mas pude testar com uma levemente ondulada e percebi o quanto é arriscado, já que se você deixar o ferro 1 segundo a mais num lugar onde o calor já excedeu, você estraga o fio. Para quem quiser tentar, tente com mechas bem pequenas e finas, para não correr risco de estragar a peruca toda.

Assim que eu puder fazer mais alguns testes e descobrir um meio em que o risco de estrago não seja tão grande, venho aqui compartilhar com vocês. ;)

Espero que tenha sido útil, e até a próxima! o/

26 comentários:

  1. oi! Gostei mto das dicas! Tenho uma lisa que possui uns amassados vou usar a técnica agora mesmo!
    Obrigda ^.^

    ResponderExcluir
  2. Oi Chibi, só te dando uma dica pro azul petroleo que você quer, use a verde marine eu uma base azulada.
    Fica muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Quando fiz o teste com a Turquesa também pensei nisso, que no caso de colocar uma cor sobre o azul, para ficar do jeito que eu queria, teria de ser um verde mesmo. Só que na hora eu imaginei um verde tipo Sonic Green, ou Verde Hulk...não tinha pensado na Verde Marine, e de fato, acho que com ela vai ficar realmente incrível! Certeza testarei! =]
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. é um pouco difícil mas vamos la !

    ResponderExcluir
  5. Lindo, muito bom!

    Voce pode fazer um sobre cachear, tambem? :3

    ResponderExcluir
  6. O de cachear vem bem em breve, Buka! =]

    ResponderExcluir
  7. eu tinha usado a técnica de reviver perucas que você postou um tempo atras... mas elas ficaram meio enroladas @_@
    vou usar essa técnica que voce postou hoje mesmo^^

    ResponderExcluir
  8. poxa, não sabia que dava pra fazer isso... não essa maneira õ/ muito boa dica *w*

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito legal *O*

    mas o método que quero é pra cacher uam pouco a peruca.

    tenho uam levemente ondulada ..que gostaria dar uam cahceadinha pra um cosplay *O*

    é resistente ao calor a minha ^^

    soh não sei dizer o quanto =X

    brigada pela dica vou guarda-la aqui =D

    ResponderExcluir
  10. Oi Chibi. :D
    O certo é fazer desse jeito, ou pode passar a chapinha direto nas perucas resistentes ao calor?

    ResponderExcluir
  11. Oi Yuki!

    No caso das perucas Resistentes a Calor, você pode alisar direto com a chapinha sim, mas lembre-se de fazer o teste de mecha antes, é essencial para não correr risco de estragar!

    O que eu gosto nesse método é que ele é fácil e para perucas Resistentes a Calor não há qualquer tipo de risco. ;)

    ResponderExcluir
  12. minha peruca caiu bastante os fios :c mais tambem ela n é resistente ao calor ainda falta bastante pra termina de alizar ela completamente vo tentar dechar o ferro com menos contato com a toalha ja tentei alizar com agua quente mais quando ficou seca ela voltou ao normal :S

    ResponderExcluir
  13. AAAAAA, nossa, pensei que não tivesse como fazer isso!
    Arigatou, vou la tentar ne depois digo como ficou ;D

    ResponderExcluir
  14. Minha peruca não é resistente a calor... tem algum outro método para alisar? Eu até fiz uma frança nela e usei muto spray de cabelo, então está bem cacheada e-e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maari, esse método serve também para peruca não-resistentes, porque o ferro não tem contato direto com o fio, então o fio não derrete. ;)

      Excluir
  15. Eu fiz essa técniva agora há pouco e deu super certo! Recomendadíssima! Agora vou usar só essa técnica, dá super certo!

    ResponderExcluir
  16. Bom seguinte... to precisando de uma ajuda level 100000
    esse final de semana tem evento e eu pretendia estrear um cosplay aqui que usa peruca com franja e tals
    só que assim, conheci uma pessoa que me dizia estilizar perucas entre outros e emprestei a peruca pra ela.
    eu só queria que ela deixasse esticado os fios, só que assim...ELA TA AMASSADA PQP , [raiva level master]
    Mais ela ta amassada só na FRANJA, e ta RIDICULO.. pfv me ajudem o que eu posso fazer pra deixar a franja lizinha? x.x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for resistente a calor, pode fazer chapinha.

      Se não for, pode fazer esse método do post.

      =*

      Excluir
  17. Funciona mesmo em perucas bem baratas ? porque eu comprei uma, mas a personagem tem o cabelo bem liso e a peruca é meio curvada, eu queria dar uma ajeitadinha.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma peruca resistente a calor, mas ela não aguenta a temperatura da minha chapinha. Então eu posso passar o ferro direto nela, ou eu tenho que colocar a toalha em cima?

    ResponderExcluir
  19. Eu queria saber uma coisa, é que a minha peruca é a da Rin do vocaloid e ela ta com a metade do enrrolado pra dentro e a outra ora fora e alisar assim nao funcionou......acho que é por que ela é curta... Tem alguma outra dica?

    ResponderExcluir
  20. Chibiii! Primeiro post seu que leio e ja me apaixonei <3 Preciso saber como faço esse processo de desamassar/alisar em perucas mais curtas... Como vou usar uma peruca chanel super curtinha, não sei se vou conseguir esticar os fios super pequenos na toalha =/ Tem alguma dica?

    ResponderExcluir