www.Miss-Colorful.com


17 de junho de 2012

O Cronograma Capilar

Hello boys and girls!

Acho que não existe nesse mundo dos cabelos coloridos alguém que ainda não tenha destruído quase completamente seus fios na tentativa de mudar a sua cor, especialmente no caso dos cabelos previamente tingidos.

Vivem me deixando aqui no Blog comentários do tipo "como recuperar os meus fios? Que produto usar?"

E depois de anos nessa vida de destruir e recuperar cabelos eu posso afirmar com certeza: Não é 1 produto que vai salvar os seus fios, aplicando só uma vez e pronto. Salvar os fios é possível, mas é preciso paciência para aguardar os efeitos dos produtos, que são gradativos, e disciplina para manter os tratamentos mesmo que ainda não tenha obtido o resultado desejado.

Ninguém sabe ao certo quem inventou o "Cronograma Capilar". O que sabemos é que se aplicá-lo com paciência e disciplina, você começará a ver no seu cabelo aquele resultado que há tempos vem tentando obter! ;)


Do que se trata o Cronograma Capilar?

A gente tem mania de chamar de "hidratação" todo tratamento que vise recuperar qualquer tipo de danos dos cabelos, mas na verdade a "hidratação" é apenas uma das etapas que compõe um tratamento completo para a recuperação dos fios.

Para tratar adequadamente seus fios, o Cronograma Capilar possui 3 etapas:

- Hidratação
- Nutrição
- Reconstrução

A Hidratação é responsável pela reposição de água nos fios, essencial para o cabelo com aspecto saudável,  macio, e para a melhor absorção de nutrientes e proteínas.
Babosa (Aloe Vera), D-Panthenol (Vitamina A), Vitamina B5, Bepantol, Glicerina, etc. 

A Nutrição é responsável pela reposição lipídica dos fios, garantindo sua maleabilidade, flexibilidade, e ajudando na retenção da água que foi adquirida durante a etapa de hidratação.
Ceramidas, Manteigas e Óleos: Argan, Karité, Tutano, Abacate, Cupuaçu, Coco, Oliva, Murumuru, Semente de Uva, Cacau, etc.

A Reconstrução é responsável pela resposição protéica dos fios, dando massa e força ao cabelo.
Queratina, Colágeno e Aminoácidos (Arginina, Lisina, Prolina, Cisteína, etc)

Sendo assim, o que aprendemos? Aprendemos que não adianta Nutrir seu cabelo se ele não tem água suficiente para absorver a nutrição, e que não adianta reconstruir o cabelo se ele não for Nutrido e Hidratado suficiente para manter a maleabilidade, ou então a reconstrução irá endurecer o fio e causar quebra.


O Cronograma, na prática

É estipulado como "padrão" o Cronograma abaixo:

1º Fase - Hidratar - 2 dias sem lavar - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar
2º Fase - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar
3º Fase - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar - Reconstruir - 2 dias sem lavar
Ao final da 3º Fase, você volta a 1º Fase e mantem o Ciclo.

Mas...isso não significa que você precisa seguir exatamente desse jeitinho. Por exemplo, pra mim é impossível ficar 2 dias sem lavar o cabelo, porque ele fica péssimo, amassado, sem volume, franja ensebada, horrível! Então eu não fico 2 dias sem lavar, fico 1 só.

Se você aguenta 2 dias, aproveite! Esse é o tempo que o produto aplicado se manterá fazendo efeito no seu cabelo. Mas se o seu cabelo não aguenta 2 dias sem lavar, não force a barra, adapte!

Nesse caso:

1º Fase - Hidratar - 1 dia sem lavar - Hidratar - 1 dia sem lavar - Nutrir - 1 dia sem lavar
2º Fase - Hidratar - 1 dia sem lavar - Nutrir - 1 dia sem lavar - Nutrir - 1 dia sem lavar
3º Fase - Hidratar - 1 dia sem lavar - Nutrir - 1 dia sem lavar - Reconstruir - 1 dia sem lavar
Ao final do 3º Fase, você volta ao 1º Fase e mantem o Ciclo.

Outra coisa que você pode alterar é a quantidade de Reconstruções, Nutrições e Hidratações. Se o seu cabelo tá muito fraquinho, você pode aumentar a quantidade de Reconstruções, por exemplo:

Fase -  Hidratar - 1 dia sem lavar - Nutrir - 1 dia sem lavar - Reconstruir - 1 dia sem lavar
E mantém esse ciclo até perceber que o cabelo está mais resistente.

Se o seu cabelo está sem maleabilidade (geralmente cabelos com progressiva), você pode aumentar as Nutrições.

1º Fase - Hidratar 2 dias sem lavar - Nutrir  2 dias sem lavar  - Nutrir
2º Fase - Hidratar  2 dias sem lavar  - Nutrir  2 dias sem lavar  - Nutrir
3º Fase - Hidratar 2 dias sem lavar  - Nutrir 2 dias sem lavar  - Reconstruir


Importante #1: quem faz Progressiva com Queratina deve evitar a Reconstrução e focar mais na Nutrição e Hidratação, pois excesso de Reconstrução faz com que os fios fiquem rígidos e comecem a quebrar. Já perceberam que um dos maiores incomodos de quem faz Progressiva é o cabelo com aspecto "duro", sem maleabilidade? Pois é, excesso de queratina (reconstrução) e FALTA de Nutrição. Abuse das Hidratações e especialmente das Nutrições!

Importante #2: Leave-in, Creme para Pentear, Reparador de Pontas, Shampoo, Condicionador, não servem como etapas. Ou seja, não adianta usar um Condicionador na etapa de Hidratação.

Importante #3: Ao comprar a máscara referente a etapa que será feita, preste muita atenção nos componentes, para saber se a máscara adquirida realmente suprirá o que pede a etapa. Apesar de eu ser contra a ideia de que só produtos caros funcionam (até porque quem diz isso não sabe do que fala), no caso dos produtos caros você compra com muito mais segurança de que o produto em questão vai fazer mesmo aquilo que promete (no caso, o reconstrutor será realmente um reconstrutor). Já no caso dos produtos mais baratos, apesar de na embalagem constar que são indicados para "nutrir" ou "reconstruir", muitas vezes eles, na prática, são considerados apenas uma Hidratação, porque o componente relativo a nutrição ou reconstrução se encontra numa porcentagem muito pequena. Nesse caso o mais indicado é ler os componentes, e prestar atenção na ordem em que são citados. Quando os componentes relativos a nutrição e reconstrução se encontram só no finalzinho da lista, isso significa que a porcentagem é pequena demais, então esse produto no Cronograma na verdade fica na fase de Hidratação. Fiquem muito atentas em relação a isso, right?

Importante #4: Não pule etapas, de o tempo de pausa de acordo com o Cronograma. É aquilo de "disciplina" que eu falei, que geralmente é o mais dificil em tudo nessa vida (ao menos pra mim. rs).
Disciplina é essencial pra ter o resultado esperado.

Ainda vou entrar em mais detalhes sobre o Cronograma nos próximos posts, com mais algumas dicas, certo? ;)

Pra fechar o post de hoje: Sintam-se livres para explorar o Cronograma! Uma coisa que eu desaprovo nesse mundo são as "receitinhas de bolo", onde todo mundo fica preso no que já foi inventado, usando o mesmo produto, do mesmo jeito,  e ninguém descobre nada de novo. Isso sem contar naquela velha história de que o que funciona pra um cabelo, de repente não funciona tão bem no outro. Conheço mil casos de gente que comprou algo caro que dava certo pra todo mundo, e no seu cabelo não funcionou. Eu mesma já tive experiências do tipo, em que o produto deu um resultado lindo nas minhas extensões, e no meu cabelo não, e vice-versa. Sendo assim, não se prenda as "receitas de bolo", explore o que é melhor para o SEU cabelo.

Até o próximo post! o/

212 comentários:

  1. Esse cronograma é muito-muito-muito bom! Meu cabelo tá bomzão por causa disso... antes eu misturava todos os cremes e o efeito era bem menor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, lembro que comecei a fazer o cronograma meio desacreditada, mas então percebi que faz todo o sentido! A gente tende a querer fazer "bombas", misturar tudo junto, e no final nada penetra direito. Meu cabelo tá ficando de um jeito que nunca imaginei que ficaria, tudo graças ao cronograma tambem, Frá!

      Excluir
  2. Sou prova viva que nem só de cremes caros vive um cabelo.

    Essa dica do cronograma que voce deu é de ouro, Chibi! Eu já conhecia, mas nao tao detalhadamente.

    Ainda nao consegui completar as linhas com creme de tratamento, leave-in e condicionador e cumprir as etapas corretamente, mas só de seguir a sequencia do cronograma usando os cremes de tratamento Hidrataçao -> Nutriçao -> Reconstruçao a diferença é notável.

    Uma dica que pra minha vida capilar foi de ouro é vitar produtos com petrolato que resseca os cabelos e está presente em grande parte dos produtos comerciais. Remanescentes da minha tentativa de Lowpoo antes de virar colorida. rs

    Uma dúvida:
    - Quando voce fala de 'lavar', fala de lavar mesmo, com xampu, ou a lavar so com água, molhando e esfregando? Pergunto por que já vi muita gente falando em lavar, mas era apenas molhar o cabelo.

    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm..lembro de já ter lido isso referente ao petrolato, mas no momento não consigo me lembrar o que exatamente é o petrolato...tem "outro nome", não tem? rs

      Quando eu faço de lavar, falo de deixar ele limpo, quer dizer, shampoo e tals.

      No meu cabelo nem rola isso de lavar e secar, sem shampoo. Se eu fizer isso, meu cabelo fica uma coisa muito nojenta, hehe!

      =*

      Excluir
  3. Olá...
    Adorei o site e depois dele o bichinho do siricutico tah me rondando... :D

    Ajude-me na seguinte questão:
    Quero 'loirar' e alisar.
    Meu cabelo tah na cor natural castanho escuro e é ondulado, fios finos mas volumoso.

    Qual a ordem e quanto tempo entre as etapas?

    Obrigada,

    Aline Campos *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LadyLy! Primeiro você precisa se certificar de que seu cabelo está hidratado, ou você vai destruir os fios tentando aloirar.
      Se o seu cabelo estiver meio ressecado, comece a fazer o cronograma como explico no post, até melhorar.
      Então você vai descolorir. O tom de descoloração vai depender do loiro que irá passar. Sendo assim, descoloração, e depois tonaliza com a tinta no tom de loiro que você deseja que fique seu cabelo.

      E mantenha o Cronograma, pra manter o cabelo bacana. ;)

      Excluir
  4. Olá! Gostei do post, era o q eu precisava ler.Eu uso o cabelo vermelho fantasia ha mais de 1 ano, to querendo mudar p/ o rosa algodao doce. Mas como essa cor precisa ficar bem claro o cabelo estou pensando em deixar meu cabelo mais forte, tipo eu faço uma mistura de tinta e intensificador da alphaparf, como tem amonia eu quero trocar p/ um tonalizante da mesma cor da kert- hard color q eu achei p/ nao agredir o cabelo e agora pretendo seguir esse cronograma. Fazendo isso acredito q daqui alguns meses tem mais chance de dar certo. Mas qnd eu descolorir o melhor produto p/ quebrar o amarelo é realmente o VG ou existe outra coisa? (Tenho medo de ficar c/ o cabelo roxo, alem disso minha mae fica falando p/ nao usar pq isso nao é proprio p/ cabelo ¬¬)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Olha, se você quer ir do vermelho fantasia pro rosa algodão doce, já te adianto que não vai ser tão simples.
      Eu fiz exatamente isso há uns 6 anos atrás, e triturei meu cabelo! Foram 6 descolorações pra deixar rosa bebê, uma tragédia!

      Já hoje, com a experiência que os anos de "tragédias capilares" me renderam, eu posso te dizer como eu faria isso.

      - Em Primeiro lugar: se você tinge há 1 ano de vermelho fantasia, pode esquecer que a descoloração dificilmente vai pro loiro. Ela vai ir "roseando", o que no seu caso nem é tão ruim já que você quer justamente o rosa claro. Sendo assim, não haverá necessidade de VG nesse procedimento.

      - Ao invés de fazer uma Descoloração, eu recomendaria fazer uma Neutralização, porque ela danificar muuuuuito menos! A neutralização vai fazer com que seu cabelo perca toda a pigmentação da tinta, e o que restará é o tom que a sua ultima descoloração abriu seu cabelo. Por exemplo, se eu descolori meu cabelo pro amarelo-gema-de-ovo, não adianta neutralizar achando que vai ficar branco, porque não vai, já que o amarelo-gema-de-ovo é uma base mais escuro que o loiro-quase-branco. Então provavelmente, ao invés do branco, eu vou conseguir uma base cinza. Com essa base cinza você faz as lavagens com vitamina C, pra abrir o cinza ao maximo. Se tiver sorte, fica prateadinho. Aí você escolhe se deixa branco com mais uma descoloração (não precisa ser uma descoloração forte), ou se passa o rosa bebê direto no prateado, que tambem vai pegar, mas vai ficar aquele rosa bebe mais fechado, sem chance de puxar pra neon.

      E claro, mantenha o Cronograma pro cabelo aguentar todos os procedimentos. ;)

      Excluir
  5. E quem tem cabelo cacheado ? Como fica ? Fica do mesmo jeito ? Tipo lavar e molhar não são a mesma coisa, são ?

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Flávia, "Lavar" eu me refiro a Shampoo, limpar o cabelo mesmo!

      Mesmo procedimento pra cabelos cacheados.

      Excluir
  6. Eu já fiz cronograma e meu cabelo realmente ficou ótimo, mas como um cabelo descolorido é forever sensível não posso dar mole nos tratamentos. Como vc disse essas "receitas de bolo" nem sempre dão certo porque cada cabelo uma sentença, então eu fiz a minha pra manter meu cabelo já que as necessidades de cada etapa estão supridas e é só manter. Tenho usado uma máscara de tutano e alguma coisa da Alta Moda (embalagem de tampa azul e diz ser para cabelos elásticos) que é de nutrição, mas na hora de usar adiciono glicerina para hidratar e um tiquinho de queratina líquida para "reconstruir" e as vezes misturo óleo de rícino (amo <3 ) . Pra mim receitinhas são bem-vindas, mas devem ser adaptadas para nossas necessidades ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Cíntia! O Cronograma pode ser mantido por quem está já com um cabelo bacana, mas na verdade ele é ideal mesmo pra quem triturou o cabelo ou está pra passar por um procedimento agressivo.

      Quando o cabelo já tá mais bacana, fica mais fácil pra cuidar, não precisa ser tão rigoroso com as etapas. Na minha época de azul escurão eu me virei durante quase 1 ano só com o Monovin-A no Shampoo, sem precisar de mais nada pra manter ele bacana! Aí só agora que clariei que tive que usar o cronograma pra sustentar a finura dos fios!

      =*

      Excluir
  7. Jésica;
    eu não entendi uma coisa Chibi; essa nutrição e recontrução são creminhos ou ampolas ou os oleos mesmo? desculpa a ignorancia é que eu nunca cuidei do meu cabelo ele sempre foi de boa, mas agora que eu pintei de azul eu sei que preciso cuidar bem direitinho..
    obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jésica!

      Seguinte, os produtos são conhecidos como "cremes" ou "máscaras".
      Você pode, por exemplo, comprar uma máscara/creme para Hidratação, e batizar com ampolas de Babosa, glicerina. Pode comprar uma máscara/creme para Nutrição, e batizar com mel, tutano...e a máscara para Reconstrução você pode batizar com Queratina, Glicopan (aminoácidos).

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Chibi, comprei o óleo de coco pra passar no cabelo, dizem que é bom e tal mas não sei como uso ele. :/
    Misturo no creme ou passo puro?

    E adorei o cronograma, vou fazer. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rika, Óleo de Coco é uma das melhores coisas dessa vida, sem brincadeira!

      Em breve eu vou fazer um post sobre Umectação, que é onde se encaixa o Óleo de Coco. A Umectação é opcional, por isso não cito nesse post, porém ao menos no meu cabelo é bastante importante, dá um resultado visível. A Umectação ficaria 1 dia antes da Nutrição, prepararia o cabelo pra Nutrição.

      O óleo de coco você passa puro, mecha por mecha, e massageia beeeem as mechas, é muito importante massagear por um bom tempo pra que o produto penetre bem! Por muito tempo eu só aplicava e depois ia lavar, e não era um resultado tão bacana. Quando comecei a caprichar na hora de massagear as mechas, vi um resultado incrível!

      Ah! Certifique-se de que Óleo de Coco Extra Virgem, que ele é mil vezes melhor que esses misturados com óleo vegetal/mineral.

      Excluir
    2. E eu deixo ele quanto tempo no cabelo enquanto vou massageando?

      Obrigada pela dica, vou tentar fazer! :D

      Excluir
    3. Chibi, a cada etapa eu também devo deixar agir e massagear o cabelo durante +- 45 minutos?!

      Excluir
  9. Olá Chibi, tudo bem? Tenho uma duvida não muito relacionada ao post. Bom, dia 13/06 descolori minhas pontas para passar azul, mas a cabelereira não colocou papel aluminio então o cabelo esfriou rapidinho e logo parou de clarear. Fiquei o tempo máximo, meu cabelo é um loiro escuro/castanho claro, puxado para o dourado; as pontas acabaram ficando um loiro claro puxado para o dourado, mas ficou liindo! Então decidi fazer so algumas mechas azuis, mas estou dando um tempinho. O cabelo ficou normal, muito bom até. Mas, o que eu quero saber, se eu deixar essa cor descolorida, sem passar nada por cima, a cor desbota, ou volta pro tom natural? Não acho isso muito obvio, mas uma amiga minha descoloriu 1 tom abaixo so, nem tava dando pra perceber, e depois de um tempo a cor tava normal.

    Obrigada, e desculpe pelo tamanho do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, não sei se entendi bem sua dúvida.

      Esse descolorido das suas pontas, é um loiro tipo Avril Lavigne? Ou um loiro mais escuro? Se for mais escuro, pode ser que o Azul não pegue bem.

      Quanto ao desbotar,você se refere a se o azul vai desbotar pra loiro? Só vai desbotar pra loiro se você usar o azul da Keraton Hard Colors, a maioria dos outros azuis nunca mais vai voltar pra loiro, aí se quiser loiro vai ter que descolorir de novo.

      Mas a Keraton é ruim ´porque desbota rápido demais, então se você quer manter o azul por mais tempo, vira escravo de retoques quase semanais.

      Excluir
  10. Adorei a ideia do cronograma! Vou começar a fazer no meu cabelo essa semana ainda, imagino que vá ajudar bastante, já que meu cabeloesta meio maltratado devido a alguns descuidos, e agora que vou pintar melhor mesmo começar a cuidar mais.
    Chibi, teria como você recomendar alguns produtos ou então métodos caseiros? Nao conheço muitos, e o máximo que já fiz foi usar aquelas ampulhetas da Pantene.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Pra Hidratação você pode usar qualquer máscara da Dove, Pantene, essas marcas de super-mercado.
      Para Nutrição, você pode "batizar" essas máscaras com qualquer um dos itens que cito como componentes para Nutrição.
      Outra dica e a Umectação com Óleo de Coco Extra Virgem, que vou comentar num próximo post.
      Para Reconstrução, o ideal é comprar uma máscara que tenha justamente essa finalidade, e aí pode batizar com Queratina líquida e Glicopan Pet.

      =*

      Excluir
  11. Muito obrigada por essa postagem com o cronograma, Chibi. Já tinha lido a respeito em alguns sites, mas nunca achava tudo explicado de forma clara (a ordem, os produtos a serem usados, etc.). Vou anotar tudo e colocar em prática.

    Eu era uma que estava com um resto de tintura vermelha Imedia no cabelo e querendo colocar azul. Acabei descolorindo só a parte de baixo dos meus cabelos (uma risca da metade da orelha pra baixo) e como ficou loiro escuro pra médio, resolvi aplicar anilina. A cor ficou bem legal, mas durou pouquíssimo, daí resolvi investir no Azul Atlantic da Exotic. Só estou esperando uma folga pra fazer o processo todo de descolorir e pintar, já que tô mudando de trabalho e meu tempo está todo indo nisso.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Quando o cabelo tá loiro e você vai passar azul escuro, uma dica bacana é misturar um pouco de VG na tinta, que ela ajuda a eliminar o loiro. Aí nos retoques já não precisa da VG porque o cabelo já tá tonalizado. ;)

      Realmente há bastante conteúdo sobre o Cronograma na internet, mas percebi que ao mesmo tempo que em alguns sites é exageradamente resumido, em outros geralmente detalham só uma parte do Cronograma e esquecem de outra. Estou tentando mostrar de uma forma simples, prática, fácil de ser seguida. Que bom que está gostando! =]

      =*

      Excluir
  12. Na verdade eu sou um pouco preguiçosa em relação a esses cronogramas, eu costumo hidratar todas as semanas pra não deixar ele tão opaco.
    Lindo blog, seguindo!

    Beijos~
    http://karen-queen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Se o único problema do seu cabelo é ficar opaco, então realmente não há tanta necessidade de um Cronograma, ele é mais ideal pra quem está com cabelos danificados mesmo. ;)

      =*

      Excluir
  13. Necessito fazer esse cronograma...mas não sabia nem como começar, obrigada pelas dicas Chibi!

    Mas vou fazer ele caseiro mesmo (mel, azeite, ovo, açúcar e etc), pelo menos a parte de hidratar e nutrir...pq to sem verba pra comprar ampolas de vitamina e óleos...E só tenho meio vidrinho de elixir de shitake pra reconstrução que eu vou usar com muita sabedoria :/

    Mas antes disso eu preciso urgente de cortar o cabelo, pelo menos aparar as pontas...tem uns 6 meses que meu cabelo não vê tesoura, ele ate diminuiu o ritmo de crescimento...ta mesmo na hora de cortar. Vou ver se corto pra depois começar o cronograma, pq além de usar menos produto, vai fazer mais efeito em um cabelo mais saudável :D

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar o cronograma, pode ter certeza!
      Aliás, dá pra se virar com ele sem produtos caros, eu mesma só a maior mão-de-vaca, o que acaba sendo bom porque acabo testando varias outras coisas e sempre acho uma fórmula boa e barata!

      Vou entrar em mais detalhes sobre produtos nos próximos posts! Mas a princípio você pode ir se virando com o que tem em casa,só de fazer o Cronograma nessa ordem e mantendo as pausas e retornos corretamente, já é uma boa ajuda na recuperação dos fios!

      =*

      Excluir
  14. Adorei essa postagem! Sério, simplesmente perfeita.
    Estou dando uma boa preparada no meu cabelo para fazer um soap cap no final de julho e essa postagem caiu como um luva.
    Eu até já falei com minha irmã e ela fará junto comigo.
    Minha única dúvida é.... Vale qualquer óleo? Eu não tenho muitas ideias de que óleos são bons, o único que tenho aqui é de coco.

    E linda, me ajude aqui, estou querendo deixar meu cabelo azul BEM CLARO. ( Leia-se cabelo azul amber Mccrakin, porém, estou com muitas dúvidas sobre que tinta comprar. Farei o SoapCap para deixar azul mais claro, e ia comprar directions Lagoon Blue. Mas não sei se ela vai durar pelo menos um mês no meu cabelo.

    Pensei na Special Effects FishBowl, mas não sei se vai durar.

    O que recomenda pra mim?

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Olha, no meu cabelo o melhor óleo é o de coco. Vale lembrar que ele só vai dar um resultado bacana se for do Extra Virgem, aquele que se você quiser você pode até comer que não tem problema, sabe?
      Eu faço muita Umectação com ele. Passa o óleo no cabelo todo e massageia bastante cada mecha. ;)

      Quanto ao cabelo da Amber Mccrakin, se prepara que pra aquele azul durar azul, tua descoloração vai ter que ser quase branca. O pouco de amarelo que tiver, vai esverdear a medida que desbotar, não tem muita escapatória.

      Eu testaria com a Lagoon diluída em creme, por saber que é uma tinta realmente muito azul e com boa durabilidade.
      Se não ficar como quer, aí passaria pras outras marcas. Não sei se a Fishbowl seria uma boa opção. Eu tenho uma teoria de que, quando você vai numa galeria de fotos e vê mais fotos da cor "desbotada" do que da cor vibrante, é porque desbota rápido ou logo muda de tom. rs

      Já viu a galeria da Beeunique? É bem bacana!

      http://www.hairdyegallery.co.uk/sfx-fishbowl.html

      Eu sempre achei a fishbowl "verdinha" demais. No caso dela, só se o seu cabelo estiver realmente branco, porque aí talvez ela possa ir desbotando até um azul bebê se você deixar, sem qualquer verde aparecer! Mas pelo que a gente pode ver na galeria, ela me parece esverdear rápido demais.

      Eu dou meu primeiro voto pra Lagoon.

      =*

      Excluir
  15. O que vc acha da marca nacional candy color? a questão da durabilidade, é boa? me disseram que desbota + rápido que as marcas gringas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lady, essa pergunta eu posso responder.
      Usei 3 cores da Candy.
      E vou ser sincera, das nacionais, ela é minha preferida.
      Tem uma ótima duração, mas claro que depende das cores.
      Azul Turquesa e Verde Limão já estão desbotados em duas semanas.
      Mas o Roxo, dura mais de um mês.
      Eu recomendo, gostava bastante dessa tinta.

      Excluir
    2. Lady, sou da mesma opinião da Roberta. Tudo depende da cor que vai usar, e isso vale mesmo pras marcas gringas.

      A Night Sky da Candy Color tem uma duração linda, já quando usei a Vicious Blue a tinta mal grudou no meu cabelo. Não sei se ajeitaram a fórmula dela, acredito que sim, mas aí nem testei novamente.

      Apesar disso, vale a pena testar sim! Se não gostar, aí pode pensar numa gringa, mas acho que vai gostar sim. ;)

      Excluir
  16. adoro pintar meu cabelo de branco,no momento estou usando o matrix 12.11,fica do jeito que gosto maism,o problema é a danificaçao do cabelo,por causa do descolorante,ja usei ate o da loreal,que é bem caro,e mesmo assim,fico mal,é muito dificil manter cabelos loiros platino,porque se não serem bem hidratados ficam feios mesmo,nao tem jeito neeem de esconder,hehehe,adorei o post.

    http://docealgodaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loly, nem tenho o que adicionar do que disse porque é a realidade! Cabelo branco é o mais dificil de todos, ele afina o fio, não tem jeito, e aí os cuidados são triplicados!

      Mas faça o cronograma! Vai ajudar bastante! =]

      Excluir
  17. Agora sei que era de organização que o meu cabelo precisava rsrsrsrs.
    Eu não sabia que uma etapa dependia da outra, por isso que muitas vezes o meu cabelo não ficava legal, e eu achava que era o produto usado.
    Post incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Polly...eu tinha mania de fazer "bombas" capilares, misturava tudo junto achando que daria efeito mais rápido...que nada! Aí comecei a fazer o cronograma e vi que tudo isso faz um grande sentido, e a gente tem mais é que espalhar esses achados pras pessoas! Vale a pena! =]

      Excluir
  18. Não sabia que uma etapa dependia da outra, por isso que as vezes não fazia efeito. Organização capilar ai vou eu! rsrs
    Muito esclarecedor. ^^

    ResponderExcluir
  19. Ainda bem saí de férias, finalmente terei tempo de cuidar dos cabelos! HEHE
    Uma pergunta: pra um cabelo cuja camada de cima apresenta fios irregulares, com um aspecto "amassado", meio opacos e ásperos, que não existe bruxaria nenhuma pra pentear, pode-se dizer que ele precisa mais de hidratação? Tenho umas mechas feias que não arrumam nem com macumba(risos). Outra: se o cabelo for bem hidratado, ele cresce mais rápido? O cabelo da minha mãe é bem cheio com fios bem grossos(e nem um pouco ressecados!), e cresce uns 15 cm por mês. Meu cabelo é uma mistura de fios finos, médios e grossos, mas não tão hidratado, e leva 3 vezes mais tempo pra crescer isso. É questão de "produtos" ou simplesmente varia de pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15 cm por mês? Tem certeza? o_o Isso é impossível

      Excluir
    2. Mestra Dark, seu cabelo é tingido, passa por algum procedimento químico, ou é natural?
      Seu cabelo é seco ou oleoso?

      E nossa, 15cm de crescimento por mês...certeza que é isso mesmo? =O

      Excluir
    3. 15 cm foi meio que exagero rs
      Mas cresce quase 10, disso tenho certeza.

      Meu cabelo só foi tingido nas pontas, nunca fiz nenhum procedimento ou alisamento. Ele é meio seco nas pontas e um pouco oleoso na raiz.

      Excluir
    4. muita inveja de vc! huahuahaua

      Excluir
  20. Bem, entendi como funciona o ciclo mas quais produtos se usa para hidratar, nutrir ou reconstruir? Tipo: posso pegar uma linha de produtos hidratantes, uma linha de produtos para nutrição e uma para reconstrução e fazer o ciclo? Porque eu já uso produtos hidratantes e para nutrir também, mas não entendo bem como fazer isso certo... e-e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Maari. Usa uma máscara para Hidratar na etapa de Hidratação, 1 máscara de Nutrição na etapa de Nutrição, e 1 máscara de Reconstrução na etapa de Reconstrução.

      Se você tem, por exemplo, mais de uma máscara de hidratação, você pode revezar. Ficaria assim, na primeira Fase você usaria a máscara "A" na fase de hidratação, depois faria a nutrição, reconstrução, e quando começar a 2ª Fase, você usa ao invés da máscara "A", a sua máscara "B". E depois na 3ª Fase você pode usar de novo a máscara "A".

      Aí você decide. ;)

      Excluir
  21. Oi, Chibi ^^'
    Minha mãe e tia são cabeleleiras e disseram que tá muito certo seu cronograma capilar xD
    Só uma pergunta, Estilo Flora é a loja da sua irmã ou parente sua? parece muito contigo e tem uma foto sua tbm :D
    Parabéns pelo blog e desde que o descobri lá no ano passado não desgrudei mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que sua mãe e tia aprovaram! É bom que você tenha por perto gente que conheça, porque podem te ajudar ainda mais recomendando produtos ou até mesmo fazendo os procedimentos em você! Que boa vida, hein? hahahaa

      Quanto a Estilo Flora, ela é a loja da minha irmã. Muitas pessoas acham que somos gemeas até, não é dificil sacar que somos parentes! hehe

      Já acompanha o Blog há bastante tempo, hein? Fico muito feliz!!!! <3

      Excluir
  22. ola chibi eu fiquei em duvida em duas coisas como se fas as hidrataçao, nutriçao , reconstruçao, e se tem um periodo de pausa tipo hidrataçao 2 dias sem lavar (pausa de alguns dias)nutriçao 2 dias sem lavar (pausa...) e assim por diante, ou é assim paulera mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplica o produto, massageia, deixa 45 minutos, depois é só lavar. Está certinho o que entendeu sobre as pausas. ;)

      Excluir
  23. Nossa, eu nunca soube disso na minha vida! Pensei que tudo era hidratação, contudo, com produtos diferentes! Por exemplo, meu cabelo absolutamente ama choque de queratina, apesar de fazer sempre hidratação, e agora entendi o porque, já que o choque é reconstrução!
    Ademais, lembra que falei se vc sabia de um produto que tirava preo sem ressecar o cabelo, achei! É o Dekap Color da Yama! Depois farei uma postagem no blog sobre ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais! Pra cabelo que não tem progressiva, queratina é sempre uma salvadora! =]

      Quanto ao Dekap, já havia ouvido falar, mas nunca tive oportunidade de usar porque dizer que não se dá muito bem com tinta fantasia. Quanto a tirar pretos, tem gente que consegue um ótimo resultado, tem gente que precisa aplicar varias vezes, aí depende de cada cabelo. Mas estou no aguardo da postagem pra matar a curiosidade! =]

      Excluir
  24. Nossa, eu nunca soube disso na minha vida! Pensei que tudo era hidratação, contudo, com produtos diferentes! Por exemplo, meu cabelo absolutamente ama choque de queratina, apesar de fazer sempre hidratação, e agora entendi o porque, já que o choque é reconstrução!
    Ademais, lembra que falei se vc sabia de um produto que tirava preo sem ressecar o cabelo, achei! É o Dekap Color da Yama! Depois farei uma postagem no blog sobre ^^

    ResponderExcluir
  25. Chibi, enfim vim me atualizar, essa é minha ultima semana de aulas e estou realmente sem tempo!
    Bem vim tirar umas duvidas aqui
    Bem, eu posso pegar um creme de hidratação da pantene e misturar as ampolinhas de vez no creme para nutrição e deixar guardado?

    e que cor neutraliza o rosa Chibi ? Bem, eu quero mudar o tom do meu rosa, não que eu não goste mais dele só que eu quero um que dure beem mais.. tipo eu retoco e fico com a cor vibrante e bonita por uma semana duas no máximo... eu to no cabelo com a magic pink da candy color e quero mudar para o Rosa impossivel da exotic ou a Royal pink da candy... e pra isso necessito de uma neutralização que não vai danificar tanto meu cabelo quanto uma descoloração...

    e Chibi semana passada eu retoquei minha raiz.. eu já estava com uns 3 cm de raiz preta no cabelo em menos de um mês e eu usei o Yamá Germe de trigo igual você, água ox 40.. só que quando passei a mistura na cabeça... bem... nem coçou como normalmente acontece comigo, realmente ARDEU, ardeu tanto que não consegui ficar nem 20 minutos com o produto na cabeça e eu achei beeem estranho, eu nunca tive alergia a descolorante, o máximo que ja aocnteceu comigo foi uma leve coceira na nuca... :/

    Bem Chibi e quanto ao seu e-mail eu ainda não respondi por falta de verba XD
    acabou mei din din e eu so terei para pedir as extensões em agosto... aí eu te respondo o e-mail e la em setembro terei o cabelão *-* haha

    Sayõnara Chibi ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! A cor que neutraliza o Rosa é o Verde! =]

      Qual seu tom de rosa atual? Dependendo do tom nem precisa neutralizar, só jogar o rosa-choque por cima que pega bem.

      Quanto a alergia, bem estranho, porque esse descolorante é justamente o único que não dá alergia em mim. Pode ser problema de lote, ou pode ser a água oxigenada. Testa com outra Oxigenada pra ver o que rola!

      Boas férias! =***

      Excluir
  26. Chibiiiiii sua linda!
    Não tinha ideia da existência desse cronograma!
    Mas agradeço desde jah por vc ter mostrado isso pra gente!
    No mesmo dia que vc postou isso aqui, já fiz osmose com todas suas recomendações e fui xeretando tudo o que via sobre o Crono na net.
    Estou terminando a primeira semana e fiquei pasma.....mesmo, com cara de taxo!
    Meu cabelo sofreu uma mutaçÃo parece, ahuhauahau! Ficou macio, relaxado, brillhante, tudo de bom! Parece que fiz escova nele sendo nem secar com o secador eu sequei! Mudou minha vida e estou super feliz!
    O que me deixou mas pasma foi todo esse resultado só na primeira semana!....não esperava tudo isso não! Sei que isso varia de pessoa pra pessoa, algumas podem responder um pouco depois.
    Nisso tudo de sair que nem loca procurando mascaras, quais cremes comprar, como identificar se um creme nutre, hidrata ou reconstroe achei isso aqui:

    https://www.facebook.com/groups/221536894618450/

    Se pah vc jah conheçe, mas queria deixar aqui e compartilhar com as outras leitoras que se derem o trabalho de ler meu comentário até aki! rsrs XD

    Uma blogueira fez esse grupo exatamente para trocar ideias, experiências e tirar duvidas sobre o Cronograma Capilar. Tem muiiita gente e todas as perguntas q eu fiz foram logo logo repondidas. Todo mundo se ajuda, achei lindo!
    É só pedir pra entrar no grupo que a moderadora te add na hora, qualquer um pode entrar!

    Por isso queria agradecer a vc Chibi! Posso dizer que foi pelo blog que meu cabelo esta ficando como nunca tinha imaginado! Devo isso a vc! n_____n

    Um BIG hug!
    e que todas tenhamos o cabelo que sempre quisemos! hauahu
    XD

    até!
    o//

    ResponderExcluir
  27. Chibiiiiii sua linda!
    Não tinha ideia da existência desse cronograma!
    Mas agradeço desde jah por vc ter mostrado isso pra gente!
    No mesmo dia que vc postou isso aqui, já fiz osmose com todas suas recomendações e fui xeretando tudo o que via sobre o Crono na net.
    Estou terminando a primeira semana e fiquei pasma.....mesmo, com cara de taxo!
    Meu cabelo sofreu uma mutaçÃo parece, ahuhauahau! Ficou macio, relaxado, brillhante, tudo de bom! Parece que fiz escova nele sendo nem secar com o secador eu sequei! Mudou minha vida e estou super feliz!
    O que me deixou mas pasma foi todo esse resultado só na primeira semana!....não esperava tudo isso não! Sei que isso varia de pessoa pra pessoa, algumas podem responder um pouco depois.
    Nisso tudo de sair que nem loca procurando mascaras, quais cremes comprar, como identificar se um creme nutre, hidrata ou reconstroe achei isso aqui:

    https://www.facebook.com/groups/221536894618450/

    Se pah vc jah conheçe, mas queria deixar aqui e compartilhar com as outras leitoras que se derem o trabalho de ler meu comentário até aki! rsrs XD

    Uma blogueira fez esse grupo exatamente para trocar ideias, experiências e tirar duvidas sobre o Cronograma Capilar. Tem muiiita gente e todas as perguntas q eu fiz foram logo logo repondidas. Todo mundo se ajuda, achei lindo!
    É só pedir pra entrar no grupo que a moderadora te add na hora, qualquer um pode entrar!

    Por isso queria agradecer a vc Chibi! Posso dizer que foi pelo blog que meu cabelo esta ficando como nunca tinha imaginado! Devo isso a vc! n_____n

    Um BIG hug!
    e que todas tenhamos o cabelo que sempre quisemos! hauahu
    XD

    até!
    o//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, queridíssima! Desculpe a demora pra responder, só agora vi que pulei alguns comentários desse post. >.<

      Nossa, fico muito feliz que já tenha dado resultado rápido pra vc! Seu cabelo divia estar realmente necessitado de TUDO! hauahuahuahuaa

      E eu não conhecia o grupo não, darei uma olhada. ;)

      Em breve vou fazer posts mais direcionados pra cada etapa, citando produtos e tal.

      Fico feliz que esteja tirando bom proveito das informações!

      =*

      Excluir
  28. Oi Chibi. Nossa, que post lindo *-* Abriu minha mente rs
    Enfim, tenho umas dúvidas.
    1ª: Eu não faço escova com queratina, e acho que meu cabelo não vê isso há um bom tempinho, então tô querendo fazer a reconstrução com queratina, mas onde eu acho, e com qual nome e preço?

    2ª: Uma vez eu fui na casa de uma moça, que é cabeleireira, e vi que lá tinha um vidrinho de glicerina. Era um vidrinho meio marronzinho e tal. Daí, saí procurando por aquele vidrinho em mais ou menos 4 farmácias da minha cidade, e nenhuma tinha. Aonde eu acho a Glicerina, e quanto custa, em média?

    3ª: Dá pra fazer uma nutrição misturando aqueles 'óleosinhos' da Ignis (aquele pequenininho da farmácia) num creme?

    4ª: Fazer umectação com óleo de oliva (azeite extra virgem) serve como reconstrução, ou eu tenho que misturar um azeite num creme de 'massagem'?

    5ª: É uma dúvida que já tenho há um tempinho. Meu cabelo é muito seco, então eu sempre procuro por um 'óleosinho' nas minhas hidratações (mesmo se for azeite ou aqueles óleos da Ignis que vende na farmácia). E depois eu enxaguava a hidratação normal, só com água. Você acha que o resíduo do óleo no cabelo pode fazer mal? .-.

    6ª: Meu cabelo é uma mistura de loiro gema de ovo com um loiro 1 ou 2 tons mais escuro (resultados de tinta de farmácia+raios solares), você acha que dá pra clarear ele com chá de camomila? Li sobre e achei que se desse ia ser uma coisa linda na minha vida, já que minha mãe encana um pouco com essa coisa de descoloração...

    Enfim, desculpa pelo textão e muuuuuuuuuuuuuito obrigada Chibi :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º Camilla,pra Reconstrução, pode usar o RMC da Amend,passo 2 apenas,embalagem azul.

      2º A glicerina você acha em farmácias mesmo. Procure nas de manipulação também.

      3º Quanto a esse óleo, não sei que óleo é esse "Ignis", acho que não tem por aqui. rs
      O importante é o óleo ser puro, não ser misturado com outras coisas. É só dar uma olhada nos componentes. ;)

      4º A umectação com óleo de oliva não é reconstrução, é nutrição.
      Pode passar puro como umectação, e passar misturado com creme para nutrição. Cremes de cabelo tem produtos emolientes que farão o produto penetrar de forma diferente nos fios, então é bom não deixa-los de lado, a não ser que seu cabelo já se resolva só com a umectação.

      5º Quanto ao residuo do óleo, como eu disse, se o óleo for puro, não tem problema, mas se for misturado com petrolado, parafinas, silicones, aí não são adequados. Aliás, sempre evite petrolato e parafina na composição. O silicone seria apenas para reparador de poentas, não para hidratação.


      6º Quanto a camomila, eu acho que ela só funciona com cabelos virgens, não tenho certeza se rola nos tingidos ou descoloridos. De qualquer forma, o clareamento dela é a longo prazo, e muito pequeno, nada que vá deixar seu cabelo loiro claríssimo. =/

      Desculpe a demora pra responder, só agora vi que esqueci de alguns comentários desse post. T.T

      =*

      Excluir
  29. Chibii, tenho uma dúvida. Ali em cima tu falou que a umectação é opcional e pra fazer antes da nutrição, mas ali no post tá escrito que a nutrição pode ser feita com oliva, coco, etc. Tipo, hoje eu fiz uma umectação com azeite de oliva, e achei que valeria como uma nutrição... socorro! D:
    Ah, e meu cabelo ficou muito bom depois disso @_@

    ResponderExcluir
  30. Hey Chibii, eu vou fazer um soap cap para pintar meu cabelo de azul (ele já é descolorido) e ele está bem hidratado... eu queria saber se tem algum problema em fazer o soap cap em seguida hidratar e depois pintar no mesmo dia D:

    ResponderExcluir
  31. Olá Chibi! Eu gostaria de tirar uma duvida: quando a gnt ver aquelas tabelas cheias de cores desse tipos sempre tem o branco, so q eu ouvi dizer na verdade esse branco nao é bem p/ tingir o cabelo, e sim p/ neutralizar loiros mais "amareladinhos". Isso é verdade?? Pq se for eu gostaria de usá-lo p/ deixar mais branco. Minha descoloração costuma ficar no tom do cabelo de mulher:

    http://images5.fanpop.com/image/photos/30000000/SNSD-Sunny-Time-Machine-Wallpaper-girls-generation-snsd-30039710-1920-1080.jpg

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post, Chibi *3*
    Mas vemk, eu sempre achei que ampolas de vitaminas serve para potencializar o efeito da 'hidratação'. Que tipo de ampola serviria para o efeito de 'reconstrução'?
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queratina,Proteínas, Aminoacidos, Colágeno (Tutano). =]

      Excluir
  33. Oi chibi, passei aqui pra deixar uma dicazinha! É o seguinte, pintei meu cabelo de vermelho com tinta (não era tonalizante),mas fiquei insatisfeita com a cor...Acabei fazendo o desastre de passar descolorante e acabando com meu cabelinho... Os fios ressecaram e nem deu pra passar tinta! Desesperada saí correndo pra comprar um hidratante pro meu cabelo! Chegando lá, a moça me deu um produto da Cor&tom que hidrata e colore! O nome da tinta/cor é pimenta rosa! É ótimo e estou super satisfeita, pena que não tem colorido... Mas se algum dia vc quiser pintar suas madeixas de vermelho, é uma boa dica!! Bjokas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pimenta Rosa? Amaaay o nome! <3

      Pode deixar que repassarei a informação para as ruivas mais necessitadas! Vou até ficar de olho nas lojas de cosméticos pra ver se encontro, só pra ver que cor é essa, que fiquei muito curiosa! hahaha

      =*

      Excluir
  34. Olá!!!
    Estou com uma dúvida. Eu costumo fazer hidratação semanalmente e como meu cabelo é seco, faço chapinha e sustento assim por sete dias sem lavar. Tem gente que acha que é muito, mas como estudo cedo, de tarde e de noite de segunda até sexta, não tenho muito tempo para cuidar dele durante a semana e ele não fica seboso, juro. Então, não entendi bem esses 2 dias sem lavar. Seria, hidratar e passar dois dias sem lavar, no terceiro hidratar novamente? Esse prazo pode ser aumentado?
    Beijos, flor. Obrigada pela atenção. Thai.

    ResponderExcluir
  35. Oi chibi, vc poderia me dizer onde entram essas máscaras:
    mascara éh antiidade
    Reconstrutor Instantaneo de Alto Impacto Instant Results da lacan
    http://www.amend.com.br/produtos_interna.asp?produto=199&linha=131

    ResponderExcluir
  36. Chibi, qual é a diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir? D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hidratar repõe água, nutrir repõe gordura, reconstruir repõe massa.

      Excluir
  37. Chibi , amo seu blog *-* , suas dicas são perfeitas .
    Meu cabelo tá destruido , mt quimica , nunca fiz alisamento nem nada , é mais por causa da tintura e descoloração mesmo . O que voce indica pra esses procedimentos ? Tipo , que creme usar , que produtos pra hidratar , nutrir e reconstruir . Meu cabelo nao é fino , e tem raiz oleosa . Beijos♥

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu não entendi muito bem, quando eu for escolher o produto para a hidratação ele tem que ter todos os ingredientes citados por você? E o mesmo para os produtos de nutrição e reconstrução? É isso?
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter todos os ingredientes, apenas 1 deles.
      Por exemplo, pra Hidratação você pode escolher algo com Babosa, pra Nutrição você pode escolher algo com Mel, pra reconstrução você pode escolher algo com Queratina.

      =*

      Excluir
  39. Realmente faz milagre! E realmente cada um tem que adaptar o seu, meu cronograma mesmo é pautado nos meses do ano, e dentro de cada vez, um dia específico pra cada tipo de tratamento - considerando as pausas, claro. Enfim, seja como for, tem data pré determinada pra tudo, e isso reduz muito os danos e também acabo economizando bastante din-din. Enfim, disciplina é o que há! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Jacqueline! Nunca consegui recuperar tanto meu cabelo como quando comecei o Cronograma. O negócio agora é espalhar isso aí pras pessoas, porque é a salvação!

      Excluir
  40. Chibi, meu Pai do céu, fui comprar os produtos para fazer hidratação, nutrição, e tudo mais, cheguei lá, não tinha Multi-Ação mas encontrei um outro chamado Ultra Nutress Maxi -Hidratação, contém Manteigas: karité, cupuaçú e tucumã; Nanoesfera de silicone, proteínas, aminoácidos e vitaminas, então comprei tambem aqueles vidrinhos de semente de uva, oleo de argan, tutano, bepantol e Vitamina A, tá até ai tudo bem, lavei meu cabelo fiz a hidratação, Chibi o meu cabelo ficou maravilhoso, brilhoso, macio, e teve aquele efeito que o oleo de tutano tem, deixou ele bem soltinho(eu que tenho cabelo cacheados nunca conseguia passar a mão e não embaraçar, e quando eu fiz a hidratação até parecia cabelo liso, eu passava a mão e descia pelo cabelo todo, uma maravilha, a unica coisa que ele não fez foi definir os cachos)Tá depois de um tempo começou uma coceirinha aqui, outra ali, e foi aumentando e aumentado, eu estava me coçando toda, nos braços, nas pernas e nas costas começou a ficar vermelho e a aparecer tipo ferruada de maribondos no meu corpo, ficou uma coisa horrível, minha mãe passou um perfume em mim, porque estávamos sem álcool, ai a coceira passou um pouco, mas começava bem de leve, ai de madrugada eu não conseguia dormir porque estava coçando muito, fui tomar banho (pra ver se era o hidratante que eu passo no corpo, porque se fosse sairinha)mas não parou, ai resolvi tomar outro banho mas dessa vez lavei o cabelo ai sim vou quando parou, tive que dormir com o cabelo molhado (nem preciso dizer que acordei com ele todo destruído) ai ai, agora eu não sei se é o hidratante de corpo que eu passei( mas eu ja tinha passado ele outras vezes e não me deu isso) ou se foi mesmo o creme, ou se foi os vidrinhos extras que eu comprei, porque eu sempre compro alguns pra colocar nos cremes, mas eu nunca tinha comprado o de óleo de tutano e o de argan, por via das duvidas vou parar de usar o creme e esses dois óleos vou evitar ao maximo).
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Chibi, descobri o que foi :( sou alérgica a Óleo de Argan :( tive que ir na Dermatologista porque a coisa tava feia mesmo, não posso nem sonhar em passar ele de novo, uma pena estava pesquisando e vi que ele é ótimo para os cabelos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Dayana! Primeira vez que fico sabendo de alguém com alergia a Oleo de Argan! =O
      Bom saber, pra poder alertar o pessoal.

      O que eu sei de óleos é o seguinte: Pra funcionar bacana no cabelo, o óleo tem que ser puro. Até aí tudo bem. O problema é que alguns Óleos, se usados puros, podem sim provocar reações alérgicas. Nesse caso, os especialistas recomendam misturar o óleo com uma quantidade de no máximo 5% em relação ao total da mistura que vai pro cabelo. Por exemplo, se for usar 100ml no seu cabelo, vai ser só 5ml de óleo misturado em 95ml de creme.

      Eu ainda não usei o óleo de Argan porque acho caro e, devido ao preço, só usaria se meu cabelo estivesse dando os ultimos sinais de vida. rs
      Mas fico pensando que se deu alergia em você, provavel que dê comigo também, porque minha pele é muito bicha, com descolorante mesmo eu vivo tendo problemas! =/

      =*

      Excluir
  42. E pra quem lava todo dia?
    O meu é extremamente oleoso, não consigo ficar sem lavar!
    Bjo

    ResponderExcluir
  43. Eu não entendi muito bem, é pra hidratar, ficar dois dias sem lavar, lavar e hidratar de novo no mesmo dia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãããão....
      Você vai Hidratar, e depois lavar como de costume. Então vai ficar dois dias sem lavar, quer dizer, dois dias sem lavar com shampoo e tal. Aí passando os dois dias você Hidrata de novo.

      Não é pra ficar dois dias com a "meleca hidratante" no cabelo. xD

      Excluir
  44. Eu entendi quase tudo rs. Quando os cabelos ficarem legais e pá, é pra parar com o "ciclo" e continuar a cuidar como antes do conograma?
    Eu pesquiso há tempos sobre cabelos coloridos e também há tempos quero um kkkk, mas minha mãe ficava de neura, agora ela "deixou", mas por mais que eu tenha pesquisado só aqui encontrei informações completas e dicas SUPER, né? Como sou completamente paranóica e exagerada kk quero cuidar BEM antes descolorir e tal, ainda bem que encontrei esse blog, se não ia fazer muita cagada no meu cabelo KKK
    Parabéns pelo blog, mais uma seguidora aqui o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o cabelo ficar do jeito que você quer, pode continuar o cronograma ou voltar com as hidratações como fazia antes, como preferir. ;)
      =*

      Excluir
  45. oi Chibi, sou nova por aki e descobrir o cronograma a pouquíssimo tempo,uma amiga minha que pediu pra eu dar uma olhada na net e acabei conhecendo o seu blog, maravilhoso por sinal, adorei de verdade ja pude tirar muitas duvidas, mais gostaria que vc me indicasse um site para eu comprar cosméticos bons e com frete grátis,eu aliso meu cabelo a cada três meses e ele ta meio detonado...rsrsrsr tem tamanho mais não tem beleza, ja cortei varias vezes, mais não adianta ele continua com o aspecto ressecado, quais produtos vc me indica para eu fazer o meu cronograma, e um site que eu possa comprar...bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que está gostando do Blog!
      Infelizmente não conheço nenhum site de cosméticos que seja barato e com frete grátis para todo o Brasil. Geralmente a gente acha um produto mais barato num site, outro num outro, e os preços sobem, descem, instáveis. O melhor é pesquisar mesmo, ou então visitar algumas lojas de cosméticos da sua cidade.
      Para produtos, eu recomendo ler os posts relativos a cada Etapa do Cronograma. ;)
      =*

      Excluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Eu não entendi o tempo de pausa =/ Hidrato, fico dois dias sem lavar, e no 4º dia? Hidrato de novo, ou lavo normalmente, com shampoo e condicionador?E quantos dias até hidratar de novo, se for o caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 1 - Você hidrata o cabelo e lava como de costume.
      Dia 2 - Não lava o cabelo na hora de tomar banho.
      Dia 3 - Não lava o cabelo na hora de tomar banho.
      Dia 4 - Nutre, lava o cabelo como de costume.
      Dia 5 - Não lava o cabelo na hora de tomar banho.
      Dia 6 - Não lava o cabelo na hora de tomar banho.
      Dia 7 - Reconstrói, lava o cabelo como de costume.

      E assim vai. =]

      Excluir
  48. Nossa seu blog é muito bom !!!!
    parabes!!!

    ResponderExcluir
  49. Oi Chibi! Parabéns pelo blog,já aprendi muita coisa aqui que me ajudou nos meus sufocos capilares hahahha.Eu queria fazer uma perguntinha,sabe a ampola Semi di Lino da Alfaparf? Ela se encaixaria em que faze do cronograma?

    Bjs Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!

      Olha, pra mim essa ampolinha, sozinha, não substitui fase não. Ela seria tipo um "plus", um "adicional". Pode usar depois de fazer uma nutrição ou hidrataçao.
      =*

      Excluir
  50. Oi, eu li as informações do seu blog adorei e achei muito interessante principalmente sobre o cronograma quero solicitar algumas orientações para as 3 fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução quero que você me indique quais os produtos da Marca Kerastase e da Linha Loreal Professional são adequados para Hidratar, Nutrir e Reconstruir o cabelo. Pois eu tenho a Linha Loreal Absolut Repair e da Force Vector. E tenho interesse em adquirir os produtos da Kerastase.
    Mas como não entendo muito nada melhor do que perguntar para alguém que entende muitio bem.
    Grata. Ligia Tiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, para definir qual produto é H, N ou R você precisa ler os componentes dele. Eu não tenho aqui os componentes das linhas que você pediu, então não vou poder te dizer pra que serve cada um.
      Mas é muito fácil de você definir qual a fase de cada um.

      Os componentes são listados em ordem de quantidade, ou seja, o primeiro item dos componentes é o que se encontra em maior quantidade, e o último é o que está em menor quantidade.
      Supondo que um desses produtos tenha queratina, você irá ler a composição, e vai ver se a queratina aparece no começo, meio ou no final da lista de componentes.
      Se o produto tiver queratina e óleos, mas os óleos estão listados primeiro que a queratina, e a queratina está no final, significa que é uma máscara de Nutrição.
      Entendeu? =]
      É bem fácil!
      =*

      Excluir
  51. Queria dicas de produtos...nem sei por onde começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já leu os posts referentes a Hidratação, Nutrição e Reconstrução?

      Excluir
  52. queria saber de quanto eo tempo de pausa entre uma fase e outra , são os dois dias sem lavar o cabelo ou não?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode dar o tempo de pausa que quiser, pode adaptar isso a sua necessidade.
      Por exemplo, se você lava o cabelo dia-sim-dia-não, pode fazer a Hidratação, aí no outro dia você não lava o cabelo, e depois no outro dia você faz a Nutrição...e assim por diante...

      Pode dar pausa de 1 dia, 2, 3, quanto quiser.

      Excluir
  53. olá chibi, ao tentar fazer meu cabelo ficar branco ou prateado fiz 2 descoloração nele ontem e hoje pintei com uma tinta cor branca nr1000, e depois de lavar o cabelo ele ficou muito claro mas também ficou com uma aparecia de elastico, como posso fazer para ele se recuperar totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a Cronograma Capilar.

      Se quiser se livrar logo do elástico, pode testar o Rigen da Alfaparf, o Glicopan Pet, também usar Queratina. (recomendo a Carga de queratina da Keramax, ou a queratina líquida da Bioextratus.

      Excluir
  54. Olá :D descobri seu blog agora e já tenho uma duvida,o meu creme q eu uso para hidratar ta dizendo q faz os tres(hidratação,nutrição e restauração),tambem ta dizendo aqui q da pH 3,5 e força,tambem diz q é enriquecido com geléia real e quinoa premium,ta dizendo q é para para uma reconstrução e renutrição profunda,ta dizendo q para um tratamento contínuo usar diariamente como um condicionador,mas tambem ta dizendo para hidratar ficar alguns minutos com touca ou com escova.E agora eu tenho q segui o cronograma já q ele diz q faz os tres ou só faço uma vez por semana? e se ele diz q é pra usar como um condicionador,eu tenho q lavar e usar como condicionador e depois fazer como hidratante?
    OBS.:ele é da novex e ta bem grande na frente dizendo:raçao humana Capilar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o Novex é um creme fraquinho. Qualquer Novex é considerado Hidratação, não importa o que ele diz que faz.

      Encaixe ele na fase de Hidratação. Aí você precisa de mais um pra Nutrição, e outro pra Reconstrução.

      Excluir
  55. Oi Ckibi,tudo bem? É a primeira vez que estou estou lendo o seu blog,encontrei-o por acaso,agora à pouco,e gostei muito mesmo,principalmente da maneira bem fácil como você colocou o cronograma capilar e pretendo colocá-lo em prática na vida dos meus cabelos.Chibi,estou muito preocupada com meus cabelos e gostaria que,se possível, você me ajudasse com eles.Meu cabelo nunca passou por processo químico(é natural),é liso e comprido;eles eram lisos ao ponto de não conseguir usar presilhas,pois ela deslisava pelos fios e nem usar cachos,pois eles despencavam;enfim,eles erão lindos,eu me orgulhava bastante deles;os mesmos tinham naturalmente o aspecto que muito desejam obter quando fazem chapinha.Mas,depois que tive meu primeiro filho e parei de amamentar(por opção do mesmo),notei que meus cabelos ficaram muito leve e que os fios parecem que estão com medo um do outro,não consigo usá-los soltos,pois basta um pouco de vento e eles ficam super cheio e os fios totalmente longe um do outro.Desde o início do mês estou hidratando as madeixas(com Novez óleo de argan junto com 1 ampola de vitamina A+E)e elas estão bem macias e brilhosas,porém meu cabelo continua super leve e os fios com medo um outro.Na sua opinião o que devo fazer? Me indique alguns produtos e onde os consigo,por favor.Muito obrigada e aguardo com anciedade suas dicas.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!
      Eu já ouvi falar que o cabelo muda mesmo depois da gravidez, se não me engano pelas questões hormonais. Pode ser que ele vá voltando ao normal com o tempo, assim que seu organismo voltar a ser o que era antes de ter engravidado. Mas eu não tenho certeza absoluta disso porque li pouco sobre isso e ainda não passei por isso. rs

      De qualquer forma, seu cabelo não passa procedimentos químicos como descoloração ou tintura, né?

      Pro seu caso não é muito dificil, eu recomendaria comprar um bom leave-in e/ou reparador de pontas. O Leave-in vai servir justamente pra baixar seus fios rebeldes.

      É dificil eu te recomendar um Leave-in ou Reparador te dando certeza do resultado, porque os resultados variam muito do tipo de cabelo. Por exemplo, um reparador bom pra cabelos finos, pode não ser bom pra cabelos grossos. Um reparador bom pra cabelos virgens, pode não ser muito bom pra cabelos descoloridos.

      Eu recomendaria você testar o Advanced Techniques da Avon, ou o Cristalli Liquidi da Nouvelle. Já usei ambos e são bem bacanas.
      No momento estou usando o Super Skinny Serum da Paul Mitchell, e estou gostando bastante também.

      Mas faça isso. Procure por Leave-in que tire frizz, ou Leave-in que ajude a manter o efeito liso do cabelo. ;)

      Excluir
    2. Oi Chibi.muito obrigada pelas suas informações,fiquei super feliz por você ter me respondido,isso demonstrou atenção e carinho da sua parte.Espero que meus cabelos voltem a ser como era antes de eu engravidar,enquanto isso,vou comprar um reparador de pontas (obrigada por me esclarecer o que era Leave-in,pois eu não sabia) que você me indicou e com certeza obterei ótimos resultados,
      Sim,já estou fazendo o cronograma capilar e meu cabelo já está com uma aparência bem melhor,brilhoso,macio.só ainda está muito leve e com aspecto de cheio,mas vou começar a usar um desses Leave-in que você me indicou. Muito obrigada mesmo e logo,logo darei noticias das minhas madeixas.

      Excluir
  56. Oi eu acabei de pintar os meus cabelos de loiros com a amend 12-1 e também coloquei o ultraclaredor da amend SSS000 ou mas a Ox foi de 30 com uma colherinha de pó descolorate azul porém ele não abriu muito ele esta amarelado e também esta quebradiço eu posso por 1-hidratação 2- Oleo de argan puro e 3- uma carga de queratinha liquida ou vc acha que devo por o oleo de argan como omequitação e misturar ele em uma nutrição com alguma hidratação me ajuda pofavor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente: Cuide beeem desse cabelo antes de descolori-lo de novo, certo? Só faça outra descoloração depois que ele estiver saudável, ou o dano pode ser irreversível.

      Eu recomendo a umectação com óleo de argan e também a umectação com óleo de coco extra virgem, lembre-se de enluvar bem cada mecha e massagear bem cada mecha.

      A melhor queratina liquida é a da marca Bioextratus, se puder adquiri-la seria muito bom para seus fios! Use-a como recomenda a embalagem, é bom não deixar a queratina por muito tempo no cabelo, apenas o tempo recomendado.

      Se tiver uma grana sobrando, recomendo o Rigen da Alfaparf, é ótimo pra quem está com o cabelo "beirando a morte". rs

      =*

      Excluir
  57. Oi Chibi amei o seu blog - Peço que você me ajude pela segunda vez eu pintei os meus cabelos de loiros numa estranah tentativa de deixalos ele um loiro cinza quase branco meio cinza acho linda essa cor porém ele ficou fraco e amarelo ta horrivel , coloquei amend 12-1 mas ultraclareador SSS000 e ox de 30 com uma colherinha de pó azul mas o pó foi bem pouco mesmo porém não ficou branco ficou amarelado e fraquissimo se eu fizer o CRONOGRAMA posso faze-lo assim 1- Hidratação da Novex reposição de massa 2- Oleo de Argan puro só o oleo sem nada também e 3- Uma carga de queratina liquida .O que vc acha me ajude porfavor .

    ResponderExcluir
  58. Oi eu acabei de pintar os meus cabelos de loiros com a amend 12-1 e também coloquei o ultraclaredor da amend SSS000 ou mas a Ox foi de 30 com uma colherinha de pó descolorate azul porém ele não abriu muito ele esta amarelado e também esta quebradiço eu posso por 1-hidratação 2- Oleo de argan puro e 3- uma carga de queratinha liquida ou vc acha que devo por o oleo de argan como omequitação e misturar ele em uma nutrição com alguma hidratação me ajuda pofavor .

    ResponderExcluir
  59. Oi Chibi, seu blog é uma graça, estou viciada!! Estou entrando para o mundo dos cabelos colorido agora, quaro deixar a parte de baixo do meu cabelo platinada para depois colorir. O problema é que antes de eu ler sobre o assunto, passei Imedia Excellénce da L'Oreal Vermelho nessa parte de baixo crente que ia ficar o vermelhão da caixa, não sabia nada!!! Agora vou passar Dekap Color e depois descolorir, acho que esse é o caminho, se eu estiver errada, me avise, please.

    Como eu sei dos danos do platinado, queria "preparar" o cabelo com o cronograma. Como ele agora não está danificado, mas sim maltratado, pensei em fazer o cronograma, mas dando o intervalo de uma semana lavando normalmente entre as fases. Meu medo é ele ficar ensebado, já que minha raiz é um pouco oleosa, devido às progressivas. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, está certíssima quanto ao Dekap, descoloração e fazer o Cronograma. =]

      Olha, meu cabelo também tende a ser oleoso na raíz, e eu também faço progressiva. Não vejo porque dar o intervalo de uma semana entre as fases. Os produtos de tratamento a gente não aplica na raíz dos cabelos, aplica apenas no comprimento dos fios. Pode aplicar com 1 palmo de distancia da raíz. Então não tem risco de ensebar não, pode ficar sossegada. ;)

      Excluir
  60. Chiiiiibi, me ajuda! Vc sabe me dizer se eu posso usar o chamado Shampoo bomba (monovin a+bapantol+shampoo sem sal) no cronograma?? Se eu usar esse shampoo, devo não fazer a fase de nutrição por conter o monovin e o bepantol? Ou devo lavar só a raiz com o shampoo e nutrir o restante do cabelo com outros produtos?
    Pf, to mt interessada tanto no monovin como no cronograma.
    Beijos, vlw XD

    ResponderExcluir
  61. Descobri seu site por acaso, procurando sobre tintas fantasias, e ele tem me ajudado mto. Mas tenho algumas dúvidas sobre o cronograma:
    1 - no dia que fizer hidratação, quando for lavar o cabelo, passar só o shampoo? ou pode usar o condicionador tbm?
    2 - hidratação um dia sim, um dia não, não é mta coisa? sou meio leiga nisso ainda.

    PS: Meu cabelo tbm não se adapta mto em ficar 2 dias sem lavar, fica estranho.

    ResponderExcluir
  62. Chibi primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu blog, que tá perfeito e me ajudando mt! Logo menos vou mudar as madeixas pra azul e acho q se n fosse pelo blog detonaria todo meu cabelo rs
    Enfim, minha dúvida é que a umectação que vc comentou que o ideal seria ser feita antes da nutrição vc se refere a todas as nutrições do cronograma ou só a cada 15 dias (cm vi em outros sites)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallie!

      Você pode fazer antes de todas as Nutrições, pode fazer só a cada 15 dias, e na real pode até substituir Nutrições por Umectações (vivo fazendo isso no meu).

      Meu cabelo ama Umectação, então faço bem frequentemente. Faça no seu cabelo, e se ver que ele gostou, fique a vontade pra definir se fará mais vezes ou com intervalos maiores. ;)

      Excluir
  63. Para um cabelo bem ressecado e cacheado e melhor primeiro descolorir ou hidratar primeiro?

    ResponderExcluir
  64. oii
    ai eu te adoro vc praticamente salva minhas madeixas rs
    eu tenho um creme de tratamento repositor de massa da novex ele pode ser usado como o creme de hidrataçao
    e uma mascara noturna da kerastase para nutrir o meu cabelo e uma carga de queratina como reconstrutor ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Tudo que está usando está certinho sim! E se fosse você, ainda batizava o creme da Novex com alguma ampola bacana de vitaminas, bepantol, ou outros componentes hidratantes, pra potencializar essa hidratação!

      =*

      Excluir
  65. Ola Chibi
    Gostaria de fazer umas perguntas.
    Depois que descolori meu cabelo no salão e a cabeleireira disse que meu cabelo não tinha salvação e passou a tesoura(tava na cintura e ficou no meio das costas,chorei uma semana)jurei que nunca mais iria num salão.
    Muitos cabeleireiros acham que sabem das coisas, mas não sabem, cada cabelo é uma sentença!!As vezes a tesoura não é a única solução,uma boa hidratação resolve e muito.
    Mas vamos as perguntas:
    Depois dessa desgraça toda, comecei a usar:
    -óleo mineral 100%(para cabelo crespo uma benção)
    -óleo de amendoas doce
    -óleo de rosa mosqueta

    Preciso saber se são reconstrutores, hidratantes ou nutritivos.

    Obrigada
    Um abraço e parabéns
    Lindo seu blog

    Daniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniella!

      Amiga, joga esse óleo mineral no lixo djá! Óleo mineral não serve pra nada, só faz maquiagem nos fios. Até aí você pode pensar que não há problema, que "quebra um galho", o problema é que esse óleo mineral quando aplicado com mais frequencia, cria uma película em torno dos fios que não permite que as hidratações penetrem no cabelo, fazendo com que o cabelo comece a ressecar. Vale muuuuuuuito mais a pena começar a comprar um Leave-in bacana pra cabelos cacheados, um leave-in que seja bem hidrante e que deixe os cachos mais definidos.

      O óleo de amendoas doce e de rosa mosqueta são naturais? Se forem 100% naturais, pode usar como Umectação na fase de Nutrição. Se forem misturados com óleo mineral, não servem como nutrição, nem hidratação, nem nada, é o mesmo caso que citei acima.

      Óleos são sempre Nutrientes.

      =*

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta,os óleos são naturais sim.
      Outra pergunta:
      Você tem alguma hidratação que possa fazer à noite?
      Tenho um dilema,não posso dormir com o cabelo molhado,chego tarde e saio muito cedo,lavo meu cabelo mais pela manhã mas as hidrataçoes faço mais no final de semana.Estou evitando muito o secador,deixo secar mais naturalmente.
      Obrigada mais uma vez,
      Dani

      Excluir
  66. Entao seguindo essa lógica, uma progressiva com base na queratina ela hidrata?

    ResponderExcluir
  67. Tirar uma dúvida: Qdo vc coloca Hidrata - 2 dias sem lavar e assim por diante, eu devo lavar o cabelo, passar o hidratante e mantê-lo no cabelo, esperar 2 dias e lavar? Ou devo passar o hidratante, lavar normalmente e esperar 2 dias para repetir o processo? Meu cabelo é misto...a raiz é bem oleosa e as pontas estão parecendo um sabugo de milho...rss
    Vc indica algum produto para cada etapa? Valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falo 2 dias sem lavar, me refiro a passar o hidratante, lavar normalmente e esperar 2 dias para repetir o processo.

      Pro cabelo misto, nunca passe nenhum dos produtos próximo a raíz, pois a tendência vai ser deixá-lo ainda mais oleoso. No banho, concentre o shampoo apenas na raíz, para limpar o couro cabeludo, não passe shampoo nem esfregue as pontas e comprimento do cabelo. A água com espuma que desce da raíz será suficiente pra limpar as pontas.

      Pra Hidratação eu indico qualquer máscara hidratante, o importante é batiza-la com ampolas de algum componente hidratante que listei no post sobre Hidratação.

      Pra Nutrição eu gosto do Rigen da Alfaparf, e gosto de fazer as Umectações com óleos 100% naturais, como Óleo de Côco extra virgem, Óleo de Argan, Óleo de Oliva, etc.

      Para Reconstrução eu recomendo o K-Pak da Joico, o RMC Azul da Amend, ou a Carga de Queratina da Keramax.

      Mas isso são sugestões, você pode escolher o produto que desejar, desde que perceba que está fazendo o efeito esperado no cabelo. ;)

      =*

      Excluir
  68. oi chibi,queria saber se eu posso estender as lavagens,pois eu só lavo meu cabelo aos sábados,pode ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pode sim. Caso você esteja recuperando seu cabelo de algum dano em especifico, eu recomendaria lavar pelo menos 2 vezes na semana, assim são 2 tratamentos por semana, melhor para recuperação.

      Mas se o seu cabelo está ok, pode fazer 1 tratamento por semana sim, sem problemas.

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, veja a quantidade de comentários que tenho em cada post desse Blog. Veja também que a maioria deles está respondido.
      Eu cuido do Blog sozinha, trabalho, cuido da casa e de minha mãe que está em tratamento de cancer. Infelizmente eu não tenho tempo suficiente pra responder cada comentário assim que é feito. Juro pra você que gostaria muito que eu pudesse, e eu tento, não só pra ajudar mas porque falar sobre cabelos é um grande prazer e um dos meus passa-tempos preferidos.

      Outra coisa é que muita gente me faz perguntas que já estão bem esclarecidas em outros posts, e isso acaba tomando o tempo que eu poderia responder perguntas diferentes. Se o pessoal lê-se os posts que estão todos organizados em categorias,fácil de achar, eu teria tempo de responder as perguntas mais cabulosas bem mais rapidamente.

      De qualquer forma, toda critica construtiva é bem-vinda!

      =*

      Excluir
    2. Me desculpe Chibi,!!! não imaginei que você trabalhava em outro trabalho,cuida da casa e de sua mãe,e passava por tudo isso,também trabalho cuido de minha casa,Em nenhum momento mencionei que você não respondia,só falei da demora e como você tem sua loja virtual e vende muitos produtos achei que você trabalhava somente com isso,Eu só precisava de uma ajuda.Mas obrigada memo assim pela resposta.

      Excluir
    3. Oi Dani! Se problemas! =]
      Atualmente trabalho só com a loja virtual mesmo, porém ela me consome um tempo absurdo! Até porque se não consumisse, eu nunca ia conseguir trabalhar só com isso, né! hehe

      =*

      Excluir
  70. Chibi, eu hidrato meu cabelo, e depois tem que lavar com shampoo, certo? Então terei de usar um shampoo com os componentes referentes a cada fase (hidratação, nutrição ou reconstrução) ou pode ser um qualquer apenas para limpar o couro cabeludo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser um shampoo para cada etapa,pode ser o mesmo shampoo para todas.

      Se fizer algum tratamento que "enseba" o cabelo e precisar lavar com shampoo depois, você pode lavar sem problemas,o shampoo é usado apenas na raíz.

      Eu recomendo os shampoos sem sulfato, que são os menos agressivos!

      Excluir
  71. Chibi, conhece alguém que já tenha usado a tinta RENBOW? É boa? beijos!
    diariodeumapinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço e não conheço alguém que já tenha usado.
      Eu recomendo as tintas Directions, Special Effects, Punky Color e Candy Color.
      =*

      Excluir
  72. chibi, eu tenho uma ampola semi di lino da alfaparf (http://www.cabeleza.com.br/Imagens/produtos/06/1806/1806_Detalhes.jpg) , uso pra nutrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar como batismo pra Nutrição. Só não vale usá-a pra substituir máscara.

      =*

      Excluir
  73. Oi chibi amei seu blog, tem muita dica legal
    vou começar esse cronograma logo, pois quero mt colorir meu cabelo. Ele é castanho médio, mas ja tingi mt d preto com natucor e um vez com uma tinta da avon, mas faz mais de 6 meses que não tingir com cor alguma, ta natural.
    Final do ano passado dei a louca de descolorir ele nas pontas pra passar vg, so q eu fiz 3 dias seguidos pois não ficava do jeito q queria (bem claro) isso tbm pq eu não coloquei papel alumínio (pura preguiça, e anciedade) não gosto mt de esperar :/
    resultado as pontas ficaram elásticas e tive q cortar um pouco delas, mesmo assim passei vg atrás e azul de metileno nas frente, porém as pontas ficaram tipo palha de aço dps q sequei e passei chapinha... Agora ta um pouco melhor, tô usando máscara de reconstrução da Pantene, mas ele tem a aparência seca, principalmente nas pontas. Por isso vou começar esse cronograma logo, pois em breve quero descolorir meu cabelo, e dps penso oq fazr, se deixo branco(tenho q ver um tom q combina com minha cor :/) ou se pinto de roxo ou lilás... Desculpa pelo enorme texto, so pra falar um pouco de minha experiência. Bjo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loys! Seu cabelo foi dificil de clarear com descoloração não por falta de papel alumínio (porque ele não é essencial, ele é opcional) mas porque seu cabelo tinha tinta preta.

      Tinta preta é assim mesmo. Mesmo que você esteja há 6 meses sem passar e já tenha desbotado, ela impregna no fio e depois dá canseira pra descolorir. Nesses casos o ideal é usar Dekap Color pra remover o máximo possível do pigmento que restou, que aí a descoloração é mais fácil e com bem menos danos.

      Cabelo branco é o mais dificil de cuidar. Se você é preguiçosa, melhor escolher um tom bem forte ou uma cor mais escura, que são as que a gente não tem tanto trabalho e nem precisa descolorir muito.

      Mas capricha mesmo no Cronograma, escolha produtos de qualidade, que com certeza você recupera esse cabelo.

      Investe também num leave-in/reparador de pontas porque ele protege e ameniza o aspecto estranho do cabelo.

      =*

      Excluir
  74. Oi Chibi! Eu tenho uma dúvida: meu cabelo é muito oleoso, não fico um dia sem lavar, que já fica horrível. Será q dá pra eu fazer, dando intervalo de 1 dia nos tratamentos, mas lavando o cabelo normalmente nos intervalos? Quero muito fazer o cronograma capilar, mas ficar sem lavar é impossível! E outra coisa: quando vc disse q comprava um creme mais ou menos pra hidratação e batizava, posso batizar só com o bepantol, e aí fazer a nutrição só com o rigen e a reconstrução com o affirm 5 in 1? E ai fazer nesse meio também alguma umectação. Beijo, e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você é do tipo que lava o cabelo dia sim dia não? Se for, não tem problema, pode fazer o Cronograma assim, eu mesma faço assim e não tem problema nenhum.

      Já se você lava todo dia, essa pode ser justamente a causa do excesso de oleosidade dos seus fios. O couro cabeludo produz um sebo natural que protege o couro e o bulbo capilar. Se você lava todo dia, o couro cabeludo entende que seu cabelo está sem o sebo natural e vai produzir MAIS que o normal, vai intensificar a oleosidade.

      Pra oleosidade excessiva eu recomendo lavar dia sim dia não. No começo vai ser meio dificil, mas gradativamente seu organismo vai se acostumar e a produção de sebo vai estabilizar. E priorize os produtos feitos para cabelos oleosos, que eles também vão ajudar que isso se estabilize!

      Fikdik, já passei por isso. ;)

      =*

      Excluir
    2. Ah! E quanto aos produtos para o Cronograma, tá certinho, pode usar como disse sim. ;)

      Excluir
  75. Chibi quero saber uma coisa, tenho máscara da Pantene de restauração ele serve como hidratação ou nutrição? Posso por amplas nele e deixar guardado? Espero sua resposta. E parabéns pelo blog. Vou recomendar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, quais os componentes da ampola da Pantene? Veja os componentes e veja em qual das etapas eles encaixam. Eu não tenho acesso aos componentes aqui, não tenho essa ampola. =/

      Qual aos batismos, recomendo misturar e usar na hora, o suficiente pra usar no seu cabelo no momento, porque se guardar você pode alterar a validade e eficácia.

      =*

      Excluir
  76. (comentário GG)
    Primeiramente meus parabéns para o blog, estava procurando sobre reconstrução capilar e encontrei ele. Ainda estou pesquisando para poder ver quais produtos irão dar certo, para não gastar muito dinheiro com esse cronograma capilar. Agora, em segundo vou contar um pouco da minha historia capilar, queria ver se pode me ajudar com uma dúvida. Pinto meu cabelo de vermelho a mais de um ano, meu cabelo natural é muuuuito preto e cresce rápido. Enfim, a primeira vez que pintei, fui meio que na doida, descolori o cabelo todo (porcamente), fiz sozinha com produtos ruins e como meu cabelo é muito difícil pra decapar, resultado ficou todo manchado, passei o jeans color, e ficou aquele vermelho todo manchado. Depois disso comecei a descolori apenas a raiz e usava essas tintas de farmácia. Continuou todo manchado. Resolvi procurar um profissional, ele me indicou fazer luzes para ver se tirava o manchado. - Descolori a raiz, pintei todo o cabelo um um vermelho mais escuro, fiz as luzes e passei o Hard Color, FICOU LINDO *--*, meu cabelo nunca tinha ficado tão bonito. 1 mes depois voltei na mulher, ela disse que nao teria como fazer apenas a raiz, tinha que fazer todo o processo de novo. Porem, a infeliz errou na primeira etapa e meu cabelo ficou muuuito escuro, como eu nao queria ficar com ele assim, ela fez mechas em 90% do cabelo, resultado. Meu cabelo emborrachou e teve um corte quimico. =/ Depois disso fico na luta, mantendo o cabelo só com tonificador e fazendo as tais luzes de 6 em 6 meses e nesse tempo todo a raiz fica enorme, e o cabelo está todo quebrado e elástico. Bom, agora minha duvida é, quero manter o vermelho, mas quando tento fazer só a raiz ele mancha, tem alguma forma de manter sem ter que ficar descolorindo o cabelo toda vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Descolorir o cabelo inteiro toda vez que retocar é suicídio capilar, não faça isso e não deixe que façam nunca mais! hehe

      Pra retocar a raíz você descolore só a raíz até ficar no tom de descoloração base que você usa pro resto do cabelo. Depois é só pintar. É o que faço no meu direto desde 2005, pensa só!

      Se fosse você eu começava do zero. Comprava o Dekap Color e usava várias vezes até tirar o máximo de pigmento possível do cabelo todo. Pode ser que o cabelo volte pro loiro (que seria o ideal) ou pode ser que fique alaranjado. Aí você tenta uniformizar tudo descolorindo as partes manchadas. Lógicamente a descoloração só virá depois do cabelo se estabilizar quanto a força dele (Cronograma).

      Mas antes de tudo: você tem uma foto da sua cor atual e uma foto da cor que você quer que fique? Se você tiver eu vou saber te guiar muito melhor, talvez nem precise de uma base tão clara, viu? Mais fácil do que você pensa!

      =*

      Excluir
  77. Olá! Fiquei com uma dúvida... a hidratação, nutrição e reconstrução devem ser feitas com o cabelo limpo, depois que lava com shampoo no caso ou depois de ter lavado ele com shampoo?

    Exemplo 1: passo o hidratante, lavo com shampoo e depois passo condicionados.
    Exemplo 2: lavo o cabelo com shampoo e depois passo o hidratante.

    ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Você pode lavar com shampoo, enxaguar, retirar o excesso de água com a toalha, deixar o cabelo umido, passar o tratamento, aguardar o tempo de ação, exaguar, passar condicionador, enxaguar.

      Ou pode passar o tratamento, enxaguar, lavar com shampoo suave apenas na raíz, enxaguar, passar condicionador, enxaguar.

      Ou pode passar o tratamento, enxaguar, passar condicionador, enxaguar.

      Ou pode passar o tratamento, enxaguar.

      Ou pode passar shampoo, enxaguar, tratamento, enxaguar.

      Ou pode passar shampoo, enxaguar, tratamento, enxaguar, condicionador, enxaguar.

      -------------------------

      Não existe uma forma correta, tudo depende do seu tipo de cabelo. Eu recomendo ir testando e vendo do que seu cabelo gosta mais. O meu cabelo, por exemplo, não gosta daquele padrão de lavar com shampoo, tirar excesso de umidade, depois passar tratamento, enxaguar e passar condicionador. Os tratamentos nunca dão certo com ele assim. Meu cabelo fica muito melhor quando eu não lavo antes, quando passo o tratamento direto, no fio sujo mesmo,deixo o tempo de ação, depois passo shampoo na raíz ou nem passo shampoo, e já enxaguo.

      Isso vai variar de cabelo pra cabelo, pra cada cabelo será melhor de um jeito diferente, cabe a você testar e descobrir como o seu prefere. ;)

      Excluir
  78. Olá! Eu e minha mãe decidimos começar o cronograma, mas estou com uma dúvida - minha mãe comprou o Dove - óleo nutrição, o nutrição profunda e batizou com vitamina A e B5; foi certo fazer isso e usar como hidratação? Eu estou com dúvida porque achei que o certo seria utilizar esse Dove pra a parte de nutrição, e batizá-lo com um dos componentes que você citou na parte de Nutrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O ideal seria se ela batizasse com componentes específicos de Nutrição, e deixasse as vitaminas para as hidratações, maaaaassss já que ela já fez, não tem problemas não, ela pode usar essa mistura para Nutrição sim, já que a máscara é essencialmente nutritiva.

      =*

      Excluir
  79. Oi Chibi!!Como vai? Passei esse cronograma pra uma amiga da escola colorida e o cabelo dela mudou completamente, pra melhor claro! In-crí-vel!
    Estou num dilema tenebroso, quero colorir com cores fantasia mas usava química, estou com 3 dedos de raiz de cabelo natural, cacheado tipo da Thaís Araújo, e vivo na escova comum! Ele está hidratado e lindo! Mas pra descolorir preciso tirar toda a química... Pensei em cortar curtinho, mas tenho pena e nenhuma paciência, até pensei em deixar ele natural cacheado, mas acabei fazendo uma franjinha por acidente e gostei hahaha então cachos são inviáveis. Aí eu tive uma ideia, só fazer escova inteligente, que hidrata e não agride o cabelo... Pelo menos, o que eu fazia era assim, parecia natural! Enfim, eu queria sua opinião, o que acha?
    Ah usei sua postagem como inspiração pro meu blog... Tem problema? Coloquei referência! Beijos, até mais e desculpe pelo texto!

    ResponderExcluir
  80. Oi, td bem? Como fazer reconstrução sem usar a prancha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reconstrução não precisa de prancha. O que precisa de prancha geralmente é a Cauterização a quente.

      Pra Reconstrução, basta utilizar uma boa máscara reconstrutora, como o RMC Azul da Amend - passo 2. A Escova e a Prancha no final são totalmente opcionais. (lembrando SEMPRE de aplicar um produto termo-protetor antes de escovar e pranchar, pra proteger os cabelos do calor excessivo e desidratação).

      =*

      Excluir
  81. Oi Chibi ! Já perdi as contas de quantas vezes li esse post hehe... estou aqui apenas pra dar uma DICA pra quem assim como eu, sofre pra achar componentes a serem "batizados" nas etapas do cronograma. É o kit de hidratação intensa da Bioextratos! São 4 tubinhos: Um tubinho de queratina, outro com vitaminas A + E , outro com óleos bio ativos (macadâmia, avelã e girassol) e o último contém extratos de Aloe vera, Alecrim e D'Pantenol.

    Bom ontem eu fiz uma hidratação no cabelo da minha mãe com Pantene e batizei com uma colher de chá 2 dos 4 tubinhos (os de vitaminas e extratos de aloe vera, respectivamente) ... como resultado o cabelo da minha mãe ficou hiper macio, e não ressecado como é de costume. Pra você ter noção, quando faço escova no cabelo dela, geralmente ele está ressecado e embaraçado mesmo após passar um creme protetor térmico.. e dessa vez foi super fácil de escovar, meus dedos não ficaram "travando" no cabelo dela. Ainda não testei no meu cabelo pois esse foi um achado recente, mas acredito que vale a pena adquirir esse kitzinho. Estou obrigando a mamis a seguir o cronograma pois ela pintou o cabelo de preto e agora quer voltar a ficar ruiva de novo, logo ela vai precisar ter um cabelo forta pra passar pelos processos químicos novamente. Eu também quero trocar de cor, estou com roxo e quero passar o Acqua da Candy Colors(não vai ser fácil hehe)

    Enfim queria agradecer pelas dicas, pois ajudam muito e são detalhadas ^^

    bjos e sucesso sempre com o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! Amaaay a sua dica! Quem dera eu tivesse lido uma semana antes, pois há umas semana atrás eu estava numa loja que tinha TUDO da Bio Extratus, e era tanta coisa que eu não conhecia e simplesmente não sabia escolher! Com certeza teria levado esse kit, vou deixar anotadinho aqui pra testar. Obrigada! =]

      Excluir
  82. Chibi,
    Esse cronograma é pra usar direto ou só até o cabelo melhorar ?

    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que o cabelo estiver melhor você pode continuar fazendo, mas pode dar pausas maiores. Por exemplo, pode fazer a Hidratação 1 vez na semana, aí na semana seguinte faz 1 Nutrição, e na outra 1 Reconstrução. Você pode adaptar com mais flexibilidade. ;)

      Excluir
    2. Obrigada chibi, adoro suas dicas
      Xoxo

      Excluir
  83. Oi Chibi! Adorei sua explicação sobre o cronograma capilar! O mais completo que já li! Eu comprei óleo de argan para a nutrição, já tenho um creme de hidratação pro cabelo e comprei um creme que tem queratina. É uma linha de cremes pro cabelo e cada um tem algo, tipo aloe vera, oleo de argan... dai eu comprei o que tinha queratina. Será que funciona como reconstrutor? E assim, como eu uso o óleo de argan? Como condicionador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy! Qual o nome dessas máscaras que você comprou?

      O óleo de argan é óleo mesmo ou é máscara?

      =*

      Excluir
  84. Olá, tenho dúvida sobre o cronograma, gostaria de saber após o termino da terceira etapa eu volto a primeira, mas nunca dou uma pausa no ciclo???
    meus cabelos tem ombré, e eu estou fazendo o ciclo e gostaria de saber se em algum momento eu paro, ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márjory, só recomendo dar uma pausa de perceber que o seu cabelo está saudável e estável. Acontece que é muito dificil isso acontecer com cabelos descoloridos.

      O que você pode fazer se perceber que seu cabelo está forte e resistente, é continuar o Cronograma, porém fazer cada etapa a cada 2 lavagens. Por exemplo, você faz a Hidratação e toma seu banho normal. Depois na proxima vez que tomar banho e lavar o cabelo, você não faz nada. Aí na outra, faz a Nutrição. E assim vai. ;)

      =*

      Excluir
  85. esse é o melhor post sobre Cronograma Capilar que ja li,graças as meninas do grupo
    e como meu cabelo ta muito ressecado por causa da tintura, quebrado e caindo vou pra fase do H,N,R toda semana,

    #tomaraquedecerto...

    bjos e gostei bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ester!

      Ahh, que bom que o post ficou bem explicadinho! Boa sorte no seu Cronograma! =]

      =*

      Excluir
  86. Olá Chibi, estou amando seu Blog, bom... gostaria que me passasse a relação dos produtos que usou em cada fase do cronograma, sou meio nova nisso.

    Aguardo..

    ResponderExcluir
  87. Olá Chibi, estou amando seu blog, estou tirando muitas dúvidas, e gostaria que me passasse a relação dos produtos que usou em cada fase do cronograma, sou nova ainda, e costumo misturar tudo.

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Para escolher os produtos para cada fase do Cronograma, basta ler a parte de ingredientes de cada produto e identificar quais produtos tem os ingredientes de certa fase do Cronograma. Sendo assim, há muuuitas opções de produtos aí que se encaixam em cada fase.

      Os que eu uso:

      Hidratação: Pantene pro-v, gel de linhaça, Glicerina Bi-Destilada
      Nutrição: Rigen da Alfaparf, Mel, Óleos Naturais 100% puros, como óleo de coco, de argan (produtos encontrados em lojas de produtos naturais apenas)
      Reconstrução: Queratina liquida da Bio Extratus, RMC Azul Amend - Passo 2

      =*

      Excluir
  88. Olá Chibi, primeiramente, amoooooo seu blog, vc é a fada madrinha dos cabelos e tbm é mto fofinha e super legal, amei.*-* Então...Eu uso mega a seis meses e até q gostei, uso o de nó italiano, mas resolvi testar o de queratina , pq falaram q disfarça melhor, estraga menos o cabelo e tals, mas meu cabelo n estragou c o de nó, enfim, a minha duvida é a seguinte: meu cabelo é duro (por incrível q pareça achei um cabelo liso e pesado q ficou bem compatível :3) mas meu cabelo é duro mesmo e eu aliso ele com relaxamento, ai o fio fica meio sei lá, alisado :p Mas... como eu ia dizendo, vou trocar pro mega de queratina, que é mais ou menos assim: ele vem com uma colinha na ponta, feita de queratina, q eles põe junto a raiz da sua mecha e derretem com calor pra grudar... Eu precisarei fazer reconstrução ? Tipo, aplicar mais queratina no cabelo, ou estragaria ? Seria melhor passar a queratina ao menos nas pontas ? E vou começar meu cronograma logo,logo... Estava pensando em nutrir com o rigen e com a máscara nutrição celular da acquaflora, conhece? Vc acha q tá bom ou indica outros produtos? Ah, e meu cabelo é daqueles q pedem hidratação, eu uso uma da alfaparf, alta moda é... N sei se conhece, uso tbm algumas ampolinhas, mas antes essa hidrat dava um resultado melhor... tem alguma sugestão pra eu trocar ou alternar o uso? Ah, eu moro em Salvador q é um buraco, então, por favor, me indique produtos fáceis de achar , pq se n vou falir de frete kkkkkk Bjos, e amei mto o blog ^^

    ResponderExcluir
  89. Hey Chibi, tudo bem?
    Primeiramente só quero parabenizá-la pelo blog, super me ajudou. Mas também tenho uma perguntinha, para a etapa de nutrição eu comprei um óleo de manteiga de karité, mas tenho uma dúvida, eu tenho de misturar com algum creme de massagem ou passar direto no cabelo?

    Agradeço desde já, um beijo ;)

    ResponderExcluir
  90. Olá Chibi! Me indica umas máscaras de hidratação/nutrição/reconstrução boas e não tão caras? Obrigada! <3

    ResponderExcluir
  91. Chibi, eu estou com vaaaaaarias duvidas.
    1. comprei o yamasterol pra usar como hidratacao, bombei ele com vitamina c, glicopan e oleo de ricino, esta certo?
    2. posso usar o gel de linhaça pra dar uma arrumada no cabelo durante os dois dias que fico sem lavar de uma etapa para outra?
    3. na nutricao to usando uma mascara de argan bombada com oleo de coco virgem e tutano, tb esta certo?
    4. na reconstrucao pretendo usar uma mascara da novex que achei (tem vaaaarios dos componentes de reconstrucao na formula e depois bombar so com queratina ou posso usar outro componente alem da queratina liquida?
    5. o que vc recomenda para passar no cabelo quando a gente acorda e ele ta amassado e nao pode lavar por causa do cronograma (aqui em casa tenho um creme de pentear garnier , que sempre deu certo no meu cabelo e um serum capilar, ou posso usar algum componente natural?
    6. depois de hidratar, nutrir, etc, posso usar para lavar meu shampoo bombado com vitamina c e condicionador com monovin?
    7. onde o shampoo antiresiduos entra nessa historia durante o cronograma? sei que nao se deve usalo muito, tipo so uma vez por semana neh, como faz?

    obrigada e amoooooooooo seu blog, por favor, volte a postar!

    ResponderExcluir
  92. Chibi, eu estou com vaaaaaarias duvidas.
    1. comprei o yamasterol pra usar como hidratacao, bombei ele com vitamina c, glicopan e oleo de ricino, esta certo?
    2. posso usar o gel de linhaça pra dar uma arrumada no cabelo durante os dois dias que fico sem lavar de uma etapa para outra?
    3. na nutricao to usando uma mascara de argan bombada com oleo de coco virgem e tutano, tb esta certo?
    4. na reconstrucao pretendo usar uma mascara da novex que achei (tem vaaaarios dos componentes de reconstrucao na formula e depois bombar so com queratina ou posso usar outro componente alem da queratina liquida?
    5. o que vc recomenda para passar no cabelo quando a gente acorda e ele ta amassado e nao pode lavar por causa do cronograma (aqui em casa tenho um creme de pentear garnier , que sempre deu certo no meu cabelo e um serum capilar, ou posso usar algum componente natural?
    6. depois de hidratar, nutrir, etc, posso usar para lavar meu shampoo bombado com vitamina c e condicionador com monovin?
    7. onde o shampoo antiresiduos entra nessa historia durante o cronograma? sei que nao se deve usalo muito, tipo so uma vez por semana neh, como faz?

    obrigada e amoooooooooo seu blog, por favor, volte a postar!

    ResponderExcluir
  93. Chibi, queria saber se esse cronograma capilar só pode ser feito ao cabelo que tenha química, que foi pintado e etc. porque o meu está fraco, e com pontas duplas, mas nunca fiz nada nele. queria fazer pra ele melhorar e poder pinta-lo (assim que eu convencer minha mãe, porque ela simplesmente nega a me deixar pintar, pensa que vai acabar com ele..)
    Conheci seu blog hoje, e amei! to a horas aqui IUAHSDIAUSD
    beijos :*

    ResponderExcluir
  94. Oi Chibi!
    Amando o blog ;)
    Dúvida: Dentro desse cronograma, posso usar qualquer shampoo?
    E quando meu cabelo alcançar um resultado satisfatório, como passo a fazer o cronograma?

    Beijos,

    Diana

    ResponderExcluir
  95. Estou necessitando de sua ajuda, mandei uma perguntinha mas acho que nem foi, esses produtos, óleos e tudo mais, das 3 fases, a hidratação, nutrição e reconstrução é tudo misturado a um creme e aplicado no cabelo? Nunca cuidei do meu, preciso de ajuda pois agora ele tá bem ferrado... Obrigada msm! Me ajudou bastante. *-*

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Esse cronograma ate agr foi o mais facil de entender, so q eu fique com uma pequena duvida quando vc fala em dois dias pra lavar gostaria de saber se deixo o produto por dois dias no meu cabelo, ou de depois de alguns minutos posso enxaguar e tira-lo?

    ResponderExcluir
  98. Olá, primeiro quero dizer que o seu cronograma é realmente o que explica melhor a finalidade e como faze-lo. Bom, gostaria de saber se o cronograma é aconselhável para quem pretende passar por um processo químico, descoloração ou somente tonalizante com ou sem amônia. Meus fio são finos, então tenho medo de descolorir - para pintar de cinza - e eles quebrarem por inteiro, então estou procurando algo que faça diferença e que fortaleça eles para o processo. Obs: meu cabelo é virgem e não pretendo descolorir a raiz pq quero deixar o efeito de sombra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que curtiu o post! ^^

      O Cronograma é recomendado para cabelos que passam por qualquer tipo de processo químico, com certeza!

      Se os seus cabelos são finos naturalmente e não devido a processos químicos, então você pode ficar um pouco mais despreocupada. Meus cabelos também são naturalmente finos, e eles afinam sim um pouquinho mais depois da descoloração, porém se mantém fortes e sem quebrar devido aos produtos que uso e aos descolorantes de qualidade (principalmente).

      Se você precisa descolorir num tom quase branco, eu recomendo o descolorante Blond Me da Schwarzkopf. Se não precisar de um tom tão claro e for suficiente um tom de loiro amarelado, aí recomendo o Supermeches da Alfaparf.

      E não deixe de fazer o Cronograma, porque ele vale demais a pena pra quem descolore ! ;)

      Excluir
  99. Olá, chibi.
    É a minha primeira vez aqui, Uma perguntinha. Os produtos listados para as fases dos cronograma capilar so servem para cabelos coloridos e com químicas do tipos?
    Pergunto isso por que pintei e submeti meu cabelo a processos químicos poucas vezes e devido a minha negligencia ele esta muito detonado, ressecado, poroso, fino e ainda por cima quebrando e caindo.
    Obs: ele é cacheado.

    ResponderExcluir
  100. Chibi, tenho uma dúvida. Sou nova nessa coisa de "cuidar corretamente dos fios", digamos que com minha mãe cabeleireira eu sempre deixava essa história de comprar shampoos e máscaras nas mãos dela. Só que agora que ela está há KM de distância de mim, tô tendo que me virar :( rs

    Você poderia me indicar alguns produtos próprios para cada fase dessa? Por favor!

    Meu cabelo atualmente é laranja com as pontas vermelhas, inclusive pretendo passar pro rosa na raiz com o comprimento roxo ou o contrário e tô "tentando" usar o procedimento de matizar a cor que você ensina em outro post...

    ResponderExcluir
  101. Chibi, me tira uma dúvida? :(
    Então, sou nova nesse negócio de cuidar realmente do cabelo e saber quais produtos usar. Antes minha mãe que cuidava dessa parte, já que a mesma é cabeleireira, então eu nem me preocupava muito em qual shampoo correto usar, ou máscara porque era sempre ela que cuidava disso por mim! Só que, agora com ela há km de distância de mim terei de me virar!
    Gostaria de saber se você poderia me indicar alguns produtos pra fazer as fases do Cronograma certinho?

    Meu cabelo atualmente é laranja com as pontas vermelhas. Inclusive, estou mudando pra uma raiz rosa e o comprimento roxo ou vice-versa, tentando usar aquele procedimento de matização que você ensina em outro post! Até gostaria de saber se o roxo conseguirá pegar normalmente no cabelo laranja/vermelho também (?)

    ResponderExcluir
  102. Oi Chibi, me tira uma dúvida? Olha, depois de hidratar o cabelo, tirar o produto do cabelo, tem que lavar ele normal com shampoo e condicionador?

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Chibi amei a postagem e estou desesperadamente precisando fazer o cronograma, mas tenho uma dúvida, qd vc se refere na tabela em 2 dias sem lavar, como faz??? Tipo lavo e hidrato, passa 2 dias e lavo novamente e hidrato, passa 2 dias lavo e faço a nutrição??? Me perdoe pela burrice, mas sou bem novata...

    ResponderExcluir
  106. Olá gostaria de saber por quanto deve devo seguir o cronograma ou não existe padrão? é até ver que meu cabelo está bom é isso?

    ResponderExcluir
  107. Vc conhece a máscara de caviar da cosmezi? Ela seria nutrição? A composição está em inglês.

    ResponderExcluir
  108. Adorei o post Chibi, me ajudou bastante a entender o que o meu cabelo estava precisando (:.
    Você já chegou a usar as ampolas da Alta Moda da Alfaparf? Porque eu misturei uma delas (a de reposição hídrica) com o Yamasterol e meu cabelo ficou bem bom, hidratou bastante
    Beijos

    ResponderExcluir
  109. Olá, Chibi!!!
    Estou com uma dúvida... Estou com as pontas coloridas, elas foram descoloridas antes de colorir e estão ressecadas, finas e quebradiças. Quero fazer o cronograma, mas eu uso chapinha... Se eu lavar de dois em dois dias também farei chapinha de dois em dois dias, e acho que isso pode destruir de vez o cabelo rsrs... será que é mesmo indicado que eu faça o cronograma? Posso dar um intervalo maior entre as lavagens?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  110. Quero tirar uma dúvida com vcs. Essas fases q vcs colocaram aí, 1ª. 2ª e 3ª fases, qto tempo é cada fase ? Vc não colocou se é 1 mes cada fase, ou 1 semana cada fase. Aguardo o retorno de vcs, obrigada.

    ResponderExcluir
  111. Gostaria de saber qto tempo é cada fase de hidratação, nutrição e reconstrução? Só foi falado q são 3 fases, mas não foi esclarecido qto tempo é pra se fazer cada uma dessas fases. Aguardo o retorno de vcs. Obrigada

    ResponderExcluir
  112. Chibi, meu cabelo continua volumoso mesmo com as várias nutrições que faço. Estou seguindo o cronograma certinho. Quando eu faço chapinha ele fica baixinho, mas quando seca natural, que é como eu gosto, ele continua volumoso. O que pode ser? Será problema de cuticula muito aberta?

    ResponderExcluir
  113. hibi! Vou fazer californianas rosa. Meu cabelo é castanho médio e faço progressiva, mas sempre presso que ele passe menos chapinha nas pontas para não ficar com o aspecto 'liso ava lambeu' kkk minha duvida no cronograma é: cada fase é uma semana? Faço por quanto tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
  114. Adorei!
    Faço progressiva com queratina e formol. Posso usar a máscara ORO ARGAN da Bioderm para a etapa de hidratação, ou seria mais indicada para a etapa da nutrição??

    ResponderExcluir
  115. Adorei!!
    Posso usar a máscara ORO ARGAN da Bioderm para a fase de hidratação, adicionando o extrato de babosa? ou seria mais indicado para a fase de nutrição?

    ResponderExcluir