www.Miss-Colorful.com


6 de abril de 2013

Minhas considerações sobre o uso de Petrolatos / Silicone

Olá, meus leitores!

Já há um bom tempo existe uma certa polêmica em torno do uso de Petrolatos em produtos capilares. Seriam eles realmente vilões na vida de quem está lutando por um cabelo bacaninha? Ou será que é exagero de gente xiita que gasta R$500.00 em produtos capilares todo mês? Ou é só mais uma daquelas lendas urbanas capilares das várias que existem por aí? Bem, eu testei, testei, testei, e hoje tô aqui pra contar minha experiência pra vocês! 


Primeiramente, pra quem tá super por fora do tema do post de hoje: Petrolatos são componentes encontrados em váááárias Máscaras de Tratamento, Condicionadores, Leave-ins e Reparadores de Pontas. Eles são componentes derivados do Petróleo, você encontra eles na lista de ingredientes dos produtos pelos nomes: Paraffinum Liquidum /Parafina Liquida, Mineral Oil/Óleo Mineral, Petrolatum/Petrolato.

Os fabricantes usam os Petrolatos nos produtos capilares afim de dar ao cabelo emoliência (deixam os fios mais macios) , lubrificação (afim de que não embaracem muito, reduzindo danos por atrito) e proteção (criam um tipo de película que não deixa agressões externas penetrarem no interior dos fios).

Leitores: "Mas Chibi, porque então os Petrolatos podem fazer mal aos fios?"

R: O grande problema dos Petrolatos é que são insolúveis em água. Isso significa que, por não serem totalmente removidos dos fios pela água, possuem um efeito acumulativo, que a longo prazo pode deixar o fio ressecado, sem conseguir receber o suficiente dos produtos de tratamento pois ele fica como que "encapado". Não encapado como um cabelo com formol (que em excesso é a pior forma que você pode encapar seus fios, não sai por nada!), mas encapado o suficiente pra atrapalhar bastante a recuperação de nossos cabelos.

Leitores: "Então porque a maioria dos produtos cosméticos possui esse componente se ele pode trazer esse tipo de malefício a longo prazo?"

R: Porque é um componente barato, deixa o custo do fabricante para desenvolver o produto beeem mais baixo! Infelizmente a maioria das empresas se importam mais com lucro do que com qualidade, especialmente aqui no Brasil.



Minha experiência com o uso e não uso de Petrolato

Primeiramente, deixo claro que minhas considerações são baseadas apenas em testes em meu próprio cabelo, que é fino, longo, ultra descolorido e bem frágil se não tiver os devidos cuidados. 

Desde o ano passado eu deixei de usar produtos que continham Petrolatos em sua composição. Substituí esses por produtos livres de Petrolatos, e pra minha surpresa, houve realmente melhora no desempenho de produtos capilares no meu cabelo, além de pontinhos brancos nas pontas que reduziram 90% apenas por deixar de usar esse tipo de produto, fora o aspecto do cabelo bem mais saudável, com brilho mais natural, de como se o fio estivesse com aspecto mais uniforme da raíz as pontas (meio difícil de explicar esse! rs). 

Comecei a notar também que meu cabelo simplesmente odeia Petrolatos, do fundo da alminha dele. Verifiquei produtos que nunca deram certo no meu cabelo, muitos deles tinham Petrolatos. 


O único produto que eu continuei usando que continha Petrolato, era o Reconstrutor K-Pak da Joico. Esse eu estava usando 1 vez por mês afim de suprir a etapa de Reconstrução do meu Cronograma Capilar. E pra minha grande surpresa: sempre que usava o Reconstrutor K-Pak da Joico, meu cabelo voltava a criar as bolinhas brancas nas pontas!!!
E não, não era excesso de Queratina, pois deixei de usá-lo e o substitui pela linda e maravilhosa Queratina Liquida da Bio Extratus, que além de realmente encorpar o meu cabelo ainda deixa Zero bolinhas brancas e sem quebra! Pois é.

Eu realmente não pretendo mais usar qualquer tipo de produto que contenha Petrolato em sua composição.

Leitores: Mas eu li que se você lavar o cabelo de 15 em 15 dias com Shampoo Anti-Resíduos ele remove esses Petrolatos. E agora, vale a pena?

R: Sinceramente? Não. Quem tem cabelo descolorido e colorido (especialmente no caso dos cabelos longos, em que as pontas são pedaços dos fios mais velhinhos e sensíveis) tem que fugir de Anti-Resíduos como o Diabo foge da Cruz.  Ele é um shampoo alcalino demais, abre muito as escamas dos fios, tende a deixar o cabelo ainda mais frágil.  Vale muito mais a pena usar produtos sem Petrolatos e usar o Anti-Resíduos só quando ver que seu cabelo realmente precisa, do que usar 1 vez por semana, 15 em 15 dias, só por causa dos Petrolatos. Na minha opinião e experiência capilar, é um sacrifício totalmente desnecessário porque teria que lavar bem o cabelo inteiro com um Shampoo Anti-Resíduos, incluindo as pontas, e especialmente pra cabelos descoloridos, finos e longos (ou pra quem está tentando deixar crescer), Anti-Resíduos nas pontas é suicídio capilar!

oi, raíz.

Minhas considerações sobre o uso de Petrolatos

Não sei se em cabelos virgens saudáveis os Petrolatos podem causar tantos problemas. Cabelos virgens, especialmente os que não passam por progressivas (no máximo um secador e uma chapinha junto a ótimos termo-protetores), não precisam de tanto investimento em produtos de tratamento, conheço gente que faz hidratação com produto barato/médio a cada 15 dias e tem o cabelo bonito. 

Já quem tem cabelo descolorido como nós "corolidas", acaba tendo os fios naturalmente mais vulneráveis, pois as escamas dele foram basicamente "estupradas" pelos descolorantes (mesmo os melhores descolorantes, ou então o cabelo não clarearia, né). O cabelo que foi descolorido perdeu muito da estrutura e composição natural dele, é um cabelo totalmente diferente de um cabelo virgem, que tem as escamas alinhadas, fechadas naturalmente e toda a composição natural dele bonitinha guardada dentro do fio.
Isso significa que não tem como ter um cabelo descolorido saudável? Claro que não! Dá pra ter um cabelo descolorido lindo, MAS precauções devem ser tomadas para que isso possa acontecer, muitos cuidados, muita observação, muito teste, muito amor e muita dedicação. (muuuito amor! hehe)

Eu realmente acredito que os Petrolatos não ajudem em nada cabelos descoloridos. Se é pra ter um componente emoliente, lubrificante e protetor, os Silicones são bem melhores que os Petrolatos.



Minhas Considerações sobre o uso de Silicones

Apesar de vários Silicones também serem ditos como "vilões capilares" por supostamente serem insolúveis durante nossos banhos, continuo usando produtos com Silicones e até hoje não notei nenhum efeito negativo, muito pelo contrário, meu cabelo sofria mais quando deixava de usar (Leave-ins, especialmente).

Silicones, pra mim, são essenciais. O cabelo precisa sim dessa camada que protege os fios, ela é importantíssima, ainda mais pra quem descolore. É o que protege das agressões externas, umidade, sol, poluição, atritos entre os próprios fios, o que é de grande ajuda para quem está fazendo a manutenção de cabelos descoloridos. Essa é a função principal deles, especialmente nos Condicionadores, Leave-in e Reparadores de Pontas

Óleos Puros Vegetais (como Azeite de Oliva ou Óleo de Coco Extra Virgem) são perfeitos para Umectação, mas pra maioria das pessoas eles pesam muito nos fios quando usados como Leave-ins. Já os Silicones não funcionam como Umectação e devem sim ser abolidos para este fim pois não tratam os fios, mas em compensação são ótimos nos Leave-ins porque protegem o fio sem dar um aspecto pesado ou ensebado.


Se vocês procurarem na internet a lista dos "silicones insolúveis", vão ter que parar de usar 99% dos produtos capilares. Acho uma tremenda bobagem abolir o uso de certos componentes só porque alguém disse que não se deve usar (sendo que a maioria dessas pessoas nem se deu ao trabalho de fazer testes em seu cabelo antes de compartilhar essas afirmações, só vão reproduzindo na base de Ctrl-C + Ctrl-V por aí). 

Façamos o teste e tiremos nossas próprias conclusões. Vale dizer que Silicones não são derivados do petróleo, é natural que não possuam efeitos idênticos nos fios.



Minhas recomendações aos leitores da Chibi Room

Se o seu cabelo está com algum problema em que parece que nenhum produto faz um bom efeito, eu recomendo com toda certeza começar a mudar todos os seus produtos para produtos sem Petrolato. E antes que pensem que só vão achar produtos caros sem Petrolatos, estão muito enganados! Um exemplo? Elseve e Pantene são marcas acessíveis e que possuem alguns produtos sem Petrolato (sempre leiam a composição antes de comprar).

Geralmente o mais difícil de encontrar sem Petrolato são Condicionadores. O único "de super mercado" que encontrei e que não possui Petrolatos foi o Condicionador da Farmaervas (que além de tudo é vegano, não testa em animais e tem um cheiro diliça!).

Se é para usar algum produto com Petrolato, escolha produtos em que você não faça uso frequente, produtos usados apenas 1 vez ao mês, de preferência.

Se não tem grana pra mudar todos seus produtos para produtos sem Petrolato, dê prioridade a Leave-ins/Seruns e especialmente aos Condicionadores, pois são produtos que usamos quase diariamente.

O grande erro que vejo muita gente cometendo nessa questão dos Petrolatos, é usá-los como Bode Expiatório para seus cabelos danificados. Pra quem não sabe o que isso significa: A pessoa não usa produtos adequados para seu tipo de cabelo, não tem todos os cuidados que deveria ter, porém credita todos os problemas capilares ao uso dos Petrolatos, como se eles fossem os únicos e maiores vilões no mundo dos cabelos. Não é assim também, né! Meu cabelo melhorou muito depois que deixei de usar os Petrolatos, mas também porque mantenho uma rotina de tratamento e cuidados impecável com ele.


Pra fechar: Comecem a pegar o hábito de ler os componentes dos produtos e se informar sobre eles. Não acreditem no que diz as embalagens, verifiquem os componentes para ver se aquilo realmente procede, se o produto realmente funciona para a função anunciada, o que tem de bom e ruim na composição. Podem ter certeza que assim suas escolhas e investimentos valerão muito mais a pena!

Espero que o post de hoje tenha sido útil, e fiquem a vontade pra compartilhar suas experiências com o uso ou desuso de Petrolatos. =]

90 comentários:

  1. Hum... essa do formol "encapar" os fios eu não sabia, Chibi... vai ver que é por isso que meu cabelo não descolore direito nas pontas, que estão com química pesada de alisamento... mas na parte sem alisante descolore até o branco, não quebra e não desmancha os cachos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo tem formol também e descolore normal, até o Dekap Color funciona. O lance é o formol em excesso, progressiva em cima de progressiva em um curto espaço de tempo e em regiões que já estão lisas. =/

      Excluir
  2. muuuuito útil, vale a pena ler cada palavrinha do seu blog =)

    ResponderExcluir
  3. Yamasterol é bem barato e não tem petrolatos (o de babosa e o de proteína hidrolisada). O de babosa nem silicone tem. O de proteína hidrolisada tem a polêmica amodimeticona. Ambos hidratam muito bem.

    Quanto aos silicones insolúveis, dizem que quem é adepto de no/low poo não pode usar de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, eu tenho usado o Yamasterol pra diluir as minhas tintas. Adoro esse creme, muito bom!

      E realmente, eu sabia que tava faltando comentar algo nesse post, era justamente o lance do no/low poo. Aí é um caso diferenciado já que as meninas basicamente só usam condicionador. Nunca toquei muito nesse tema porque nunca fiz esse método, e nunca fiz porque o meu cabelo é daquele tipo que não vive sem shampoo, a raíz fica muito oleosa, ensebada, sem volume, tenho que lavar dia-sim-dia-não, esse tipo. =/

      Excluir
    2. Meu cabelo também enseba assim, mas eu já usei o Yamasterol (o branco)para lavar o cabelo. Eu tinha exagerado no leave in e não queria passar shampoo de novo pra não perder a hidratação que eu tinha feito. E não é que ficou bom? O cabelo não pesou. Só não é uma coisa que eu faria em todas as lavagens, "só em emergências" como essa.

      Excluir
    3. Quem é adepto do Low Poo pode usar qualquer tipo de silicone, porque o agente de limpeza cocoamidopropil betaína consegue tirar os silicones insoluvéis.

      Excluir
    4. Quem é adepto do Low Poo pode usar qualquer tipo de silicone, porque o agente de limpeza cocoamidopropil betaína consegue tirar os silicones insoluvéis.

      Excluir
    5. Mas no/low poo é ótimo pra cabelos coloridos, no low desbota muito pouco com o shampoo sem sulfato (da pra usar silicone) e no no-poo nem desbota, desbota mas nem da pra perceber, desbota em um mês o que desbotaria em uma lavagem com shampoo comum (com sulfato).
      Quando uso silicones e não uso shampoo na próxima lavagem fica horrível o cabelo.
      E junto com detox resolveu meu problema de oleosidade.

      Excluir
  4. Eu não sou muito fã de petrolatos, já os silicones eu não gosto desde antes de ler sobre cabelos na internet. Geralmente eu não uso produtos à base de petrolatos, mas cada produto é diferente, tenho um RMC (não, não é da Amend, é Sanna Bell, marca da minha cidade) que tem petrolatos, mas ele funciona tão bem com o meu cabelo que de vez em quando eu uso para revesar com o meu querido Yamasterol batizado. Acho que o problema não são os petrolatos e silicones e sim a concentração deles nos produtos, que na minha opinião só quando passam da linha do razoável são vilões. É que nem a balela de que shampoo com sal fode os cabelos! Não consigo usar shampoo sem sal, continuo "oleosa" com isso e meu cabelo nunca teve problemas devido ao sal mesmo com descolorações, colorações etc...
    Eu prefiro os sem petrolatos e sem silicones insolúveis, mas não acho que devam ser abolidos, só usados com moderação, revezando com produtos sem essa composição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, Cíntia. A frase pode ser cliché mas é verdadeira "Cada cabelo é um cabelo, cada caso é um caso". Por isso que eu falo pro pessoal sempre testar antes de sair repetindo o que todo mundo diz porque em algum lugar leu que pode ou não pode. Esse próprio Reconstrutor K-Pak da Joico, ele já foi eleito trocentas vezes consecutivas o melhor reconstrutor do mundo, e dá resultado no cabelo de muita gente. Já no meu ele meio que estraçalha, é bizarro! (apesar do cheiro maravilhoso, o que me deixa muito triste hehe)

      O lance dos shampoos com ou sem sal também nunca fizeram diferença no meu cabelo. Os sem sulfato eu tô na fase de testes.

      =*

      Excluir
    2. Eu assisti um palestra sobre fabricação de shampoos e próprio cara Niely falou que os shampoos são iguais. Eles tiram o Cloreto de sódio (o tal do temido sal) e colocam outra substância para fazer a função do sal.
      Você vai pagar mais caro por um produto com um sal diferente. O efeito vai ser o mesmo nos fios.

      Excluir
  5. Chibizinha linda! To na briga pra tirar os petrolados da rotina, mas tem mais um vilão que também está na mira. O Lauril sulfato de sódio (LSS), sodium laureth sulfate (SLES) ou sodium lauryl sulfate (SLS). Acho que todos são a mesma coisa, ou parecidíssimos quimicamente. Eles estão presentes em (ouso dizer) TODOS os shampoos de mercado, menos no Eh! Orgânico. Ele é um detergente muito forte, que não deveria ser aplicado no cabelo. Além de agressivo, ele pode causar alergias e dermatites. É usado porque é muito barato (ah empresas de cosméticos, não esperada essa de vocês) e porque produz bastante espuma, coisa que muita gente curte no shampoo. Sim, ele também é derivado do petróleo :( Segunda vou comprar o Eh! pra ver se sinto diferença e comento de novo. Mas fiquei bem assustada quando descobri isso e vi que TODOS os shampoos daqui de casa tem ele como PRINCIPAL componente :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou testando o Bonacure Color Save da Schwarzkopf. Ele não tem sulfatos e tem um cheiro muuuito bom! Ainda to na fase de testes então não posso dizer se realmente há uma diferença notável ou não, até porque só vai dar pra notar a medida que o cabelo da raíz for crecendo, se vai crescer mais encorpado, saudável, ou se será igual. Por enquanto estou gostando bastante! =]

      Excluir
    2. Lauril sulfato de sódio (LSS), sodium laureth sulfate (SLES) ou sodium lauryl sulfate (SLS)é tudo a mesma coisa.
      O mesmo detergente só que eles colocam um nome diferente. Ele ainda pode vir como sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, ou sodium lauryl ether sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate e sodium polyoxyethylene klauryl sulfate.

      Excluir
    3. Será que é por isso que minha cabeça enche de bolhas e meu cabelo cai quando eu uso Seda?

      Excluir
  6. chibi tu num sabe oq eu fiz...
    descolori o preto do meu cabelo e em uma descoloração(vide sem dano)ele ficou amarelo ovo já... rsrs sou mto sortudo né :p
    aii pintei de um castanho mais claro com minha linda mechinha salmão... totalmente in love...
    P.S: usei anti resíduo 1 vez por semana por um mês pro preto desbotar bem...(claro sempre hidratando e fazendo o cronograma).
    Ah gente to usando um condicionador mto #divo é esse aqui oh http://h2ocosmeticos.com.br/categoria/afro-hair/
    mesmo não tendo cbelo crespo peguei pq ouvi dizer que produtos para crespos hidratam bem... rsrsr
    ah paguei só 3,00 merrecas nele é mto mor <3 tbm to usando o de geleia real da Loreal(eu acho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, vc é sortudo demais! Quem dera todo preto descolorisse assim. xD

      Além de tudo seu cabelo deve ser bem forte. Vou pesquisar sobre esse condicionador aí! =]

      =*

      Excluir
  7. Eu vi o povo demonizando o petrolato pra todo lado, mas o mais interessante disso tudo é que ninguém sabe explicar direito e fica só na base do 'não presta', o que pra mim não vem a ser explicação convincente. Fui à caça de alguma informação mais substancial, achei muito blablabla repetitivo e uma opinião divergente, mas não menos plausível, aqui:
    http://www.produtinhosnocabelo.com.br/2012/04/o-componente-da-formula-petrolatos-e.html

    Quer dizer... o problema é o produto impregnar nos cabelos, mas como diz a moça lá do artigo, nada gruda eternamente de modo que não possa ser removido de jeito nenhum.

    O que eu conclui disso tudo:
    Vale a pena pesquisar, mas também vale a pena fazer testes. O que é bom pra uns, pode ser ruim pra outros e vice-versa. Por exemplo: o ingrediente da modinha é o óleo de argan. A alguns meses atrás a gente nem sabia que isso existe e agora tem gente agarrada na ideia de que é impossível ter cabelo bonito sem usá-lo. Eu tive uma péssima experiência com isso; a vendedora na loja tacou o tal óleo no meu cabelo sem mais nem menos, era de uma dessas marcas famosas que todo mundo acha boa e talz... e meu cabelo ficou HORRIVEL!! Ficou duro, feio, ensebado... mal cheguei em casa já corri lavar. Pode ser que esse óleo seja miraculoso pra alguém (duvido, mas...), só que pra mim foi um 'Professional Melecator' de 5ª categoria!

    Já o descolorante, a oxigenada, a tintura, os shampoo e condicionador que eu uso eu vejo um monte de gente descendo o malho, dizendo que não presta e talz... mas pra mim tem dado bons resultados. Vou tacar tudo pela janela só porque nas comunidades o povo acha melhor usar marcas importadas? Claro que não! Eu lá tenho dinheiro pra ficar comprando tudo gringo...

    Enfim, comecei meu cronograma com produtos simples, marcas pop de perfumaria mesmo e já tive um resultado melhor do que eu esperava. Vou continuar fazendo, mas se em algum ponto disso eu notar que não tá prestando, nada me impede de trocar ingredientes e testar coisas novas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "nada gruda eternamente de forma que não possa ser removido de jeito nenhum". Cara amiga, pois eu lhe digo que isso existe e se chama formol. Em excesso, ele impregna de um jeito que nem descolorindo o seu cabelo volta a cachear, e você vê a diferença nas cutículas dos fios, como se tivesse impregnado mesmo! É bizarro!

      Eu lembro da sua história do óleo de argan HAUAHUAHUAHUAHAHU
      É como eu citei nesse post, nem todo mundo se dá bem com óleo como Leave-in, na maioria dos cabelos ele pesa e enseba. O meu ficou assim com o da Inoar.

      Quanto a outros produtos que o pessoal enche o saco, tem gente que exagera mesmo. Muita gente que usa produtos de marca cara porque realmente dá um resultado diferenciado, e muita gente que usa por puro elitismo. Bem, eles que joguem o dinheiro pela janela se poderiam ter o mesmo resultado com outros produtos, problema deles! hehe
      Com esse tipo de gente nem vale a pena discutir, viu?

      Eu também já mudei várias vezes produtos do Cronograma, usei desde os mais baratos até os mais caros, e muitas vezes os mais baratos humilharam os mais caros (vide Yamasterol).





      Excluir
    2. Hoje eu vi no Face uma frase que define tããoo bem certos povos das comunidades de tinturas, chama-se 'Sindrome do Pombo Enxadrista' :
      Debater com algumas pessoas é como tentar jogar xadrez com um pombo. Não importa quão bem você saiba jogar xadrez : o pombo vai derrubar as peças na mesa, cagar no tabuleiro e sair cantando vitória.

      Depois dessa, quando aparecer alguma 'pomba' lá desqualificando minha opinião eu vou é rir na cara!! XD

      Excluir
  8. Ah, quase ia me esquecendo da minha experiência com o uso de produto petrolatado:
    A 'Bambusagem' que eu usei tem petrolato em algum lugar da fórmula. Eu usei-o como condicionador e vi muita melhora nos meus fios que estavam super ásperos depois que eu passei uma tintura da Garnier (e olha que a Garnier tem toda aquela frescura de gotas de óleos de frutas amaciantes e talz... então, não funfa!). O creme Novex Bambú que eu usei não 'encapou' nem pesou nada, não ensebou nem engordurou como já aconteceu com um produto de outra marca. Só vi resultados satisfatórios, meus cabelos ficaram macios, fortes e brilhosos. Portanto neste caso, segundo minha experiência pessoal, o Novex Bambú foi muito bom e só me trouxe benefícios, apesar de ter petrolato na fórmula. Acho que depende muito do tipo de cabelo e da situação em que ele se encontra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi muita gente dizendo que conseguiu bom resultado com esse Novex Bambu. Eu ainda não o vi vendendo por aqui, então não tive oportunidade de testar. Os outros cremes de potão da Novex geralmente tem um resultado bem mais ou menos no meu cabelo, meio que não prejudica nem ajuda. Eu costumo usar o Yamasterol, é o creme que melhor funciona com batismos no meu cabelo.

      Ahh, e meu cabelo é fresco, a maioria das coisas que eu compro não funciona direito. Eu tenho aqui o Fiberceutic completo da L'oreal Paris, vai ver o preço dele. E no meu cabelo não fez nada, nada, nada! Aquela cauterização que eu te mandei humilha o Fiberceutic! hahaha

      =*

      Excluir
    2. Aliás, L'oreal Professionnel. Máscara + Ampolas. Produto capilar mais caro que já paguei na vida, e tá praticamente encostado aqui.

      Excluir
    3. O Novex Bambusagem eu já gastei quase tudo usando de condicionador, então comprei o Novex Mistérios do Oriente que tem 15 magias lá dentro e um aroma sedutor, ui! XD
      Taquei a mistureba de ampolinhas nele, misturei e subiu um cheiro de mel com canela, cravo e outras estrangeirices super de acordo comigo.
      Resultado: meu cabelo tá tão solto que chega a ser foragido! Tão liso que quase não dá pra prender, wahahahahaha...

      Excluir
    4. Que coisa e eu super amo essa linha da Loreal! Se tiver encostada mesmo me fala quanto vc quer que eu compro!!! Mas uma coisa: esse é o tipo do produto que demora meses pra fazer efeito! Eu usei de teimosa pq paguei caro no produto e só vi resultado depois de uns 6 meses de uso (sem brincadeira). Ele vale a pena colocar no cronograma, mas... como vcs disseram a produtos baratérrimos que fazem diferença mais rápido que ele... vai entender!

      :D

      ps.: desculpe a intromissão hahahhahahhahahhahahhahha!

      Excluir
  9. O X da questão é a concentração.
    Sim, é recomendável a redução do uso de produtos derivados de petróleo, pois quanto mais produtos você usar com petrolatos mais encapados eles vão ficar.

    ResponderExcluir
  10. Esta postagem me esclareceu muita coisa. Sabia que os pretroquímicos faziam mau a nossa saúde, pois são cancerígenos, mas não que estragavam nosso cabelo.

    Outro shampoo e condicionador sem petroquímico é a linha da Éh!, que tbm não testa em animais (e é muito bom e cheiroso). Também há um site chamado beleza orgânica que só vende produtos 100% naturais e que não testam em animais de maneira alguma. Vou começar a investir mais neles, pois meus cabelos estão descoloridos e bem ressecados =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que a Eh não testa em animais, ótimo saber!
      E esse site "beleza organica" eu também não conhecia, vou indicar pra minha irmã que é vegana. =]

      Você tem feito umectações? Elas são bem bacanas pra cabelos que estão ressecados. Se estiverem fracos eu recomendo também cauterizações. ;)

      Excluir
  11. Chibi fiz relaxamento e progressiva e logo após um tempo progressiva de novo,sim sou n00b, o caso é que eu fui fazer o teste de mecha e a raiz que está sem produto clareou até onde queria mas o restante que tem produtos quebrou todinha. Estava pensando em pelo menos clarear em um tom meio que amarelado e jogar um cor que ficasse legal, mas tenho medo que piorar a situação, me disseram que o jeito é esperar o cabelo crescer porque relaxamento é triste :/ Enfim, já tinha lido um pouco sobre esse assunto mas não tinha pesquisado, seu post ficou bem explicativo vou tentar deixar de ser n00b e pesquisar mais sobre produtos, porque antigamente eu não tinha costume de ler os componentes, eu pensava que nem fazia muita diferença rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meel, se você tentou descolorir numa mechinha e quebrou tudo, é melhor não fazer no resto do cabelo porque é possível que você vá ter um corte químico, e aí nem tem volta, só cortando tudo mesmo.
      No seu caso só esperando o cabelo crescer. =*

      Excluir
  12. Ah, eu queria muito um post seu sobre isso! Eu usava o creme Novex no meu cabelo, li em algum lugar sobre os petrolatos e bum, adivinha o principal componente dele? Petrolato.
    Li ali em cima o comentário da Onçana e concordo, o Novex não grudou no meu cabelo, mas foi horrível quando tentei começar uma rotina de low-poo porque meu cabelo sempre ficava muito pesado. Ele também não tem muito reflexo a longo prazo, mas é uma boa pedida pra quem está com cabelo super danificado e precisa de um creme barato e mais ou menos decente pra usar.
    Mas, por enquanto, me decidi por usar apenas Yamasterol batizado, pois vejo resultados a longo prazo disso no meu cabelo e sai mais barato (fiz uma bomba com azeite, mel, ampolas e etc agora, meu cabelo tá lindo, macio e brilhoso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu acho que é bem isso aí mesmo. Pra quem usa e o cabelo está de acordo com as expectativas, ótimo, continue usando, porque cada cabelo vai reagir de um jeito mesmo. Mas pra quem tá há um tempão tratando e vê que algumas coisas não mudam, eu recomendo mesmo começar a substituir e observar se há mudanças.

      Gosto muito do Yamasterol pra Hidratação, sempre que acho em algum lugar eu já compro de monte porque as vezes demora pra aparecer de novo por aqui. É bem legal batizar ele com nutritivos como você fez. ;)

      Excluir
  13. Olá Chibi! Definitivamente muito bom o post! Depois de ler, fui correndo ler todos os rótulos dos meus produtos para cabelo que tenho aqui em casa... A sorte que encontrei 3 só com o dito cujo, e realmente Elseve não tem, pois um creme que possuo aqui li todinho e não achei resquício de tal Petrolato. Já o creme para pentear da Dove eu encontrei, mas não achei no shampoo nem no condicionador. Algo que me deixou mais tranquila. Agora vou sair de lupa quando for comprar os produtinhos para o cabelo ^^ Nada de petrolato nas minha madeixas! Bjus linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larinha! Faça o teste sim de começar a usar produtos sem petrolatos, espero que tenha os resultados bons que comecei a identificar nos meus depois que tirei-os da minha rotina de manutenção. =]

      Beijinhos, boa semana pra ti também!

      Excluir
  14. Esssa tal de ChibiRoom sabe ser linda e ter dicas muito boas para cabelos! Meu cabelo tá salvo graças as dicas dessa guria estilosa ^^
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii gente, que amoooor! hauuahuahauhuha
      Poxa, fico exageradamente feliz quando leio comentários desse tipo. É muito bom saber que o blog tá sendo útil pro pessoal! Obrigada! <3
      =***

      Excluir
  15. Chibi, teu cabelo é liso assim por natureza? Ou tu usa alguma coisa? (Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas...) Meu cabelo é cacheado e não tenho nenhuma liberdade com ele! Não gosto dele. ): Tu poderia fazer algum post sobre isso? Falando sobre cabelos lisos e cachados, como torná-los mais liso e coisas do tipo? Obrigada! Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Naaada, menina! Meu cabelo é progressivado! haha
      Na verdade, ele é liso até mais ou menos a altura do queixo, então pra você ter uma ideia eu tô há 1 ano sem fazer progressiva. Mas do queixo pra baixo ele é bem cacheado. Eu comecei a alisar porque com as descolorações os cachos tinham perdido muito a forma, tinha muito bad hair day, sabe? E gastava muito tempo pra arrumar, aí a progressiva foi muito bacana porque me poupou um tempo danado!
      Mas olha, hoje em dia eu posso falar com propriedade que apesar do cabelo com progressiva ficar mais fácil de ajeitar no dia-a-dia, a longo prazo ele deixa a manutenção de cabelos coloridos muito mais dificil. Mas muito mais dificil meeeeeeeesmo! O cabelo fragiliza mais fácil, e se der excesso de progressiva ele fica com aquele aspecto "esticado" horrível. Sem contar que afina os fios e tira muito o volume. Eu pretendo não fazer mais progressiva, mas como meu cabelo ainda não voltou a ondular eu não sei como vai ser, se vale a pena fazer uma progressiva de vez em quando só pra domar, ou se até mesmo vale mais apena fazer uma escova com um bom termo protetor sempre que quiser ele bem liso (o que é provável).

      Você já tentou usar leave-in pra cabelo cacheado? Eu na minha época cacheada (que faz muitos anos) nem cheguei a testar leave-ins, eu acredito que minha vida teria facilitado muito se tivesse-os usado.

      =*

      Excluir
  16. Bom dia Chibi!!
    A muito tempo queria por alguma cor fantasia no cabelo mas nada me agradava muito até que vi essa foto:

    http://m.i.uol.com.br/estilo/2011/12/04/setembro-a-atriz-australiana-emily-browning-de-22-anos-resolveu-modernizar-seu-corte-chanel-adicionando-uma-franja-assimetrica-e-tingindo-as-pontas-em-tom-de-lilas---tipo-de-coloracao-que-esta-em-alta-1323039348309_300x300.jpg

    Me apaixonei por esse lilás. Meu cabelo natural é castanho claro acinzentado, e pensei em fazer umas mechas lilás pelo comprimento.
    você poderia me indicar alguma tinta para chegar à esse tom?

    Pensei em usar o Ice metalic da Exotics e o roxo flúor com um creme branco. Mas aí me surgiu a dúvida: Eu preciso passar o ice metalic primeiro para ser a base, ou posso misturar as duas tintas (ice em maior quantidade e umas gotinhas do roxo) no creme branco???

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!

      Essa cor não é muito dificil de fazer não, só que como é um tom pastel você precisa descolorir o seu cabelo até um tom praticamente branco, ou o mais platinado possível, para que o lilás possa ficar clarinho assim.

      Aí quanto a tinta, basta diluir num creme branco qualquer tinha roxa que tenha base mais azulada do que rosa, como a BlueBerry da Candy Color, ou até mesmo Violeta Genciana. Dê uma lida no post que fiz sobre o Rosa Algodão-Doce. O procedimento é o mesmo, mas ao invés da tinta rosa você vai substituir pela roxa.

      =*

      Excluir
  17. Olá chibi! Isoparafina também conta, certo? Ou ela não é tão agressiva?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Chibiiii muuito obrigada por esse post! Eu nem imaginava que alguns componentes faziam mal assim D:
    E cara, eu fui olhar agora meus shampoos e máscaras, nenhum tem petrolato o_o (exceto o Novex, mas ele eu não uso frequentemente), eu uso um shampoo da Vichy anti-queda, um da Wella Pro Series Color (que é beem hidratante, mesmo sendo pra cabelo tingido), a máscara da Wella Pro Series e uma máscara rápida que vem na embalagem de Koleston. Eu fiquei boba de ver que nenhum tem pretrolato o-o
    Agora eu fiquei pensando, será que todos os produtos da Wella seguem essa linha? Se sim é uma boa pedida, né!
    Já tem um tempinho que eu tô pensando em comprar um Yamasterol pra fazer aquele esquema de batizado 8D que ampolas você recomenda pra cabelo tingido? E pra hidratação/nutrição pesada também, já que minhas pontas tão precisando hehe. Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarisse!
      Essa máscara da Wella é a que vem com a tinta né? Eu não sei o que diabos esses fabricantes colocam nas máscaras/ampolas que vem com as tintas, mas nossa, são sempre ótimos, diviam fazer versões maiores separadas! hehe

      Pra cabelo tingido vale tudo que eu cito aqui no Blog. O Cronograma Capilar inteiro, com produtos de qualidade. Não tem bem um componente específico pra cabelos coloridos, porque vários são importantes, não adianta repor só um e esquecer de outro. É por isso que eu recomendo o Cronograma Capilar, ele é um tratamento completo pros fios, especialmente os descoloridos/tingidos. ;)

      =*

      Excluir
    2. Não não Chibi, essa é branquinha mesmo, ó http://naosoupatricinha.files.wordpress.com/2013/02/wella-pro-series-mc3a1scara-intensiva-reparadora-de-1-minuto-1.jpg?w=3872&h=2592
      E ela é levinha, não pesa o cabelo. Boa pra usar como condicionador (que é o que eu to fazendo ultimamente hehe). Ou pra "ralear" tinta. Inclusive tinha que comprar outra, a minha já tá acabando hehe eu uso a color, tô pensando em comprar outra como a hydration ou repair pra ver se tem diferença
      Obrigada Chibi <3

      Excluir
  19. Chibi, sei que o post nao tem muito a ver com a minha dúvida, mas...
    A alguns dias pintei o cabelo quase todo de rosa com anilina. Mas quando eu fui ver, ficou: Super rosa na raiz, rosa alaranjado no comprimento e salmão nas pontas. O que eu posso fazer pra que ele fique uniforme? Sempre que retoco, a cor fica mais forte, mas nesses 3 tons. Foi por causs da descoloracão? Como eu posso fazer para evitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sulli, a descoloração tava irregular ou tava bem uniforme? Se tava irregular, com certeza foi isso. Pro rosa ficar uniforme, a descoloração tem de estar uniforme também.
      Já se a descoloração estava uniforme, pode ser a qualidade do cabelo. De repente as suas pontas estão mais porosas que o resto do cabelo, aí a tinta não gruda. Sabe me dizer se o fio tá saudável?

      =*

      Excluir
    2. A descoloração estava um pouco desuniforme... Como posso fazer para concertar isso? Terei que descolorir de novo?
      E, desculpe a pergunta extremamente idiota, mas como identifico um cabelo poroso?

      Excluir
  20. Ooi Chibi! Olha eu AMEIII esse post! Eu nunca tinha parado realmente pra ler algo sobre os petrolatos, só tinha visto em algum lugar q não fazia bem mas nunca me interessei em saber pq parecia complicado demais. Mas nossa, tudo faz muito sentido agora. Já tem tempo q tento deixar meu cabelo crescer, mas qd ele chega num tamanho específico, ele começa a quebrar. Mesmo sem química, mesmo evitando secador e chapinha, mesmo hidratando sempre. Nossa eu animei agora, eu vou fazer um teste, já dei uma lida nos rótulos em casa e graças a Deus tenho alguns produtos q não tem esse componente, não vou precisar comprar tudo rs, só fiquei chateada pq justo meu termo-protetor tem petrolato!! Poxa, era pra ele ser meu aliado ahahah me sinto enganada.
    Vc pode me indicar um termo-protetor BBB? Eu vou aposentar o meu e quero comprar um BOM q de fato proteja. Vou dar uma pesquisada agora tbm, mas se vc puder me ajudar eu agradeço!!
    Beijinhoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Pra quem tá tentando fazer o cabelo crescer, os cuidados são redobrados! Sei exatamente como é isso do cabelo sempre começar a quebrar a partir de certo comprimento. =/

      O termo-protetor é praticamente o produto mais importante pra alguem que escova/faz chapinha. Pode ter tudo de marca mais-ou-menos, mas o termo-protetor tem que ser bom de verdade, ou então já era, não tem cabelo que vai segurar.

      Eu estou usando o Spray protetor da GHD e alterno com o Small Talk da Tigi Bed Head. Amo os dois, mas são gringos, né. Se você compra dentro do Brasil sai bem caro, mas como eu importo do exterior o preço fica bem bacana.

      Eu estou meio por fora dos nacionais, mas uma marca que eu sei que tem produzido produtos bem bacanas é a Acquaflora. Já testou o termo protetor deles? Eu pretendo comprar quando achar por aqui ou quando os meus acabarem.

      =*

      Excluir
  21. olá, comecei a acompanhar o site a umas semanas...
    e queria saber como diminuir o frizz, será q posso rancar/cortar; ou melhora trocando de shampoo?
    eu não tenho noção se o shampoo me faz bem ou não, rs
    ou será q não tem haver com o site?
    estava pensando em fazer umas mechas no cabelo (cor fantasia), mas só encontro keraton nas lojas...tsc
    bye~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não adianta cortar o frizz porque esses fios vão nascer de novo e arrepiar de novo, fora que você pode acabar exagerando e vai ficar com umas falhas estranhas no cabelo! hehe

      Você pode comprar algum leave-in que seja anti-frizz, existem vários. Não vou saber te dizer qual vai funcionar no seu cabelo, porque isso varia muito do tipo de cabelo. Já usei produtos que no meu cabelo não foram tão bons, aí dei pra alguma amiga, ela testou e no dela foi perfeito, tão perfeito que você fica até decepcionada. haha

      Você pode testar aquele spray de brilho da Charming gloss, que é baratinho. É uma boa pra começar. Aí se ele não der certo, começa a investir em leave-ins com preço lá pros R$20.00,por aí.

      E você tem tratado o cabelo? Ele tá saudável fora isso?

      =*

      Excluir
  22. Olá Chibi! Muito boa matéria como sempre!
    Assim que li este post fui conferir se há petrolatos/silicones nos produtos que uso, fiquei feliz em constatar que há quase nenhuns! Recentemente tive a enorme sorte de encontrar uma loja de produtos naturais e biológicos na cidade onde vivo, e encontrei óleo de amêndoas, óleo de argão, óleo de coco e extracto de aloé vera á venda e bem baratos! Encontrei também geleia real á venda, pergunto-me se seria boa para usar na etapa de reconstrução? Além disso também encontrei shampoos de algas e com outros concentrados de óleos e essências, não decorei a marca mas depois dou aqui. Estou á espera de conseguir testar tudo!
    No entanto tenho dois probleminhas para os quais agradecia um pouco de ajuda; queria informação sobre um descolorante da L'oreal chamado Infinie Platine, não acho reviews nenhumas sobre ele. Além disso só acho o pó descolorante do Blonde Me á venda no Ebay e queria também a OX respectiva a 30vol, e não sei de nenhuma loja online onde comprar =/ É pena porque preciso mesmo desse descolorante! Cá em Portugal não há a venda em lojas físicas, que eu tenha conseguido encontrar. Será que existe algum site Brasileiro que venda para fora? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ahh, que inveja dessa loja que você encontrou por aí! Eu amaria poder testar só produtos naturais assim. Algas são fonte de colágeno, e a geléia real também é ótima, amaria testa-las assim, separadas dos produtos industrializados.

      Quando ao descolorante da L'oreal, ele não é muito popular aqui no Brasil mesmo, poucos acham a venda para testar. Já o BlondMe achamos em algumas lojas online, só não sei se mandam para o exterior. Será que no Ebay não sai mais barato não?
      Dê uma olhadinha se essa loja não envia aí para Portugal, o pessoal costuma comprar online por aqui: http://hairmodification.iluria.com/

      =*

      Excluir
    2. Obrigada Chibi, vou enviar um e-mail a perguntar!

      Pelo que eu vi no Ebay, só o pote estava a coisa de 40~50 Libras, vi no site do UK (porque para encomendar para Portugal, paga-se menos portes porque os produtos vêm por carro através do canal da mancha).
      Update: Testei óleo de amêndoas no cabelo e adorei!
      Fiz uma mistura de Novex Mix de Manteigas + Gel de Semente de Linhaça + Dois cremes hidratantes TrésEmme + 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.
      Lavei o cabelo com shampoo transparente para limpar, de seguida lavei com shampoo concentrado de Keratina da TrésEmme, apliquei a mistura com touca térmica durante 1h (Ficou mais que uma com certeza, distrações... xD) e quando enxagueiestava macio, com corpo, e forte.
      Vou tentar fazer a reconstrução desta forma mais vezes, porque resulta! Sinto o cabelo fortificado, mas ao mesmo tempo maleável.

      Excluir
  23. Chibi, como trato daqueles pontinhos brancos nas pontas?
    Obrigada desde já :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila, é meio complicado eu te dar uma "receita de bolo" pra isso, porque primeiro você precisa identificar a raíz do problema, porque dependendo do motivo a solução vai ser diferente.
      Mas num geral eu indicaria o corte do que já está estragado (porque pontas que já abriram nunca mais vão "colar" uma na outra como mostram as propagandas. rs), indicaria também começar a fazer o Cronograma Capilar, e parar com química e chapinha/secador por um bom tempo até recuperar. E também usar um leave-in/reparador de pontas para proteger essas pontas de agressões do dia-a-dia.

      =*

      Excluir
  24. Oi Chibi! Seu blog é uma maravilha! Graças a ele tive coragem de descolorir e pintar meus cachos de roxo (eu ia dizer que foi sozinha, mas o namorado ajudou hahahaha. meio suspeito esse namorado? o.O hahahahha)
    Então... Acho que o que muitas pessoas hoje em dia têm condenado a cerca desses compostos é na verdade o fato deles serem poluentes dos lençois freáticos. Os silicones e petrolatos saem na água que enxaguamos o cabelo e vão para 1.sistema de esgoto ou 2.fossa séptica.
    Onde tem sistema de esgoto a água recebe tratamento antes de ser jogada em rios e lagos, mas não é assim tão "milagroso" a ponto de tirar os compostos todos. E onde tem fossa séptica a água vai direto pra fossa, sendo reabsorvida pelo solo aos poucos (até encher e a pessoa precisar chamar um "limpa-fossa").
    Esses compostos são tóxicos para peixes e outros animais, e com o tempo podem acabar voltando pro ciclo da água, sendo ingeridos por nós humanos.
    Espero ter ajudado alguma coisinha!
    Você é uma linda e seu blog é um lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nossa, amay a informação que você passou aqui! Eu sabia que eles não eram bons para o meio ambiente, mas não tinha me informado sobre esse tipo de detalhes.

      Realmente uma pena que as empresas não se preocupem com um assunto tão sério, apesar de que algumas poucas marcas já estão lançando linhas sem petrolatos, silicones e inclusive sem parabenos. A esperança é a última! =]

      =*

      Excluir
  25. Hey, Chibi!

    Nossa, post mega útil! Já tinha ouvido falar dessa história de Petrolatos, mas só fui parar pra prestar atenção mesmo agora que estou seca pro meu cabelo crescer (cortei chanel em um momento de revolta com o mundo).

    Graças aos céus só dois dos produtos que eu usava tinham petrolato, mas fiquei hyper chatiada por um deles ter sido logo o RMC da Amend! Tipo, comprei pouco antes de ver o post e só fiz uma aplicação. Mas tenho o vermelho mesmo, sabe dizer se o azul é a mesma composição?

    E aproveitando, mesmo que não tenha muito a ver com o post, eu queria deixar o cabelo branco mesmo, e já tenho a base loiro-claríssimo-quase-branco, queria saber se essas tintas tipo Virgin Snow da Manic Panic e afins são bacanas nesse caso. É só passar como se fosse tinta fantasia normal? E vale a pena?

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!

      Pois é, também tinha adquirido o RMC Vermelho da Amend e vi que possuia petrolato. Por incrível que pareça, não gostei dessa máscara, foi como se passasse água no cabelo, não mudava nada. =/
      O RMC Azul não tem petrolatos, e no meu cabelo é o melhor Reconstrutor que já usei até hoje, sem dúvida recomendo!

      Quanto ao cabelo branco, primeiramente você precisa que sua base esteja bem platinada. Se estiver algumas partes amarelo demais, não adianta tentar neutralizar nem nada, porque só vai ajudar a manchar. Então primeiro você vai uniformizar o cabelo todo com a descoloração num tom de loiro claríssimo, platinado. Aí sim você pode usar as "tintas fantasia brancas", que na verdade a gente chama de "tonner", porque elas são em tons roxeados/azulados que vão neutralizar o resto de amarelinho do seu cabelo, deixando-o branco.

      A aplicação é a mesma que a de qualquer outra tinta fantasia. ;)

      =*

      Excluir
  26. Boa tarde!

    Tem muito tempo que venho acompanhando seu blog e é ótimo.
    Ja fiz creme que você indicou, comprei alguns indicados, simplesmente, ADORO!
    Eu achei seu blog quando estava pesquisando sobre tintas fantasias e eu queria uma verde.
    Quando vi seu cabelo era exatamente o que eu queria. Eu comprei a tinta directions só que na
    embalagem fala pra passar com os cabelos lavados e molhados. No seu post, vc disse que passou com ele seco. Você fez o teste com eles molhados???

    Abraço,
    Poliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, que bom que o Blog tem ajudado!

      Bem, eu nunca passei a Directions com cabelo molhado então realmente não sei te dizer se ela penetra tão bem quanto seco nos fios. =/

      =*

      Excluir
  27. Olá Chibi, acabei de descobrir o blog e me apaixonei, td mto bom por aqui! :D

    Bom, eu queria fazer uma pergunta meio nada a ver com o post, é que meu cabelo é virgem mas anda numa palha só, então eu quero fazer cauterização nele (pq ele tá bem nutrido e eu hidrato ele frequentemente, mas ele parece não segurar os tratamentos) mas eu ando num tesão descontrolado pra fazer um ombré com azul night sky da Candy...
    Então eu queria saber, cauterização fecha as cutículas, isso interfere na fixação da cor ou não tem nada a ver?

    Bjo gatan!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não interfere na fixação da tinta não, pode fazer sossegada!

      Eu recomendo também você comprar um creme Reconstrutor, eu recomendo o RMC Azul da Amend - passo 2. Aí você faz a cauterização 1 vez no mês, e depois vai mantendo a queratina com a Reconstrução uma vez por semana ou a cada 15 dias. Faço isso e vale muito a pena, viu?

      =*

      Excluir
  28. Ótimo post! Bem esclarecedor. Mas o lado ruim é achar produtos sem esses componentes. (Tem vezes que fico o maior tempão lendo essas formulas ate achar algo que nao tenha ou que tenha em pouca quantidade rs). Um dia desses tava vendo que até aquele descolorante Igora (sachê prata) tem parafina líquida na fórmula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Poxa, agora você me superou! Porque eu também sou daquele tipo louca que fica lendo a composição inteira de quase todos os produtos da prateleira. rs
      Porém eu nunca peguei pra ler o do Igora! Tô surpresa! Vou começar a verificar os descolorantes também e ver se noto diferença entre um e outro nessa questão. ;)

      =*

      Excluir
  29. Oi chibi, poderia responder uma duvida que eu tenho quanto a descoloração? Estou perguntando no post mais recente, não sei se é o certo, mas la vai.


    Quando eu descolori meu cabelo ele ficou com um degradê de amarelo gema de ovo nas raízes e indo para o ruivo claro nas pontas, além de alguns lugares ter mantido a cor castanha original, não tendo tido nem uma leve descoloração. Mas tudo bem, passei a tinta vermelha por cima, ficou bonito e uniforme.

    Hoje um mês depois (já retoquei o cabelo 2 semanas atrás com roxo, ficou uma cor purpura lindaaaa) o cabelo já tá bem desbotado e a raíz com uns 5 dedos (sério, meu cabelo cresce MUITO rápido) e eu queria pintar o cabelo com outra cor (azul) e eu sei que o cabelo deveria ficar bem amarelinho para passar essa cor.

    Provavelmente eu teria que descolorir novamente as áreas ruivas e castanhas (já fiz o cronograma, o cabelo ta maravilhoso) e tenho que retocar a raiz, mas eu já tenho áreas loirinhas e meu cabelo ta vermelho ainda. Que que eu faço? Tiro todo o vermelho e aí eu descoloro o que tem pra descolorir ou eu já taco o descolorante por cima do vermelho e tomo cuidado com os tempos pra deixar o loiro uniforme ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sakury!

      Se fosse você, compraria o Dekap Color pra tirar o máximo de pigmento de tinta do cabelo, porque é muito mais fácil descolorir o cabelo com ele super-ultra-desbotado, do que com muita pigmentação (além de danificar menos). Ainda que seu cabelo possa estar desbotado, só o Dekap vai realmente retirar o resto dos pigmentos.

      Aí depois de aplicar o Dekap várias vezes e observar que o resultado não vai mais mudar, você descolore cada parte mais escura do seu cabelo, uma de cada vez, observando bem o tom que vai abrir e removendo o descolorante assim que a mecha pegar o tom uniforme com o resto do cabelo (ou quando der os 40min de efeito do descolorante).

      É bem trabalhoso, mas é a forma mais segura.

      =*

      Excluir
  30. Eu descobri uma marca chamada ~metamorfose~ em uma perfumaria e o shampoo não dá aquele efeito de ressecado mesmo meu cabelo sendo super descolorido e ferrado <3 a máscara é ótima também mas ainda não tive chances de comprar mais coisas dessa marca, todos produtos são sem petrolatos, sal e tem o ph baixo ( na embalagem eles colocam o nível de ph ) ;-; parece até que to fazendo merchan, mas é que é muito mágico rs q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar dessa marca! Se eu encontrar por aqui vou comprar pra testar então. =]

      Excluir
  31. Bem, sou nova aqui e bem leiga no assunto! Eu uso shampoo e condicionador dove, ainda mas estou indo trocar. E bem não entendi muito isso do petrolatos e de como analisar o dano no meu cabelo. Eu sou uma ex ruiva, e já tive mechas coloridas por todo o cabelo então as pontas estão bem detonadas, também submetida a progressiva mas algo leve. Chequei as pontas atrás dos tais "pontos ou bolinhas brancas" mas só achei meus ressecados mesmo (que aliás vou fazer o cronograma só nas pontas, outra dúvida)... Enfim, espero que tenha entendido e ah, sobre o dekapcolor já aproveitando. Eu havia só aberto os fios para base como eu havia pintado de preto e como minha mãe (sacumé) não queria ferrar meus cabelos usou descolorante volume vinte sobre tinta preta "meio" desbotada. Ficou um dourado meio cobre (lixo e feio) só para abrir e servir de base para o ruivo (cerca de dez ou seis meses atrás mais ou menos) ficou meio manchado, a raiz ficou mais clara mas logo eu cobri com castanho médico e nunca mais retoquei. (Se necessário mando foto atual) Ficou depois de um tempo conforme cresceu natural como se fosse ombré avermelhado e depois da última progressiva (infelizmente a dois meses e meu cabelo é identico ao seu natural) ele acobreou e ficou mais parecido com o cabelo. Minha meta: escurecer uma metade do cabelo (talvez preto) e a outra loira, sim, metade cada a la Porcelain Black. Eu vou ter que descolorir, com o uso do dekapcolor pode facilitar e danificar menos nesse processo (claro, com intervalos) ou só descolorindo mesmo?

    ResponderExcluir
  32. Britny, vale mais a pena testar o Dekap Color sim. Não sei te dizer o quanto de tinta ele vai tirar, mas recomendo aplicar pelo menos 4 vezes. Se depois de 4 vezes perceber que o cabelo ainda está abrindo a cor, pode aplicar mais vezes. Aplique o máximo que puder, e só quando perceber que o Dekap não abre mais o tom, aí pode descolorir (se necessário).

    Lembre de fazer o Cronograma Capilar no cabelo todo, ele é essencial pra quem tem cabelo quimicamente tratado.

    =*

    ResponderExcluir
  33. Que tal uma listinha de produtos sem petrolados que você usa?! Só pra dar uma ideia pra gente.

    ResponderExcluir
  34. Quando eu tava lendo o começo da postagem, corri pra olhar os componentes dos meus shampoos (Elseve Reparação Total 5 e Pantene Pro-V Hidratação) e vi que eles não tinham nenhum nome relacionado a petrolatos. Então vi que você mencionou logo essas duas marcas! Hahah
    E mais: o meu condicionador (Neutrox Clássico, uso desde criança) também não tem :3 e é super baratinho (R$6,00 a embalagem grande) :D
    Adorei saber que não preciso gastar mais do que eu gasto pra comprar produtos sem petrolatos <3 Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte, Lívia! Já estava usando produtos bem bacanas esse tempo todo então! =]

      Realmente, da pra achar produtos sem esses componentes que são super em conta. Pessoal costuma achar que produto sem petrolato é mais caro, mas nem é.

      =*

      Excluir
  35. Creme de pentear da garnier nao tem. Será que outros produtos da marca seguem a mesma linha?

    ResponderExcluir
  36. Oi Chibi! Amei o post!
    Agora gostaria de saber sua opinião sobre os parabenos!
    Eles também fazem mal ou é balela?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Eu amei o seu post, é muito detalhado e explicadinho!

    Gostaria de pedir e deixar a minha sugestão de que você fizesse um post indicando produtos para cada etapa do cronograma capilar, com os mais variados preços, que sejam livres de petrolatos e que sejam realmente bons, que funcionem.

    Se puder dar dicas de ampolas, cremes para pentear e finalizadores livres de petrolatos, mas que sejam bons, também ajudaria bastante.

    Meu cabelo é cacheado, eu pinto descoloro ele e pinto de vermelho desde os 11 anos, agora tenho 22 anos. Por isso, quero começar a realmente tratá-lo para que ele volte a ser bonito.

    Desde já, muito obrigada pela atenção! =)

    ResponderExcluir
  38. Ameiiiii o post! Super esclarecedor e util... Parabéns =D

    ResponderExcluir
  39. Adorei o post chibi, mas como eu não entendo do assunto, me falaram do tal botox capilar, e eu queria saber se é compatível com tinta e quais os danos que ele pode causar, porque meu cabelo ta muito frágil, eu começei a fazer o cronograma capilar e fico com medo de arriscar e só piorar, o que vc recomenda?

    ResponderExcluir
  40. Eu parei de usar petrolatos por tabela. Porque o meu grande problema na verdade eram os sulfatos pesados. Meu cabelo é cacheado, e eu estou em fase de transição (meio recém-saída da química e de algumas progressivas malsucedidas). Quando eu lavava com shampoos normais, meu cabelo perdia muita massa capilar, meu cabelo partia muito e ficava com aspecto endurecido. Eu fazia umectação, hidratação, e nada. Além disso, algumas máscaras só faziam ficar bonito no dia. Na lavagem seguinte, o efeito ia todo embora. Por ter cortado o sulfato pesado, precisei cortar também os petrolatos, já que os sulfatos mais leves não têm esse potencial pra retirar (pelo menos comigo não funciona). Mas continuo usando silicones insolúveis em água, porque alguns desses xampus conseguem retirar.
    Reparei que meu cabelo ficou mais macio, tá com um aspecto mais saudável, mais brilhante, e menos endurecido. Isso foi quase que imediato. Agora até um tratamento capilar tem dado mais resultado. Sinto que o cabelo está de fato tratado e não sai na próxima lavagem. Agora olho todos os rótulos, com atenção. Ainda é meio esquisito reconhecer todos os componentes. Então vou no basicão. E existem marcas ótimas sem parafinas. A Phytoervas é maravilhosa. A Lola tem uma gama gigantesca também. São as que mais estou usando no momento. E o xampu, além da Lola, eu tô usando da OroArgan. E aprendi uma técnica de lavagem maravilhosa, sem esfregar o couro com força, massageando e deixando que a própria água leve a espuma do xampu pro comprimento. Sem esfregar. Faz MUITA diferença. Estou gostando MUITO dessa nova fase. Meus cabelos agradecem... rs.

    ResponderExcluir
  41. Você queria saber se os petrolatos e silicones fazem mal para cabelos virgens > Fazem sim eu fui usar um desses produtos novos para cabelos cacheados virgens e meu cabelo simplesmente odiou: deu caspa e eu quase fiquei careca do lado direito

    ResponderExcluir
  42. Oie, adorei o post, super completo! Estou com mechas descoloridas no cabelo, antes eles eram vermelhos, já descoloridos e descolori novamente, agora eles estão super danificados e estou procurando produtos para solucionar os meu problemas e vi que eles estão nos produtos que eu uso, que são o shampoo e a máscara da Aussie, e para hidratações o Silicon Mix e o Novex de Ojon, e vejo que vou ter que trocar de produtos....

    ResponderExcluir
  43. eu entendo perfeitamente o que vc esta dizendo,o meu cabelo melhorou muiiito depois que comecei a usar shampoo e condicionador sem petrolato. o meu cabelo vivia ressecado e embaraçado e agora presto muita atençao na composiçao do que vou comprar, parece besteira, mas so eu e o meu cabelo sabemos o que sofremos pelos produtos errados. ja gastei muito com produtos carissimos e hoje uso yamasterol baratinho e o meu cabelo ta um orgulho só. Digo com propriedade pq vi a diferença em meu cabelo,por isso dou a razao a tudo o que a Chibi disse.

    ResponderExcluir
  44. eu entendo perfeitamente o que vc esta dizendo,o meu cabelo melhorou muiiito depois que comecei a usar shampoo e condicionador sem petrolato. o meu cabelo vivia ressecado e embaraçado e agora presto muita atençao na composiçao do que vou comprar, parece besteira, mas so eu e o meu cabelo sabemos o que sofremos pelos produtos errados. ja gastei muito com produtos carissimos e hoje uso yamasterol baratinho e o meu cabelo ta um orgulho só. Digo com propriedade pq vi a diferença em meu cabelo,por isso dou a razao a tudo o que a Chibi disse.

    ResponderExcluir