www.Miss-Colorful.com


12 de maio de 2013

Mais sobre Reconstrução, Queratina e Rigen

Oi, gente!

Primeiramente, gostaria de dizer que os comentários com dúvidas que ainda não foram respondidos serão respondidos assim que possível. Gostaria também de pedir para quem tiver dúvidas verificar o índice do Blog. Aí do lado na Estante Chibi temos a sessão "Cabelos", e está tudo muito bem organizado por lá, fácil de achar a informação que precisarem (além da caixa de busca/pesquisa, também aí na lateral). Digo isso porque muitas dúvidas que o pessoal tem deixado por aqui já foram respondidas detalhadamente, assim vocês não precisam ficar esperando eu ter tempo pra responder caso sua dúvida já tenha sido sanada por aqui, certo? Fikdik. ;)

Bem, vamos ao post de hoje!

Nessa minha vida de testar produtos e observar cautelosamente os resultados, eu notei coisas bastante relevantes quando o assunto é Reconstrução e que muita gente ainda fica cheio de dúvida.
Coisas do tipo:

"Tenho medo de usar Queratina, dar excesso e o cabelo romper!!!"
"Rigen deve ser usado para Nutrição ou Reconstrução?"
"Como saber que o cabelo está com falta de Reconstrução? Como saber a frequência dessa etapa no meu Cronograma?"

Hoje vou tirar essas dúvidas com base nas experiências que pude observar em meu próprio cabelo.


A Reconstrução

Eu já fiz um post exclusivo para Reconstrução, que vocês podem acessar clicando aqui. Mas fazendo um resuminho básico - a Reconstrução é a Etapa em que vamos dar mais força e resistencia ao cabelo, onde o tratamento vai alcançar até o mais profundo interior do fio de cabelo, o Córtex. E como fazemos isso? Depositando sobre os fios máscaras que contenham Proteínas/Aminoácidos.

A Queratina e os Aminoácidos

Nosso cabelo é composto por aproximadamente 85% de Queratina.
Pra quem não sabe, a Queratina é Proteína. Ou seja, a Queratina é uma proteína que já nasce em nossos fios, ela faz parte deles naturalmente.
A Queratina é composta por 20 Aminoácidos, entre eles Glicina, Alanina, Serina, Cisteína, Tirosina, etc.
Aminoácidos também são Proteína, já que fazem parte da Queratina.

O que isso significa? Significa que quando compramos um produto que tem só Arginina, ou Lisina, ou qualquer um desse Aminoácidos isoladamente, é como se estivessemos adquirindo um "pedacinho" da Queratina. Por isso esses produtos são considerados Reconstrutores mais amenos.

 Produtos Reconstrutores com Queratina são mais fortes pois contém todo o conjunto de Aminoácidos (logicamente isso também vai variar da proporção e da marca, mas isso é oooutro assunto!).

A Máscara Rigen da Alfaparf

O Rigen é popular pela internet quando o assunto é tratamento capilar já faz tempo! A grande maioria das pessoas que já o testou obteve bons resultados, e isso acabou gerando toda essa popularidade.

O Rigen popular é o da embalagem antiga, branca e azul, que já enchi de elogios aqui no Blog algumas vezes.


Os componentes princípais do Rigen são o Colágeno Hidrolizado e as Proteínas do Leite.
O que são Proteínas do Leite? São Aminoácidos,  e no caso do leite os principais são a Caseína, a B-Lactoglobulina e a A-Lactoalbumina.

Porque o Rigen se encaixa da Etapa de Nutrição, e não na Etapa de Reconstrução

Muita gente acaba encaixando o Rigen na Etapa de Reconstrução por seu resultado geralmente ser o de um cabelo mais encorpado.É muito difícil achar uma máscara de Nutrição que deixe os fios com esse resultado. Porém na minha opinião, isso se dá justamente ao fato do Rigen ser um produto realmente diferenciado. Se todas as máscaras de Nutrição encorpassem como o Rigen faz, nossa vida seria mais simples e mais barata! É isso que faz dele uma Nutrição potente que funciona na maioria dos cabelos.


"Mas Chibi, "encorpar" não é um efeito Reconstrutor?"

Sim, porém o "encorpar" do Rigen não é o mesmo que o de uma Reconstrução. A Reconstrução vai atingir o Córtex, lembra? E vai repor a Massa que o fio perdeu. A Queratina é um componente natural nos fios, então quando a gente repõe Queratina nós estamos repondo algo que realmente estava lá nos fios anteriormente mas que foi perdido. O mesmo vale para o uso de produtos com Aminoácidos da Queratina. Já os Aminoácidos do Leite não são os mesmo Aminoácidos da Queratina, não são parte natural dos fios que foi perdida, o uso dos Aminoácidos do Leite resulta em algo beeem mais leve. Pra quem descolore o cabelo como nós corolidas, acaba sendo uma quantia insignificante pra quem precisa ter uma rotina firme de Reconstrução.

A Nutrição vai fortificar o cabelo, mas não vai atingir o Córtex. Especialmente no uso do Rigen, eu sinto que o "encorpar" se da mais a Cutícula do fio e camadas mais externas, sem atingir o Córtex.


"Então não é adequado usar o Rigen na Etapa de Reconstrução?"

Eu realmente não recomendo, porque o Rigen não tem Queratina ou algum Aminoácido da Queratina, e acredite, se não usar um produto que contenha esses componentes o seu cabelo vai começar a demonstrar a falta deles mais cedo ou mais tarde.


A minha Experiência que levou a essas conclusões, para os que estiverem interessados

Antigamente eu fazia uma Escova Progressiva Caseira, aquelas a base de Queratina e Formol. Nesse tempo eu parei com o uso de qualquer produto que tivesse Queratina, porque esse tipo de Progressiva é como se fosse uma baita Cauterização, e se você continua usando Queratina em outros produtos o cabelo vai enrijecendo, quebrando, ficando com aquele aspecto "esticado" que ninguém gosta. Fazia então meu Cronograma apenas com Hidratação, Nutrição e Umectação. Para Nutrição estava usando o Rigen, justamente por ser bem forte e muita gente considerar até Reconstrutor, e tudo estava indo muito bem, meu cabelo estava muito bonito e com maleabilidade. Porém a Progressiva tira muito o volume do meu cabelo, o que me levou a deixar de faze-la já faz 1 ano e pouco. Meu cabelo é liso até a altura da boca, depois ondula levemente e só na região mais próxima as pontas costumava formar cachos mesmo, então mesmo que eu fique 1 ano sem fazer progressiva, não tenho aquele problema da raíz ondulada, o que me deixa numa situação bem confortável.
Bem, aconteceu que mesmo parando com a Progressiva, por até uns 6 meses meu cabelo tinha quebra quando eu tentava usar alguma máscara com Queratina nos meus testes de mecha, o que me fez ficar ainda mais muito tempo sem usá-la no meu Cronograma. Nisso continuava sem fazer Reconstruções, e usando o Rigen. Até que no final do ano passado meu cabelo começou a apresentar quebra nas pontas, que eu tentei resolver de várias formas sem sucesso. O cabelo estava brilhante e maleável, porém quebrando nas pontas. Foi quando resolvi testar a Queratina, e adivinhem? Acabou a quebra. Ou seja, meu cabelo a essa altura já estava com falta de Queratina, estava sem Massa suficiente no Córtex, estava fraco. O Rigen não foi suficiente pra suprir essa necessidade do meu cabelo, até porque ele é NUTRIENTE, não é RECONSTRUTOR. Ele cuidou das camadas mais externas, mas não cuidou da parte mais interior do fio.

Agora sem a Progressiva eu coloquei as Reconstruções ao meu Cronograma, essas com produtos que contenham Queratina como o RMC Azul da Amend, e deixando o Rigen para a Nutrição, que isso ele tira de letra!


Sobre Excesso de Proteína/Queratina

Estou usando Queratina na minha Etapa de Reconstrução, e o Rigen na minha Etapa de Nutrição já faz um tempo. Meu cabelo não ficou com aspecto "duro", nem "esticado", nem com quebra devido a rigidez, isso porque faço as Reconstruções apenas no dia do Cronograma que é referente a Reconstrução.

O uso do Rigen como Máscara Nutriente no dia de Nutrição, junto ao uso de uma Máscara Reconstrutora com Queratina no dia referente a Reconstrução, não é suficiente pra dar Excesso de Proteína e causar problemas.

Seu cabelo só terá quebra e rigidez devido a Excesso de Queratina se:

- Estiver fazendo alguma progressiva que contenha grande quantidade de Queratina junto a Reconstruções com Queratina
- Estiver usando outros produtos que contenham Queratina que não seja na fase de Reconstrução (ex. usar Queratina na Nutrição, na Hidratação, ou algum Leave-in de uso diário com concentração de Queratina muito forte).
- Estiver fazendo Reconstruções seguidas sem seguir a ordem especificada no Cronograma Capilar
- Estiver fazendo Cauterizações num curto intervalo entre uma e outra

Se fizer tudo como manda o Cronograma, prestar bastante atenção na composição dos produtos que está usando, isso não vai acontecer, podem ficar sossegados.

Observação Importante: A Rigidez no fio é um sintoma comum do cabelo que acabou de passar por uma Reconstrução e esse efeito vai embora na próxima lavagem. Não categorizem um produto como "ruim" por isso, porque isso é natural e não vai estragar seu cabelo.

ALERTA: Isso é a minha experiência num cabelo longo e descolorido praticamente até o platinado, que é um cabelo que perdeu muito de sua composição natural e necessita de produtos com componentes mais fortes para ficar firme. Se está lendo esse texto e seu cabelo é virgem, ou pouquíssimo descolorido, esse post pode não se aplicar ao seu caso, pois seu cabelo não terá as mesmas necessidades de um cabelo que foi descolorido.

Por hoje é só. =]

42 comentários:

  1. Oi Chibi, estou conhecendo teu blog hoje e já amei msm *-*
    Fiquei até com uma emoção quando voltei agorinha e vi que tinha postagem nova *----*
    Bom, estou querendo fazer só as pontas (por enquanto) de azul (sou morena, mas ainda vou usar muitas clores claras e escuras u_u rs)
    Um dia eu fui fazer, fui em uma cabeleleira de confiança, comprei um tonalizante e fui fazer, ela descoloriu, mas não tanto,pois eu ainda estava com resto de alisamento no meu cabelo. Ficou um loiro amarelado e não pegou o trocin azul, deixando com um aspecto amarelado cinza horrivel, fiquei triste, pois estragou mto e então cortei.
    Eu tava pensando em passar um tempo hidratando e quando ele estivesse bem hidratado (e eu com dinheiro) deixa-lo do meu jeitinho *0* eu vou descolori-lo, fazer uma progressiva (pois meu cabelo é grosso, uma mistura de cacheado com liso indentificavel, e muito, muito, muito cheio mesmo) Aff, que texto grande .-. desculpa ai rsrsrs. Mas enfim, queria saber se você se lembra quando foi sua primeira vez quando pintou, tem foto do teu cabelo atualmente ? *-*
    E que tipos de hidratações tu me indicaria pra antes de fazer esses processos ? Obrigada e desculpa pelo enorme texto rsrsrs o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thainá!

      Bem, Progressiva e Cabelos Descoloridos é algo que não combina muito, ao menos pra quem tem intenção de deixar o cabelo crescer bastante. Eu recomendaria só pra quem quer deixar o cabelo mais curto, até os ombros. Porque a progressiva + descoloração tende a deixar as pontas dos cabelos bem mais ralas que o resto, isso a longo prazo. Acaba sendo chato pra quem está tentando deixar o cabelo crescer.

      Quanto ao tratamento, eu recomendo começar o Cronograma Capilar que explico aqui no Blog. É o tratamento que faço no meu cabelo já há 1 ano e não paro mais, porque é o que mantem ele na minha cabeça. rs

      E nossa, primeira vez que pintei em 2005 foi caótico! hauhauahuhau
      O meu cabelo atual aparece nesses posts mais recentes, só procurar a menina de cabelo comprido Turquesa!

      Mas ainda faço o post falando sobre meu início capilar, é uma boa ideia! hehe

      =*

      Excluir
    2. Eu pesquisei mais sobre a progressiva, e vi que é melhor não mesmo. Eu comecei a fazer o cronograma e meu cabelo parece outro, porém ainda é muito cheio, ainda mais com ele curto (no ombro)
      Dai, vou esperar ele crescer, estou usando um tonico de alho da gota dourada, dizem ue é muito bom e deixa o cabelo mais forte e cresce mais rápido.
      bom, vou deixar ele crescer pra ver se fica menos cheio com o peso, dai sim pintar, porque cabelo colorido que vive amarrado não dá, né ?! rrsrss
      Ansiosa pra esse post ai, e pros próximos ^^

      Excluir
  2. Chibi esse creme da rigen da alparf é bom para nutrição de cabelos cacheados, ou tenho que compra especifica pro meu tipo de cabelo?

    ResponderExcluir
  3. Hey Chibi :} Pedido nada a ver com o Post -.- Se puder, poderia fazer resenha de uma dessas tintas fantasia "populares" aí? Tipo, JeansColor da Alfaparf ou Keraton hard colors?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Eu nunca usei-as, mas tenho amigas que já usaram e ambas desbotam bem rápido, por isso nem animei de testar. Mas vou ver se compro o verde da Hard Colors só pra testar nas minhas pontas, aí faço um post aqui sim. ;)

      Excluir
  4. oi chibi , eu tenho o cabelo no meio das costas e nao tem muito volume , eu gostaria de saber quantos tubos devo comprar , quero pintar ele todo de azul ...

    ResponderExcluir
  5. Oi Chibi!

    Muito obrigada pelas dicas... o blog ta lindo e amei todos os posts do cronograma! Queria que você visse como estão minhas pontinhas hehehehhe!!!
    Lembrei de você esses dias num post que eu li num blog sobre umectação falando sobre uma massagem Ayurvedica Indiana para os cabelos crescerem! Da sono só de ver o video. Eu ando fazendo a tal massagem ja faz umas duas semanas e por incrivel que pareça ja senti uma diferença! segue o video: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0FbbWtArQAg#!

    Beijão querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Nossa, eu super massageio meio cabelo quando aplico shampoo! Mas só comecei a fazer isso recentemente, e vejo que consegui ótimos resultados em relação a força e queda (que diminuiu drasticamente).

      Gostei muito do video que me enviou, vou ver se faço! Só fiquei receosa quanto a usar óleos na raíz, porque meu cabelo tende a ser meio oleoso. Quando passo óleo na raíz eu preciso aplicar shampoo umas 3 vezes seguidas pra conseguir retirar, ou o cabelo fica ensebado até eu lavar de novo, é muito chato! Especialmente porque acaba desbotando minha cor isso de ficar lavando a raíz loucamente. T.T

      Mas gostei muito da recomendação. ;)

      Excluir
  6. Oi Chibi! Conheci seu blog semana passada e você já me ajudou a salvar minhas madeixas! Meus cabelos estavam tão detonados que formavam dread sozinhos de tão embaraçados! Comecei o cronograma capilar no sábado, e é impressionante como usando os produtos certos o resultado foi maravilhoso! Ah além disso estou usando o DecapColor pra tirar o preto!Obrigada pelas dicas...Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat! Que bom que está fazendo tudo direitinho e conseguindo bons resultados!
      O Cronograma é assim mesmo, recuperação gradativa porém muito visível, aí estimula a gente a continuar. Eu já faço Cronograma há 1 ano e nem tenho intenção de parar. =]

      =*

      Excluir
  7. Oii Chibi, seu cabelo tem progressiva? se sim, qual vc faz? e quais ingredientes não podem ter nos produtos pra quem tem cabelo colorido?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ninny! Eu fazia escova progressiva caseira, a base de queratina e formol. Não faço mais já faz 1 ano e alguns meses. Parei porque progressiva realmente não é uma boa pra quem tem cabelo descolorido e quer deixar ele crescer gigante! A longo prazo ela vai deixando as pontas dos cabelos muito ralas, só recomendaria pra quem tem cabelo curto mesmo.

      Ingredientes não recomendados pra cabelos coloridos? Eu não recomendaria os shampoos com sulfatos, porque desbotam a cor mais rápido e judiam um pouco mais do fio descolorido, também não recomendo os petrolatos porque além deles tenderem a acumular, eles não tratam o cabelo de verdade. Não indicaria shampoos anti-residuos pois tem ph alto demais e também deixam o cabelo colorido mais vulnerável (eu substituo por bicarbonato de sódio). Acho que é isso. ;)

      =*

      Excluir
  8. Oi, Chibi! Me apaixonei pelo seu blog! Pretendo pintar meu cabelo de rosa até o final desde ano - esperando meus fios crescerem! - Uma dúvida: A anilina também desbota para "tons bonitos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A Anilina geralmente desbota pra "tons misteriosos". Tipo, uma parte do cabelo vai desbotar de um jeito, outra parte vai desbotar de outra. Vai depender também da tonalidade da anilina e do tanto que sua descoloração está uniforme. Por ser barato, eu recomendaria testar uma vez e ver se gosta, se não gostar parte para as tintas. :)

      Excluir
  9. Olá, Chibi :D Eu a-m-o seu blog, sou apaixonada pelos seus textos e pelo seu cabelo *.* Tenho cabelo turquesa-fajuto nas pontas e os cabelos da nuca nem platinado-arroxeado.. Enfim, ainda na busca da cobertura perfeita :D
    Eu vim pedir ajudar D: Eu tenho muita dificuldades em achar shampoos que limpem meu cabelo, porque compro sem sal e sinto que eles não limpam tão bem.. Procurei, procurei e achei o Desoxil da Shambelle. Foi puro amor! Nunca confiei em 2 em 1, mas esse funcionou que foi uma beleza.. Na primeira vez. Agora meu cabelo parece limpo, mas quem disse que a raiz cheira como limpa?? O que eu faço, que tô entrando em desespero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Maria! Assustei com seu caso!

      Será que você está lavando seu cabelo da forma correta? Pense que o shampoo você deve colocar nas mãos, esfregar um pouco entre os dedos, e aplicar somente na raíz dos cabelos, massageando muito bem. Você pode repetir o procedimento duas vezes.
      Depois, o condicionador você coloca nas mãos, da uma leve espalhada, e aplica apenas no comprimento do cabelo, não chegue perto da raíz!

      Você passa algum leave-in? O mesmo vale pra eles, passe só nas pontas.

      E shampoo eu indicaria qualquer um que seja anti-resíduos, porque eles são shampoos de limpeza profunda, tem ph bem alto.

      =*

      Excluir
  10. Chibi-chan me ajuda! Meu cabelo tá horrível, consequência de quase 2 anos sem hidratar, reconstruir, nada, nem um pé no salão, só pra progressiva, nem pra cortar, eu mesma cortei nesse tempo e agora ele tá super desidratado, e eu quero hidratá-lo e pintá-lo, você me ajuda, plisss? Eu tava pensando em, depois de hidratar, usar o VG (violeta Genenciana) vc sabe se funciona? Eu tô com medo, com dúvida e AAAAH! Que agonia! me ajuda, pliss?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cabelo não é descolorido nem tingido? Se não for, é melhor nem fazer, porque a tendencia vai ser danificar ainda mais, aí só cortando.

      Caso seu cabelo já seja descolorido, eu recomendo começar a fazer o Cronograma Capilar que explico aqui no Blog. É o que eu faço e que mais várias meninas coloridas fazem e amam. ;)

      Excluir
    2. Vergonha é: ver que escrevi "violeta genenciana" '_' anyway... Eu tô fazendo o cronograma capilar mas meu cabelo ainda não está respondendo muito bem >.< O jeito é continuar cuidando e rezar pra que melhore... (cara re-ler essa mensagem é horrível, esse 'pliss' é tão esquisito) Meu cabelo tá mais hidratado que antes mas tá frizzado, sentindo saudade da progressiva... Seu site tá me ajudando muito chibi!

      Excluir
  11. Olá Chibi! Mais uma vez, aqui venho com uma dúvida.
    Bem, eu descolorei o meu cabelo hoje e pintei com Directions Lagoon Blue. Descolori com um descolorante da Matrix e usei ox 30vol e cheguei quase ao platinado.
    O problema é que, ao aplicar a tinta, usei o pote INTEIRO da Directions (um ponte de 88ml) e o cabelo COMEU a tinta, tendo ficado azul-turquesa (como se estivesse desbotado, sabe? porque houve partes em que ficou o azul do Lagoon). A minha pergunta é: Porque isto aconteceu? O cabelo estava demasiado poroso? Foi pouca tinta? Isso faz-me questionar também quanto á durabilidade da tinta (não no cabelo, mas sim para quantas aplicações dá um pote, tendo em conta o tamanho do cabelo). Gostava que fizesse um post sobre isso, acho que era uma boa idéia e que há mais pessoal com a mesma dúvida que eu. Desde já, obrigada! :)

    ResponderExcluir
  12. Só para esclarecer, usei um descolorante Matrix que abre até 8tons e usei ox30 vol, porque também tenho dúvidas quanto a precisar fazer uma nova descoloração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A Lagoon Blue não costuma ficar muito clara recém aplicada não. Pode ser algum erro de descoloração, ou pode ser porosidade sim.

      Quanto tempo deixou a tinta no cabelo? Aplicou com o cabelo molhado ou seco?

      O cabelo ficou aquele loiro bem platinadinho, quase branco? Porque a base pra Lagoon Blue tem que ser essa.

      Seu cabelo estava saudável ou estava estranho?

      Depende de tudo isso. Ah! E qual o comprimento do seu cabelo?

      Muitas perguntas. rs

      =*

      Excluir
    2. Eu deixei 1 horinha, apliquei com o cabelo meio seco. Ele ficou com tons irregulares de descoloração e um pouco mais escuro nas pontas, ele estava ressecado da descoloração (pintei logo a seguir). Meu cabelo dá um pouco abaixo do ombro. Entretanto eu pintei com a Neon Blue, pintei o cabelo inteirinho - e não há nada a fazer, necessita de uma segunda descoloração geral para igualar os tons, pois onde está mais escuro a Neon Blue esverdeou toda.

      Excluir
    3. Ahh, é isso então! Provavelmente essas partes da descoloração que estão mais escuras acabaram influindo no resultado final, o que acontece fácil com tons de azul.

      Minha recomendação seria usar Dekap Color pra remover toda a tinta. Fazer o Cronograma Capilar pra recuperar dos danos anteriores. Depois acertar a descoloração nas mechas mais escuras, e só depois, com o cabelo uniforme, você pinta.

      Da trabalho, mas pra azul é assim mesmo. =/

      =*

      Excluir
  13. haha obrigada, mas é você quem tem dicas ótimas e tutoriais maras *3* <3

    ResponderExcluir
  14. Ei chibi! Adoro suas dicas! principalmente sobre manutenção capilar.

    Segue meu blog? Estou começando agora, vou compartilhar vááárias experiencias, principalmente sobre cabelo. http://dicasdateteh.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Chibi, você sabe que tintas posso usar para deixar meu cabelo cor de menta?? beem clarinho :3 bjss .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Primeiro vai ter que descolorir até um loiro claríssimo, quase branco. Depois neutralizar os amarelados, para que o cabelo fique realmente branco. Aí então basta passar qualquer tinta verde, de preferência um verde que não seja limão (porque pode ficar muito amarelo quando clarear, e não menta). Então você vai pegar a tinta, e vai diluí-la num recipiente com creme branco (qualquer creme branco de hidratação). Coloca uma pitadinha de tinta, até o creme ficar num tom de verde médio pra claro. Depois é só aplicar no cabelo, deixar 1h e lavar. E pronto, seu menta! =]

      Excluir
  16. Chibiii queria te agradecer por tantas dicas legais, graças a você e os ensinamentos do crono pude tratar do meu cabelo que estava preto e voltar para os meus amados coloridinhos.
    Muito obrigada mesmo por compartilhar com a gente tudo que que você sabe que faz bem e mau para nossos cabelos><'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouumm, magina!!! Que bom que esses posts tem ajudado, vem mais ainda pela frente =]

      Excluir
  17. Chibi, estou tentando platinar meu cabelo, que natural é um castanho médio...
    Descolori 4 vzs, dando um tempo para ele se recuperar... Entre as descolorações usei desamarelador, alta moda 12.alguma coisa e Platinum 11.21 da Alfaparf, tb usei várias vezes vg com creme de hidratação...
    Nada platinou, nem desamarelou! Só na parte de cima do cabelo, na franja...
    Eu comecei a achar que ele n estava claro o suficiente para neutralizar, por isso descolori a 4ª vez...
    Depois disso e usar vg com creme (de novo) e n dar certo, usei o Banho de brilho prata da keraton, puro, com creme, deixando pouco tempo, muito tempo... E NÃO ADIANTOU T.T
    Daí decidi deixar lilás, roxo pastel, sei lá... Deixei no cabelo, creme + Vg por 40 min ...
    A parte da franja ficou roxinha, e o resto do cabelo: Amarelo, ainda )):
    Esses pedaços amarelos estão num tom 11 +-...
    Parece que NADA pega!!
    Usei já: creme de queratina, ampola Dove 60 s, umectação com azeite, água com limão pra regular o Ph, cauterização (caseira), ampola semi di lino (azul, alfaparf), óleo de argan, enfim... muita coisa... Meu cabelo n está tão estragado, mas tb n está igual ao de propaganda de shampoo...
    O que eu faço??
    Só n queria passar outra tinta, tipo vermelho, pq se n vou perder o loiro claro, n?!
    Obrigada, bj s2

    (Eu tinha feito um comentário melhor, mas saiu da pag. sem salvar ))): )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Você disse que fez 4 descolorações num cabelo castanho medio???
      Imagine que meu cabelo é castanho escuro, e quando quero platinar eu faço 2 descolorações. Tem algo errado aí.

      Seu cabelo estava virgem antes das descolorações? Usou qual pó descolorante e qual oxigenada? E qual o volume da oxigenada?

      Tirar o amarelo do cabelo afim de que platine ou fique branco só funciona quando o cabelo já está num tom de loiro claríssimo. Se estiver amarelo demais, é porque precisa descolorir de novo.

      E para tratar eu recomendo começar a fazer o Cronograma Capilar, nunca dispensar um leave-in e usar um termo-protetor antes de chapinha ou secador.

      =*

      Excluir
  18. Oi chibi, conheci teu blog agora e to achando MUITO útil!
    Enfim, eu tenho um cabelo virgem castanho médio, mas virgem de TUDO mesmo, nunca usei nenhuma química e raramente uso calor (nem secador eu uso), lavo ele umas 3 vezes por semana só.
    Eu pretendo pintar ele com tinta fantasia (Tropical Green e Acqua-Candy Color em degradê) e começar a fazer o cronograma.
    Será que uma descoloração ia bastar? Eu não ia me importar de sair meio verde.
    E o cronograma? Eu moro numa cidade pequena, será que eu ia conseguir só com produtos de farmácia e cosméticos como Avon ou Natufa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Para a Tropical, uma descoloração basta, com certeza. Já para a Acqua, se você quiser o tom puro dela, aí pode ser que precise de duas descolorações. A Acqua precisa de um tom de descoloração quaaaase branco, ou então vai ficar super verde.

      O importante é você usar descolorantes de qualidade. Eu recomendo o Supermeches da Alfaparf, com oxigenada 30 ou 40.

      Quanto ao Cronograma, sem dúvida começar a faze-lo assim que descolorir. Muitas vezes acabo comprando produtos pela internet, há vários sites nacionais de beleza que vendem produtos bacanas para o Cronograma. Costuma ser mais fácil do que achar em cidades pequenas. ;)

      =*

      Excluir
  19. Olá Chibi, duas perguntas:
    1- comprei a queratina liquida com enxague no site sabão e glicerina. Acontece que o site informa que o produto não pode ser utilizado diretamente nos cabelos, apenas misturado em máscaras, shampoos e etc. E agora? Comprei para usar diretamente nos cabelos, e só depois de uns 30 minutos jogar uma máscara por cima... Qual a sua opinião sobre isso?
    2 - O absolut repair, que é baseado em ceramidas, deve ser classificada como uma nutrição reparadora, assim como o rigen? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!

      1 - A queratina que uso é a Queratina Liquida da Bio Extratus. Ela é queratina pura também, não vem misturada com nada. Na embalagem eles solicitam que se dilua a queratina em 2 partes de água. Por exemplo, se você usar 5ml de queratina, você usa 10ml de água. A mistura com água a gente geralmente usa quando vai fazer cauterização. Se for misturar num creme, você separa num pote a quantia de máscara que irá usar, e coloca 1 tampinha de queratina, que geralmente é suficiente.

      2 - Falando de Cronograma Capilar, eu não gosto de rótulos do tipo "nutrição-reparadora", "hidratação-nutritiva", etc etc. Penso que se a ideia do Cronograma é justamente você ter um momento pra cada fase, um momento especial pra Hidratação, um especial pra Nutrição, e um pra Reconstrução, quando você faz uma aplicaçao de um produto considerando dois procedimentos ao mesmo tempo, você já acaba com a ideia principal do Cronograma. Rigen não tem queratina, não supre etapa de Reconstrução. Rigen é Nutrição, e Nutrição das boas, das fortes! Absolut Repair também é uma Nutrição. Não vai suprir necessidades reconstrutoras se usar na etapa de Reconstrução. O ideal é usar ambas as máscaras para N, e máscaras diferentes para R, sem medo de "sobrecarregar o cabelo", porque isso simplesmente não vai acontecer. Uma coisa e uma coisa, outra coisa é outra coisa. rs

      =*

      Excluir
  20. Não tem muito a ver com a postagem, mas sei que você já experimentou uma versão do Argan Oil System... Eu uso os tratamentos da INOAR, e eles deixam meu cabelo muito bom, tendo parafina, silicone ou não!
    Você já experimentou os lançamentos deles?

    ResponderExcluir
  21. Nossa, vc é muito boa nas explicações, sigo alguns blogs de cabelo e vi que vc dá opiniões baseada na sua experiência e não copia dos outros como alguns. Foi a melhor explicação para o rigen que eu já li. Realmente acho que mais para nutrição. Obrigada e continue escrevendo porque vc realmente entende do assunto.

    ResponderExcluir