www.Miss-Colorful.com


24 de junho de 2013

Alisamento / Progressiva x Descoloração - Parte 2

Oi, pessoas!

Há um tempo já havia feito um post com esse nome, contando minhas considerações sobre Escova Progressiva até aquele momento. O post de hoje é com base em mais experiências, para "atualizar" o post passado. ;)

Minha primeira progressiva foi em 2009. Bem, de lá pra 2013 eu notei muitas coisas importantes e cheguei há algumas conclusões importantíssimas que vou explicar a vocês hoje nesse post. Se você tem progressiva ou pretende fazer uma, não deixe de ler!


Primeiramente: Progressiva, Inteligente, Marroquina, London, Selagem/Botox (quando esses tem efeito alisante), Escova de Açúcar, Chocolate, ou escovas a base de ácidos, etc etc, são todos ALISAMENTOS. Sim, são a mesma coisa. A partir do momento que vai Alisar seu cabelo, esse post já é válido pra você. Tem gente que, só porque seu alisamento não se chama "Progressiva", acha que é algo diferenciado. Não é. É por isso que coloco aqui no post "Progressiva / Alisamento", para que saibam que o post engloba qualquer tipo de alisamento.

Compatibilidade - Progressiva / Alisamento x Descoloração / Tinta Fantasia

Isso é algo que já havia abordado no post anterior. Algumas Progressivas são compatíveis com descoloração, isso significa que se o seu cabelo estiver descolorido e saudável e você fizer essa Progressiva, o seu cabelo não vai se "desintegrar" instantaneamente. A única Progressiva que já fiz foi a base de Formol, essa que é compatível com descoloração. Não tenho experiências com escovas a base de ácidos ou outros componentes para dar a certeza a vocês se são compatíveis ou não com descoloração, então pra quem deseja fazer outros tipos de progressiva/alisamento o melhor é verificar com alguém que tenha cabelo colorido e já tenha feito, ou tirar essa dúvida com um cabeleireiro competente.

O que devemos ficar atentos quanto a compatibilidade é que, mesmo que sua Progressiva seja compatível com descoloração, não necessariamente isso significa que a manutenção será fácil e que o bom resultado vai durar pra sempre. E é aí que mora o perigo.

Possíveis efeitos nocivos das Escovas Progressivas / Alisamentos

Canso de ver, internet e facebook afora, gente falando que fez Progressiva/Alisamento e que queimou muito o couro cabeludo, ou que está com feridinhas, ou casquinhas, etc. Gentchy, pelamordedeus, PAREM COM ISSO!

http://25.media.tumblr.com/tumblr_lxwcotZNgh1qfbxjlo1_500.gif

Não, isso não é normal. Não é normal a Progressiva queimar, e se sua cabeleireira diz que é normal então ela é uma incompetente, porque Progressiva se faz com uma distância de pelo menos 1cm da raíz. Se ela disse que é normal as feridas, as casquinhas, nunca mais pise naquele salão de novo, porque esse é o tipo de cabeleireira extremamente leiga, ou que pouco está se importando pra saúde do cliente e só quer a grana.

Problemas no couro cabeludo, seja por Descoloração ou Progressiva, NÃO são normais! Troque de produto, troque de profissional, e se está com algum sintoma estranho, procure um Dermatologista o quanto antes.

Outra coisa: Se sua Progressiva tem cheiro forte e da uma irritada nos olhos ou nariz, com certeza ela tem formol, não importa o quanto teu cabeleireiro diga que não tem.

Os efeitos imediatos da Escova Progressiva / Alisamento

A Progressiva a base de queratina e formol é Reconstrutora (não sabe o que é Reconstrução? Clique aqui). O resultado imediato pós-progressiva é de um cabelo liso, sem volume, forte devido a Reconstrução com queratina, e selado/brilhante devido ao formol. No caso dos Alisamentos a base de Ácidos, o resultado é um cabelo liso, com menos volume e selado, já que com o ph do cabelo mais ácido as cutículas ficam mais fechadas.

O resultado imediato é muito bom, o que acaba fazendo com que muita gente caia no erro de usar Alisamento como tratamento. Passam-se 3 meses pós alisamento e o cabelo não tá muito legal mais? Aí o cabeleireiro sacana ou o usuário leigo vai querer repetir a Progressiva/Alisamento novamente no cabelo inteirinho afim de ter o bom resultado de novo. Começa-se então um ciclo viciante de auto-destruição capilar!


Os problemas a longo prazo das Progressivas / Alisamentos

No caso das Progressivas com formol, o cabelo começa a ficar com um aspecto duro, com pontas "esticadas", sem caimento de liso natural, além de começar a quebrar e perder cada vez mais o volume. Isso se dá ao excesso de Queratina nos cabelos e no fato de que o Formol gruda na cutícula do cabelo de um jeito tão forte, que a medida que ele vai saindo ele vai destruindo a sua cutícula junto.
Já no caso dos Alisamentos a base de ácidos, o cabelo com excesso de ácido começa a afinar cada vez mais, o que vai enfraquecendo-o e deixando-o ralo. Isso se dá devido ao ph ácido demais, que deixa as cutículas muito seladas e acaba afinando-as.

Mas Chibi, não tem como fugir desses problemas?

Infelizmente eu não conheço alguém que tenha cabelo descolorido, que faça progressiva há anos, e que esteja com o cabelo 100% saudável. Nunca vi, nem ouvi falar. Tem como fugir de alguns problemas, mas sempre aparecerão outros. Por exemplo, a Progressiva que eu fazia com formol não deixava meu cabelo com caimento artificial ou pontas "esticadas", nem cabelo duro, nem nada do tipo, isso porque eu havia abolido a Queratina (etapa de Reconstrução do Cronograma Capilar) da minha rotina de tratamento (já que, como disse, a Progressiva a base de formol e queratina é uma mega Reconstrução), e ao invés dela eu substitui por muuuita umectação com óleos 100% puros, como Óleo de Coco, Azeite de Oliva, Óleo de Argan ou Mel. Porém ainda que meu cabelo tenha conseguido escapar desses problemas, ele perdeu muito volume, o que foi deixando as pontas cada vez mais ralas, o que fica muito sem graça num cabelo que era pra ser bem longo. Além das umectações, eu tinha que ter milhões de cuidados extras, porque apesar de ser um cabelo muito bonito, era um cabelo muito frágil. Esse foi o motivo pelo qual eu parei de fazer Progressiva no meu cabelo.


Escolha apenas uma Química para seu cabelo!

Já ouvi isso algumas vezes, e depois de anos de experiência eu posso dizer que essa dica é realmente válida. Se você faz descoloração, não faça alisamento. Se você tem cabelo virgem mas com alisamento, não comece a fazer descoloração. As duas químicas ao mesmo tempo exigem demais, muito cuidado MESMO, e muito DINHEIRO.

Só vai valer a pena se você é o tipo de pessoa que mantém o cabelo curto, porque nesse caso estará sempre cortando e eliminando comprimento e pontas, que são o que mais se danifica a longo prazo.

Mas Chibi, meu cabelo não tem forma, fica feio natural, gosto dele liso! E agora?

É preferível (e mais barato) desembolsar uma grana comprando um descolorante de qualidade e um produto termo protetor muuuuuuuito bom, que vai proteger seu cabelo de verdade, e então fazer uma escova sempre, do que começar a fazer alisamento e depois torrar dinheiro comprando mil produtos que não vão deixar seu cabelo bacana de verdade, ou que você vai ter que aplicar 3 vezes por semana cada um deles pra manter o resultado, pra depois o produto parar de ter efeito e você ficar como louca procurando outro, e testando produtos de tratamento cada vez mais caros achando que são milagrosos (e não são), que depois vão ficar parados na sua prateleira. Muito dinheiro jogado no lixo, e você sempre insatisfeita com seu cabelo.


 O cabelo descolorido que ficou estragado nunca vai voltar a ser como um cabelo saudável natural, que você pode ficar 20 dias sem tratamento nenhum (até mais). O cabelo descolorido e progressivado que está estragado está ainda mais longe de ter essa estabilidade, nenhum produto vai resolver o problema dele, nem vai segurar o efeito até depois da próxima lavagem. O fio já está debilitado de uma forma que simplesmente não tem mais volta. É muito trabalho, muita grana, e pouca satisfação.

Acreditem, crianças...não vale o custo benefício! Se o seu cabelo é mais comprido que um chanel, ou está querendo deixar crescer, fuja de Alisamento/Progressiva!

Até a próxima! o/

74 comentários:

  1. O comentário nem tem muito a ver com o post rs é só pra dizer que depois de descobrir seu blog eu tomei coragem pra deixar o cabelo colorido! Sempre tive vontade mas coragem faltava rs passei uma má situação com descolorações há uns 3 anos e fiquei com medo de arriscar de novo ( tudo por má informação e irresponsabilidade). Mas agora to aqui me preparando pra descolorir as pontas e pintar de verde XD (verde hulk da Exotic). Espero que dê tudo certo e vou seguir todas as suas dicas pra não estragar o bichinho >.<
    Meu cabelo é natural, não tem alisamento nem nada... vc acha que vai estragar muito???

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu cabelo é natural e vc só vai descolorir pra tingir de verde não tem problema não. Só toma cuidado com os produtos que vc vai usar e pra não passar tempo demais com o descolorante no cabelo, que ai sim pode dar uma danificada.
      Descolore com calma e atenção, dá uma boa hidratada e se joga na cor! =^-^=

      Excluir
    2. Oi, Ivy! Que bom que o Blog tem ajudado! =]

      Quanto a descoloração, é bem o que a minha querida Onçana disse. Usar produtos bons, aplicar direitinho, deixar o tempo certo no cabelo. O descolorante que eu uso e recomendo é o Supermeches da Alfaparf.

      E aí é só cuidar, usar sempre um termo-protetor para o caso de usar secador ou chapinha, e eu recomendo como tratamento o Cronograma Capilar, que é um tratamento completo e muito bom pra quem descolore. ;)

      Excluir
  2. Oi Chibi!

    Isso vale mesmo se a pessoa fizer a progressiva com bastante intervalo entre elas (tipo uns 8~10 meses)? E se fizer só um retoque na raiz, sem passar a progressiva varias vezes na mesma parte do cabelo, também acontece isso?

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luisa!

      Depende. Vamos supor que você fez a progressiva a ponto em que as partes do seu cabelo que tem progressiva não voltam a cachear mesmo que você faça uma descoloração no cabelo ou lave loucamente com shampoo anti-resíduos. Nesse caso, mesm oque você der um intervalo de 8-10 meses, aquele cabelo que já está alisado, se receber mais alisamento ainda, vai danificar permanentemente.

      Quanto a fazer a progressiva apenas nas partes do cabelo que não tem progressiva, que não estão lisas (retoque de raíz), aí você pode até atenuar o problema. A questão é que o que eu senti com a minha experiência, é que a medida que o cabelo não volta mais ao normal mesmo com descoloração e shampoo excessivo, já é um sintoma de um fio que, quando chegar as pontas dos cabelos (porque toda raíz um dia será ponta), vai chegar bem ralo e frágil.
      Eu tentei desse jeito, e mesmo assim não me satisfez.

      Excluir
    2. Muito triste isso, vou repensar (de novo) se farei progressiva ou não ç.ç

      Brigada pela ajuda :D

      Excluir
  3. Chibi sempre te vejo falando em comprar descolorantes e termo protetores de boa qualidade, mas qual na prática seriam os bons? Tipo, quais marcas? E quanto eles custam em média? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kida!

      O descolorante que uso e recomendo é o Supermeches da Alfaparf. Outro descolorante de qualidade (mas que não uso pois me dá muita alergia) é o Igora da Schwarzkopf.

      Quanto aos termo protetores, eu gosto do Small Talk da linha Bed Head, e do Heat Protect da GHD. Ambos são importados.

      Nacionais eu recomendaria os da Acquaflora e Bioextratus. Nunca os usei, porém são marcas que já usei máscaras muito boas, costumam ter produtos na faixa dos R$20.00 e com boa qualidade.

      =*

      Excluir
    2. Chibi, você acha que o descolorante da Amend é bom ? , porque todos recomendam, mais eu nunca usei :/

      Excluir
  4. Oi Chibi :)

    Então, eu uso todo dia mesmo prancha e de 3 em 3 dias secador, e isso detonou as pontas do meu cabelo! Desde os 12 anos fazendo isso, mesmo tratando, eu tava cheia de pontas duplas, triplas etc rs, fora o ressecamento do cabelo e o aspecto de palha... Eu já fz uma definitiva há uns 4 anos, gostei do resultado, na época meu cabelo era até os ombros mais ou menos e tirou bem o volume.
    Ontem eu cortei meu cabelo, porque tava destruído. Agora ele tá na altura do fim do pescoço, e eu quero parar de usar chapinha todo dia, porquê meu cabelo quebra de mais e fica ressecado assim, mesmo com termo protetor :/
    Daí eu tava pensando em fazer uma progressiva, porque é compatível com uma descoloração que eu tenho na área da nuca, mas eu quero deixar meu cabelo crescer e ia intercalar usando o shampoo bomba. Eu só cortei porquê minha mãe deixaria eu furar o nariz se eu cortasse e parasse de usar chapinha todo santo dia sabe? Eu só ia fazer essa vez, mas tô com medo dele não crescer nadica nesses3 meses e meu cabelo ficar aquele liso chapado. Eu também tô com natucor no cabelo que dá uns reflexos ruivos (2 semanas). Você acha um mal negócio eu fazer uma progressiva uma vez pra dar uma disfarçada? Desculpa pelo texto enorme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julietta! Qual termo protetor você usava?

      Você fazia algum tratamento?

      Pra quem descolore, ou faz chapinha e usa secador, é essencial fazer um bom tratamento para que o cabelo continue bonito. Eu recomendo começar o Cronograma Capilar, além de usar um termo-protetor de qualidade, assim pode continuar fazendo sua escova sem destruir seu cabelo.

      Realmente não recomendo a progressiva se sua intenção é deixar o cabelo crescer. Você vai fazer, vai gostar, aí vai querer fazer de novo, aí seu cabelo vai crescer e vai começar a perder volume demais, a ficar frágil, e vai ter que cortar.

      Aliás...vale dizer que mesmo quem faz progressiva precisa secar o cabelo no secador depois da terceira ou quarta lavagem, e eventualmente vai precisar da chapinha também. Progressiva não é sinonimo de se livrar dessas coisas. ;)

      =*

      Excluir
  5. Mas chibi, e quanto aquelas progressivas sem formol que vendem nas casas de cosmético?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terumi, precisa ver qual é o princípio ativo dessas progressivas, porque não é só o formol que é problema, os ácidos e outros componentes alisadores também danificam os fios a longo prazo.

      Só seria seguro fazer se fosse uma progressiva de composição completamente natural, sem nada pesado. Porém infelizmente isso não existe (ainda). Pra alisar, tem que ter química, tem que mudar estrutura do fio, e aí já era. =/

      Excluir
    2. Chibi, existe a selagem de carbocisteina, que é um componente da cana de açucar. Esse componente é natural, nao muda a estrutura do fio, sendo assim dura menos, mais ou menos umas 20 lavagens, mas pode-se fazer de mes em mes. Tem a escova Zene também, que é mais natural ainda, não promete alisamento, mas se o cabelo estiver saudavel, pode sim abaixar muuuuuito o volume, essa também se faz de mes em mes. Essas que citei não prejudicam com o passar do tempo, por mais que se acredite que qualquer progressiva estraga o cabelo.

      Excluir
  6. Eu tenho o cabelo ondulado, ele é comprido e eu pinto ele colorido da metade para baixo. Eu ja fiz de tudo para ele ficar no lugar, mas ele assanha e embaraça muito fácil. Eu pensei em ficar dando chapinha, sendo que é muito trabalhoso porque eu faço esportes e tenho que lavar meu cabelo sempre :/ Eu estava pensando em fazer uma escova chamada Cadiveu Glamour plus só para dar uma ajeitava, que foi indicada pela Raquel Catena, mas depois do seu post eu fiquei com medo :/ Dizem que essa escova é bem natural e o efeito dura pouco tempo, como minha raiz é lisa eu não iria ficar fazendo de 3 em 3 meses, porque eu ja fiz uma selagem e meu cabelo pega alisamento muito fácil. Enfim, eu fiquei com medo pois não quero perder meu cabelo kkkkk :p, dizem que ela é bem natural e é indicada para cabelos com quimica,. Me ajuda por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Precisa ver qual o princípio ativo dessa escova.

      E os danos da progressiva geralmente não são imediatos, eles acontecem a longo prazo. Por exemplo, se você fizer agora, e começar a retocar sempre que precisar, os danos vão aparecer mesmo daqui uns 6 meses, isso se seu cabelo atual estiver saudável. Se estiver danificado, aí é pior.

      Eu realmente não recomendo Escova Progressiva em Cabelo Descolorido.

      Excluir
  7. Chibi, eu acho que você deveria abrir um salão, salão das coloridas, você entende melhor do que qualquer outra cabeleireira que já vi. Ou então cursos para coloridas. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera eu tivesse grana pra investir num salão, eu ia adorar trabalhar com isso! Quem sabe um dia. =]

      Excluir
  8. Você não acha que pode estar equivocada? Tem pessoas que fazem selagem, plástica de fios e se dão tão bem, mesmo com o cabelo descolorido;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca conheci ao vivo, nem pela internet, nem vi em facebook e nem em comentários aqui do Blog, e nem conheço alguém que conheça, alguma pessoa que tenha cabelo super descolorido, faça progressiva há anos e esteja com o cabelo longo, bonito, saudável, forte, com aspecto bonito. Conheço gente que fez, ficou com cabelo bonito por uns 6 meses, e depois começou a ter dor de cabeça pra deixar o cabelo bonito de novo, seja por causa de quebra, ou por fio muito fraco, cabelo com aspecto de liso esticado ou cabelo ficando cada vez mais ralo nas pontas. Resultado? Cortar o cabelo, porque progressiva depois de tanto tempo só sai cortando.

      Se um dia eu conhecer alguma sobrevivente, que tenha cabelo super descolorido, longo, progressivado, que faça progressiva há anos e não tenha NENHUM problema, que não precise ficar fazendo uma super manutenção e gastando horrores em produtos, com certeza eu faço um post sobre isso aqui no blog. ;)

      Excluir
  9. Oi Chibi! Conheci seu blog faz pouco tempo, mas estou totalmente in love!

    Fazia procedimentos para alisar o cabelo e tive problemas, descobri que meu couro cabeludo estava ficando machucado em várias áreas e simplesmente aboli a química.. rs. Claro que parei de frequentar o salão.

    Fiz ombré em fevereiro e por ordem da dermatologista não estou fazendo nada nos fios.. para domá-los.. mas minha raiz é muito crespa e a visão não é tão boa... rsrsrs Já estou há quase um ano sem fazer nada....

    Descobri a bioplastia, e segundo a própria dermatologista, realmente não possui formol.. mas enquanto estiver no tratamento contra a queda, estou proibida de fazer qq coisa.. para n atrapalhar...

    Fiz ombré em fevereiro e adotei o cronograma capilar há menos de um mês para cuidar bem do cabelo. e já vi melhoras...

    Queria saber a sua opinião sobre a bioplastia e se teria algum problema fazer em conjunto com o ombré hair..

    Bjão e adoro seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cíntia!

      Nunca ouvi falar dessa "bioplastia capilar".
      Bioplastia, na verdade, é o nome de um tipo de cirurgia plástica. Agora está uma moda gigante dar esse tipo de nome a procedimentos capilares, tipo o "Botox Capilar". Tudo uma grande jogada de marketing, porque geralmente a composição pouco muda.

      Bioplastia me parece só mais um desses nomes novos para procedimentos antigos. Ainda que não tenha formol, se for um produto alisante, já é uma Progressiva. O formol e prejudicial especialmente a saúde, porém quando estamos falando de saúde dos fios, os alisantes com ácidos e outros componentes são igualmente prejudiciais.

      Eu não recomendo nenhum procedimento alisante para quem descolore os cabelos, pois todos a longo prazo vão deixar o cabelo feio ou quebradiço.


      =*

      Excluir
    2. Entendi Chibi! Obrigada pela atenção!! Bjos!! =D

      Excluir
  10. Ola Chibi! Eu comecei a fazer a progressiva a uns 3 anos, primeira vez me arrependi amargamente, eu que tinha um cabelo todo cacheado ficou parecendo uma palha, todo ensebado, mesmo que eu lavasse todos os dias ficava horrível e a escova não ficava mais bonita como antes. Depois dessa experiencia terrível fiquei 1 ano sem fazer nada no meu cabelo a unica coisa era pintar de preto que dava um aspecto de bonito. então finalmente resolvi fazer novamente a progressiva com outro cabeleireiro e ai sim fiquei satisfeita, só que a duração era muito pouca e eu acabei fazendo somente 1 vez no ano. depois de tudo isso voltei novamente a fazer progressiva em um novo salão de confiança e ja estou fazendo pela 4 vez, a duração é pouca, pois acabo usando muito shampoo anti residuo e descoloro a cada 3 meses então rapidinho meu cabelo volta as origens(o meu cabelo que hoje é rosa), vi que o meu cabelo continuou com um bom movimento não ficou duro que nem palha, mas as pontas ficaram um pouco secas e não vai ter outra escolha além de cortar e durante esses anos todos só consegui deixar o meu cabelo nos ombros, pois as pontas sempre ficam feias e sem vida, cabelo colorido e com alisamento é caso complicado, demanda muito dinheiro e nem sempre fica como queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Shortcakes, é bem por aí! Nos primeiros meses quebra um bom galho, mas a longo prazo danifica muito o fio e só se resolve cortando. Enquanto não inventarem um produto com um componente alisante realmente diferenciado, progressiva em cabelos descolorido é cilada.

      Excluir
  11. Oi Chibi, td bem?
    Bom eu gostaria de saber como eu faço então pra continuar mantendo meu cabelo colorido e alisando, porque como já é lógico eu tenho que descolorir... ah, to fazendo o cronograma capilar e meu cabelo já melhorou mt.
    Abraços, Te Adoroo rs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, o ideal é não fazer o alisamento onde o cabelo já está liso. Dificilmente uma cabeleireira vai topar não fazer o alisamento no cabelo todo, mas pra quem já alisa e não quer cortar, comece a alisar somente a raíz ou a parte do cabelo que vai voltando a como era antes.
      Para tratamentos, Cronograma Capilar sem Reconstrução pra quem faz progressiva com formol, e Cronograma Capilar completo pra quem faz outros alisamentos.

      Mas num total...não recomendo progressiva nenhuma, como disse no post, vale mais a pena comprar um termo-protetor de qualidade e se jogar da escova.

      =*

      Excluir
  12. Oi Chibi te indiquei nesta TAG: http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2013/06/tag-conhecendo-o-blog-moda-de.html

    ;D

    ResponderExcluir
  13. Chibi por favor me ajuda?!
    E passei guanidina no meu cabelo. Agora a cabeleireira me disse que eu nao posso descolorir enkunato nao sair td a guanidina. Mas eu vi alguns posts na net falando q qm ym guanidina pode usar ox de ateh 30 vol. e outros falando sobre dscolorante sem amonia. To xeia de duvida. Vc pode por favor me dzr c tm algum produto ( com um preço acessivel pf rs...) q eu possa usar?
    Qro pintar meu cabelo de violeta. Ele nao precisa estar muuito claro pra isso nao eh?! Ou precisa?!
    Bjo!!!! Seu blog eh incrivel. Td q eu sei sobre cabelo colorido aprendi cm vc :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaqueline! Se a cabeleireira que fez o procedimento no seu cabelo recomendou não descolorir, se fosse você não descoloria não. Você pode quebrar um galho usando mechas/extensões de tic-tac coloridas. Caso tenha interesse, tenho disponibilidade na loja - www.loja.chibi-room.com

      Mas se for descolorir, faça um teste de mecha numa mecha pequena e escondida. Se a mecha ficar bonita, provavelmente não haverá problema fazer no resto do cabelo.

      Mas tenha em mente que caso você descolora seu cabelo agora, seu cabelo que já está com progressiva, vai ter que fazer tratamentos pelo menos 2 vezes na semana, com produtos de muita qualidade, e isso fará com que gaste bem mais tempo e dinheiro. Pense bem.

      =*

      Excluir
  14. Olá Chibi ;D

    Eu só queria dizer algumas coisas pra vc..
    Seu blog é mt foda e eu to apaixonado por vc. Até pq é raro conhecer uma colorida que tenha os cabelos cumpridos e saudáveis, gostar de azul como vc gosta e ser linda :D Portanto se vc tiver um namorado, termine com ele e case-se comigo ok, UAHSUAHSASUHASUA
    Parabéns pelo blog. Eu sei que meus parabéns não é lá aquela coisa mas tudo bem. Ter tudo isso de experiência não é fácil e expor pra todo mundo que se sente inseguro sobre cabelo com cor fantasia é digno de muito prestígio. Parabéns mesmo!

    E mais uma vez. VOCÊ É LINDA DE MAIS!!!!!!!! UHDUSHDUSH chega. Tá virando assédio isso.

    bjs ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Poxa...muito obrigada! Eu fico muito feliz que goste do Blog, até porque a maioria das leitoras são moças, é bacana ver rapazes por aqui também. =]

      Só tenho uma notícia ruim pra vc: estou abandonando os cabelos longos! haha
      Logo faço um post sobre minha mudança...espero que eu continue bonita! hahaha

      =*

      Excluir
  15. Chibi, eu sempre vejo você falando sobre progressiva, mas nunca sobre cauterização D: queria que por favor me falasse se ela é a base se queratina como a progressiva, e se for, tem que tirar a reconstrução do cronograma? fiz uma cauterização faz uns 4 meses mais ou menos e nunca fiz o cronograma, mas vou começar... Eu gostei da cauterização, porque ela hidrata e deixa o cabelo mais comportado também e queria fazer porque tenho uns fiozinhos enrolados na raiz e é super estranho. Então será que é melhor fazer só na raiz ou seria melhor a progressiva mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Hey Chibi =3

    Eu estou pensando em descolorir o cabelo, mas eu fiz ano passado um relaxamento nos cachos, eu vou fazer uma mecha teste, mas estou com medo de dar errado. Eu deveria esperar um pouco mais ou eu deveria arriscar um pouco?Se der errado, o que devo fazer para poder dar certo nas próximas vezes?
    Aliás, sou um novo leitor do blog,e ele possui muitas informações preciosas,parabéns pelo trabalho =D

    ResponderExcluir
  17. Chibi, o alisamento a base de ácidos que cê fala, são aqueles produtos que dizem na embalagem: "sem formol" e que consta no componentes químicos o tal do "Ácido Glioxílico" (mais comum)? Porque eu já li que esse ácido, quando exposto ao calor ininterrupto, tipo escova e chapinha, acaba transmutando-se para o formol...
    Bom, não sei se é isso mesmo. Desculpe se estou falando alguma bobagem. ;*

    ResponderExcluir
  18. Chibi, me ajuuda :D
    E que a mais ou menos um ano eu fiz uma progressiva e logo depois eu descolori as pontas e pintei de verde. Ai comecaram os problemas : A raiz comecou a crescer e ficar toda anelada (pois meu natural e anelado), tive corte quimico pois descolori o cabelo sem hidratar antes e nem depois e meu cabelo ficou um coco (com o perdao da palavra). Agora eu cortei ele chanelzinho, mas a cabeleireira fez minha cabeca e eu acabei fazendo progressiva de novo, mas quero descolorir pra printar de novo. O que eu faco? Meu cabelo e muito cacheado, pior do que aqueles cabelos 'miojo', muito enroladinho e cheio. O que eu posso fazer? Tenho que esperar a quimica sair do cabelo pra descolorir? Tem algum produto que eu possa passar pra ele ficar mais baixo? O que eu faco? HELP ME!!!

    ResponderExcluir
  19. Chibi , demora quantos dias mais ou menos para a entrega de lentes ? queria saber !

    ResponderExcluir
  20. Oi Chibi!É a primeira vez que venho aki no seu blog, justamente procurando informações para fazer mechas no meu cabelo. Eu também usava alisamento, e falando a verdade isso me traumatizou bastante. Meu cabelo sem ele é muito diferente, e eu acho bem mais bonito. Mas continua um pouco embaraçado, e eu já ouço conselhos para fazer o alisamento de novo. Não tenho a intenção de fazer, tenho trauma mesmo. Mas quero pintar. Pode dar algum problema?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Querida , tenho umas perguntinhas para te fazer , qual shampoo e condicionador vc usa hj e o Monovin A vc continua a usar ele e a umectaçao com tutanto vc continuou fazendo gostou se nao gostou faz umectaçao com outra coisa hj em dia ?

    Obrigada .

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ôh Chibi o meu caso é bem complicado.
    Eu uso alisante no cabelo,Origem now,pra ser mais clara.
    E dou chapinha nele.
    Uso o Origem desde os 4 anos,nunca parei,nem mudei.
    Hoje em dia meus cabelos não tem mais cachos,só os que nascem,e eu os aliso de 3 em 3 meses.
    Pintei as pontas dele,primeiro de verde,a chapinha,e a falta de tratamento fez ele quebrar,então tive q cortar.
    Atualmente ele está com as pontas roxas,com algumas partes quebradas,mas agora q eu o hidrato uma vez por semana,ele está mais forte q da 1° vez.
    Eu estou querendo pintar ele todo.
    Pra não danificar muito,eu quero pintar ele de loiro,e só depois de trata-lo,relaxar,descolorir,e aí pintar.
    Mas eu estou querendo deixar ele crescer,ele vive curto,eu quero mudar.
    Mas sei q será difícil manter ele grande e bonito.
    Me ajuda Chibi,eu quero pintar,mas não sei o q faço.
    Me da uma dica,por favor.

    Bel

    ResponderExcluir
  24. Oi, Chibi! Então, antes tinha pintado meu cabelo de vermelho, aí passei depak e descolori porque queria deixar azul, depois desisti e deixei laranja (que é como ficou quando eu descolori), aí fiquei um tempo e resolvi platinar. Sofri muito porque minha cabeleireira maluca me deixava pelo menos umas 5 horas por dia com o mesmo descolorante na cabeça até a raiz, fiz essa loucura duas vezes e quando percebi que meu fio estava MUITO elástico desisti. Fiquei fazendo hidratação com óleo de tutano, glicopan pet, um monte de maluquices, e agora ele está bem melhor, mas mesmo assim ainda um pouco seco e nada que eu passo funciona mais. Passei tonalizante lilás e a cor pegou, mas ainda está bem manchado e eu não sei o que fazer pra deixar uniforme. Também fazia progressiva pra tirar o volume antes mas parei. São essas 3 dúvidas: a hidratação, a cor e o que fazer pra tirar o volume. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Chibi, agora você me deixou na dúvida. Vou alisar meu cabelo essa semana e começar a descolorir e pintar em outubro. Tinha lido o outro post sobre os alisamentos, e tô preparando tudo pra fazer o cabelo em outubro. Agora você me deixou na dúvida se eu deveria fazer ou não. Não sou pobre, mas também não sou do tipo que pode gastar 150 reais por mês para cuidar de cabelo. Você acha que eu deveria fazer o que?
    Tenho outra dúvida também: eu relaxo, há uns dois ano, o cabelo com hidróxido de sódio. Vou começar a fazer a progressiva esse mês, mas vou continuar relaxando com hidróxido. Você acha arriscado descolorir?

    ps: mesmo sem ter cabelos coloridos (já tive metade, por um tempo) adoro ler seu blog. Acho você uma fofa, e esse turquesa (já tentei muuuito fazer essa cor no meu cabelo) é o que me dá mais vontade de voltar a ter cabelos coloridos. xoxo

    ResponderExcluir
  26. Chibi, você me deixou super na dúvida, agora. Eu vou começar a fazer progressiva esse mês, e vou começar a descolorir e pintar em outubro. Já tinha lido seu outro post sobre alisamentos, e tô me preparando pra fazer tudo certinho, sem riscos. Agora eu fiquei na dúvida se deveria, ou não, fazer a progressiva e a descoloração. Não sou pobre, mas também não sou do tipo que posso ficar gastando 150 reais por mês em produtos para cabelo.
    Queria tirar outra dúvida, também: eu faço relaxamento- há mais ou menos 2 anos- com hidróxido de sódio. Eu vou começar a fazer progressiva, mas vou continuar relaxando. Você acha arriscado descolorir?


    ps: Apesar de não ter mais cabelo colorido, adoro ler seu blog. Acho você super fofa, e esse seu turquesão aí (que eu já tentei ter por muuuito tempo) que me dá mais vontade de voltar a ter cabelos coloridos. xoxo

    ResponderExcluir
  27. Oláa Chibi uma perguntinha, é que me falaram que o azul atlantic é beemm escuro,quase puchando para o preto, e que se eu quizesse ter um azul legal, mas discreto, eu teria que usar o Azul Puro...(todos os dois da Exotic criativ) é verdade?

    ResponderExcluir
  28. Olá querida, hoje é o primeiro dia que dei uma olhadinha no seu blog e gostei muito!
    Há pouco tempo comecei uma saga de clarear os fios, porém meu cabelo é muito fininho e fraco de diversas tragédias que fiz por conta e risco próprios. Descolorações e várias químicas pra alisar... saí da escova definitiva para progressivas (ecológica, alemã, formol...).
    O caso é que, com disse, nessa história de querer clarear o cabelo, fui a diversos salões e numa consultoria a cabeleireira se negou a fazer a descoloração pela fragilidade... foi assim que acabei indagando pois já haviam 3 meses que eu estava fazendo tratamento pra hidratar e reconstruir com a linha da Moroccanoil e ela me disse algo MUITO interessante sobre as progressivas.
    As progressivas selam as cutículas dos fios de uma forma tão absurda que os fios nunca conseguem absorver em sua totalidade os nutrientes ou propriedades que os produtos de tratamento oferecem. E ainda disse mais: o único alisamento que não "cola" as cutículas é o que tem na base o Tiaglicolato (o mesmo que é usado nas definitivas). Interessante, né?
    Bem, depois dessa eu resolvi parar de fazer progressivas, até porque eu trabalho como esteticista também e passo grande tempo com o cabelo preso, com coque. Final de semana faço uma chapinha e tudo ok!

    Enfim, não posso me alongar muito, mas parabéns novamente pelo blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi... Então, eu faço progressiva faz 4 anos, mas sempre com um espaço de pelo menos 6 meses e tenho californiana loira. E bom, não mudou nada. Meu cabelo continua cacheando se eu não passo o secador e ele não perdeu volume. As pontas estão hidratadas e eu não faço hidratação toda a semana.
    Sobre a progressiva, foi a de óleo de argan e eu fiz no cabeleireiro mesmo, no mesmo dia da californiana. E o shampoo que eu uso é o TreSemmé Cabelos lisos. Ele hidrata muito meu cabelo.
    Sobre hidratação, ou eu uso a máscara TreSemme ou eu faço com babosa e abacate.

    ResponderExcluir
  30. Ja fiz uma vez uma progressiva de nome bonito chamada Escova marroquina. NÃO PEGOU BASICAMENTE NADA! Apenas diminuiu o volume (mas as partes que tinha descolorida naquela epoca, ficaram lisas). Porem... Depois de descolorir o cabelo todo e ter o volume do maldito todo de volta, estou cogitando a ideia de fazer a progressiva de novo. Estou sem tempo pra demorar 1hr pra fazer chapinha e tal, e com a progressiva isso cai pra uns 20min, ate menos, porque quero manter o cabelo curto agora. Mas sempre bate aquela de 'não quero ficar com meu cabelo lambido demais, oleoso", tendo em vista que ele natural é fino e pouco (porem volumoso). Não queria fazer relaxamento, porque não vejo vantagem nenhuma deles a não ser piorarem a situação. Ahh e o termo protetor da Acquaflora é bom mesmo? Preciso comprar um bom >_>

    ResponderExcluir
  31. enfim , tenho quimica no cabelo , muita quimica , tipo.. alisamento , progressiva e tintura , quero descolorir as pontas pra fazer calirfoniana azul , mas eu tenho medo de cair e danificar muito meu cabelin :/ devo fazer ? quanto tempo depois ? como tratar?

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Oi Chibi... Então, ontem eu fiz uma progressiva com formol e foi a primeira vez, meu cabelo era virgem!! Só que agora eu queria descolorir as pontas pra pintar de Rosa, tem algum problema em fazer isso logo após da progressiva?? Eu posso descolorir ou vai danificar muito o cabelo? Se sim, quanto dias eu tenho que esperar pra descolorir?? Me ajude por favor! =)

    ResponderExcluir
  34. Ola, eu passo alisante lisa hair no meu cabelo a uns 8 meses e queria descolorir, sera q tem algum problema?

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Eu pedi um kit de escova progressiva por um site, de marca reconhecida, supostamente sem formol, já estava com o produto em mãos( mas cheia de dúvidas sobre passar ou não, pois meu cabelo já é bem fininho e meio liso, na verdade só queria diminuir o volume), quando graças a Deus conheci seu blog. Desisti de passar, pois não quero ficar com meu cabelo mais fino ainda e com pontas com cara de alisados...sem falar que não quero deixar de clarear meus cabelos que são castanho-escuros, por causa da progressiva, já que pelo visto as duas químicas realmente não são recomendadas. Obrigada pelas dicas, você salvou meus fios! Joana Ribeiro

    ResponderExcluir
  36. Chibi, pergunta urgente! rs

    Eu faço progressiva no meu cabelo mais ou menos desde 2009-2010 e eu tenho muuuuita vontade de descolorir meu cabelo nas pontas (californianas) porém todos dizem que meu cabelo vai cair e tal e fico com medo. Eu retoco a raiz de tres em tres meses, e só passo a progressiva na raiz, e não no cabelo todo, posso descolorir as pontas? não quero descolorir muito, queria deixar num tom meio dourado escuro, e não loirão.

    ResponderExcluir
  37. Chibi SOCORRO! Antes de te perguntar o que fazer, vou fazer um resumo da minha breve história capilar :´(
    Eu pinto de preto azulado há mais ou menos uns 3 anos DD: ou seja, meu cabelo está muito pigmentado. Dai no inicio desse ano eu decidi começar meu percurso com a tinta fantasia. Dei uma pesquisada e vi que era quase impossível descolorir meu cabelo. ( isso era o que os "profissionais" diziam) pois bem. Achei uma corajosa que topou arriscar, não faço a menor ideia do descolorante que ela usou, mas como eu ia descolorir só as pontas, acabei ficando sem pontas '-' meu cabelo ficou todo elástico e cheio de falhas. "Cabelo cresce" Cortei ele bem curtinho e joguei o preto dnv. Mas ai eu comecei a pintar só com tonalizante. No mês passado eu decidi dar uma outra arriscada. Queria pintar tudo de vermelho. Fui em outro salão e o cabeleireiro nem quis ouvir minha história :( Jogou o descolorante e manchou meu cabelo loucamente DD: resultado: meu cabelo ficou vermelho sangue na raiz, castanho, borgonha, preto. Um grande carnaval horrendo! Eu quase entrei em depressão. No dia seguinte eu comprei uma tinta vermelho escura e pintei meu cabelo pra dar uma disfarçada.
    Sendo que, devido a descoloração meu cabelo ficou bem fragilizado e ressecado e cheio de frizz. ( meu cabelo é liso, e ondulado nas pontas ). Uma amiga minha que sempre descolore me indicou fazer uma progressiva e eu usei uma de formol. Tive um ótimo resultado mas meu cabelo desbotou e ficou todo manchado dnv :(
    Então em casa mesmo joguei um tonalizante castanho escuro, acho q isso faz mais ou menos umas duas semanas.
    Ele está bom, está hidratado, com uma cor boa. Mas não sei se ele está forte o suficiente. E eu não quero essa cor, eu quero deixa-lo vermelho :3
    O que me indica? Pensei em passar o Dekap Color e depois descolorir. Mas será que ele aguenta? Em quanto tempo devo fazer isso? Qual descolorante você me indicaria?

    pode me mandar um email? mizurinidesign@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem ?
    Pinto meu cabelo há mais de 3 anos de preto, e também faço progressiva.
    Porém agora quero mudar e clarear o cabelo, mas minha raiz tende a armar muito se eu n continuar com a progressiva.
    A questão é: tenho medo de 1. descolorir e fazer progressiva e o cabelo ficar muito danificado. 2. Não conseguir platinar os fios como eu quero devido ao uso da progressiva. Help!!!! pls!!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Oi! Eu conheci o seu blog e eu estou cheia de ideias na mente! Mas antes vou te explicar minha situação:
    Meu cabelo é cacheado, castanho médio e eu infelizmente usava a prancha todo santo dia, até o dia que ela quebrou ahsuahsuahshua , Quando isso aconteceu eu sem saída tentei voltar ao cabelo cacheado mas ele não fica mais como antes T_T ele estava mais ou menos e decidi pintar de ruivo acobreado, o que detonou a "maquiagem" que ele tinha que me fazia pensar ser um cabelo hidratado e nutrido.
    Com tudo isso eu cortei ele no ombro (estava na altura da cintura) TT_TT continuou detonado, sem forma e super difícil de controlar :((((
    Minha ideia foi continuar tonalizando (pq a tinta agrediria mais ainda o cabelo) de ruivo >> fazer uma progressiva para dar controle aos fios >> e viver de cronograma capilar.
    O que eu faço? Sigo essa ideia ? Não quero abandonar meu ruivo Chibi T_T me salva please!

    ResponderExcluir
  40. puts mas conheço taqnta loira com o cabelo gigante que faz progressiva..

    posso estar enganada mas gostaria de tira uma duvida
    tenho meu cabelo cacheado e faço descoloração nele mas quero alisar pq os cachos não ficam mais certinhos e estou começando a char feio. sempre que faço uma escova não fica bom pq ele arma de mais e como tenho muito cabelo da muito trabalho ter que fazer escova toda semana

    não vou passar a descoloração no comprimento inteiro nem a progressiva. só vou passar na raiz pra retocar então pq meu cabelo vai ficar horrível?

    ResponderExcluir
  41. Chiiiiibi, me responda por favor !
    Eu uso uma química no meu cabelo, e sempre foi ela... É o alisante Origem Now forte da Nazca. O procedimento de passar ele e deixar agir, e finalizar com uma escova e chapinha. Eu quero muito pintar meu cabelo todo, mas obviamente, eu tenho que descolorir ;w; e eu usei esse alisante umas 4-5 vezes e a última vez foi a uns 4 meses ou mais. Então a pergunta...eu posso descolorir e pintar ?
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  42. Dei progressiva no meu cabelo e quero descolorir para pinta-lo com anilina.
    Posso descolorir depois de quanto tempo?

    ResponderExcluir
  43. Chibi
    Eu quero muito fazer ombre hair rosa ,mas vi q para isso preciso descolorir ,so que eu faço um tipo de relaxamento nao forte ,dependendo com um mes ou menos ele ja começa a voltar ,ja q é relaxamento neh.eu to pensando em fazer uma progressiva para depois pintar de rosa ,mas para nao prejudicar muito eu poderia so retocar e as pontas poderia usar a chapinha ,toda semana eu hidrato ele ,com uma mascara totalmente sem sal .seria muito prejudicial fazer isso so para fazer o ombre?ou fazendo a progressiva por inteira eu poderia pintar de rosa ?por favor me ajude .

    ResponderExcluir
  44. Oie tudo bem ?? Olha faço progressiva de 3 em 3 meses poço fazer ombre hair??? Responde por favor

    ResponderExcluir
  45. Oie tudo bem ?? Olha faço progressiva de 3 em 3 meses poço fazer ombre hair??? Responde por favor

    ResponderExcluir
  46. Oie tudo bem ?? Olha faço progressiva de 3 em 3 meses poço fazer ombre hair??? Responde por favor

    ResponderExcluir
  47. Faço progressiva de 3 em 3 meses posso fazer ombre hair???

    ResponderExcluir
  48. Faço progressiva de 3 em 3 meses posso fazer ombre hair???

    ResponderExcluir
  49. Oie tudo bem ?? Olha faço progressiva de 3 em 3 meses poço fazer ombre hair??? Responde por favor

    ResponderExcluir
  50. Oi, fiz ombre hair há duas semanas e quero fazer definitiva, mas estou com medo de acontecer alguma com meu cabelo. Toda vez que eu lavo eu faço hidratação nele. Não seu o que eu faço

    ResponderExcluir
  51. Olá, post incrível ... sei que faz um tempinho já mas queria tirar um dúvida.
    Eu faço progressiva na raiz 3 vezes no ano e quero colorir um pouco o cabelo pra depois cortar (tenho cabelo no meio das costas) e tentar tirar a progressiva.
    Estou muito errada?

    ResponderExcluir
  52. Olá, post incrível ... sei que faz um tempinho já mas queria tirar um dúvida.
    Eu faço progressiva na raiz 3 vezes no ano e quero colorir um pouco o cabelo pra depois cortar (tenho cabelo no meio das costas) e tentar tirar a progressiva.
    Estou muito errada?

    ResponderExcluir
  53. Meu deus. Queria ter lido esse post muitos anos atras. Meu cabelo esta danificado por escovas progressivas e descoloracso q faco ha muitos anos. Desde o ano passado queria parar, mas os cabelereiros sempre me convenciam do contrario. Meu cabelo esta pessimo. E sonhava em parar, cuidar dele e ele ficar saudavel. 😔 Nao da pra conseguir mesmo isso?? 😔

    ResponderExcluir