www.Miss-Colorful.com


29 de dezembro de 2014

Retrospectiva Colorida 2014 !

Olá, pessoas!

Esse foi um ano cheio de novidades e assuntos em torno desse nosso amado mundo dos cabelos coloridos! Eu fico tão feliz em ver que a cada ano que passa há mais coloridas por aí, tanto porque eu sei que isso significa mais gente deixando a vergonha de lado e sentindo a delícia e leveza que é poder ser exatamente como você deseja ser, quanto porque quanto mais os cabelos coloridos forem temas em pauta por aí, menos veremos preconceito, será mais fácil poder ter os cabelos coloridos sendo aceitos com naturalidade em diversos tipos de ocasião que atualmente ainda são meio complicadas para nós (especialmente ocasiões mais formais, como trabalho e estudo), e claro, quanto mais coloridas, mais marcas vão investir em produtos específicos para nós. =]

Em 2014 eu senti que houve um avanço significativo em torno do tema "cabelos coloridos" aqui no Brasil, um avanço maior que nos anos anteriores, especialmente devido a postura da mídia e das marcas quanto a esse tema. Como estamos em climinha festivo de fim de ano, aproveitei pra preparar essa Retrospectiva Colorida 2014, comentando tudo que virou assunto no mundo dos cabelos coloridos esse ano!



A Mudança Oficial nos Corantes da Directions

O ano de 2014 começou bem polêmico no mundo dos cabelos coloridos! Muitos consumidores ficaram um pouco confusos quando foram abrir seus novos tubos de Turquoise, Alpine Green, Ebony, Plum e Spring Green, e pela primeira vez se depararam com mudanças relativamente drásticas nas tonalidades dessas cores! O que aconteceu? Bem, com uma mudança nos regulamentos da União Européia a respeito do uso de certos pigmentos em cosméticos, muitas marcas tiveram que mudar alguns de seus corantes, e a La Riché Directions foi uma delas. Algumas das modificações: O tom de roxo "Plum", que antes tinha uma base mais rosada, agora tem a base bem mais azul. A Turquoise, que antes era um dos tons de turquesa mais escuros/pigmentados e azulados do mercado, acabou clareando e esverdeando um pouco mais.

Plum

Turquoise

Particularmente, as cores continuaram lindas, mas é realmente uma pena perder aquele roxo único que desbotava pra um "roxo queimado" que era lindo demais, e que nessa vida até agora eu só tinha visto a antiga Plum fazer! Quanto a Turquoise, alguns sugerem a mistura de Atlantic Blue ou Lagoon Blue para obter uma cor mais semelhante a antiga.


O Lançamento da Tintura Colorida Temporária - L'oreal HairChalk

Em março houve o lançamento de tinta colorida temporária da L'oreal, a "L'oreal HairChalk". A grande mágica dessa tinta é que ela não exige que o cabelo esteja loiro antes de aplicar, ou seja, não há necessidade de descoloração. A tintura é temporária, pega sobre cabelos escuros, e sai fácil ao aplicar shampoo, sumindo por completo em cerca de até 3 lavagens.


A aplicação é bem simples, bastando agitar bem o produto antes de abrir para que o pigmento se espalhe, colocar uma pequena quantidade do produto em um recipiente, e utilizar de uma esponjinha (que já vem com o produto) para aplicar a cor as mechas de cabelo. Após 30 segundos, basta pentear, a cor já fixou.


Não sei dizer se a cor fica tão vibrante como nas fotos acima (que são as fotos promocionais da L'oreal), mas vi algumas fotos de pessoas que usaram e eu achei o resultado muito bom mesmo, já que não precisa de descoloração e mesmo assim você consegue uma cor bonita, e que pode ser facilmente removida! Todavia, vi alguns comentários de que não vale a pena se a pessoa deseja aplicar no cabelo todo porque nunca vai ter o resultado como o de uma tintura tradicional sobre uma base descolorida, esse produto foi feito apenas para mechas mesmo!  Em uma das resenhas que li, a garota que usou disse que o cabelo deu uma leve ressecada, o que me surpreendeu, mas até aí também não há como ter certeza de que realmente foi devido ao produto.
Outro problema dessa tinta, que pra mim é o maior de todos: o preço. O tubo custa R$70 aqui no Brasil, eu acho muito caro sendo que é uma tinta que irá sair com shampoo. Ainda assim, tenho vontade de testar para algumas mechinhas algum dia que meu bolso estiver um pouco mais cheio! hehe


A primeira protagonista colorida no Brasil

Em Abril nós tivemos a primeira novela brasileira com uma protagonista colorida! A novela era televisionada pela Rede Globo, no horário das 18:30h. A novela era a "Meu Pedacinho de Chão", uma fábula sobre uma pequena vila em fase de crescimento, onde a nossa protagonista colorida, a "professora Juliana", sai da cidade grande para alfabetizar crianças e adultos na interiorana vila de Santa Fé. Com a vinda da professora, que encanta há muitos na vila, muitos acabam contagiando-se  e juntam-se a ela com o ideal de fazer com que a vila crescesse e prosperasse, com educação, trabalho, união e direitos. 
Além da história ser linda, a novela toda possui um "visual alternativo", com roupas feitas de materiais reciclados, retalhos, e diversos tipos de plástico. Todos os personagens com visuais bem característicos e personalidades fortes, lembrando a criatividade dos desenhos animados.


Mas falando especificamente dos cabelos coloridos: Ao contrario do que muitos imaginaram, esse cabelo aí da foto acima não era uma peruca. A atriz, Bruna Linsmeyer, pode conhecer um pouquinho de como é a vida de uma colorida, tendo que descolorir completamente os cabelos para tingi-los de rosa! =]


Eu realmente gostei muito da novela e fiquei muito surpresa que a Globo aceitou a proposta do autor, pois a novela é completamente diferente do padrão que costumam seguir as novelas da Globo, além de que até então a Globo só havia colocado cabelos coloridos em personagens secundárias e nunca deixando de colocar também o estereótipo de "radical/rockeira/problemática", que nos gera muito preconceito no dia-a-dia. Eu realmente me surpreendi que tenham gostado da ideia de uma protagonista de cabelo rosa que representasse o amor e a justiça. Não tenho hábito de assistir tv, mas fiz questão de assistir pela internet essa novela do começo ao fim! <3


Com a novela no ar, o tema "cabelos coloridos" veio a tona em outros programas da Globo. No site da Globo você ainda pode conferir algumas matérias com esse tema que foram ao ar na época. Não é nada demais, mas pra mim, só de saber que os cabelos coloridos finalmente estão sendo comentados com bons olhos, já é um avanço que com certeza tem que ser comemorado! /o/

Como não consegui incorporar os videos do site aqui no Blog, vou deixar os links de alguns videos pra quem tiver interesse em ver:
- Cabelos Coloridos: Jovem usa Tinta com Cheiro de Chiclete
- Video Show vai as ruas testar os cabelos coloridos de meu pedacinho de chão
- Cabelos Coloridos na Rua
- Ana Maria fala sobre a moda dos Cabelos Coloridos


Polêmica: Azul é a Cor Mais Quente

Maio foi mês de polêmica! O mundo colorido andava bem e tranquilo, quando de repente, a midia começou a dizer que a nova moda eram as meninas pintarem o cabelo de azul para simbolizar sua homossexualidade, inspiradas no filme "Azul é a Cor mais Quente", que retrata um casal lésbico onde uma delas possui cabelo azul.


Para quem quer ler a matéria que estava sendo veiculada em vários sites informativos, vocês podem conferir o link da matéria da Folha clicando aqui.

Eu realmente acho que não há o menor problema se alguém deseja pintar o cabelo inspirado no filme, mas a midia começar a espalhar por aí que "o cabelo azul é um código de identificação entre lésbicas cada vez mais popular", sendo que NÃO É e parece que eles é que estão querendo empurrar isso pra população, é realmente um absurdo! Já temos que passar por muitos olhares tortos e preconceitos que nos atrapalham muito especialmente em situações que exigem por tradição uma aparência "formal" como sinônimo de seriedade e competência (como se isso tivesse a ver com sua cor de cabelo, né), então atrelar aos cabelos azuis o estereótipo "toda garota de cabelo azul é lésbica", sendo que as lésbicas também ainda sofrem muito preconceito, e obviamente, cor do cabelo não tem nada a ver com orientação sexual, é realmente uma atitude sensacionalista, irresponsável e desrespeitosa para todas nós, coloridas ou lésbicas.


O Lançamento dos Novos Descolorantes da Marca Alfaparf

Em torno de Junho nós finalmente tivemos acesso aos novos descolorantes da marca Alfaparf! 
A marca lançou dois descolorantes, o Supermeches High Lift, que é um descolorante que abre até 9 tons (assim como o Blond Me, da Schwarzkopf, que antes era nossa única opção com essa potência), e também lançou um descolorante em creme, o Supermeches Fast, esse que abre até 7 tons e não necessita de pó descolorante, você apenas mistura o descolorante em creme com água oxigenada, e é só aplicar!


Eu ainda não tive oportunidade de testar esse descolorante em creme da Alfaparf, entretanto já testei o descolorante em creme da marca Blondor (a linha profissional, não a de "farmácia"), e pude verificar de perto como funciona essa mágica do pó descolorante em creme! Achei bem legal, tem uma textura cremosa-oleosa, que ajuda a proteger o cabelo e deixa o cabelo com um aspecto mais gostoso no pós-descoloração! Já o Supermeches High Lift eu testei e gostei demais, é o descolorante que uso atualmente para conseguir a base ideal para meu rosa pastel.
Para quem quiser mais detalhes, eu recomendo dar uma olhada na resenha que postei no canal ChibiRoom no Youtube:




Cabelos Coloridos nas Passarelas e Editoriais

Não é de agora que os cabelos coloridos estão marcando presença também em passarelas de moda do mundo todo, e em 2014 não poderia ter sido diferente! Durante o ano rolaram muitas semanas de moda e desfiles, abaixo fotos de algumas modelos coloridas presentes nesses eventos:


Com certeza a presença de cabelos coloridos nas passarelas e editais de moda dos últimos anos colaborou para que eles fossem mais bem vistos no mainstream. Só temos a agradecer! ;D
ps.: pra quem gosta desse tema, ele é muito abordado no blog Moda de Subculturas, recomendo a leitura! ;)


Marcas Nacionais apostando em suas primeiras colorações em Cores Fantasia!

Em Setembro desse ano rolou a Beauty Fair, uma feira anual de cosméticos que apresenta novidades de várias marcas, e que nesse ano contou com lançamentos de várias tintas coloridas, de marcas nacionais conceituadas que pela primeira vez desejaram arriscar com cores fora do padrão! \o/

A marca Alta Moda lançou a tinta semi-permanente Creative Crazy Colors, que tem rendido muitos elogios nos grupos coloridos pelo Facebook, mas que infelizmente conta com apenas 5 cores!


A marca Lola Cosmetics apresentou seu lançamento, a Lola Colors, que conta com uma grande diversidade de cores e que já está deixando muita gente morrendo de vontade de testar, entretanto apesar da apresentação do novo produto, a marca ainda não está comercializando a tinta. Estamos no aguardo!


A marca Kert, que já havia lançado há alguns anos a linha "Keraton Hard Colors", esse ano lançou a "Keraton Hard Fix", essa que, diferente dos outros lançamentos comentados aqui e diferente de seu lançamento anterior, não se trata de uma tinta semi-permanente, mas de uma tinta permanente, ou seja, não necessita de adição de pó descolorante ou adição de água oxigenada, pois se trata de uma tinta permanente tradicional, como qualquer outra daquelas "de caixinha", onde a amônia e oxigenada já estão presentes na composição. A tinta conta com 12 cores!


Nos últimos anos tivemos outros lançamentos, como a própria Keraton Hard Colors ou as tintas coloridas da Yamá. É muito bom ver as marcas finalmente apostando em cores fora do padrão!


As Novas Cores da Manic Panic

Fechando a nossa Retrospectiva Colorida 2014, em Outubro nós tivemos acesso as novas cores da marca norte americana Manic Panic!
Foram elas:




Eu acho muito legal como todo ano a Manic Panic lança novas cores, eles tem um catálogo bem grande, apesar de infelizmente vez ou outra acabar descontinuando algumas das cores. Eu ainda quero testar essa Siren's Song!



E chega ao fim nossa Retrospectiva Colorida 2014!

E é com essa retrospectiva que encerro então mais um ano de Blog ChibiRoom! 
E dá-lhe continuar falando muito de cabelos colorido em 2015, que não tem coisa melhor! <3

Boas festas pra todos vocês! =]

5 comentários:

  1. Nossa, que delícia de ano pra gente hein? Por enquanto estou dando um tempinho pro cabelo e pintei de vermelho de farmácia por ser um pouco mais pratico e não precisar descolorir, mas estou louca pra voltar, e por isso é muito bom saber as novidades. Essa tinta permanente é boa? Seria o sonho de qualquer colorido não precisar descolorir, mas tenho duvidas se a cor seria bonita.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. eu poderia misturar esse tonalizante "Creative Crazy Colors " com uma tinta , e no caso ele ficaria permanente ? ou não só ia gastar meu dinheiro atoa e ele iria desbotar mesmo ?

    ResponderExcluir
  3. oiii chibi...
    queria saber se essa tinta da keraton q é permanente ,,, vc sabe se ela tem boa duraçao com o azul ... ?? e tbm eu vi post q vc tinha fldo q pinto com um azul lindo da crazy color... ele duro quanto tempo ?? e qual era a base q precisava ?? e tbm queria saber sobre o cronograma ... se eu fazer o cronograma durante 4 meses vai ta bom meu cabelo para depois descolorir intero com a alfaparf ... vai estragar muito ?? sendo q meu cabelo esta um pouco ressecado nas pontas pois fiz luzes .... e queria saber tambem qual a tinta azul com melhor durabilidade e q n precisa retocar muito ... eu tava pensando em anelina azul celeste .. mas qual tinta barata me recomendaria ??

    ResponderExcluir
  4. Sobre a Keraton Hard Fix: precisa descolorir sim (minha raiz é castanho claro com algumas partes acinzentadas, algumas acobreadas. Genética me odeia, maoe) não pegou na minha raiz. , mas não precisa estar ultra-loiro-sulfite pra pegar bem os azuis e roxos, inclusive o lolly purple é bem escuro. O lily rose já pede uma base clarinha, porque ele é bem suave :/
    Duram mais que as HardColors. É perfeita pra quem muda/retoca o cabelo com certa frequência (uma vez ao mes por exemplo), porque desbota bonito.

    Sobre a da Altamoda: testei a Ice blue, diluída em creme branco e o suavizador. Sério, acho que se eu não tivesse cortado o cabelo (fui do ombro pra joãozinho o//) o azul ia durar PARA SEMPRE. Desbota pouco por lavagem, a cor fica vibrante eternamente. Não fiz um retoque, matização, troca e etc por FUCKING 4 MESES. 4. MESES. Sério, amorzinho por essa tinta. Não esverdeia à toa. <3

    ResponderExcluir
  5. Oi, Chibi! Tenho uma duvida...nem sei se cabe aqui... Mas voce já usou um Intensificador para fixar a tinta no cabelo? Te pergunto porque meu cabelo é azul e comprei um intensificador azul royal e nao vi ninguem comentar sobre intensificadores em cima de tinta fantasia... Voce já testou alguma vez?

    ResponderExcluir