www.Miss-Colorful.com


25 de março de 2015

Neutralização da Cor: Será que você está escolhendo a cor certa?

Oi, pessoas!

Vejo muita gente tendo problema com Neutralização da cor, mesmo com o conhecimento das cores opostas. Resolvi fazer essa postagem para comentar e ensinar a vocês como escolher a cor ideal para neutralizar os cabelos! ;)

Estrelinha 2.0! Agora com ainda mais nuances pra vocês! :3

Muita gente, desejando trocar a cor dos cabelos, parte para a descoloração sem imaginar que há outros métodos de você se desfazer de uma cor a ponto da cor antiga não interferir na sua próxima cor. Um desses métodos, nós chamamos de "Neutralização".

O processo de Neutralização acontece através da junção de cores opostas, que se anulam, resultando num cabelo cinza (quanto mais claras as suas cores, mais prateado, quanto mais escuras, mais acinzentado/grafite). Além de tudo, quando você anula as cores, você costuma ter mais facilidade caso precise descolorir para clarear sua base (para rosas que impregnam, é uma ótima solução!).

Há várias formas de se fazer uma Neutralização: diluindo o pigmento da cor oposta na água, no creme, ou no descolorante. Aqui no Blog eu explico o método do descolorante, clique aqui para conferir!

O método da água é igual ao que geralmente fazem com a violeta genciana para anular amarelados do cabelo, o método do creme funciona exatamente como a gente faz pra diluir tinta fantasia, mas nesse caso usando a cor oposta na mesma intensidade que a intensidade do seu cabelo (se o seu cabelo é bem clarinho, a mistura do seu creme precisa estar bem clarinha, se o seu cabelo é escuro, ela precisará estar um pouco mais escura para ser capaz de anular sua cor escura atual).

Mas, como saber se estou escolhendo a cor certa? No grupo do Blog no facebook eu vejo muitos relatos de pessoas que tentaram neutralizar com cores opostas e não conseguiram. Em muitos casos, quando perguntamos a cor atual do cabelo e a cor oposta usada, percebemos que a pessoa não fez a melhor escolha.

Um exemplo: Seu cabelo está rosa. Você sabe que a cor oposta é o verde, pois você já leu aquela postagem que fiz há seculos sobre Neutralização e a Estrela de Cores Opostas. Se não viu, clique aqui, aprenda, e volte a acompanhar essa postagem em seguida. ;)

Contudo, o seu rosa não é um rosa "puro", ele é mais puxado para violeta do que para aqueles rosas avermelhados, ou salmão, quando mais claros. Aí, minhas caras, a lógica é bem simples: Seu rosa puxa para violeta, isso significa que ele tem uma tonalidade roxa escondida nele. E qual a cor oposta do roxo? Amarelo! Se você precisa do Verde para anular o Rosa, e do Amarelo para anular o Roxo, então você não vai usar um verde puro, nem um verde azulado, você vai usar um VERDE AMARELADO!

Explicando melhor a teoria:

A imagem que eu fiz e postei como primeira foto dessa postagem com certeza já vai ajudá-los a escolher melhor as suas cores opostas, mas eu acho realmente interessante que aprendam um pouquinho de estudo de cores, porque assim vocês vão memorizar muito mais fácil como funciona tudo isso e suas chances de acertar na cor perfeita são mais altas!

Essas são as cores primárias. As cores primárias não podem ser feitas pela mistura de qualquer outra cor.



Essas são as cores secundárias. Elas são criadas a partir de misturas de cores primárias:
Azul+Amarelo=Verde
Amarelo+Vermelho= Laranja
Vermelho+Azul=Roxo



Essas são as cores terciárias. Para quem quer acertar em cheio na Neutralização, É AQUI QUE VOCÊ PRECISA PRESTAR ATENÇÃO. As cores terciárias são feitas da mistura das cores primárias e secundárias.


Quando você compra uma tinta Azul de determinada marca de tinta fantasia, isso não significa que está levando um "azul cor primária", onde não há nenhuma mistura de outras cores. Um azul turquesa, por exemplo, é um azul misturado com verde. Se você fosse neutralizar esse azul turquesa, você sabe que a cor oposta do azul é o laranja. Só que o turquesa tem verde misturado, e a cor oposta do verde é o rosa/vermelho (vermelho diluído fica rosado, portanto na maioria dos casos você acabará usando rosa para neutralizar seu verde). Sendo assim, não adianta você usar um Laranja Amarelado, não vai rolar! O ideal seria um laranja mais rosado, mais salmão, e quanto mais esverdeado seu turquesa, mais puxado pra rosa esse laranja deve estar.

O mesmo é válido para todas as cores. O Roxo está entre o rosa e o azul (basta verificar na primeira imagem da estrela) Isso significa que se usar um roxo como cor oposta, esse roxo será mais puxado pra rosa, ou mais puxado pra azul. Não há outra opção, o roxo nunca vai puxar para verde ou laranja, por exemplo. As cores sempre serão puxadas pela sua cor da direita, ou da esquerda.

De resto, é tudo questão de visão e atenção. Quando olhar uma cor, tente imaginar para qual cor ela "puxa" mais, pratique! É um bom exercício pra quem acha que "todo azul é igual, todo rosa é igual, todo verde é igual, etc" (sim, já conheci muuuita gente assim!).

Avalie sua cor atual. Não a cor do tubo da sua tinta, mas a cor exata que está no seu cabelo (que nem sempre bate com a cor exata do tubo, seja pela sua base de descoloração, seja por desbotamento). Seu cabelo está um verde amarelado desbotado? Vai ter que usar um rosa puxado pra violeta, na mesma intensidade (concentração de cor) do seu tom de desbotado. Seu cabelo está rosa salmão pastel? Terá que usar um turquesa clarinho (turquesa= verde+azul).

Pra fechar: TESTE DE MECHA SEMPRE, PESSOAL! Antes de aplicar a cor oposta no cabelo todo, faça testes de mecha até que obtenha o resultado desejado, assim você pode aplicar a mistura no cabelo todo tendo a certeza de que vai funcionar, de que a concentração e mistura de cores está correta.

Espero que agora esteja tudo mais claro para quem ainda tinha algumas dúvidas e não estava conseguindo escolher as cores ideais para a neutralização da sua cor atual. =]

Até a próxima. o/

10 comentários:

  1. estou apaixonada pelo site <3 parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oii, quero pintar meu cabelo com um tom turquesa. E to pensando em usar anilina. Queria saber se da pra fazer esse tom com anilina, e o que voce me indicaria alem dela.
    Brigas, amei seu site :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim,com azul e verde.Se voce quiser um turqesa puxado para o azul coloca mais azul,se voce quiser um turquesa puxado por verde coloque mais verde

      Excluir
  3. quais tipos de produtos se usa para neutralizar cores??

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi tudo bem,eu tinha o cabelo rosa e laranja,neutralizei com o turquesa

      Excluir
  5. Chibi...tenho tinta preta no meu cabelo e estou conseguindo desbotar ela pra um vermelho ferrugem. Será q se coloco um azul ele fica num tom roxo?? Obg pelo seu post. Muito bom, mas ainda estou c muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. entao se eu colocar turquesa no meu cabelo que era rosa e descoloriu pra um tom salamao ele neutralizara pra qual cor ?

    ResponderExcluir
  7. Estou com o cabelo vermelho com reflexos laranjas (que era minha base) e quero ir pro verde. Pela estrela, o vermelho e o verde se opõem. Há uns 4 anos atrás eu joguei anilina verde em cima da anilina vermelha desbotada (não sabia desse sistema) e ficou cinza escuro muito feio. No caso, se eu jogar o verde em cima do meu cabelo atual que é vermelho e ficar o mesmo cinza, eu tenho que jogar o verde de novo? Ou a melhor opção seria um soap em cima desse cinza?

    ResponderExcluir