www.Miss-Colorful.com


19 de março de 2015

Verdade ou Mito? - Perda de Potência da Descoloração/Água Oxigenada


Hey, pessoas!

Hoje eu preparei um post lindo e polêmico pra vocês! ;D


Já há uns anos eu venho comprando apenas potes de 1 litro de água oxigenada. Como estou sempre retocando a raiz e nunca saio do colorido, acaba valendo mais a pena financeiramente, além de que é muito mais fácil você já comprar 1 potão do que comprar vários frasquinhos e acabar faltando oxigenada na hora do retoque de raiz.

Comecei com esse hábito em 2013, que foi o ano em que comecei a usar o descolorante Blond Me lift 9, da marca Schwarzkopf. Essa linha não dispõe de água oxigenada em frascos menores, apenas em 1 litro.


Um potão de pó descolorante (450g) e um potão de 1 litro de água oxigenada (como esses acima) rendem MUITO para quem usa apenas para retoques de raiz a cada 2 meses. Quando esses produtos completaram cerca de 6 meses comigo, eu notei a perda de potência na abertura da descoloração.
Eu fiz um video sobre isso, pra quem não viu aqui vai o link:
https://www.youtube.com/watch?v=w2_B1JiLflk

Na época não tinha entendido bem o porque da perda de potência, achei que fosse algo exclusivo do descolorante Blond Me porque nunca havia acontecido isso antes (sendo que eu faço descoloração direto desde 2005), por mais que fosse um produto de uma marca super conceituada no mercado.

Quando percebi que o Blond Me que eu tinha aqui não tinha mais a mesma potência, resolvi testar o descolorante Supermeches High Lift, da marca Alfaparf. Esse foi o primeiro descolorante da Alfaparf que, assim como o Blond Me, prometia abrir o cabelo em 9 tons.


Os meus primeiros retoques de raiz com o Supermeches High Lift tiveram uma ótima abertura (quem quiser ver minha resenha em video, basta clicar aqui), mas pra minha triste surpresa, no meu último retoque de raiz, que foram cerca de 6 meses depois da minha compra deste produto, o tom do cabelo abriu menos, notei a mesma perda de potência que havia notado com o Blond Me.

Quando tive a má experiência com o Blond Me, não sabia se o problema estava sendo o pó descolorante ou a água oxigenada. Nesse período, comecei a cursar Química e descobri que a água oxigenada é uma substância considerada instável, pois reage facilmente com o meio ambiente, decompondo-se com liberação de oxigênio. Ou seja, quando você abre seu frasco de água oxigenada, ele já pode perder parte da potência dele. Por isso, é essencial manter o frasco aberto o menor tempo possível, e sempre fechar o frasco muito bem. Aprendi também que, em geral, a validade da oxigenada é de 6 meses (apesar das marcas colocarem uma validade maior que essa no frasco).

Apesar de já ter esse conhecimento em mente, ainda não tinha certeza se a culpa da perda de potência estava sendo o pó descolorante ou a água oxigenada. A velha história do "ver para crer". Mas para minha extrema alegria, essa semana tive a oportunidade de levar uma amostra de minha água oxigenada 30 volumes da Alfaparf (amostra do potão de 1L que já tenho há mais de 6 meses), para analisá-lo no laboratório e verificar qual era o real volume daquela água oxigenada.


Eu quase coloquei todo o cálculo aqui pra vocês, mas como sei que a maioria não vai fazer ideia sobre o que estou falando, vou explicar o procedimento bem resumido:

Utilizando o Permanganato de Potássio, foi feito o processo de titulação da amostra de água oxigenada + água destilada + ácido sulfúrico. Através do volume de Permanganato gasto nessa titulação e molaridade real do Permanganato, são feitos uma série de cálculos até se obter a quantia em volumes real da nossa amostra.

E eis que aquela oxigenada de 30 volumes que abria lindamente para o branco o meu cabelinho castanho escuro, depois de mais de 6 meses (mesmo deixando super fechadinho e cuidando do potão como se fosse um filho), se transformou numa oxigenada de 20 volumes!!!

Quando vi esse resultado, eu não sabia se ria ou se chorava. hehe

Bem, a conclusão é simples e uma só:

PARA NÃO PERDER A POTÊNCIA DA SUA DESCOLORAÇÃO, NÃO COMPREM ÁGUA OXIGENADA EM POTES DE 1 LITRO, COMPREM EM FRASCOS MENORES E NÃO GUARDEM OS RESTOS, SEMPRE QUE FOREM DESCOLORIR OS CABELOS, USEM ÁGUA OXIGENADA RECÉM COMPRADA, PARA TER 100% DA POTÊNCIA DO SEU DESCOLORANTE FUNCIONANDO NO SEU CABELO E NÃO CAIR NO RISCO DE TER QUE DESCOLORIR DUAS VEZES PARA TER A MESMA ABERTURA QUE VOCÊ TINHA QUANDO O POTE ERA NOVO.

Espero que o post de hoje tenha sido útil pra vocês, e até a próxima! o/

20 comentários:

  1. Meu deus, post perfeito! Eu sempre tive a mesma dúvida, e acabava sempre culpando o pó, porque ele parece ficar mais suscetível ao contato com o ar em sua embalagem do que a água... Muito obrigada por acabar com a minha dúvida de uma vez por todas! Te amo! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Ah, aproveito para pedir que faça um post sobre excesso de queratina! Não sei se já aconteceu com você? É terrível, meu cabelo começou a quebrar como nunca, e eu não entendia por que... Fui descobrir que era a maldita da queratina em excesso, e agora estou fazendo de tudo para que meu cabelo volte ao normal,sem muito sucesso :(

    ResponderExcluir
  3. aaamei esse post!! tenho que fazer uma limpa então de pó e ox aqui... kkkk

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu realmente já tinha pensado nisso, mas alguns produtos mesmo reduzindo a força ainda são muito melhor que outros.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  5. Não tem noção do quanto eu tô chocada com essa informação da oxigenada. Meu mundo fez sentido agora!

    ResponderExcluir
  6. Curti muito a informação, conclui-se que sai mais barato comprar as oxigenadas pequenas né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente sim, já que se vc for comprar a grande, por mais barato que seja, ela acaba por perder a potência e a gente a paciência...
      Eu usei a Yama Ametista por um tempo e era tão linda... só que em menos de um mês, ela já estava inútil. Saiu mais caro. T_T

      Excluir
  7. Nossa, que interessante!!! Ainda bem que só uso pouca ox, então nem preciso comprar em tanta quantidade rs.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  8. O pior é que eu uso o blond me crystal. Com ox crystal de 20 vol.
    Ou seja, daqui 6 meses ela vira 10 vol...
    E a schwarzkopf não disponibiliza ox pequenas. :(

    ResponderExcluir
  9. Bom de saber disso, eu não fazia idéia ! Vlw mesmo, ah ganhou mais uma leitora :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Chibi, e numa ox de 35 volumes como altero ela pra 20? e como altero uma de 20 pra 10?

    ResponderExcluir
  11. Post de utilidade pública! Adorei!!! Super útil para mim q estou começando a saga ruiva agora.

    ResponderExcluir
  12. (droga, não sei se meu post sumiu.. -_-)

    Chibi, acho q faltou vc testar o pó "velho" com alguma ox nova pra comprovar 100% isso!

    Falo pq tive o mesmo problema com os pós blond me e supermeches, porém, mesmo usando ox novas, o efeito continuou fraco =(
    Em contrapartida, testei a ox blond me com um pó novo e não tive maiores problemas!
    Não duvido q a ox perca a potência com o tempo (até pq teve comprovação laboratorial), mas achei q os pós "sofreram" mais com isso do q a ox...

    Bem, posso estar falando besteira, mas foi o q aconteceu cmg... =(
    bjos e parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Mas essa perda de potência acontece independente da forma como guardamos? mesmo fechando bem a garrafa e guardando em local escuro?

    ResponderExcluir
  14. Acabou de acontecer comigo fui descolorir a raiz e não abriu absolutamente nada fui procurar na net e achei esse post bom agora nunca mais comprar ox de um litro ainda bem q sempre faço teste de mecha antes

    ResponderExcluir
  15. Arrependimento de jogar um pote de alfaparf fora p q achei q ele tinha estragado....

    ResponderExcluir
  16. Oi gostaria de saber como faço para aumentar a potência do ox e que aqui no Japão só tem ox de 20 e 10 queria fazer de 30 volumes...Por favor poderia me explicar

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber como aumentar a potência da oxigenada pois no Japão só acho de 20 e 10 volumes gostaria da de 30 volumes

    ResponderExcluir