www.Miss-Colorful.com


20 de agosto de 2015

Mutação Capilar: Do Verde para o Ruivo / Laranja

Hello, pessoas!

Hoje vou comentar com vocês como rolou a minha mutação capilar mais recente, como eu consegui sair do verde para um ruivo/laranja lindo, de um jeito fácil e sem danos!


Como comentei no último post, meu cabelo estava verde escuro, estava usando a cor Enchanted Forest, da Manic Panic (vocês podem conferir a cor na postagem clicando aqui).

Eu estava com uma raiz virgem de cerca de 4 dedos. Meu cabelo natural é castanho escuro.

A missão: tirar o verde o suficiente pra dar base pro ruivo sem causar uma interferência de cor que deixasse o tom de ruivo feio/diferente do almejado, e depois igualar a raiz virgem com o comprimento ex-verde. 

Passo 1:
Deixei o verde desbotar bem. Não "forcei" desbotamento com nada. Qualquer desbotamento forçado pode causar danos aos fios. Como eu não sou uma pessoa apressada, simplesmente deixei a cor ir desbotando até a pigmentação ficar claramente menos intensa. Não chegou a ficar claríssimo, apenas desbotou de um tom escuro para um tom médio.
Vocês podem encontrar alguns métodos de desbotamento bacanas clicando aqui.

Como não tirei fotos, fiz a montagem pra terem noção do quanto desbotei antes de partir para o próximo passo.

Passo 2: 
Testei algo que em 10 anos de colorida nunca tinha feito antes - tirei um tom usando "tinta tradicional" (tintura permanente, aquela que vai água oxigenada na composição).

A minha base estava verde escuro. Pro laranja almejado, eu precisava de uma base amarelo/bege. Escolhi a tinta de numeração 8.3. Entretanto, como não consegui achar a tonalidade nas lojas de cosméticos por aqui, acabei levando a 8.32.



O "8" é equivalente a altura do tom de abertura, no caso como minha base antes do verde era rosa pastel, ou seja, uma base de descoloração quase branca, escolhi o "8" de forma a escurecer um pouco a minha antiga base também. Se eu não escurecesse minha base, tinha chance do laranja ficar muito claro, ou extremamente neon.

O ".32" é equivalente a tonalidade/nuance da cor. O ".3" significa que a cor tem fundo amarelo. O ".2" significa que há uma nuance violeta/azul. Um exemplo pra entenderem minha escolha: se eu tivesse escolhido "8.1", o ".1" significa que a cor tem fundo cinza. Só que eu não queria fundo cinza, porque isso ia "fechar" muito o meu laranja, ia ficar uma cor de "ruivo empoeirado", digamos assim. Pro ruivo ficar legal, eu precisava que o fundo da cor fosse amarelo/bege/mel, por isso o ideal seria o ".3".

Leitora: "Mas Chibi, se sua intenção era ruivo/laranja, porque não escolheu um .4, que é referente ao fundo de cor laranja/cobre?"

Não escolhi o ".4" porque queria uma base "neutra". Eu queria eu mesma criar o meu tom de laranja apenas usando tinta semi permanente (tinta fantasia). Com a base amarela, eu não teria interferência de outros tons de laranja indesejados.

A tintura que eu comprei foi a Casting Creme Gloss, da L'oreal, na cor 8.32. Ela vem com ox15 volumes, ficou no cabelo por 20 minutos. O verde saiu inteiro, e sem danos! Valeu muito a pena!


Escureceu minha base, entretanto não ficou tão amarelo quanto eu gostaria, ainda ficou meio acinzentado. Mas eu já esperava, afinal o tom ideal era o 8.3, e acabei usando o 8.32. Imagino que 2 anula um pouco do amarelo do 3 mesmo.
ps.: meu cabelo era rosa pastel antes do verde, então tinha uma base de descoloração quase branca. Se tivesse usado uma tinta permanente acima de 8, provavelmente meu cabelo voltaria pra base "branca". Fica a dica pra quem está tentando desbotar algum tom e precisa de base clara de volta. ;)

Passo 3:
Eu então fiz uma mistura com anilina amarela e apliquei no cabelo todo, o que resultou essa cor:


Dessa forma percebi que a base estava bacana para o tom que eu desejava aplicar, o cinza não ia "apagar" a minha cor. Imaginei também que o excesso de cinza desbotaria com as lavagens, portanto o tom ficaria mais vivo.

Passo 4:
Descolori a raiz com pó descolorante e água oxigenada 20 volumes. Meu cabelo abriu pra um tom de loiro/bege, sem danos, sem ardência, e em cerca de 25 minutos eu já tinha o tom que precisava.



Passo 5:
Apliquei a tinta Tangerine, da marca Directions (diluída em creme). A Tangerine é um laranja bem avermelhado, bem forte! Eu não queria exatamente o tom da Tangerine, queria o tom mais fechado, por isso optei pela base de descoloração mais escura.


E esse foi o meu resultado! Exatamente como eu queria! <3


- Testei o tonalizante Conhaque da marca C. Kamura (sem diluir), a cor ficou linda, mas achei a durabilidade do tonalizante extremamente baixa. A Tangerine dura mais, e principalmente, rende MUITO mais!

- Onde estava verde ficou mais avermelhado do que onde tinha raiz virgem. Eu fui aplicando anilina amarela onde estava mais vermelho até uniformizar com o tom mais laranja do resto do cabelo. Deu um pouco de trabalho, pois aplicava anilina amarela no comprimento vermelho, e a Tangerine onde antes era raiz virgem. Mas depois de uns 3 ou 4 retoques a cor uniformizou total, aí pude começar a aplicar a Tangerine no cabelo todo. É um trabalho que vale a pena, bem melhor do que se eu ficasse igual uma desesperada tentando desbotar o avermelhado, o que com certeza colocaria meu cabelo em risco do que eu chamo de "danos desnecessários". ;)

- É engraçado as mudanças de tonalidade de acordo com a iluminação. Durante o dia, ao ar livre, fica bem laranjão! A noite, em luz artifical, fica mais escuro e avermelhado.  A foto acima foi tirada durante o dia, luz natural, dentro de casa.

Bem, acho que é isso. Espero que esse registro ajude quem está querendo fazer uma mudança drástica de tons de uma forma simples e sem danos!

Lembrando que, por mais que ox15 e ox20 volumes sejam mais fracas, não é recomendado aplicar em cabelos que já estejam fragilizados.

Até a próxima! o/

10 comentários:

  1. gostei! estou na briga de sair do vermelho para o ruivo sem manchar o cabelo. voce tem alguma dica?
    https://nekoaholic.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Noooossa que incrível, ficou muito bom! 😊

    ResponderExcluir
  3. Nooossa que incrível! Ficou muito bom!😊😍

    ResponderExcluir
  4. Cabelos coloridos são top demais. E o vermelho é o meu queridinho,meu amor ♥
    Mas dá um trabalhinho danado pra ficar do jeito que eu quero, mas vale super a pena.

    darkelf1.wix.com/blood

    ResponderExcluir
  5. Olá, consegui o meu vermelho com um pó descolorante vermelho, agora estou afim de mudar de cor, tinha pensado em deixar apenas ele desbotar naturalmente com lavagens e depois partir para a próxima cor, não quero descolorir. Inicialmente pensei em ir para o azul, mas em todo canto que vi diz que precisa de uma base bem clara. Qual cor você acha que vai pegar no meu cabelo? Ele desbota geralmente para o laranja e tem alguns fios rosa.

    ResponderExcluir
  6. Oi chibii :3 tenho uma dúvida... Meu cabelo é vermelho "farmácia" eu uso a 7744 da Koleston. Minha vontade é deixar meu cabelo nesse tom igual o seu ou deixar beeem vermelho ! Eu fiz progressiva esses tempos e desbotou muito mas eu continuei com a 7744, e a minha pergunta é: se eu fazer progressiva de novo e passar anilina bem vermelha ou essa tinta q VC usou, vai pegar ? (Minha raiz é um loiro médio)

    ResponderExcluir
  7. OLA MEU CABELO TAMBÉM E PINTADO DE RUIVO SERA QUE POSSO ALISAR ELE QUAL O MELHOR PROCEDIMENTO QUÍMICO VOCÊ SABE ME DISSER?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Parabéns pelo blog! Tá Show! Eu tenho cor natural do cabelo numa tonalidade 7. Queria passar uma tinta fantasia laranja, achas que vai ficar legal? Sai depois totalmente? beijão

    ResponderExcluir
  9. No meu caso quero deixar castanho o que eu faço????

    ResponderExcluir