www.Miss-Colorful.com


14 de março de 2011

Perucas - Como Pentear

Olá, cosplayers!
Felizes por mais uma segunda-feira azul? rs

Sei que muitos podem ter lido o título do post e pensado "dãããr, qualquer um consegue pentear uma peruca, Chibi¬¬". De fato, para pentear você pega um pente e penteia, porééém há um jeito específico de pentear bem melhor para a boa manutenção de sua peruca, e é sobre ele que vim falar aqui hoje.

Pentear a peruca é algo sempre necessario, seja quando ela está desarrumada, seja antes de guardá-la, seja para desfazer um nó. Algumas perucas tem fios tão maleáveis e fáceis de lidar que com os dedos mesmo nós conseguimos deixar elas bonitinhas, essas sem dúvida são minhas preferidas pela facilidade na manuntenção.

Em outros casos, há perucas, especialmente as mais longas, que só usando um pente para mante-las com aparência arrumada.

Muitas pessoas, ao ver que a peruca está embaraçada, já metem o pente lá no alto da peruca e puxam até o final da extensão dos fios. Essa é a pior forma de se pentear uma peruca, já que o risco de você quebrar os fios, ou deixar os nós ainda mais presos é muito mais alto.

O Pente/Escova:

Para começar, o melhor tipo de pente/escova para perucas são as de cerdas mais largas. Elas deslizam bem melhor entre os fios do que outros modelos:



O jeito errado de se pentear uma peruca:

Nas perucas longas, o topo é a parte mais dificil de acabar embaraçando a medida que é usada. Geralmente o que mais se embaraça são as pontas, e dependendo da situação a bagunça nos fios pode chegar até a metade do comprimento da peruca. Pelo fato do topo estar sempre mais liso, mais fácil de pentear, acontece o seguinte: você coloca o pente no topo, e a medida que vai puxando pra baixo, você vai encontrando nós no caminho. Você vai forçar o pente pra baixo pra desfazer o nó, e então ou ele ficará ainda mais preso e dificil de desfazer, ou acabará até emendando com os nós que evetualmente já estiverem feitos embaixo dele. Penteando assim você corre risco de acabar apenas piorando mais, e aí só cortando.

O jeito correto de se pentear uma peruca:


1 - Pegue seu pente e penteie apenas os ultimos 5cm da peruca. Penteie repetidamente esses 5cm, até perceber que o pente desliza levemente, sem interrupções.

2 - Depois comece a pentear os ultimos 15cm da peruca. Penteie repetidamente esses 15cm, até perceber que não há qualquer tipo de nó.

3 - Tendo toda a parte da metade pra baixo da peruca bem desembaraçada, você pode começar a deslizar o pente desde mais próximo do topo.

Lembrando que essas medidas que descrevi são apenas como uma referencia. Você vai pentear um comprimento proporcional ao comprimento da peruca que estiver penteando. Dá pra ter uma noção legal pelo gif das peruquinhas. ;)

Porque esse jeito é o melhor jeito pra se pentear uma peruca?

O segredo é começar debaixo. Começando por baixo, não há o risco de ao pentear você ir juntando os nós, acumulando um com outro a medida que vai descendo o pente pelos fios. Você só parte para os nós de cima quando os nós debaixo já estão desfeitos. Isso facilita o desfazer dos nós, e você não corre risco de quebrar os fios, pois não haverá necessidade de puxar o pente com tanta força.


Isso vale não apenas para peruca, mas para seu próprio cabelo também. Perceba que quando seu cabelo está molhado e você penteia dessa forma, os fios sempre desembaraçam mais fácil, quebram menos. ;)

Até mais! o/

32 comentários:

  1. realmente pentear peruca nao tem muito segredo, só precisa saber fazer do jeito certo para não piorar a situação dela :3
    ainda lembro quando eu tinha uma peruca longa, e num evento, um conhecido foi me abraçar...tem gente que so abraça, outros que dao um tapinha nas costas...mas justo esse é daqueles que esfrega as mãos nas costas...junto com a peruca D:
    demorei um mes pra conseguir tirar metade dos nós que ele fez...
    mas alem do pente, também precisa passar algum produto para ajudar? tipo creme para pentear por exemplo?

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo é enorme, então penteio desse mesmo jeito também XD

    ResponderExcluir
  3. Nunca usei peruca, mas quem quer usar e minha mãe *sabe la para que* aiii pelo menos quando ela comprar eu ja ensino ela pentear! \o/

    ResponderExcluir
  4. É como eu disse, esse modo de pentear é o melhor pra qualquer tipo de cabelo. Pior que nas poucas vezes que fui a cabeleireiro, eles sempre penteavam do jeito errado e quebravam todos meus fios. Foi um dos motivos que me convenceu a aprender essas coisas em casa. rs

    ResponderExcluir
  5. P/ Nyu-chan

    Não precisa necessariamente passar nenhum outro produto não. Como a fibra é diferente de cabelo natural, acho que se você passar um creme de pentear vai acabar é sujando.
    O que as vezes eu recomendo é, se a peruca for muito longa e estiver embaraçando muito fácil, passar um pouquinho de reparador de pontas, de preferencia o reparador de pontas de silicone, sem óleo mineral.

    ResponderExcluir
  6. que legal! acabei de comprar uma peruca comprida e precisava mesmo destas dicas!
    Arigato!

    ResponderExcluir
  7. er, pentear o cabelo desse jeito da certo mesmo :]

    ResponderExcluir
  8. Nyaaaaaa
    como é fácil
    e como você sabe tantas dicas *----*

    ResponderExcluir
  9. Mais uma otimo dica ! Amo seu blog *-*
    Você poderia fazer um tutorial de como estilizar uma peruca. <3

    ResponderExcluir
  10. Oi,Lain! Que bom que está curtindo o blog!
    Eu pretendo fazer + uns posts com estilização de perucas sim, sem dúvida. ;)

    ResponderExcluir
  11. Isso da certo mesmo com as perucas mais embaraçadas??? Porque eu comprei uma recentemente pro meu cosplay de Zelda e ela ta tao embaraçada T.T ta novinha, nem usei ainda... Ta mto embaraçada, ta horrivel! Esse metodo funcionaria ou eu precisaria usar algum produto? Nao sou experiente com essas coisas T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, se a peruca for daquelas mais baratas, de qualidade inferior, esse método vai dar uma amenizada, mas não vai resolver 100%.

      O creme pode ser qualquer um.

      É uma peruca daquelas extra-grandes? Se for, é bom fazer com muito cuidado, paciência, mecha por mecha, nunca fazer tudo de uma vez. Perucas extra-grandes só valem a pena se forem de alta-qualidade, porque de resto, até as medianas embaraçam bastante.

      Excluir
  12. Esse metodo funciona com perucas MUITO embaraçadas?? Porque a peruca que eu comprei recentemente pro meu cosplay da Zelda tá tão embaraçada que eu não sei mais o que eu faço... Pior que tá novinha,nunca foi usada e ela tá tão horrível que parece que ficou guardada por muito tempo... Eu preciso usar algum creme tbm pra desenbaraçar?

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu nao entendo mto de qualidade de perucas kkkkk so iniciante ainda... Mas eu sei que a peruca nao foi barata nao, foi uns 118... E é extra grande sim porque o cabelo da Zelda é bem comprido porque ela faz uma trança na ponta... Eu consegui desembaraçar um pouco mas tem uma parte que tá cheia de nó, tá bem difícil de desembaraçar e tocom medo de estragar ela...
    E ela também ta com os fios bem ásperos... Daí tem como resolver isso também? É que eu nao sei mecher muito com essas coisas T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, te deixo uma dica valiosa pra próxima vez que comprar uma peruca: valor alto não é sinonimo de qualidade, infelizmente.

      Poucas perucas extra-longas são realmente boas, eu mesma sempre alerto meus clientes quando eles insistem em comprar um modelo que eu sei que eles vão ter muita dor de cabeça depois. Mas agora que já está com a peruca nesse estado, até dá pra salvar sim, mas vai ter um grande trabalho!

      Terá de fazer esse procedimento que descrevo no post, mecha por mecha. Separe uma mecha de uns 3cm de largura no máximo, aplique o creme, e vá penteando para desembaraçar. Comece pela ponta da mecha, e vá subindo pela extensão da mecha até conseguir desembaraçar qualquer nó que esteja em seu comprimento. Depois lave a mecha em água corrente, e seque-a com muito cuidado num secador, mantendo o secador com 30cm de distancia e sempre em movimento.

      Depois, vá para a próxima mecha, e repita todo o procedimento.

      Vai demorar, vai ser chatinho. Se tiver alguém pra te ajudar, melhor, será mais rápido. ;)

      O importante é fazer com calma, cuidado, pra ter um resultado legal!

      Excluir
  14. Bom, nao sei se a minha peruca é de boa qualidade ou nao, mas eu sei que mesmo assim ela é muito bonita! O problema só sao os fios que estão muito embaraçados e ásperos... Mas vou tentar seguir sua dica! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  15. ahh obrigada pela dica pois, eu n sabia como pentear a minha, thanks!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica *-*
    Mas e se a peruca for cacheada posso pentear assim com o pente tambem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode fazer o mesmo, mas com todo o cuidado pra não desfazer os cachos. Recomendo pentear só se estiver mesmo muito embaraçada, mas aí talvez o ideal seja cachear a peruca de novo aonde estiver muito sem forma, como explico no post sobre como cachear. ;)

      Excluir
  17. essa forma de pentear também serve para perucas mais cacheadas nas pontas? e como eu guardo ela??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve também para perucas cacheadas, no caso delas você penteará cacho por cacho, com todo o cuidado para o cacho não se desfazer.
      Caso algum cacho esteja onduladinho, é só ver o tutorial pra cachear que é bem fácil e você ressuscita o cachinho. ;)

      Excluir
  18. Chibi, você que usa peruca, sabe se usar peruca quase todo dia faz mal? Porque por exemplo, eu quero arranjar emprego, mas não quero largar de ser colorida. Se eu não conseguir um emprego, eu ia recorrer à perucas, mas eu não sei se faz mal (para o cabelo) :/ Você sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taylane, desde que se mantenha a peruca sempre limpa e coloque-a corretamente, não há problema.

      Não pode deixar também de cuidar do próprio cabelo só porque está usando peruca. =P

      =*

      Excluir
    2. Muito obrigada Chibi. Me ajudou muito, sério *-*

      Excluir
  19. Chibi linda do meu coração, você sabe se eu posso aplicar laquê em uma peruca pra modela-la? Vou poder remover o laque depois? (É uma peruca resistente à calor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, pode sim, depois você remove utilizando condicionador.

      =*

      Excluir
  20. Amei! achei super explicativo.
    minha peruca é grande, tem 1,20 de cumprimento, achei que nunca ia pentear kkkkk
    obrigada :3

    ResponderExcluir
  21. Oii, sabe aquele fone em forma de borboleta que a Megurine Luka (vocaloid) usa?
    vc sabe como fazer? se souber me fala ou faz um post comentando o assunto se possível, obrigada novamente :3

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela dica!! Comprei minha primeira peruca recentemente e estou pesquisando a melhor maneira de cuidar dela ;w;

    ResponderExcluir
  23. Tem alguma dica valiosa pra MANTER a peruca penteada por mais tempo? já tentei passar spray, creme, pomada, e NADA funciona... vou fazer um cosplay com um peruca extra-longa e não sei como manter (pelo menos até chegar no evento) a peruca penteada e arrumada ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só comprar uma redinha de cabelo daquelas fininhas~~ e guardar ela bem penteada *u* eu vi isso em um site n sei se está certo *~*

      Excluir