www.Miss-Colorful.com


28 de abril de 2011

Perucas - Desembaraçando os Fios

Olá, cosplayers!

A dica de hoje eu aprendi já faz muuuuito tempo, com uma amiga cosplayer que sempre conseguiu ser o foco das atenções com seus cosplays durante os eventos graças a seu capricho, e por incrível que pareça, sempre usando perucas das mais simples, mais baratas.

Como ela fazia para "ressuscitar" as perucas depois dos eventos ou depois de muito tempo guardadas? É o que compartilharei com vocês hoje. =]


Para quais tipo de situações podemos usar a Dica de hoje:

- Perucas muito embaraçadas
- Perucas que estão com fios ásperos
- Também para limpar mechas específicas, especialmente no caso de ter derrubado algum líquido ou coisa do tipo (sangue artificial, por exemplo)

O que vou mostrar hoje é o método aplicado numa peruca que já estava guardada há bastante tempo. Os fios estavam bem embaraçados nas pontas, e muito muito muito ásperos!!! Limpos, porém com aquele visual de como se estivesse sujo.



Itens necessários para ressuscitar a sua Peruca:


- Pente
- Creme para cabelos
- Toalha
- Secador (opcional)

Um pente do tipo desse abaixo seria a opção perfeita:

O meu resolveu sumir quando comecei a fotografar. rs


Procedimento:

- Separe uma mecha, não precisa ser muito pequena, nem muito grande. Eu separei uma pequena mesmo, apenas para agilizar as fotos.


- Passe o Creme para Cabelos na mecha que foi separada. Não precisa encher muito de Creme, passe de forma a perceber que ele está bem espalhado por toda a extensão da mecha.


- Com o pente, comece a pentear a mecha cuidadosamente, começando pelas pontas, e subindo a medida em que sente que o pente desliza com facilidade.
- Vá penteando a mecha toda, até ela estar completamente desembaraçada.
- Se perceber que algum nó não está se desfazendo, coloque mais Creme onde está o nó, deixe o Creme repousar por alguns minutos, depois volte com o pente, tentando desembaraçar novamente.
- Lembrem SEMPRE de começar penteando pelas pontas, senão você corre o risco de deixar os nós ainda mais fortes.

Você pode torcer a mecha nos dedos para dar apoio, caso esteja trabalhando apenas a parte de baixo da mecha. Isso faz com que ao pentear você não puxe outros fios.


- Tendo sua mecha bem lisinha, coloque apenas a mecha que possui Creme sob água corrente, deixe a água cair e levar todo o Creme embora. Se não lavar direito a mecha vai ficar "ensebada" quando secar.


- Tire o excesso de água da mecha com uma Toalha.


- Penteie a mecha, e depois pode secar usando um Secador de Cabelo.
- Se sua peruca for do tipo Resistente a Calor, pode usar o Secador no vento mais quente.
- Caso sua peruca não seja do tipo Resistente a Calor, é mais seguro usar o jato de vento no frio ou morno.


- Vá penteando os fios a medida em que seca a mecha.
- Depois de seca, está pronta! =]


É realmente uma pena que eu não possa mostrar por aqui para vocês como o fio fica realmente diferente depois desse procedimento. Ao vivo nota-se ainda mais as diferenças, até na textura. O brilho fica mais bonito e suave, o fio fica bem macio, bem lisinho. É realmente mágico!


Recomendo esse método tanto para perucas de fios de alta-qualidade quanto para aquelas das mais ruinzinhas, estilo "peruca de palhaço". O resultado é ótimo em qualquer tipo de peruca sintética, é a solução quando você já não consegue desembaraçar a peruca direito só com um pente, ou quando a peruca está há muito tempo guardada, com um formato estranho, e você pretende usá-la num próximo evento.

Quem fizer, comente se gostou! Quem está com perucas 'estragadas' e ainda não fez, não deixe de fazer, porque vale muito a pena! =]

60 comentários:

  1. Poxa, achei muito útil esta dica *-* ~ Realmente eu não sabia dar jeito nas minhas wigs ):
    Obrigada por esta dica me ajudou muito >_< . Parabéns pelo blog muito fofo já estou seguindo, siga-me também: pahyui.blogspot.com
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom saber disso! Achei que minha peruca não tinha mais salvação :C Vou experimentar amanhã mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Chibi-chan
    Eu já não sabia mais o que fazer com as minhas perucas , achava que teria que tocar-la fora, mas agora eu posso "reviver" elas *------*
    Obrigada \o/
    Kissus

    ResponderExcluir
  4. meu.... funciona sim =D
    minha peruca está viva novamente *-*

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica para pessoas como eu que fazem cosplay e a peruca fica com um aspecto feio depois de ficar guardada ^^

    ResponderExcluir
  6. haaaaaa
    Só você que da as melhores dicas

    ResponderExcluir
  7. \o/
    Peruca viva novamente , cosplay perfeito !

    ResponderExcluir
  8. Hiiiiiiiiii, amei seu site/blog gostaria de fazer uma parceria com o meu blog? louconeszone.blogspot.com *-*

    ResponderExcluir
  9. Hei! pode fazer isso no aplique tic tac sintetico?

    ResponderExcluir
  10. Oi Chibi! Então... as pontas do meu aplique sintetico estão ficando feias... sabe... opacas, secas, tem alguma dica pra que elas possam ficar normais como o resto do aplique (que é todo lisinho)?

    ResponderExcluir
  11. Já tentou fazer o procedimento desse post? Sem dúvida conserta! O importante é começar bem pelas pontinhas e ir subindo a medida em que estiver bem desembaraçado. Já fiz isso em extensões sintéticas que estavam completamente embaraçadas e cheias de nós, e deu certo. ;)

    ResponderExcluir
  12. Oi eu tenho uma peruca muit muito grande e eu consegui desembaraçar até a metade mas como eu faço na raiz ?

    ResponderExcluir
  13. Oi Vitória! Para a raíz o esquema é o mesmo que o do resto do cabelo. Você começa pelas pontas e vai subindo a medida que vai desembaraçando. Se raíz geralmente é mais dificil de embaraçar, mas caso esteja embaraçada até a raíz, então você deve fazer nas pontas, e ir subindo aos poucos, atééé chegar na raíz. O procedimento é o mesmo, não tem segredo. ;)

    ResponderExcluir
  14. Dica realmente fantastica, mas acho que ajuda muito fazer o seguinte procedimento... em um balde limpo (sem restos de produtos quimicos) colo agua ate a metade e coloco amaciante o suficiente para uma lavagem de maquina (em geral uma tampinha) uso aquele confort concentrado mas pode ser qualquer outro, deixe de molho o tempo necessario (a minha, sintética, de qualidade media-baixa...rs..) deixei mais de uma hora ( estava com visita e a esqueci no balde) mas nao deixe de um dia pro outro nao...
    depois é so escorrer e por pra secar em lugar seco e arejado ( minha antes de colocar pra secar coloquei na maquina na funçao centrifuga!) assim ela nao fica tao encharcada...
    JAMAIS tente pentea-la molhada, embaraça mais ainda, depois de bem seca ira notar ela mais "brilhosa" e perfumada, se for pentear faer como descrito acima, das pontas para a raiz, as vezes nem do creme vai precisar...

    bjinhus a todos

    =^.^= BaBi =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar deste método, é uma boa dica, Beatriz! =]

    Assim que tiver oportunidade eu testarei. ;)

    ResponderExcluir
  16. Mas você tem que molhar a mexa ante de colocar o creme?

    ResponderExcluir
  17. Júlia, não precisa molhar a mecha. Com a mecha seca você já passa o creme, deixe que o creme molhe a mecha a medida que você vai espalhando ele e penteando a mecha.
    Só molhe com água no enxague mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  18. Melhorou bastante :), mais não ficou como antes. Aplique sintético embaraça mt u.u

    ResponderExcluir
  19. Testei e adorei o resultado! Na verdade eu fiz um pouco dos dois métodos (cremes amaciante) num razoável intervalo de tempo... Ficou bom só não recuperou as pontas secas e armadas... Provavelmente que na tentativa de pentear eu as estraguei antes
    (Aceita parceria? http://jiyakechan.blogspot.com/ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas perucas não tem as pontas muito boas mesmo, seja esses modelos nacionais, ou sejam alguns modelos de importadas que passam os 100cm.
      =*

      Excluir
  20. Chibi-chan.....eu gostaria de saber se para lavar peruca é bom comprar um produto proprio ou pode usar qualquer shampoo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade de lavar a peruca com shampoo pois ela não é feita de fios humanos. Ela é feita de um tipo de plástico.

      Só recomendo usar shampoo se ela estiver manchada com alguma coisa, ou muito suja mesmo, a ponto de mudar de cor com a sujeira.

      De resto, você lava com condicionador ou amaciante.

      Excluir
  21. Chibi, o creme para cabelos tem que ser sem sal? O sal estraga a peruca?

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito desse post! Vou usar isso em breve na minha *-*

    ResponderExcluir
  23. Você salvou minha peruca!! Não ficou perfeita por minha culpa, fui pentear e desembaraçar sem ler nada antes, quando terminei estava suuuuper armada e ressecada. Aí li esse post e fiz o que vc falou e pelo menos ela não está armada e está um pouco mais brilhosa...Agora já sei como cuidar das próximas! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo a gente vai pegando a prática e vendo a melhor forma de fazer, até porque apesar existem várias fibras de peruca e cada uma tem um desenvolvimento específico.

      =*

      Excluir
  24. Muuuuuuito bom, minha peruca ta novinha em folha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!! Mais uma vítima que foi salva com sucesso! =D

      Excluir
  25. vou tentar .-., a minha wig extra longa ta embaraçada T..T muito mesmo, vou tentar esse método ( acho mais fácil mergulhar ela em um balde de creme pq a situação tá feia D:), espero que consiga antes do ressaca friends o/ obrigado *-*

    ResponderExcluir
  26. A dica funciona com certeza, só que comigo não deu muito certo porque não era exatamente uma peruca, era um aplique de maria chiquinha tipo da Miku, sabe? E ele está muito embolado, principalmente na altura da pregadeira e como nao tinha muito apoio pra pentear, a "raiz" ficou mais embolado ainda x.x
    To seguindo agora a dica da Beatriz pra ver se melhora um pouquinho, mas se tiverem alguma dica para desembaraçar esses tipos de aplique eu ficaria muito muito grata y--y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, pro aplique é igual. Se está embolado na "raíz", não tem jeito, vai ter que começar pelas pontas, com toda a paciência do mundo, até chegar na raíz. =/

      Excluir
  27. oi minha peruca da sailor moon tem caixinhos embaixo tentei fazer isso, mas naum esta dando muito certo, o fio se solta mesmo penteando bem devagar o que faço??

    ResponderExcluir
  28. ola a minha peruca depois de um evento tava embaraçada ao pentear caia cabelo e normal?
    adoro o seu site <3

    ResponderExcluir
  29. ola eu sou fan do seu site <3 hj penteei a minha peruca da miku estava toda embaraçada é normal cair cabelos certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal desde que não seja exagerado demais. Perucas embaraçadas devem ser desembaraçadas com todo cuidado e paciência do mundo pra evitar que caiam muitos fios.

      =*

      Excluir
  30. ola,querida tenho uma pergunta comprei em uma loja de bijoteria um aplique sintético rabo de cavalo, ninguém acreditou que eu tinha pagado 15 reais é bem parecido com um cabelo é todo ondulado cheguei a cortar uma pontinha e passar a chapa para ver se derretia e não derreteu,foi incrivel mas confesso que é dificil deixar desembaraçada pois até terminar o dia ela já embaraçou as pontas todas se junta,vou dar um exemplo quando pentei com os dedos ficam bem soltos com um monte de ponta mas até terminar o dia as pontas se juntas mais ainda continuam bonitas tem alguma dica para que isso não aconteça?BJS JANE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente isso de embaraçar enquanto usa é devido ao tipo de fio sintético usado no aplique, não tem muito como resolver, depende do fio mesmo, tem fios que embaraçam mais fácil que outros.

      Mas você pode tentar usar um reparador de pontas a base de silicone pra ver se ajuda.

      Excluir
  31. O procedimento é o mesmo com perucas cacheadas? :$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um post especial pras perucas cacheadas, da uma olhadinha lá na Estante Chibi na sessão de Perucas. ;)

      Excluir
  32. muito obrigada chibi chan minha peruca ficou novinha :3

    ResponderExcluir
  33. Mas ce poderia dar mais dicas? tipo pode lavar, pode fazer o q , pra pode ajuda a recuperar? pq tipo nesse seu post ta só 1 maneira essa de fazeras mechas é mt demorada ce sabe algum outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tem um jeito mais rápido para salvar perucas embaraçadas. Se lavar a peruca toda de uma vez, pode embaraçar mais ainda e ficar ainda mais dificil pra salvar.

      Excluir
  34. Poxa...valeu mesmo...adorei a dica...vou fazer isso hj!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  35. Olá Chibi!!!! Tenho um aplique sintético rabo de cavalo, comecei a usa-lo há umas 2 semanas. Percebi que embaraça demais, e ao final do dia o aplique acaba ficando separado por mechas. Estava lavando-o com shampoo sem sal, depois passava o condicionador, desembaraçava (com ele molhado) e depois deixava de molho no amaciante. Mesmo com esses cuidados os fios estão mto ásperos, e depois de seco.fica com uma aparência oleosa.

    ResponderExcluir
  36. Velho, a minha peruca tem 1metro, é mo dificil pra pentear assim..

    ResponderExcluir
  37. A minha wig é de 120 cm >:
    porém vou tentar fazer isso. *-*

    ResponderExcluir
  38. hey adorei a dica .. gostaria de saber se só eh pra perucas de cabelo de verdade ou pode ser para pericas de fio de plastico ..?

    ResponderExcluir
  39. Passar chapinha depoiis de desembaraçar resolveu para mim vc acha que prejudica com o tempo eu costumo lavar deixar secar ao ar livre e passar chapinha ja o meu e tic tac sintetico

    ResponderExcluir
  40. ooi , minha peruca sempre fica com um aspecto meio duro, seco nas pontas depois que eu uso ela. Oq eu faço para q ela não fique assim ?

    ResponderExcluir
  41. Esse creme é creme de pentear ou é o creme de hidratação?

    ResponderExcluir
  42. Obrigada pelas dicas! Acabei de comprar minha primeira peruca da stocking e ela é muito longa e dificil de pentear...comecei a ficar confusa e não sabia o que fazer. Mas seu blog ajudou muito ^^

    ResponderExcluir
  43. Pode usar creme para pentear? Tenho esse em casa http://www.lojasrede.com.br/Imagens/produtos/17/670317/670317_Ampliada.jpg pode ser?

    ResponderExcluir