www.Miss-Colorful.com


16 de julho de 2011

Perucas - Como Cachear

Hello everybody!

Atrasou, mas chegou o post prometido!

Hoje vou ensinar um método muuuuito fácil para fazer cachos em perucas sintéticas!


Há várias formas de se cachear perucas sintéticas. Você pode usar bobes e spray de fixação, bobes e um secador de cabelo + spray de fixação, talvez até um babyliss se ele estiver numa regulagem de acordo com o limite das perucas resistentes a calor. Esses geralmente são os métodos mais usados pelo pessoal. O problema desses métodos é que é muito difícil os cachos se manterem em forma durante um período muito longo de uso, como um evento de cosplays, além de muitas vezes o spray em excesso deixar a peruca com um aspecto "duro".

O método que ensinarei hoje é fácil, rápido, e nem de spray de fixação você vai precisar!

Material para cachear sua peruca:

- A peruca
- Uma toalha
- Um recipiente
- Água 
- Bobes
- Secador de cabelo (opcional)

Como cachear a sua peruca:

1 -  Deixe todos os materiais ao seu alcance. Já que vamos mexer com água, é preferencial que não se faça isso no seu quarto ou sala. Faça em um ambiente mais propício.

2 - Com tudo arrumadinho, você vai separar uma mecha da peruca. Essa mecha será um cacho. Separe uma quantia suficiente de acordo com o volume de cabelo que você deseja que esse cacho tenha.


3 -  Enrole a mecha no bobe. Usando um bobe grande, o cacho será mais largo. Usando um bobe menor, mais fininho, você terá um cachinho bem fechado. Certifique-se de que a mecha está bem presa no bobe, para não ter risco de começar a soltar.


4 -  Escolha um recipiente em que você possa encher de água de forma que o bobe todo fique submerso. No recipiente escolhido você irá despejar água bem quente. Tomem muito cuidado nessa hora, viu? Eu sou muito "avoada" e quase sempre acabo me queimando com a água. rs

5 -  Mergulhe o bobe todo dentro do recipiente com água quente. Mantenha o bobe submerso por mais ou menos 1 minuto.


6 - Tire o bobe da água. Desprenda o bobe da mecha. Bastante cuidado também nessa hora porque os fios da peruca estarão quentes.


Opcionalmente você pode secar um pouquinho com secador de cabelo com a mecha ainda presa no bobe, para esfriar um pouco o cabelo e tirar um pouco da água.



7 - Tire o excesso de água da mecha com uma toalha. Apenas pressione a mecha na toalha, evite fazer movimentos bruscos para não deformar o cacho.

Eu gosto de tirar o excesso de água segurando a mecha toda "juntinha".


8 -  Você pode deixar secar ao natural ou usar um secador de cabelo. Caso use o secador, tente jogar o jato de forma suave, para não correr o risco de embaraçar os fios ou desfazer a definição do cacho.

9 - E então está pronto o seu mais novo cachinho!!!



Nas fotos acima ela ainda está meio úmida.

Essa mesma mecha você pode ajeitar de forma a deixar o cacho mais definido, compacto, ou mais bagunçado, enfim...do jeito que você precisar. ;)



Se quiser você pode usar um spray de fixação para se certificar de que o cacho não será desfeito mesmo diante de adversidades. Nesse caso recomendo jogar o spray bem de leve, com uns 30cm de distancia da mecha, só pra dar uma segurada mesmo. Não precisa de mais que isso. ;)

Mas ainda assim eu acho desnecessário. O procedimento por si só já garante a mecha com um formato legal.

Outra coisa importante é o diferencial na questão das Perucas Resistentes a Calor e nas perucas que não possuem Resistencia. As perucas Resistentes a Calor vão pegar o formato do cacho bem mais rápido, não precisa deixar nem 1 minuto embaixo d'água. Já nas perucas que não são resistentes a calor esse tempo irá variar. Se você tiver duas perucas não-resistentes, pode ser que em uma delas você precise deixar 2 minutos, ou mergulhar a mesma mecha varias vezes, enquanto na outra 1 minuto já será o bastante. Isso vai variar muito do material de cada uma.


Espero que tenham gostado, espero que testem (até pra matar a curiosidade, porque é um procedimento bem mágico, não é mesmo? rs)...e qualquer dúvida que tiverem é só comentar por aqui.

=*

43 comentários:

  1. Nossa que legal!, tão simples e prático, adorei de verdade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Putz! Muito fácil ! ^^

    Ah, o meu secador é desse tb. É o arno lissíma não é? odeio ele é tão fraquinho que demoooora p secar meu cabelo =(

    ResponderExcluir
  3. É o arno líssima sim! Ele não tem um vento tããão forte, mas é suficiente para o caso do meu cabelo, pois tem pouquinho volume.
    Eu gostou dele porque ele já caiu no chão milhares de vezes, tenho há anos, e ainda tá vivo! =D

    ResponderExcluir
  4. Anonimo, esse procedimento dura a eternidade! hehe

    Aí se você quiser tirar o cacho, deixar lisinho de novo, é só verificar meu post-tutorial de "como alisar perucas". ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, é bem simples.
    Mas demora muito, por exemplo quando for aqueles cachos fininhos, demora pra caramba DD:

    ResponderExcluir
  6. Para cachos fininhos o interessante é usar varios bobes. Primeiro prende todos eles, um por um, e depois coloca todos juntos num recipiente bem grande. Ja dá pra economizar um tempo. ;)
    Além dos bobes, se forem cachos bem fininhos, dá pra enrolá-los em lápis de cor e prender a pontinha com aquele plástico que me fugiu o nome agora mas que serve pra embrulhar comida. lol
    Já fiz cachinho com lápis, fica lindo! Quase um cachinho afro!

    ResponderExcluir
  7. essas bonecas de rozen maiden(o cosplay acima)são muuuito bonitas e dão cosplays mega-phodasticos(quando bem feitos como a da imagem) ^^

    ResponderExcluir
  8. ola! *w*
    salvou minha vida com esse post.
    mas eu não entendi...
    nesse caso, vc usou a extensão como exemplo? no caso da peruca vou colocar bobe nela inteira e mergulha-la inteira na água?

    ResponderExcluir
  9. Oi Alexandre! Eu usei uma extensão de fio sintético nesse post apenas para facilitar na hora de registrar os procedimentos. No caso de uma peruca, você vai colocando bobe mecha por mecha, mergulha alguns bobes de uma vez (quantos derem para mergulhar de uma vez), vai tirando, secando, etc...

    Não recomendo mergulhar a peruca toda, ainda que haja a possibilidade de você faze isso caso queira cachos bem rentes a touca da peruca. Mas recomendaria apenas para esse propósito mesmo.
    Se forem cachos não-rentes a touca, e você mergulhar a peruca toda, vai apenas ter mais trabalho na hora de secar, porque vai ter que secar a touca também e ela é de tecido.
    Espero ter ajudado. ;)

    ResponderExcluir
  10. Chibi vc tem para vender a tinta que deixa o cabela da cor desta extensão do post? a cor é salmão?

    ResponderExcluir
  11. Tulipas, esse rosa é rosa salmão sim. O ruim é que não existe tinta pronta nesse tom. O que você pode fazer pra alcançar esse tom é misturar tinta rosa pink num creme branco, de forma que o creme fique rosa claro, e aplicar no cabelo com uma descoloração que seja clara, mas que ao mesmo tempo não seja tão branca, precisa ter um tom bem amarelado, porque é o amarelo que faz o rosa claro ficar salmão.
    A tinta rosa você compra em http://www.lojinhadaflavia.com/category/exotic-colors-criativ

    ResponderExcluir
  12. Chibi de todos os blogs que eu pergunto alguma coisa voce foi a mais atenciosa de todas, agradeço por isto. Na sua loja virtual voce tem a tinta da Directions Pastel Pink?

    ResponderExcluir
  13. magina, querida! Adoro compartilhar as coisas por aqui! =]

    A ChibiRoom Store importa a Pastel Pink sim. Você pode deixar seu email aqui, ou enviar um email para store@chibi-room.com, que confirmamos o pedido com mais informações. ;)

    ResponderExcluir
  14. Deu super certo. Precisava de uma peruca para teatro amador, eu já tinha cotado a peruca, ia comprar uma do jeitinho que eu queria, daí meu marido me aparece com uma de Mortícia Adams para representar o papel de JESUS! Pensei, jogou dinheiro fora! Daí comecei a procurar um jeito de arrumar aquilo. Cortei as faixas roxas bem rente na costura com estilete, fiz os cachos conforme o tutorial com dois tamanhos de bobes e coloquei um pouquinho de spray fixador para ficar na forma que eu queria. Levantei a raiz e cortei o excesso. Adorei as dicas, ninguém diria hoje que aquela peruca era lisa e tinha duas mechas roxas!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Talita! É muito muito muito bom ler isso!

    Eu sou muito fã do "faça você mesmo", sou a favor de "ressuscitar" coisas velhas, transformar em novas, estilizar coisas...então é muito bom ver que as dicas aqui foram super bem aproveitadas!

    De mortícia pra jesus é algo surreal mesmo! hahaha

    =*

    ResponderExcluir
  16. Eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii essa dica =)
    Fico sempre de olho no seu blog pra ver novidades, eu sou maquiadora e possuo um blo tb , uso e abuso de perucas para virar várias mulheres em uma só, por isso as meninas me conhecem como KamaleoaH, sempre quis saber como refazer os cachos de algumas perucas ... e eu ameii as dicas...
    deixo meu canal pra dar uma olhada www.youtube.com/blogdakamaleoah Super beijo ...

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Pode testar! Qualquer coisa é só perguntar por aqui. ;)

      Excluir
  18. Oii tudo bem? Primeiro gostaria de parabenizar o site, está realmente muito lindo *-* Mas eu preciso de uma ajuda! Comprei uma peruca da Bodyline lisa, mas com cachos na ponta, e não sei como guardá-la! Mantenho ela na embalagem original (ainda não abri) até o evento, ou a coloco em uma cabeça de manequim? O meu medo é que os cachos se desfaçam e eu não consiga arrumá-la novamente! E depois do evento? Deixo ela na embalagem? Como guardá-la é a minha maior dúvida, preciso de ajuda...
    Muuuuito obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se não estiver usando, deixa dentro da embalagem, da forma que veio. Deixando dentro da embalagem, bem fechada, ela não pega cheiro de guardado, nem pó. Quanto aos cachos, é bom tomar cuidado na hora de usá-la, mas é natural que possa despentear um pouco durante o evento. Vai depender também da qualidade da peruca.

      Mas se ver que tem muito cacho desfeito, é só fazer como explico nesse post em que mostro a recuperação de uma de minhas perucas cacheadas. ;)

      =*

      Excluir
    2. Muito obrigado :) Vou seguir seu conselho *-*

      Excluir
  19. no caso q eu naum tenhu os bobs o eu posso usar piranhas de kblo pekenas p prender as mechas ? o q eu posso usar ?

    ResponderExcluir
  20. e no caso q eu naum tenhu os bobs o q eu posso usar no lugar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer outro item cilíndrico que tenha o diâmetro que você precisa, como por exemplo algum lápis, embalagem de desodorante, embalagem de shampoo, etc.

      Excluir
  21. Chibi, para usar essa técnica a peruca tem que, obrigatoriamente, ser resistente ao calor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser resistente não, já consegui fazer isso em perucas não resistentes e não houveram danos, inclusive em algumas delas o resultado foi até mais rápido.

      O ideal é fazer um testezinho numa mechinha escondida antes. ;)

      Excluir
  22. Respostas
    1. Você fez exatamente como no post?

      Pode dar errado se:

      - A água não estiver quente o suficiente
      - Você soltar o cacho antes do cacho esfriar

      Pode também ter pego uma quantia de cabelo grande demais pra mecha de cacho, o que fez com que não fosse aquecida o suficiente ou não resfriada o suficiente antes de soltar.

      Algumas perucas são mais fáceis que outras, o negócio é ir testando primeiro em mechas pequenas e finas. ;)

      =*

      Excluir
  23. Oi , muito obrigado, fiz com as minhas extensões e elas ficaram lindas e volumosas, bjos!

    ResponderExcluir
  24. Oi , muito obrigado, fiz com as minhas extensões e elas ficaram lindas e volumosas, bjos!

    ResponderExcluir
  25. Posso fazer até o passo 8 e guarda-la com os bobs? Não vou usar tão já e não quero que os cachos se desfaçam ^^. outra coisa ela ta tudo embaraçada, posso desembaraçar com o creme (como no seu post) alisar e cachear de novo? Acho que se alisar e depois cachear vou conseguir os cachos mais perfeito que eu quero ^^

    ResponderExcluir
  26. Chibi-Chan posso fazer até o sexto passo e guarda-la com os bobs? É q não vou usa-la tão já e não quero que os cachos se desfaçam ^^

    ResponderExcluir
  27. Olá adorei a dica; gostaria de saber se funciona para cachos pequenos também ? obrigada. bjos !

    ResponderExcluir
  28. Pode fazer isso em perucas de R$15.00 aquelas de festa fantasia/carnaval ?
    Obrigada :3

    ResponderExcluir
  29. Pode colocar o mega sintético amarradinho igual ao mega humano?estou anciosa pra fazer os caxinhos!rs e quanto tempo pode ficar cm ele

    ResponderExcluir
  30. adorei, em 4 horas fiz na minha peruca toda (tinha apenas 6 bobs :c), ficou linda *-* obg

    ResponderExcluir
  31. tô neste exato momento fazendo num aplique que ganhei! hahaha

    ResponderExcluir
  32. Opa! Como consigo deixar uma peruca pouco cacheada (na verdade ondulada) com o efeito do cabelo do guitarrista Slash?

    ResponderExcluir
  33. Eu usei esse método com um aplique, mas eu queria uma textura diferente, aí fiz várias trancinhas nele e coloquei na água, deixei secar da noite p o dia e qnd soltei ficou do jeitinho a eu queria... N axo necessidade de tirar os bóbis da mechinha, so se vc tiver ajeitando os cachos p usar a peruca/aplique no mesmo dia, se não, pode deixar secar naturalmente ou pode colocar até no sol!!

    ResponderExcluir