www.Miss-Colorful.com


11 de janeiro de 2015

Cronograma Capilar Errado: O Excesso de Etapas

Hey, pessoas!

Hoje vou dar início a uma série de postagens que intitulei de "Cronograma Capilar Errado"!
Nessas postagens a Chibi explicará os mais prováveis motivos pelo qual seu Cronograma Capilar não funciona, ou o porque de você não estar conseguindo recuperar certo dano dos seus fios mesmo achando que está fazendo tudo certinho.

Para começar o assunto, escolhi um tema que foi sugerido por um participante do grupo ChibiRoom: Os Riscos do Excesso de Etapas !


Excesso de Etapas no Cronograma Capilar e seus Efeitos Adversos na Recuperação dos Cabelos


Muitas vezes o excesso de uma etapa significa a deficiência de outra etapa, e esse é o principal motivo pelo qual o excesso pode levar a ineficiência do seu Cronograma, fazendo com que o cabelo adquira danos relativos a necessidade de outra etapa que não está sendo suprida pela sua falta ou excesso de uma só.

Lembrando que aqui, quando falamos de Hidratação, Nutrição e Reconstrução, estamos falando da forma como categorizamos os ingredientes e os separamos por etapas de forma a suprir necessidades específicas do cabelo, o qual chamamos de Cronograma Capilar. No Cronograma Capilar, nos referimos a reposição hídrica (água-brilho-suavidade) como Hidratação, a reposição lipídica (óleo/gordura-proteção das cutículas-maleabilidade) como Nutrição, e a reposição protéica (massa do cabelo, força, resistência) como Reconstrução. Não sabe o que é Cronograma? Clique aqui e aprenda!

É válido lembrar também que minhas observações são com base em cabelos que passam/já passaram por descoloração ou que recebem/ou receberam com frequência a utilização de chapinha/secador de cabelo.


Efeito Adverso: Excesso de Hidratação


O excesso de Hidratação num cabelo como descrito acima pode fazer com que você deixe o seu cabelo por muito tempo sem a reposição de ingredientes referentes a etapas de força e maleabilidade, fazendo com que o cabelo comece a ficar fraco, fino, poroso, quebradiço, com frizz.

Isso acontece porque o cabelo, quando passa por descoloração ou chapinha, perde um pouco de suas cutículas, e por essas frestas no fio nós perdemos a água e a massa que dão sustentação aos fios bem aos poucos, querendo ou não. É válido salientar que "aos poucos" vai variar da qualidade de seu descolorante/descoloração - Se usar um descolorante de qualidade ruim ou fizer uma descoloração de forma errada, você pode perder tudo que está no seu fio imediatamente e ter um corte químico (seu cabelo vai sair na sua mão), ou então, caso não tenha um corte químico imediato, você pode acabar perdendo a massa que restou no seu cabelo muito rapidamente com as lavagens, fazendo com que os fios comecem a quebrar muito facilmente quando molhados. Para quem é novato no mundo das descolorações, ou sente que tem pouco conhecimento, recomendo dar uma olhada nesse video clicando aqui.


Efeito Adverso: Excesso de Nutrição


O excesso de Nutrição pode deixar o cabelo com aspecto opaco devido ao excesso de óleo acumular resíduos/sujeiras que não vão deixar o fio refletir a luz adequadamente. Para que o fio possa refletir aquela luz que deixa os cabelos brilhantes e bonitos, ele precisa estar com a superfície bem lisa e limpa de impurezas. O excesso de Nutrição pode também deixar os cabelos com aspecto pesado e sem movimento, pois o fio terá excesso de óleo na superfície das cutículas, que vai gerar peso e atrapalhar o movimento/caimento natural dos cabelos.
Além disso, o excesso de Nutrição também cai no mesmo erro do excesso de Hidratação: o cabelo pode começar a ficar fraco pela falta de massa no córtex, essa que é obtida pelo cabelo apenas por proteínas/aminoácidos, o que fica por conta da etapa de Reconstrução. O cabelo pode começar a ficar muito frágil quando molhado.


Efeito Adverso: Excesso de Reconstrução


O excesso de Reconstrução acontece quando você já fez Reconstruções suficientes pra fortificar os fios, mas mesmo assim continua a fazer apenas Reconstruções ou muito pouco das outras etapas. A Reconstrução seguida de Reconstrução só deve ser feita para cabelos que estão muito frágeis/com problemas de elasticidade/quebrando fácil quando molhados. Nesse caso, eu recomendo fazer Reconstrução seguida de Reconstrução até sentir que o cabelo já melhorou uns 85%. Aí então você pode retomar a prática do Cronograma normalmente, fazendo todas as etapas. Caso continue fazendo Reconstrução mesmo depois do cabelo já ter recuperado a força, pode ocorrer excesso, o que deixará o cabelo com aspecto duro, esticado, sem movimento, e pode levar a quebra devido a falta de emoliência dos fios (falta de N).

Vale lembrar que é normal o cabelo ficar com aspecto levemente mais rígido após termos feito uma Reconstrução. Você só deve se preocupar com excesso caso o cabelo não volte ao normal depois da próxima lavagem.

Aproveito o tema pra esclarecer uma dúvida muito frequente nos grupos capilares:

"Qual etapa começar quando o cabelo estiver com problemas referentes a todas as etapas?"

- Se o seu cabelo estiver poroso, ressecado, com pontas duplas, com frizz, sem brilho, você pode fazer o Cronograma normalmente, com todas as etapas.

- Se o seu cabelo estiver poroso, ressecado, com pontas duplas, com frizz, sem brilho, mas também estiver muito frágil quando molhado, eu recomendo parar todas as etapas e focar apenas em Reconstrução até o cabelo recuperar ao menos cerca de 85% da força.  

"Mas quanto é 85%?": 85% é quando seu cabelo pode não estar 100% forte e perfeito nesse quesito, mas com certeza a fragilidade que a gente sente quando ele está num estado crítico já não é mais presente, você sente que a força do cabelo já está realmente muito próxima do normal/esperado, você já não se preocupa tanto.

"Mas se o cabelo está com vários tipos de danos irritantes, porque eu vou começar tratando dos danos específicos referentes a Reconstrução e não as outras etapas?"

Porque de todos esses danos citados, o único que pode fazer você realmente perder cabelo é a falta de massa, que leva a quebra, e esse cabelo que você perdeu com quebra não tem solução, não tem como colar de volta, pode deixar falhas no comprimento do cabelo que só serão resolvidas com tesoura, a única saída pra ter o cabelo de volta é esperar crescer. De que adianta fazer H e N pra resolver frizz, ressecado, e no final esse cabelo todo cair? Por isso comece pelo dano mais perigoso, que é o dano que lhe pode fazer perder cabelo, esse que é reparado na etapa de Reconstrução.

Como Remediar os Danos Causados por Excesso de Etapas do Cronograma Capilar


Eu preparei uma tabelinha pra que vocês tenham fácil acesso as soluções, mas vou explicar mais detalhadamente logo abaixo.


Como Remediar - Excesso de Hidratação: Se os seus fios não estiverem fracos quando molhados, mas estiverem com muito frizz, muito "leves", ou armados, você deve encaixar mais etapas de Nutrição no seu Cronograma, e pode começar a fazer com mais frequência as Umectações com óleos 100% naturais, afim de manter as cutículas lubrificadas, o que vai gerar um peso mais natural aos fios, reduzindo peso e volume.
Se os seus fios estiverem fracos quando molhados, pare todas as etapas e faça somente Reconstrução até que os fios estejam mais fortes novamente, depois retorne o Cronograma, montando-o com presença de mais etapas de R (sem exagerar).

Como Remediar - Excesso de Nutrição: Se os seus fios não estiverem fracos quando molhados, lavar bem os cabelos com shampoo até certificar-se de que o cabelo está livre do excesso de oleosidade. O shampoo pode ser aplicado mais de uma vez, se necessário. Geralmente o excesso de Nutrição vem através de excesso de Umectação, portanto a dica é dar um tempo nas Umectações até o cabelo recuperar a oleosidade normal. Quando isso acontecer, volte a fazer Umectações, entretanto lembre-se de dar um intervalo maior entre elas para não cair no mesmo problema.
Se os seus fios estiverem fracos quando molhados, pare todas as etapas e faça somente Reconstrução até que os fios estejam mais fortes novamente, depois retorne o Cronograma, montando-o com presença de mais etapas de R (sem exagerar).

Como Remediar - Excesso de Reconstrução: Se os fios estão quebrando quando secos e com resistência normal quando molhados, seu cabelo pode estar com excesso de Reconstrução. Geralmente os fios apresentam também bastante rigidez quando nesse estado. A solução fácil é começar a fazer Umectações com óleos 100% naturais e intercalar com as etapas de H e N. A quantidade de Umectações que deverão ser feitas vai variar do quão em excesso está o cabelo. Por exemplo, quem tem o cabelo com progressiva de formol+queratina pode fazer Umectação com bastante frequência pra retomar o movimento dos fios, sem ter medo de um excesso de Nutrição/Umectação (lembrando sempre de lavar muito bem o cabelo depois, claro!)
Se o seu cabelo não tem progressiva ou qualquer outro método que deixe os cabelos mais lisos, geralmente em duas Umectações no máximo você já está sem o problema de excesso. O óleo terá a função de amolecer a massa em excesso, tirando a rigidez dos fios.
Quando o cabelo estiver recuperado do excesso, retorne o Cronograma retirando algumas das etapas de R (que estavam causando excesso) e substituindo por mais das outras etapas.


Bem, espero que com esse post tenha ficado claro de que não adianta abusar de uma etapa esperando que ela vá resolver todos os problemas, porque certamente o cabelo começará a sentir falta das outras etapas e isso irá gerar outros tipos de dano (é por isso que muita gente acha que Umectação pode causar corte químico, quando na verdade a culpa não foi realmente do óleo, mas sim da falta de massa do fio, falta de R no Cronograma!). Reconstrução é uma etapa essencial para quem passa por descoloração, ela nunca deve ser esquecida pois o cabelo que foi descolorido perde massa constantemente - lentamente ou rapidamente - mas perde, e só a Reconstrução vai conseguir "tapar os buracos". Em compensação, a Reconstrução não trabalha sozinha e pode gerar problemas se em excesso, já que um cabelo descolorido tratado não precisa só de massa. O fio precisa também da lubrificação protetora das cutículas, aquela que só uma boa N/U vai conseguir fazer e que vai ajudar seu cabelo quando estiver áspero, prevenindo pontas duplas. O cabelo também precisa de maciez e suavidade pra estar saudável e gostoso ao toque, e isso é a sua etapa de H que vai trazer.

Portanto, façam o Cronograma completo, e não deixem de monta-lo de acordo com as necessidades de seu cabelo! ;)

Até a próxima! o/

17 comentários:

  1. CHESSUS essas barbies me representam AISHDAISDHOASIDHASIDUHSA, amei a matéria, muito boa, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Chibi! Meu cabelo é virgem (vai ser descolorido daqui a alguns dias haha), estou seguindo o cronograma ha uns dois meses, e nesse cronograma tenho somente uma R e duas N (porque sentia ele muuito pesado com as N e muito bom com H). Agora estou começando a sentir ele pesado, opaco e um pouco 'duro', como se a hidratação não desse mais tanto resultado, mas faço só duas N no cronograma inteiro! Será que pode ser excesso de nutrição mesmo? =O

    ResponderExcluir
  3. Fico perdida... meu cabelo sempre foi fino, a quase 3 anos faço progressiva nele com Queratina e sempre usava chapinha e tingia com tinta de farmácia mesmo. Parei com tudo isso faz quase 3 meses e comecei o CC mas ele ainda esta extremamente quebradiço não importa o que eu faça. Daí não sei se faço R mesmo com a Progressiva, ou se invisto em H e N T-T

    ResponderExcluir
  4. Chibi,tenho progressiva no meu cabelo e quero muuito pintar algumas partes da franja de azul,o que eu faço?

    ResponderExcluir
  5. Chibi, você sabe me dizer se o uso do secador/chapinha em um cabelo saudável (faço cronograma normal) mesmo assim pode dar corte químico devido ao uso de fontes de calor? Meu cabeço tem uma parte que sempre parece ficar menor do nada e não posso deixar de usar fontes de calor pois tenho muito cabelo e me sinto mal com ele natural, e também não posso fazer progressiva no momento porque estou desempregada, enfim, estou muito preocupada por não saber se é impressão ou se está realmente acontecendo isso :/

    ResponderExcluir
  6. Chibi, você sabe me dizer se o uso do secador/chapinha em um cabelo saudável (faço cronograma normal) mesmo assim pode dar corte químico devido ao uso de fontes de calor? Meu cabelo tem uma parte que sempre parece ficar menor do nada e não posso deixar de usar fontes de calor pois tenho muito cabelo e me sinto mal com ele natural, e também não posso fazer progressiva no momento porque estou desempregada, enfim, estou muito preocupada por não saber se é impressão ou se está realmente acontecendo isso :/

    ResponderExcluir
  7. Oi Chibi! Assisti ao vídeo sobre descoloração porque sou bem novata! Você fala sobre passar condicionador antes do shampoo para tirar o descolorante. Você acha que fazer co-wash funciona? Só o co-wash com yamasterol, por exemplo (deixando alguns minutos antes de enxaguar). Ou acha que precisa de shampoo mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Chibi, tenho cabelo descolorido e colorido e depois de uma etapa de reconstrução, notei que meu cabelo está embaraçando bastante, principalmente quando molhado, até pra passar um pente de dente largo da ptrabalho e eu tenho a sensação de que o cabelo não está absorvendo as outras máscaras do cronograma como absorvia antes dessa reconstrução que fiz. Antes dela, meu cabelo estava normal, sedoso, definido, sem nenhum embaraçamento. Ja tem cerca de 15 dias que to tentando resolver isso e não consigo. Esse problema que to enfrentando com esse embaraçamento excessivo e textura muito áspera do cabelo quando molhado, junto com a diminuição da absorção das outras máscaras seria fruto de um possível excesso de reconstrução? Essa postagem está perfeita! Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Chibi, tenho cabelo descolorido e colorido e depois de uma etapa de reconstrução, notei que meu cabelo está embaraçando bastante, principalmente quando molhado, até pra passar um pente de dente largo da ptrabalho e eu tenho a sensação de que o cabelo não está absorvendo as outras máscaras do cronograma como absorvia antes dessa reconstrução que fiz. Antes dela, meu cabelo estava normal, sedoso, definido, sem nenhum embaraçamento. Ja tem cerca de 15 dias que to tentando resolver isso e não consigo. Esse problema que to enfrentando com esse embaraçamento excessivo e textura muito áspera do cabelo quando molhado, junto com a diminuição da absorção das outras máscaras seria fruto de um possível excesso de reconstrução? Essa postagem está perfeita! Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Chibi, tenho cabelo descolorido e colorido e depois de uma etapa de reconstrução, notei que meu cabelo está embaraçando bastante, principalmente quando molhado, até pra passar um pente de dente largo da ptrabalho e eu tenho a sensação de que o cabelo não está absorvendo as outras máscaras do cronograma como absorvia antes dessa reconstrução que fiz. Antes dela, meu cabelo estava normal, sedoso, definido, sem nenhum embaraçamento. Ja tem cerca de 15 dias que to tentando resolver isso e não consigo. Esse problema que to enfrentando com esse embaraçamento excessivo e textura muito áspera do cabelo quando molhado, junto com a diminuição da absorção das outras máscaras seria fruto de um possível excesso de reconstrução? Essa postagem está perfeita! Bjos!

    ResponderExcluir
  11. oi chibi pois começei o cronograma capilar na etapa de reconstrução meu cabelo sempre fica mais duro isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim, porém, você deve vê se o cabelo está precisando mais de reconstrução nesse momento. Um teste para saber do que o cabelo precisa é depois de lavar, pegar um fio de cabelo enrolar e por em um copo. Se estive no fundo do copo é reconstrução, um pouco abaixo no copo é nutrição e bem acima é uma simples hidratação.

      Excluir
  12. Oii Chibi. Preciso muuuuuito de ajuda. Comecei meu cronograma capilar faz mais ou menos 3 semanas,fazendo 1 umectacao por semana e 1 reconstrução.. e praticamente 1 dia sim 1 dia não eu uso minha máscara de hidratação por 5 minutinhos no banho. Umectacao uso óleo de Coco...para reconstrução uso a máscara sebastian penetraitt ..e para hidratação uso a máscara senscience Inner reatores itensif. Acontece que apenas uma grande mecha no meu cabelo está extremamente oleosa, é como se eu tivesse passado produto e não tivesse enxaguado, fica dessa maneira mesmo eu acabando de lavar...percebi que fica ainda pior quando uso minha máscara de hidratação da senscience... o que não entendi, Pq teoricamente uma máscara de hidratação não deveria fazer isso. O que está me deixando mais apavorada, é que isso já faz 1 semana e por mais que eu lave..essa grande mecha oleosa não sai do cabelo de jeito nenhum..ja cheguei até a lavar apenas com shampoo 3 vezes sem máscara ou condicionador...mas a oleosidade não saiu. Vc faz alguma ideia do que por estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  13. Faço todas as etapas mas meu cabelo está caindo muito!!! Ele está sedoso, maleável e tem brilho, no entanto, por causa de toda essa queda, está com muito frizz, por causa dos fios novos que estão nascendo...

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!

    Faço progressiva duas vezes ao ano, marco e dezembro, e fazia o uso direto do creme banho de verniz, forever liss. Me falaram que era hidratação e dps fiquei sabendo que era reconstrução. Como não me ligava mto nessa de cronograma, comprava uma máscara e usava sempre que lavava o cabelo, 1 a 2 vezes por semana. Reparei e vi que td máscara que usava era reconstrução. Meu cabelo quebra mto, achava que poderia ser pelo uso da progressiva, mais lendo mais sobre cabelo e quebra, descobri que o excesso de reconstrução que poderia estar causando a quebra do meu cabelo. Dia 24 comecei um cronograma, nele contem 8 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução. Será que seguindo esse cronograma consigo que meu cabelo pare de quebrar?!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde deixe te perguntar meu cabelo é virgem e estar apenas secos,eu posso fazer só a etapa de hidratação do cronograma capilar?ou tenho que usar todas elas?bjss

    ResponderExcluir