8 de janeiro de 2016

Tudo sobre Proteção Capilar contra o Calor da Chapinha e Secador!

Oi, pessoal!

Hoje vamos falar sobre um tipo de produto simplesmente essencial para quem tem hábito de secar o cabelo no secador ou utilizar chapinha com frequência: os produtos termo protetores!

O que são? Como agem? Vale a pena usar? Funciona mesmo?
Descubra no post de hoje! ;D


Porque é essencial usar um produto Protetor Térmico nos cabelos?

Protetores térmicos capilares são produtos responsáveis pela proteção dos cabelos quando em contato com calor do secador ou chapinha. Os produtos termo protetores minimizam os danos dos cabelos submetidos a procedimentos com calor.
ps.: É importante ressaltar que, para proteção solar (radiação ultra violeta), não são os produtos termo protetores que vão proteger o seu cabelo, mas sim produtos com Filtro UV. Para mais informações, vejam o post completo sobre esse tema clicando aqui.

Quais tipos de dano o calor de ferramentas como chapinha, secador e modelador de cachos pode gerar aos nossos cabelos?

Perda rápida de água: As temperaturas extremamente altas encontradas nas chapinhas ou mesmo no alisamento com secador e escova submetem os fios a condições bem intensas! Uma delas é o rápido aquecimento, que faz com que a água do fio "ferva" e saia rápido dos lugares em que reside dentro do cabelo. Essa "fervura rápida" pode criar buracos na estrutura do cabelo que podem ser vistos via microscópio e parecem como bolhas dentro dos fio. Isso pode causar rupturas nas cutículas, deixando buracos e marcas no cabelo, esses que mais adiante podem levar os fios a quebra e ao surgimento de pontas duplas.

Dano a proteína:  O calor degrada os aminoácidos/proteínas do cabelo. Um aminoácido específico onde pode ser observada facilmente a degradação após o uso de ferramentas de calor, é o Tryptophan. Para terem ideia, num laboratório, esse é o aminoácido observado durante as análises para determinar a eficiência de um termo protetor. Esse aminoácido diminui quando o calor é aplicado ao cabelo. Sendo assim, aplicar um termo protetor corresponde a uma menor degradação do Tryptophan, isso porque os protetores térmicos previnem a completa e rápida transferência de calor para o córtex do cabelo, reduzindo a degradação das proteínas.

Oxidação das partículas de pigmento: As altas temperaturas podem também causar oxidação dos pigmentos do cabelo, tanto os naturais quanto os artificiais. Então sim, sua cor pode também durar menos por causa do seu uso de ferramentas de calor sem termo proteção!

Os danos são maiores do que costumamos imaginar, especialmente a longo prazo e para cabelos que passam por descoloração. Alguns deles:

1. Ressecamento (a hidratação interna do cabelo vai embora);
2. Os cromóforos do cabelo (a porção da cutícula que absorve e reflete luz) começam a quebrar (capelo opaco);
3. A superfície do cabelo também se quebra, deixando vários "frestas" nas cutículas ao longo do cabelo (sim, você perde água e massa e vários nutrientes por essas frestas);
4. Bolhas no córtex
5. Cabelo com aspecto "duro", sem maleabilidade;
6. Frizz;
7. Pontas duplas;
8. Porosidade (o cabelo não segura tinta, não segura tratamento) 


Como são os produtos termo protetores? Quais os princípios ativos responsáveis pela proteção térmica capilar?

Produtos termo protetores podem ser encontrados na forma de cremes leave-ins, seruns, sprays, loções, mousses, etc. Os componentes que agem como termo protetores nas fórmulas desse tipo de produto são em geral Silicones, Copolímeros e Poliquatérnios.

Alguns ingredientes termo protetores:

PVP/DMAPA acrylates copolymer
Quaternium 70 (e outros polyquaterniums)
Dimethicone
Cyclomethicone
Silicone Quaternium-16
Butyloctanol
Aminopropyl Phenyl Trimethicone
Cyclopentasiloxane
Amodimethicone

Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride
Phenyltrimethicone


Outros ingredientes interessantes nos termo protetores são ingredientes responsáveis pela adição de nutrientes, ingredientes que melhoram a penteabilidade e suavidade da superfície do fio, ingredientes que irão auxiliar na retenção de água, e também proteínas (o calor degrada a proteína do termo protetor, e não a do seu cabelo, olha que maravilha!).


Como agem os componentes termo protetores nos fio?

As substâncias termo protetoras, como o silicone, criam um tipo de película sobre os fios. Essa película lubrifica, facilitando a penteabilidade e deslize da chapinha sobre os fios, e impede também que o calor seja absorvido rápido demais pelo cabelo e ele superaqueça, perdendo componentes essências para sua saúde e beleza.

Silicones, Copolímeros e Poliquatérnios minimizam os danos do calor devido a baixa condutividade termal. Quando distribuídos uniformemente pela superfície do cabelo, formam um filme de proteção que reduz a transferência do calor da ferramenta para o fio. 

O Dimethicone é considerado um dos silicones com mais baixa condutividade, seguido pelo Cyclomethicone. Silicones possuem baixa condutividade termal, que é a medida do quão rápido o calor é capaz de passar por eles. 

Quanto menor a condutividade termal, menos o calor será transmitido pelo fio durante a utilização das ferramentas de calor, minimizando danos.
Água e óleo mineral, por exemplo, possuem condutividades termais mais altas, e vão permitir que o calor passe pelo cabelo rápido, deixando mais vulnerável aos danos já citados.

Baixos condutores termais são necessários na superfície do cabelo, mas a alta capacidade de transmissão de calor da água é necessária internamente para complementar esse processo e proteger o fio. Silicones e água trabalham juntos para proteger contra o calor e deixar lenta a taxa de aquecimento total na fibra capilar.


Qual o modo de uso ideal para que a proteção realmente ocorra?

Depois de lavar os cabelos, retire todo o excesso de água com uma toalha, e com os cabelos úmidos aplique o protetor térmico em toda a extensão dos fios em quantidade moderada. Nunca deixe de ler as instruções do seu termo protetor, alguns podem não funcionar se não for usado exatamente com o indicado na embalagem.


Qual a quantidade ideal a ser usada?

O suficiente para que espalhe bem pelo cabelo sem que seu cabelo "pese" ou fique com aspecto ensebado. Isso varia de cabelo para cabelo e do produto usado, então não há um padrão. Se o seu cabelo pesa muito fácil com certo termo protetor, o ideal é procurar uma opção que possua mais afinidade com seu tipo de fio. Como citei, termo protetores podem ser encontrados como loções, sprays, cremes, então tem opção para todo mundo!


E para fechar o post de hoje, mais algumas informações importantes:

- Além dos silicones possuírem baixa condutividade termal e ajudarem na proteção dos fios contra o calor, eles também criam uma barreira que impede a umidade do exterior de entrar no fio, mantendo os cabelos lisos por mais tempo. Também protegem o cabelo de agressões externas do meio ambiente. 

- Aquecer o cabelo mais lentamente e com uma temperatura uniforme e não excessiva é o mais indicado para a manutenção da saúde do cabelo.

- É importante dizer que os protetores térmicos protegem o cabelo, mas não "blindam" o cabelo contra o calor. Eles agem MINIMIZANDO os danos do calor. Sendo assim, não abuse de seu cabelinho, trabalhe a favor dele, utilizando os termo protetores e fazendo uso de ferramentas de calor com grandes intervalos, evite uso diário.

Espero que o post de hoje tenha ajudado vocês a entender melhor como funciona esse tipo de produto e o porque dele ser simplesmente essencial, ainda mais para nós, coloridas, que submetemos nossos cabelinhos a processos como descoloração, que deixam o cabelo bem mais vulnerável a esses danos.

Até a próxima! o/

7 comentários:

  1. Olá Chibi! Adorei o post! É sempre bom saber receber essas suas dicas! XD
    Mas, desculpe, por que não consigo acessar o link do seu site? Bjão! Adoro seu trabalho <3

    ResponderExcluir
  2. Chibi adorei o post, vc sempre arrasa!!! Mas seria possível um post com indicação de tremo protetores para cada tipo de cabelo?

    ResponderExcluir
  3. Mesmo antes do meu cabelo colorido, esse aqui era o site onde eu buscava dicas sobre tratamento capilar. Depois, então, nem se fala!
    Seco o cabelo todos os dias com escova rotativa, por isso usava o protetor térmico Comigo Ninguém Pode da Lola Cosmetics. depois que passei a tonalizar o cabelo, na intenção de manter a cor bonita por mais tempo no cabelo, passei a usar o Fixate da Lola Cosmetics como protetor térmico e finalizador.
    Tá dando super certo: o tonalizante azul - que desbota muito fácil - se preserva por muito mais tempo no meu cabelo e eu senti que, mesmo com o calor, meu cabelo está passando muito bem.

    Obrigada pelo carinho por todas nós, coloridas ou não! :-*

    ResponderExcluir
  4. Chibi, vc conhece algum protetor bom liberado pra low poo?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? A minha pergunta não tem relação com a postagem, mas é que não sabia onde perguntar. Acabei de ver o vídeo Cabelo Cinza/Prata sem tinta cinza! ||| Silver/Gray hair without Gray market dye! e queria saber, meu cabelo está degradê do verde para o azul, se eu passar a mistura da anilina amarela com a vg ele vai ficar acinzentado? Existe essa possibilidade?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso, muito esclarecedor. Estava na dúvida sobre o Cicatri Creme ter o não proteção térmica como alega os site da marca, mas vi vários componentes na fórmula do produto que contém. Obrigadíssim!!!!

    ResponderExcluir