www.Miss-Colorful.com


10 de março de 2016

Como tingiremos nossos cabelos no futuro (sem tinta!).


Olá, pessoas!

Cansados de ter que ficar descolorindo o cabelo pra tingir? Ou de ter que usar tintas com componentes potencialmente nocivos aos seus cabelinhos para conseguir a tão sonhada mutação capilar?

Seus problemas acabaram!

Bom, não agora, mas no futuro, sim! hehe

Quer saber como? Descubra no post de hoje!

numa realidade não tão distante assim

Pesquisadores da Universidade do Novo México, em parceria com a Los Alamos National Labs, encontraram uma forma de tingir cabelos sem a necessidade de tinturas, descolorantes, ou qualquer um desses produtos e substâncias que estamos habituadas!

A ideia vai muito mais além do que a utilização de compostos químicos para clarear e tingir os cabelos. Dessa vez, a ideia é "imprimir" nano-padrões nos fios do cabelo para que ele possa refletir cores específicas.

Louco e lindo, né?

 imagens microscópicas dos nano-padrões impressos em cabelos castanhos

Pra quem não faz ideia do que eu estou falando ou como isso funciona, aí vai uma explicação resumida que tenho certeza que vai ajudar vocês a visualizarem melhor como isso vai funcionar:

Já ouviram falar de que a luz branca é composta por todas as outras cores? A gente diz isso porque quando a gente "quebra" a luz branca (difração), nós conseguimos enxergar todas as outras cores.

 any colour you like

Essas cores que nós enxergamos, a gente chama de "espectro visível".


Cada tonalidade de cor possui seu respectivo Comprimento de Onda, entre 400-800 nanômetros. 

Os queridíssimos cientistas mexicanos criaram um raio laser capaz de imprimir padrões nanométricos (invisíveis a olho nu) nos cabelos, como se fossem marcas digitais, cada padrão com sua respectiva forma e dimensão.

E como o cabelo é colorido? Nesse caso, a luz ao entrar em contato com o padrão, sofre uma "quebra" (difração) ao alcançar as arestas desses padrões, refletindo assim cores específicas (comprimentos de onda específicos). Sendo assim, um padrão reflete a cor azul, outro a cor vermelha, outro amarela, etc.

Ou seja, seu cabelo vai poder refletir a cor que você quiser! <3

- Atualmente eles estão usando um raio laser grande e caríssimo para fazer esses experimentos de impressão de padrões para colorir fios de cabelo, mas dizem que a ideia é trazer isso para o consumidor na forma de um tipo de chapinha, que emitiria um laser e imprimiria esses padrões ao ser utilizada em qualquer cabelo.

- Outra notícia linda, é que disseram que os melhores resultados tem sido em cabelos castanhos!

- Ainda segundo os cientistas, por enquanto esse método tem feito uma mudança permanente no fio, mas eles cogitam também a possibilidade de criar uma máscara capilar que tivesse alguns polímeros capazes de deixar esses padrões no cabelo até a próxima lavagem, com ajuda de aquecimento.

Nas imagens abaixo, alguns testes de impressões feitas em fios de cabelo.

hyperbola e arch. spirals: nomes de alguns desses padrões

E aí? Já imaginou seu cabelo refletindo as cores do arco-íris desse jeito? E ainda por cima sem descolorante ou tintura? No mínimo mágico, muito mágico, né? *__*

Que esse futuro chegue o quanto antes! hehe

Até a próxima! o/

4 comentários:

  1. Oh may god, que notícia maravilhosa pras morenas!!! \*o*/
    Tô amando o seu blog, visita o meu? :3
    http://blogdaleticiaofficial.blogspot.com.br/
    obg :*

    ResponderExcluir
  2. Ual, isso seria demais. Eu jamais pensaria que isso é possível.
    Chibi, SE possível, você poderia fazer um post dedicado a tintas boas e acessíveis atualmente? Estou pensando em voltar a tingir o cabelo, mas depois de tantos rolos que tivemos com essas tintas nacionais, já não sei mais o que usar.
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Chibi, eu tô meio desesperada, por isso o comentário em um post aleatório, por isso já peço desculpas!
    Seguinte: em janeiro eu pintei meu cabelo com a Violet Flúor, da Exotic. Achei estranhíssimo logo que tirei a tinta, porque ficou quase um azul royal, mas tudo bem, vida que segue.
    Depois de várias lavagens ele foi desbotando pro roxo e ficou uma tonalidade linda, mas percebi que o fundo da tinta era rosa e já comecei a me preocupar. Em março ele ainda estava roxo, com umas partes mais rosadas, então decidi começar a tirar o roxo pra mudar de cor. O grande problema é que mesmo com várias aplicações de dekapcolor, shampoo com vitamina C e um soap cap, o roxo sumiu completamente, mas o rosa segue aqui e não desbota nem com descoloração. Manchou muito meu cabelo e eu não sei mais o que fazer.
    Tu tem alguma dica?

    ResponderExcluir