21 de fevereiro de 2011

Perucas - Resistentes ao Calor - pt. 2

Olá a todos que vem acompanhando o Blog da ChibiRoom Store!

Apresentamos o que são as Perucas Resistentes ao Calor na parte 1 de nossa matéria, então agora você já sabe para o que elas servem, qual o seu diferencial entre as perucas comuns.

Apresento-lhes então a parte 2 do nosso guia sobre Perucas Resistentes ao Calor!

Parte 2 - A Temperatura das Perucas Resistentes ao Calor

http://fc06.deviantart.net/fs31/f/2008/218/7/3/Macross_Frontier_Sheryl_Nome_by_omiyalotus.jpg

Cosplayer: Chibi, quero uma peruca que seja resistente a calor! 

Recebo diariamente essa solicitação de meus clientes.

O grande perigo da solicitação "quero uma peruca que seja resistente ao calor", está no fato de que atualmente já se encontra bastante opções de peruca com essa resistência, porém nem sempre a resistência da peruca vai até 200ºC (temperatura essa a da maioria das chapinhas).

http://www.starkewig.com/wf/images/Wigs/M/Cosplaywig_OM66_2.jpg
(muitas perucas WigFashion alcançam somente até 150ºC)

http://www.cosplaywig.com/ebay/photos/a-msp.jpg
(a maioria das perucas CosplayWig tem resistência até 200ºC)

Há fornecedores internacionais de perucas com resistência de 130ºC, 150ºC, 180ºC, 200ºC e 210º.

É de extrema importância que, antes de comprar uma peruca dita como resistente a calor, você se informe sobre qual o limite de resistência dela - até quantos graus ela suporta.

Existem chapinhas que possuem a opção de regulagem de temperatura. Elas são altamente recomendadas, já que você pode alterar a temperatura da chapinha de acordo com o limite de resistência da peruca em que você estiver trabalhando.

http://1.bp.blogspot.com/_0IGnS21_o-o/TCPAKVEypEI/AAAAAAAAAN4/ypvIf88e1mo/s1600/mg.jpg

Entretanto, há muitos modelos de chapinha com apenas uma temperatura disponível, essas geralmente aquecem em 200ºC.

http://i.s8.com.br/images/beautyhealth/cover/img3/203173_4.jpg

Conseguem imaginar o que acontece se você passa uma chapinha com temperatura de 200ºC numa peruca resistente até 150ºC? Pois é, ela vai derreter.

Ok. Até aí é tudo bem fácil de entender, só seguir um pouco a lógica.

Mas há coisas que só a experiência nos ensina, e deixo aqui um conselho a vocês que pensam em adquirir uma peruca resistente ao calor:

- Comprou uma peruca resistente ao calor? Ela veio amassada? Precisa modelar? Quer alisar?

Então o procedimento é o seguinte:

- Separe uma mecha bem fina, uma mecha que esteja bem escondida no meio da peruca, de forma que se essa mecha estragar você possa cortá-la sem que haja diferença no visual da peruca.

- Verifique qual a temperatura-limite de resistência de sua peruca.

- Verifique se a regulagem da temperatura da chapinha não está acima da temperatura-limite de resistência da peruca.

- Passe a chapinha na mecha fina que foi separada. Veja se a mecha foi alisada. Preste muita atenção se houve alguma alteração na qualidade do fio.

- Caso não tenha surgido alteração na qualidade do fio da mecha alisada, passe novamente a chapinha, com a mesma regulagem.

- O fio continua bonito e macio? Então você está liberado para passar a chapinha na peruca toda se houver necessidade, sem medo de ser feliz! xD

http://portal.belezarevelada.com.br/wp-content/uploads/2010/11/OPTILISS-arno3-materia.jpg

Caso ao passar a chapinha você note que houve uma alteração no brilho, maciez, qualidade do fio:

- Diminua a temperatura regulada em sua chapinha (isso para as chapinhas que possuem a opção de regulagem, como a da foto acima).

- Vá testando as temperaturas disponíveis para regulagem em sua chapinha, até encontrar uma temperatura que alise sem danificar o fio.

http://blog.zerodevice.net/wp-content/uploads/2009/01/chi08.jpg

Cosplayer: Mas Chibi, se a peruca é resistente até 200ºC, e minha chapinha está regulada para 200ºC, porque o fio está estragando?
R: Porque muitas vezes a chapinha não está com precisão em sua regulagem. Ex.: Você pode regular para 200ºC, mas ela vai acabar aquecendo até 205ºC.
É natural que, com o tempo de uso, as chapinhas percam um pouco sua precisão no aquecimento regulado.

É preferencial usar a chapinha com a temperatura sempre abaixo da temperatura limite. Ex.: Se a peruca resiste até 200ºC,  regule a chapinha para 180ºC.

Então ficam aqui as recomendações para quem deseja adquirir perucas resistentes ao calor:

1º - Verificar qual a temperatura-limite de resistência de sua peruca.
2º - Verificar a regulagem de temperatura da sua chapinha.
3º - Separar uma mecha fina e escondida na peruca como 'mecha teste', antes de aplicar a chapinha no resto da peruca.

Certo, meus leitores? Se tiverem alguma dúvida, ou algo que não ficou bem explicado, não hesitem em perguntar. ;)

9 comentários:

  1. Eu to amando o blog, coisa mais linda *-*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida! É muito legal ver que o pessoal tá realmente gostando. A tendência é o Blog se tornar um site e ficar cada vez mais completo pra vocês. =]

    ResponderExcluir
  3. Estou curtindo muito as dicas do blog!
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Chibi, dei uma lida nos artigos do blog, principalmente do sorteio das lentes i sobre perucas resistentes ao calor i soh digo uma coisa: Continue com a mesma dedicaçaum d sempre!! C alguem perguntar, sempre indicarei tua loja.. Parabens!!

    ResponderExcluir
  5. Uma vez eu vi em um forum falando sobre como alisar percas não resistente à calor, e alguém disse que dá pra alisar com ferro de passar roupa, sabe de algo sobre isso?
    Sabes de alguma outra forma de alisar/cachear perucas não resistente à calor?

    ResponderExcluir
  6. P/ Kami

    Sim, dá pra alisar com ferro. Você deve colocar os fios do comprimento da peruca debaixo de uma toalha molhada, tem que deixar os fios bem esticados, e depois passar o ferro em cima da toalha. Não pode escostar o ferro nos fios de jeito nenhum, hein?
    Mas funciona sim. É ótimo especialmente pra tirar aquele "amassado de dobrado" de perucas que são beeem longas. Ainda farei um post mais detalhado sobre esses métodos. ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá Chibi!!1 Ameeeei as informações sobre perucas..só estou na dúvida sobre qual é o melhor material sintetico para comprar que seja bem real e de fácil manutenção...Kanekalon??? Qual marca é melhor para estar comprando??? Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Maribertaglia. Eu gosto de Kanekalon, o problema é que tem que ficar muito atenta quando for comprar uma peruca que "dizem" ser Kanekalon, porque acontece muito de misturarem Kanekalon com fibras bem inferiores, e aí o resultado já não é mais o mesmo.
    A minha preferencia são as perucas resistentes a 200ºC. Existem perucas resistentes a graus menores, que também são bonitas, mas as resistentes a 200ºC são as mais naturais.
    ps.: isso é outra coisa que tem que se precaver, porque já aconteceu de eu comprar uma peruca dita como 200ºC e chegar na prática e ela não ser. Visualmente já dá pra notar a diferença. Uma dica: se você pesquisar preço de perucas resistentes a 200ºC, e ver uns preços muito abaixo, pode ter certeza que não é. As resistentes a 200ºC de verdade sempre vão ser um pouco mais caras.

    ResponderExcluir
  9. Olá Chibi! Eu comprei uma peruca da Hatsune Miku de 120 cm e não sei qual a temperatura- limite dela! Eu tenho uma chapinha que não regula a temperatura o que eu faço?

    ResponderExcluir