www.Miss-Colorful.com


6 de setembro de 2011

Desbota rápido, Chibi?

Olá para quem está lendo o post de hoje! =]

Tanto aqui na Sala Chibi, como no shopping, na rua, no ônibus, no banheiro feminino, em qualquer lugar visitado por essa cabeça azul que vos escreve, eu vivo sendo perguntada sobre os procedimentos para ter o cabelo azul e qual o tipo de manutenção para um cabelo colorido (e manutenção é o mais importante para você ter uma vida feliz nesse mundo dos cabelos coloridos).


Me perguntam qual melhor marca, qual dura mais, qual desbota mais rápido, qual é só descolorindo pra sair, qual "estraga" menos, etc.

Hoje vou compartilhar aqui com vocês 7 dicas para manter a cor do cabelo pelo maior tempo possível!


A Marca da Tinta

Existem marcas com uma durabilidade grande, e outras com uma durabilidade menor. Nesses 7 anos de cabelos coloridos, já testei varias marcas, vocês podem conferir o post com minha opinião sobre elas clicando aqui.
No meu cabelo, as marcas com maior durabilidade foram Special Effects e Exotic Criativ, tanto que foram as marcas que usei por tempos mais longos.
Uma coisa que vale salientar, é que a durabilidade varia também da cor escolhida. Adoro falar sobre a cor "Purple Smoke" da marca Special Effects, quando algum bajulador-xiita dessa marca vem me dizer que "todas as outras marcas são lixo e que só a Special Effects presta porque é importada" e blablabla. Pago R$100.00 para quem conseguir manter a Purple Smoke bonita por mais de 1 semana!


Apesar de tudo, quase mais importante que a marca para definir a durabilidade da cor, é o estado do seu cabelo (descolorido, poroso, quebradiço), a quantidade de lavagens, e a forma como você lava. Não adianta comprar uma tinta maravilhosa, e fazer todo o resto errado. ;)


O estado do Cabelo


Aqui é tudo bem simples: se o seu cabelo está bom, bem hidratado, brilhante, ele não vai estragar tanto na hora de descolorir, a tinta vai penetrar bem e as cutículas dos fios estarão bem fechadas assim que começar a manutenção da cor, o que fará com que a cor dure mais.
Cabelos que já foram descoloridos muitas vezes sem pausas para hidratações, podem chegar a um nível de porosidade tão alta que nenhuma cor se fixa, não importa o quão loiro-claríssimo esteja seu cabelo. Eu já passei por essa fase negra e triste, não desejo para ninguém, porque nesse estado só cortando pra resolver. =/

Primeira dica: Mantenha os fios saudáveis.


A Quantidade de Lavagens


Se você tem cabelo colorido e lava todos os dias, é óbvio que logo ele estará desbotado. Quanto menor a quantia de lavagens, maior a durabilidade da cor. Eu lavo dia sim, dia não. Queria poder segurar sem lavar por mais tempo, mas no dia seguinte ao dia em que eu não lavei ele já está bem pesadão, franja colada na testa, não tem como não lavar. Mas se o seu cabelo aguenta, aproveite! Uma amiga minha consegue levar um cabelo vermelhão divo por 4 dias sem lavar, com ele macio, brilhante, e zaz! Se você nasceu com essa benção, não desperdice-a!

Segunda dica: Lave só quando estiver sujo.


A Forma como você Lava


É engraçado como nesse mundo dos cabelos coloridos nós vemos um pessoal 8 ou 80. Existem dois grupos dentro do "o que não fazer":

O grupo 1 é aquele da pessoa que acabou de pintar, tá com o cabelo cheio de tinta esperando a hora de lavar, e quando vai lavar só enfia a cabeça debaixo do chuveiro, esfrega 1 gota de shampoo (com medo da tinta sair), deixa a cabeça 2 minutos debaixo d'água e pronto. Depois sai reclamando que a tinta manchou travesseiro, manchou roupa, manchou toalha, manchou o papagaio, etc etc. Tudo é muito simples: se você não tirar o excesso de tinta, vai manchar. Tirar o excesso? Só lavando. Sempre falo que a água tem que cair transparente. ;)

O grupo 2 é aquele que na hora de lavar o cabelo, enche de shampoo, esfrega loucamente até o cabelo virar pura espuma. Lava, e a tinta vai toda pelo ralo. Depois sai falando mal da marca, dizendo que não durou 2 lavagens.

Gente, nem 8 e nem 80. Existe um ritual na hora de lavar o cabelo, e na verdade esse ritual não precisa nem ser só para cabelos coloridos com tinta fantasia, mas qualquer outra tinta e mesmo cabelos não-tingidos:

O Ritual
Você coloca uma quantidade de shampoo na palma da mão, o suficiente para a parte do seu cabelo mais próxima a raíz. Esfrega o shampoo na mão, por entre os dedos, e vai passando os dedos por entre os fios de cabelos mais próximos a raíz. Se for esfregar, tem que ser bem delicadamente. Esfregar o couro cabelo em excesso achando que vai limpar melhor e fazer com que o cabelo demore para "ensebar", causa justamente o efeito contrário. Esfregar em excesso estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, que produzem mais oleosidade para os fios.
Outra coisa importante é que não há necessidade de jogar shampoo nas pontas do cabelo. As pontas já são naturalmente mais secas, o shampoo apenas deixará ainda mais seco.
Vale dizer que o condicionador só deve ser passado na região das pontas, e deve ser retirado completamente, pois qualquer resíduozinho que sobrar fará os fios ficarem pesados. (isso acontece muito comigo porque tenho fios naturalmente bem finos).

Terceira dica: Apenas o necessário de shampoo, e apenas nos fios mais próximos ao couro cabeludo. Não esfregue, massageie pouco e com delicadeza.


Tipo de Shampoo


Isso é importantíssimo! Use shampoo sem sal, de preferencia para cabelos tingidos ou quimicamente tratados. Quando comecei a escolher melhor os shampoos que usava, minhas colorações começaram a durar bem mais, além do cabelo mais hidratado também (ainda farei um post sobre isso, porque mudou demais a minha vida capilar!).

Quarta dica: Shampoo especial para cabelos tingidos, ou shampoos sem sal.
Update: Na época que fiz essa postagem ainda não existiam os Shampoo Sem Sulfato. Hoje em dia eu sem dúvida recomendo esse tipo de shampoo pra quem deseja que a cor dure mais. Pra quem não sabe o que é o Shampoo Sem Sulfato, basta clicar aqui.

A Água do Chuveiro


Dê preferencia para água morna ou fria. A água quente abre as cutículas dos fios, faz com que saia mais tinta quando você for lavar. A água fria tem efeito oposto, ela fecha as cutículas dos fios, então a tendência é a cor durar mais quando o cabelo é lavado apenas com água fria.

Eu tenho mania de tomar banhos demorados e com a água bem quente, e comecei a notar que a parte que desbota mais rápido do meu cabelo é a do topo da cabeça, mas na parte de trás da cabeça. Não seria coincidência que é justamente a parte onde tem contato direto com água quente por quase 30 minutos? Pois é. Depois que percebi, tento não deixar mais o cabelo direto debaixo da água enquanto tomo banhos quentes. Fica aí a dica extra. ;)

Quinta dica: Evite água quente, prefira água fria. Se não tiver como evitar a água quente, evite manter o cabelo por muito tempo debaixo da água quente durante o banho.


O Sol


Sim, galera. Por mais estranho que possa parecer, Sol em excesso desbota o cabelo. No começo desse ano estava eu e meus cabelos azuis escuros na praia. Não entrei no mar, fiquei o tempo todo cheia de protetor solar no corpo, mas no cabelo não passei nada. Peguei bem aquele horário de 11h até 14h. Resultado? Cheguei em casa, me olhei no espelho e meu cabelo estava mais claro e num tom de azul beeeem mais esverdeado! Eu realmente me assustei, porque até imaginava que poderia desbotar um pouquinho, ou que ficasse meio seco...mas desbotou relativamente bastante, a ponto de mudar a tonalidade. Ou seja - se você sabe que vai ficar exposto a um Sol forte, especialmente nesse horário de pico, passe um leave-in com protetor solar!

Sexta dica: Leave-in com protetor solar é obrigação para cabelos tingidos que vão ficar expostos a Sol muito forte.


Mar e Piscina


Esse acho todo mundo tá cansado de saber. rs
O cloro da piscina e o sal da água do mar desbotam demais o cabelo. Quase que não tem escapatória. O que minimiza esse efeito é usar um creme protetor. Eu uso um da marca Capicilin, a base de algas marinhas, queratina, água de coco, silicone e filtro solar, e realmente faz diferença! Outra coisa que ajuda a desbotar menos é prender o cabelo em coque. Vai desbotar só a franja ou mais próximo a raíz. O resto do cabelo fica praticamente intacto. ;)

Sétima dica: Mar e Piscina só de cabelo bem preso e de preferência com um creme protetor!

Seguindo essas 7 diquinhas básicas, vocês podem ter certeza que sua cor vai durar beeeem mais do que costumava durar (além do cabelo que por consequência permanecerá hidratado por mais tempo também, já que você vai proteger do sol, do sal do mar, da água quente, etc). Agora, se você faz tudo isso, e sua cor desbota rápido...aí não tem jeito, só mudando de tinta mesmo!

Espero que tenham gostado do post, e dá-lhe cabelos glamourosos para todas nós! \o/

100 comentários:

  1. Seu cabelo tá lindo! Amei. Pena que eu me desapeguei aos fios de Rapunzel. Tô com um corte como o da Alice do crepúsculo e tô amado. Na minha pesquisa de "fotos pré-corte" foi o cabelo que mais amei e... enfim achei um profissional que corta certo e perfeitamente! =D

    Agora quero cortar bem batido e deixar só a franja com o acbelo beeem preto *-*

    ResponderExcluir
  2. Chibi, eu li em alguns blogs pessoas que usam a mesma tinta, só que uma diz que a tinta nunca manchou nada, e a outra diz que a tinta sempre mancha tudo, pescoço, roupa... Como pode isso?

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Bibia!

    Cintia, que coragem cortar curtinho daquele jeito! rs
    Minha irmã que é fã de cabelos curtos, tem gente que fica realmente bem com cortes assim! Mas dá-lhe coragem pra se livrar do cabelão, eu não consigo! hehe

    Katrin, a tinta só mancha quando a pessoa não lavou direito. Se você enxagua bem o cabelo, até a água cair transparente, não mancha nada. ;)

    ResponderExcluir
  4. Cabelo maravilhoso!
    Pintei meu cabelo de preto e ele não dá absoluytamente trabalho nenhum, agora queria mudar para loiríssimo, que dará um traba~lhão!
    Ainda tneho q pensar se valhe muito a pena XD

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lais! =]

    Eu sou muito fã de loiríssimo, mas se o seu cabelo está com tinta preta, vai dar um trabalhão pra descolorir! Se você for descolorindo gradativamente, intercalando com hidratações, acho que não estraga tanto. Lhe desejo força se for fazer! hehe

    ResponderExcluir
  6. Oi, lembra da FW Ink? Achei um vendedor do ebay que tem, e que manda pro Brasil:

    http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300585248500&ssPageName=ADME:X:RTQ:GB:1123

    Só tenho que saber se é essa tinta msm. Ele me disse que tem que saber a quantidade pra falar o valor do frete... To cruzando os dedos pra não ser muito caro. Um potinho só dá pra tingir uma peruca de 70 cm?

    Kissu =*

    ResponderExcluir
  7. Chibi o seu cabelo é muiiiito lindo!!!
    Chibi-san eu lavo a cabeça como você ensinou depois passo o condicionador, prendo o cabelo e só depois tomo banho, enquanto isso o condicionador fica na cabeça, só quando termino que eu enxáguo. Esse processo faz com que a cor debote mais rápido?
    obrigada, Laura.

    ResponderExcluir
  8. Miranda, é essa tinta mesmo! Bom saber que agora todas as cores estão disponíveis no Ebay, porque há um tempo atrás eles só tinham na cor preta.
    Pelo que eu vi, o valor fica entre R$26/R$30.
    Não sei te dizer se 1 frasco cobre uma peruca de 70cm porque como você vai deixá-la num tom bem mais escuro, vai acabar usando mais tinta. Se fosse uma peruca branca que você quisesse deixar num tom de azul claro ou médio, seria menos tinta.

    Eu levaria 2 frascos, pra precaver.

    ResponderExcluir
  9. Laura, Obrigada!! =]
    Só o shampoo que desbota, o condicionador você pode usar sem problemas que não influência na saída de tinta. ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Chibi! Inspirada em vc e em uma vontade louca que eu tinha de tingir me cabelo de azul esse sábado o fiz.
    Meu cabelo tá azulzinho, mas como todo cabelo preto que é descolorido, ficou detonado. Isso pq eu só fiz uma descoloração.
    A tinta que foi usada foi uma Italiana de nome Designer. Estou pensando em comprar a Exotic pra fazer a manutenção. Mas gostaria de dar uma recuperada nos fios, já que de tanto estrago, nem meus cachos se forma mais.
    Vc recomenda algum produto, além de hidratação regular (que já estou fazendo).
    Se quiser ver o estrago, rs e a cor, além de saber como foi a saga do meu cabelo azul, dá uma olhada no meu blog.
    http://comerouvirepintar.blogspot.com/
    Bjim

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra! Li sua saga no seu blog! Quando vi você falando que ia no cabeleireiro, já imaginei que não daria certo. rs
    É muito complicado cabeleireiros tradicionais acertarem na coloração de tintas fantasia. Além de tudo, sempre fazem aquele terrorismo básico, do tipo "se vc fizer isso você vai ficar careca!".
    Acho que pra quem tá iniciando nessa vida de cabelo colorido, compensa mais descolorir no cabeleireiro, hidratar no cabeleireiro, e passar a tinta em casa, com consciencia da marca que você tá usando. Geralmente o resultado é melhor. ;)
    A cor do seu cabelo me lembrou a "Azul Puro Escuro" da Exotic.
    Quanto a hidratação, eu recomendo você passar leave-in ativador de cachos. Priorize shampoos e tratamentos que contenham babosa (ou aloe vera, que é a mesma coisa). Tente fazer hidratações semanais, o resultado não vem de um dia pro outro, é gradativo. ;)
    Mas o leave-in ativador de cachos acho que já dá uma boa 'maquiada' nos fios.
    ps.: descoloração deforma cachos. se você tem o cabelo mega-cacheadinho, e descolore, os cachos começam a abrir, ficar sem forma.. =/

    ResponderExcluir
  12. muuuito bom. *_* era o que eu precisava saber.... to pensando em fazer mais algumas loucuras no meu hair -q

    ResponderExcluir
  13. Oi Chibi!
    Primeiramente queria agradecer, pois segi seus conselhos, e posso dizer que meu cabeo já voltou 60% do que era em apenas 1 mês. Tenho hidratado muito, além de usar um kit de reconstrução capilar e o santo ativador de cachos, e tá dando super certo!!!
    Agora estou começando a me preocupar com a manutenção da cor. As raízes já começaram a aparecer, mas o azul disfaça bem.
    Comprei na Lojinha da Flávia, a tinta azul puro escuro da Exotic, que vc falou e ontem passei pra dar uma retocada no meu cabelo que já estava desbotando. Como fui pão dura e gastei só um tubo(o.0), o resultado não ficou perfeito, mas melhorou bastante.
    Daí me surgiu algumas dúvidas.
    - Quantos tubos vc usa no seu cabelo pra cobrir bem?
    - Com o tempo, as pontas não ficam mais escuras pelo acúmulo de tinta?
    Se sim, o que podemos fazer pra diminuir a diferença?
    - No caso da cor azul, vc já precisou descolorir tudo pra passar a mesma cor e obter um resultado mais homogêneo.
    Obrigada e bjim.

    ResponderExcluir
  14. Meu cabelo desbota incrivelmente rápido na franja e nas costeletas... mas na nuca fica SEMANAS sem clarear!!!! adorei as dicas.... obrigada...

    Dúvida: se eu misturar violeta genciana na tinta fantasia ajuda a não desbotar pro verde (meu cabelo é azul)

    ResponderExcluir
  15. Débora, meu cabelo é assim também, a parte exterior desbota mais rápido que a parte de dentro. Mas é normal. ;)

    E se misturar a violeta na tinta fantasia azul ajuda sim a não ir pro verde! Quer dizer, depois de 1 mês vai estar esverdeadinho, mas misturando a violeta dá pra ficar muuuito tempo sem se preocupar com cor. Eu sempre faço isso no meu. ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sandra! Que bom que está conseguindo recuperar seu cabelo!=D
    E o azul escuro é legal por isso também, porque mesmo com uma raíz maior ela fica bem discreta. ;)

    - Eu uso só 1 tubo de tinta pro cabelo todo, mas sobra bastante!
    É que o meu cabelo na verdade tem pouco volume, e além disso como esse mês completou 1 ano que eu tinjo com o mesmo azul, tem regiões que não precisam de muita tinta porque mal desbotam. Como você disse, geralmente a parte das pontas. ;)
    Na verdade não dá muita diferença das pontas pro resto do cabelo, porque a parte que desbota mais é sempre próximo as raízes, já que sempre que eu vou retocar raíz é a parte que está recebendo tinta pela primeira vez. Mas o resto do cabelo geralmente fica sempre na mesma tonalidade, diferenças mínimas mesmo. Pra falar a verdade eu até curto quando uma mecha fica mais turquesa, outra quase preta, outra um azul petróleo, etc.
    Se a sua diferença fica muito grande, pode ter sido problema na descoloração quando foi descolorir o cabelo todo, de uma mecha ficar um pouco mais escura que outra, e aí reflete na cor. Isso acontecia quando eu tinha cabelo vermelho, e aí eu descoloria a mecha que estava num tom muito diferente e depois pintava de novo pra ficar igual o resto. Mas não recomendo muito fazer isso porque estraga demais! Depois dá trabalho pra arrumar.

    O que você pode fazer pra tinta render mais é misturar um pouco de creme, numa proporção pouco menor que a quantidade de tinta, e misturar a violeta genciana, que digamos que "potencializa" o azul, faz demorar mais pra chegar ao verde. ;)

    ResponderExcluir
  17. Chibi, sabe de algum alisamento (escovas da vida) compatível com a descoloração????
    No meu fiz escova inteligente japonesa, e a cabelereira proibiu usar agua oxigenada de 30 pra cima, ela nem quis descolorir pra mim... daí como o fogo no c* é maior, descolori em casa algumas mechas... ficaram hiper ressecadas mas consegui normaliza-las com hidratações, reposição de massa, etc... passei o azul... felizmente não quebrou o cabelo, mas estou com medo de descolori-lo inteiro... tb ja estou com uns 6 dedos de raiz sem a escova, e está começando a ficar extremamente frizado (por causa do meu cabelo natural), mas ao invés de voltar a fazer a escova definitiva, acho q eu preferia fazer algum outro procedimento compatível....

    mto obrigada.

    ResponderExcluir
  18. BATHORYsoul, você pode fazer a Escova Progressiva, que é a base de queratina e formol, que não dá nenhum problema com descoloração.
    Eu inclusive ia fazer um post sobre isso ontem porque esse fim de semana eu retoquei o cabelo e eu sempre faço a progressiva, e sei que muita gente tem dúvida quanto a esse lance de poder ou não descolorir.

    No caso da Progressiva, o recomendado é descolorir, fazer a escova, depois pintar. Se fizer a escova, depois descolorir, a escova vai embora. Se você descolorir, pintar, e depois fizer a escova, a escova vai desbotar demais o cabelo, vai gastar tinta a toa.
    Se fizer a descoloração, depois a escova, depois pintar, a escova vai hidratar o cabelo descolorido, e vai deixar ele lindão pra depois passar a tinta.
    O chato dessa escova é que tira o volume do cabelo, mas de resto é uma salvação, nem pelo fato de deixar liso, mas porque funciona como uma "reconstrução bomba" no cabelo, o que é ótimo pra quem descolore. Hidrata muito!

    =*

    ResponderExcluir
  19. certo, então a PROGRESSIVA, nada de definitiva.... bom saber, preciso fazer na franja q ela ja ta quase nascendo em pé =P
    Brigada!

    ResponderExcluir
  20. ahhh, eu sou a Débora Brandão q comentou ali em cima... voltei só pra comentar que deu SUPER CERTO misturar hidratante e violenta genciana na tinta azul, alem de render muuuito mais o azul ficou mais bonito, mais "vivo" e onde desbotou não ficou aquele verde embolorado! obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Qual o nome do creme protetor que você usa pra proteger o cabelo? E funciona bem?? Sempre que eu vou na piscina/praia meu cabelo desbota totalmente :~

    ResponderExcluir
  22. Oi Mallory13! O protetor que eu uso é o "Creme para Pentear e Protetor" da marca Capicilin. É esse da foto = http://www.miraedestino.com.br/beleza/miraedestino.com.br_CAPICILIN-2.jpg

    Ele não resolve muito o problema de desbotar, é mais a questão da hidratação mesmo, já que mar, piscina e sol ressecam o cabelo. Para desbotar menos, o melhor é passar o protetor e prender em coque depois, como falo no post. ;)

    ResponderExcluir
  23. Ai Chibi, teu cabelo é mais que lindo guria!!!!!

    Sério, eu estava pensando em pintar de vermelho fogo, mas achava que não combinada muito, sei la... Mas esse, nossa, é lindo, vou tentar pintar algo parecido, se tu não te importar xD

    Só que meu cabelo é curto e com granja, minha ultima pintura faz 2 meses .. Ele ta preto, mas com a raizooona aparecendo lol justamente porque já enjoei, sabe?
    Dai estava pensando em descolorir, pintar desse azul, deixar umas mexas com esse azul, e na maioria escurecer ele, sabe? Será que fica legal?? Se quiser depois posso te mostrar o resultado lol

    Parabéns pela coragem, pelo blog, MUITOOOO obrigada pelas dicas. E sério, já está nos favoritos do navegador ;)

    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Olá Chibi *-*
    Uma perguntinha :D
    Nessa foto, a cor do seu cabelo esta exatamente o tom que eu sonho em pintar o meu xD
    Nela voce descoloriu,passou direto o Azul Atlantic ou seu cabelo estava com azul de metileno misturado com violeta genciana e passou por cima a tinta da exotic?
    Beijos :3

    ResponderExcluir
  25. Andressa, que bom que o blog está ajudando! =]
    Eu acho que vai ficar bem legal se tingir de azul escuro, eu arriscaria! hehe
    Só é bom tomar cuidado na descoloração já que seu cabelo ainda tem tinta, mesmo que desbotada. Recomendo fazer a descoloração só se seu cabelo estiver bem hidratado, e caso precise descolorir mais de 1 vez, intercale hidratações, para não correr risco do cabelo ficar ruim. (é muito dificil de recuperar depois, as vezes só na tesoura mesmo pra resolver)
    E eu quero ver o resultado sim, pode mandar! =]

    ResponderExcluir
  26. Blu, a cor é só a Azul Atlantic mesmo. As vezes no retoque eu misturo um pouco de violeta genciana na Azul Atlantic para demorar mais pra esverdear, eu recomendo fazer isso na primeira vez que for pintar depois de descolorir o cabelo todo, e depois sempre que for retocar a raíz. Misturando a VG na tinta e aplicando em cima do loiro, não corre risco de ficar verde. ;)

    ResponderExcluir
  27. Entendi :)
    E eu li oq vc disse sobre misturar com a tinta Black Blue!! O tom escuro fica mais lindo ainda *-*
    Teria o mesmo efeito se eu tivesse uma outra tinta na cor preto comum, misturasse em um creme e passasse no Azul Atlatic? Por que eu fico em duvida, vai que sendo uma tinta preto mesmo, o azul sumisse do cabelo :(
    Obrigada mesmo Chibi! ><

    ResponderExcluir
  28. Blu, já testei com tinta tradicional, já testei com henna, e não deu certo não.
    Já com a Black Blue é certeza que dá certo e o tom fica muuuuito bonito mesmo!

    ResponderExcluir
  29. a musa inspiradora da cor do meu cabelo sempre salvando a vida das pessoas com suas maravilhosas dicas! ^^
    o que dizer se não, parabéns pela ajuda que presta a todas nós!
    e, só fazendo um comentário, eu fiz/faço todo procedimento de descoloração e tintura no salão. sou muito desastrada e preferi não arriscar eu mesma fazer todo processo. fui a primeira louca que ela pegou pra pintar cabelo colorido, aprendemos uma com a outra através das dicas da chibiroom. então, se forem no salão, procurem uma cabeleireira de confiança e comprem vcs mesmas as tintas. eu sempre deixo as minhas guardadas lá e nunca faltou uma gotinha sequer.
    novamente, parabéns por toda disposição e pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  30. K2L, eu sou musa? Mas que honra! Obrigada! hahaha
    Olha, você deu sorte na cabeleireira que achou. É legal quando você encontra profissionais que estão realmente dispostos a fazer coisas diferentes, aprender coisas novas. Infelizmente a maioria é aquele povo tradicional, que só sabe fazer o de sempre, e se assustam quando pedem coisas novas.
    Mas levar a sua própria tinta ao cabeleireiro sem dúvida é uma ótima ideia. ;)
    =***

    ResponderExcluir
  31. Nossa, estou amando seu blog, sério! Tem dicas ótimas. Eu só tive cabelo colorido uma vez, que eu descolori metade do cabelo e pintei de vermelho, mas como dava muito trabalho e eu era novinha, minha mãe não deixou eu ficar com meu cabelo vermelhão nem dois meses HAHA Eu ainda sonho em pintar meu cabelo de vermelho novamente (dessa vez, ele todo), por isso é bom saber essas dicas.

    ResponderExcluir
  32. Oi Dasty-Sama, que bom que o blog está ajudando!
    Quando eu era mais nova era bem complicado também em relação a minha mãe porque ela nem me deixava tingir pra valer, tinha que usar aquelas tintas que saía no banho. rs
    Mas depois dos meus 15 eu não quis nem saber e comecei os meus testes com descoloração, tinta fantasia, ferrei ele todo, e cá estou eu! haha

    ResponderExcluir
  33. Tenho cabelo preto, mas queria pintar com o Purple Smoke. O problema é: Eu trabalho, e eu ia pintar só por uns dez, quinze dias, em que eu vou estar de férias, depois eu voltaria pra minha cor normal. Então eu não sei se vale a pena estragar tanto o meu cabelo, até porque eu precisaria descolorir, e isso ia danificar muito! Queria saber se tem alguma forma de descolorir sem danificar tanto. ):
    AI, ME AJUDA, QUERO PINTAR. Haha.

    ResponderExcluir
  34. Nossa realmente eram as dicas que estava procurando, vou por em prática torcendo pra dar certo no meu cabelo também e a cor durar mais...
    Bjussss

    ResponderExcluir
  35. Raphaela,não compensa não, viu.
    Primeiro porque a Purple Smoke é uma cor muito dificil de pegar, quando pega fica aquele tom bem clarinho que mostro no post, e depois de umas duas lavagens já está loiro de novo. Não acho a cor boa e nem bonita.
    Aí você está com cabelo preto, vai ter que descolorir até um loiro claro, vai ter que descolorir no mínimo umas 2 vezes, e vai estragar, então vai ter que hidratar muito, passar a tinta, e logo ela desbota e você pinta de preto de novo.
    Só vai servir pra te dar trabalho, gastar com descolorante, hidratação, e uma tinta que não vai durar nada. Melhor comprar mechinhas de tic-tac de fio natural. ;)

    ResponderExcluir
  36. Daniele, que bom que o post ajudou! Pode ter certeza que vai melhorar muito nessa questão de desbotar se conseguir seguir tudo a risca. ;)

    ResponderExcluir
  37. Olá Chibi,
    Devo dizer que adorei o blog, me tirou duvidas e deu conselhos bastante importantes, pena que não o descobri antes de pintar o cabelo... Pintei o cabelo com o Deep Purple da SE e agora gostaria de pintar de azul (talvez o blue velvet da SE), mas estou preocupada com a quantidade de descolorações q talvez precise fazer, o que você me recomendaria (pra avisar, meu cabelo está em ótimo estado, inclusive eu fico surpresa com isso, e a cor da tintura está num tom quase fucsia),
    Obrigada, Aline-chan

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline-Chan/Anjos,
    Seguinte, se o seu cabelo já está bem hidratado, isso já ajuda demaaaais!
    Pro azul pegar legal, você não precisa chegar no loiro de novo, não necessariamente. Se você conseguir deixar esse roxo com uma cor bem "mortinha", tipo quando desbota e fica meio acinzentado até por falta de pigmento, já é uma tela boa pra tinta azul.
    Pra desbotar eu recomendo a descoloração em ultimo caso. Tentaria primeiro lavar com um shampoo anti-residuos, lavar umas 3 vezes ou até a água sair transparente no chuveiro. Se a cor ainda estiver muito vibrante, você pode fazer um Soap Cap. (shampoo+po-descolorante+oxigenada).
    Aí quando tiver aquela cor bem fraquinha, sem-graça, e razoavelmente clara, já dá pra passar o azul. ;)

    ResponderExcluir
  39. Obrigada, me ajudou bastante Chibi, uso cremes de silicone da Capicilin à tempos, e euu oodeio praia, pois desbotava muito..!

    ResponderExcluir
  40. vou fazer apenas californiana colorida, mas eu aguento na boa passar 4 dias sem lavar então espero que dure, chibi me diz uma coisa a tinta Verde Marine também fica bem realçada no cabelo que é totalmente virgem e castanho médio ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha, nenhuma tinta fantasia ou anilina fica realçada em cabelo castanho médio. A cor nem vai aparecer.
      Para tons de verde, azul, rosa, roxo, etc, você vai precisar descolorir, deixar loiro, não tem jeito. =/

      Excluir
  41. Sou morena, pintei meu cabelo de uma mistura de vermelho intenso e pink e fiz uma mecha azul em baixo, ficou lindo e suas dicas de hidratação me ajudam muito.
    obrigada =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter ficado lindo, Sra. Nena! Que bom que as dicas daqui tem ajudado! =]

      Excluir
  42. Oláá Chibi!

    Ameei o blog!! Este post esclareceu várias dúvidas que eu tinha :)
    Nunca tive cabelo colorido..mas estou tomando coragem para pintar as pontinhas de azul..Só que meu cabelo é castanho escuro, quase preto, e queria saber se a descoloração não iria danificar muito meu cabelo, ja que fiz selagem duas vezes e pretendo fazer novamente. E se não danificar, é melhor fazer a selagem antes ou depois de pintar?

    Huum..não sei se deu para entender rsrs'
    Obrigada, Vic~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic!
      Recomendo fazer um teste de mecha e ver no que dá. Se não danificar muito, pode fazer no cabelo todo, se danificar, aí é melhor deixar a ideia de lado.

      Se o seu cabelo é virgem, é importante apenas que ele esteja saudável. Cabelo estragado não deve ser descolorido, nesse caso e melhor recuperá-lo e só depois descolorir.

      Porém você tem a selagem, e a gente não sabe quais os componentes dela, então se caso tiver algum componente incompatível, pode dar reação com a descoloração e estragar o cabelo.

      Sendo assim, teste de mecha nele!. ;)

      Excluir
  43. oi passei seu blog simplesmente amei as dicas concerteza. amei
    anotei todos caderno ,e tenho vontade de pintar roxo sabe mas so as pontas precisa descolorir ?,meu cabelo. é castanho escuro
    eu passei tinta koleston ficou abrobora e depois passei tona nlizante e comecou a cair sera q aconteceu?,reacao quimica?,
    ai ate ta grande ai to vontade de pintar anelina mas aqui cidade onde vende essa anelina madeira? ,loja material construcao ?,loja?,ou loja papelaria?,me responde porfavor?
    segue no twitter? @raq_caroline
    meu email : raquel.caroline@yahoo.com.br
    face: www.facebook.com/raquel.caroline2. ~> meu face
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisa descolorir o cabelo sim, deixar um loiro bem claro. A Anilina você encontra em papelarias ou lojas de artesanato. Se não achar, dá pra comprar pela internet.

      Se quiser pintar de roxo e não achar a Anilina, pode ir na farmácia e pedir por Violeta Genciana, que tinge também. Basta diluir a Violeta Genciana num creme, e aplicar no cabelo loiro.

      =*

      Excluir
  44. olá chibi! (estou na conta fake do meu irmão, sou menina, rs)
    onde posso comprar todos esses produtos? e eles são caros?
    eu estou meio perdida, pois vou pintar o cabelo todo de azul esse sabado e etc, e só tenho 11 anos e estou perdida! não sou muito cuidadosa então não sei se vou conseguir manter... pode me ajudar com relação aos produtos? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A oxigenada e pó descolorante você compra em farmácias ou lojas de cosméticos. A Oxigenada fica em torno de R$1 ou R$2, o pó descolorante fica em torno de R$6.00, eu recomendo o Yamá Germen de Trigo. Não compre Lightner, nem Blondor, nem BioColor, nem Beauty Color, nem Márcia...das marcas mais baratas, priorize Yamá ou Amend.

      Quanto a tinta, qual o tom de azul que você quer? Se for azul escuro, você pode até usar Azul de Metileno, que é um remédio que se compra em farmácia e serve pra tingir o cabelo.

      Quanto as tintas, você consegue comprar apenas pela internet, em sites como www.moveon.tanlup.com ou www.lojinhadaflavia.com

      O cabelo precisa estar descolorido num tom de loiro quase platinado pra tinta pegar.

      Mais alguma dúvida?

      =*

      Excluir
  45. olá, será que consegue me ajudar??
    descolori meu cabelo dia 19 e pintei com a violeta da Kert, na segunda estava com mechas loiras e rosas, isso pq so lavei 1 vez no sabado!
    repassei em casa na segunda com a mesma, mas parece que meu cabelo ta sugando a cor, e mesmo sem lavar parece que ta perdendo a cor...
    achei hoje uma da wella( color perfect) e será a proxima a usar
    é normal no inicio sumir assim rapido? vale a pena misturar com a violeta genciana? nao corre o risco de estragar mais ou dar alguma reaçao com o tonalizante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keraton Hard Colors desbota rápido mesmo.

      Teste a Candy Color, Exotic Color, Special Effects, Directions, Punky Color...ou até mesmo a VG ou anilina. Qualquer uma delas dura mais que a Keraton.

      =*

      Excluir
  46. Oi Chibi tenho 16 anos e quero pintar meu cabelo de azul atlantic, meu cabelo tds falam q é preto mas quando fico em contato com o sol eu acho ele bem castanho e luminoso, eu queria saber se vale apena descolorir ele e em media quantos reais eu irei gastar com td o procedimento, obrigado pela atenção bjaoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cabelo é tingido ou é natural?
      Se for natural, faça 1 descoloração com pó descolorante de qualidade (não pode ser Blondor, nem Lightner, nem Careliss, nem Biocolor, nem Márcia...), com oxigenada 40 volumes.
      Vai ficar um loiro "piu-piu", sabe? Aí você passa a Azul Atlantic misturada com Violeta Genciana, a Violeta só na primeira vez, pra tonalizar o cabelo sem ficar verde. Nos retoques você pode usar só a Azul Atlantic mesmo.

      Valor da tinta, + descolorante, + VG, + oxigenada, deve sair uns R$50.00. O preço vai variar dependendo do descolorante que comprar, se for os de saquinho ou te potão.

      Excluir
  47. Oi Chibi obrigado por responder, meu cabelo é natural sim e eu acho muito massa cabelo coloridos vou seguir suas dicas, agora só mais uma dúvida a manutenção é mensal né? E da pra descolorir só a raiz na manutenção ou ele vai ta bem claro e eu vou ter q descolorir ele todo, por ser homem meu cabelo é curto só tenho uma franja q faz com q ele fique maior isso da mais trabalho pra retocar? E oq da pra fazer em casa? Bjaooooo o blog ta de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer a manutenção com o Cronograma Capilar, como explico aqui no Blog.
      O retoque de raíz nas regiões mais curtas do seu cabelo provavelmente vai encostar no resto do cabelo mesmo, não tem muito como fugir. Já a franja, por ser mais longa, evite encostar descolorante onde já estiver tingido. Descolorante só na parte virgem do cabelo.
      =*

      Excluir
  48. O seu cabelo é todo azul ou é só mechas? é muito lindo *-*

    ResponderExcluir
  49. Ameii o post... Tava procurando dicas na net porque to muito afim de pintar meus cabelos de roxo...+ ai tava meia preocupada dele desbotar rápido demaiis ou ressecar muito e ate mesmo de não saber cuidar direito dele e ficar com um cabelo horrível! + gostei muito das dicas...com isso a coragem só fez aumentar! :)Espero que de tudo certo no meu caso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loriane, se você pretende tingir também, está fazendo certinho em ler bastante e se informar. Quanto mais você ler, mais preparada você vai estar e menores são as chances de você errar.
      =*

      Excluir
  50. e a anilina de madeira??? o q vc me diz sobre ela?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A anilina pra madeira é um ótimo método pra quem quer tingir sem gastar muito. Exige descoloração assim como com qualquer outra tinta fantasia, e deve ser diluída em alcool antes de misturar no creme para que não corra risco de diluir parcialmente causando manchas no cabelo.

      É uma opção bem bacana, todas as dicas do post são válidas também pra anilina.

      Excluir
  51. Chibi quero pintar meu cabelo de azul mais so na parte de baixo e em cima quero preto ! Como eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  52. Chibi querida! Adorei teu blog. Sou marinheia de primeira viagem e já li qui várias coisas sobre descoloração e tintas e etc. Mas tenho uma dúvida que não encontrei aqui assim, facilmente. Eu já descolori meu cabelo, fiz só uma descoloração e como vou pintar de laranja, não precisa ficar tão clarinho. O cabelo ficou bom. Segundo o cabelereiro meu cabelo é mutio forte e não rebentou, nem tá elástico. Mesmo assim, eu queria continuar cuidando dele. Ainda não passei a tinta laranja, mas depois que eu aplicar eu gostaria de seguir fazendo algumas hidratações, com máscaras de hidratação em casa. Eu li num lugar que pra tirar o resíduo da tinta quando ela tiver já desbotado bastante se pode lavar com shampoo anti resíduos e fazer hidratação. Entendo que o shampoo anti resíduos tira bastante o pigmento. Minha dúvida é: se eu fizer hidratação vai desbotar?
    Obrigada e um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hidratação em si não vai desbotar. Se passar shampoo anti-resíduos, vai desbotar.

      Eu não vejo necessidade de usar shampoo anti-residuos sempre antes de Hidratar, aí vai do cabelo de cada um. O anti-residuos é bom usar 1 vez por mês, pra dar aquela lavada bacana no cabelo e tirar o excesso de todos os produtos que usamos no dia-a-dia que ficam impregnados no fio dificultando que a hidratação pegue melhor. ;)

      =*

      Excluir
  53. Oi Chibi. Eu pintei as pontas do meu cabelo de roxo essa semana e ja saiu quase tudo na primeira lavagem =(

    Alegria de pobre dura pouco...

    Vale a pena continuar pintando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tinta você usou? Qual seu tom de loiro antes de pintar? Isso não é normal não. =O

      Excluir
  54. Oi Chibi! :3
    É a primeira vez que vou tingir com cor fantasia. \o/ Estou querendo fazer só uma mecha do lado.
    Eu vou começar um tratamento contra caspa e por eu estar fazendo esse tratamento não vou poder usar esses shampoos que você falou. Queria saber se você tem alguma dica para mim :D

    Seu blog é ótimo e Obrigada desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha, se está em tratamento contra caspa não vai ter como fugir da cor desbotar mais rápido, já que não vai ter como não lavar essa mecha. Eu acho melhor primeiro você acabar com a caspa, e depois descolorir e pintar. ;)

      =*

      Excluir
  55. oi chibi, adorei seu blog, sei cabelo é lindo! olha só... vc falou do coque ali em cima, então quer dizer q n pode mergulhar no mar ou em piscina? ou o coque ajuda pq "esconde" o cabelo? eu tenho uma mecha azul, e é incrivel, ela fica loirinha loirinha quando eu vou na piscina. Daí eu tenho q pintar de novo, é um saco :(. Mas por favor, responde sobre se pode mergulhar ou n... bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! Então, o coque eu recomendo pra quem vai mergulhar mesmo. Todas as vezes que mergulhei usando um coque beeeem firme, o comprimento do cabelo não desbotou, desbotou só mais franja e raíz. Já é uma boa economia de tinta. ;)

      =*

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Oi Chibi, tudo bom?

    Entãaaao, eu vim pesquisar sobre shampoos e condicionadores já que vou mudar de vermelho para roxo flúor o meu cabelo e queria manter bem a cor do roxo. Fiquei na dúvida com relação ao fato de passar shampoo no couro cabeludo e condicionador exatamente no local oposto (as pontas).

    O condicionador não serve pra fechar as cutículas que o shampoo abriu? Eu achei que assim, o couro cabeludo ficaria "aberto" sem a hidratação do condicionador e o fechamento da cutícula, e as pontas não receberiam o tratamento todo por estar com as cutículas fechadas.

    Estou falando bobagem então? .-.
    Obrigada Chibi *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      O cabelo próximo ao couro cabeludo recebe os nutrientes que o próprio couro cabeludo fornece aos fios, aquela oleosidade natural dos cabelos. Por isso não precisa de outros tratamentos. Já o comprimento não recebe esses nutrientes naturais, então precisa que a gente faça os tratamentos a fim de manter o cabelo saudável.

      Passar condicionador na raíz pode deixar o cabelo com excesso de oleosidade, pode entupir os folículos que nascem os fios presentes no couro cabeludo o que pode causar queda e também problemas no crescimento, além do excesso de oleosidade no couro devido a condicionador poder causar fungos e caspa.

      =*

      Excluir
  58. Chibi,qual foi o nome da Sua Tinta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nesse post é a Azul Atlantic da Exotic, mas atualmente é a Turquoise da Directions.

      Excluir
  59. Chibi, voc podia fazer um post dando dicas de como convercer sua mãe (no caso a minha) a pintar o cabelo com alguma cor colorida, diferente do loiro, preto ou ruivo....

    ResponderExcluir
  60. Chibi, dica: voc podia fazer um post sobre como convencer as mães a deicharem colorir o cabelo com cores não muito tradicionais, como o preto, ruivo ou loiro. Bjoooos, amo os seus post....Comecei hj a ler e jáh amei

    ResponderExcluir
  61. Vim aqui ter porque andava à procura de tintas coloridas que saem com as lavagens (não em 2 ou 3 mas numas 20 mais ou menos) para me iniciar e saber que tons me ficam melhor e descobri que cometo muitos erros ao lavar o cabelo. Portanto, muito obrigada por teres postado isto =)

    ResponderExcluir
  62. Chibi muito muito obrigada pelas dicas!!! Amei seu blogg e ta me ajudando muito, eu quero muito pintar maa como parece que ate a alma do meu cabelo é negra rsrs minha fica num panico e sempre inventando moda pra mim nao pintar afffmeus fios sao grossos e ja estou ciente que eles podem vir a virarem uma vassoura se eu nao cuidar rsrs mas mae nao entende... Desculpa sei que deve parecer meio chato e maçante ,, mas queria muito uma orientacao de tinta ou mesmo se a tal anilina nao estraga o cabelo eu ja li tanto que to meio perdida, tem muita contradiçao entre as tintas e acho melhor ouvir mesmo quem pinta ja a bastante tempo. Obrigada mais uma vez* nossa nao sabe. como. estou feliz ao ter me deparado com seu blogg, fiz um teste com as tintas mix da vita derm e o axul nao ficou oq eu esperava e. o povo ja me poz logo pra baixo pra nao pintar... aff amiga tava numa depre ja.... desculpa o desabafo rsrs Sucesso*!! obrigada de nkvl**

    ResponderExcluir
  63. oi, vc ja tentou usar aqueles fixadores da natucor na mestura pra ver se dar certo ?

    ResponderExcluir
  64. oiii, vc ja tentou usar aquele fixador da natucor ?

    ResponderExcluir
  65. Chibi!
    Encontrei seu blog por acaso, procurando por jeitos de pintar o cabelo sem estragar (vulgo descolorir pq a tinta mesmo n estraga o cabelo >.<). Eu sou louca pra pintar de azul que nem as partes mais escuras do seu cabelo.
    Queria saber se essa tinta é a azul atlantic e qual é o tom de descoloração que vc usou. Por favor, me responda, eu estou um tanto desesperada hahaha
    Aliás, seu cabelo é MUITO lindo :3

    ResponderExcluir
  66. entrei sexta na piscina com meu cabelo retocado no dia anterior, entrei com ele azul bic e sai com ele azul bic :v so desbotou depois pq tive que lavar por causa do cloro shauhsauhush so quero saber como isso rolou O.o devo ser mt cagona

    ResponderExcluir
  67. Sexta passei o dia todo num sitio com minha familia, tinha retocado o cabelo 1 dia antes, fiquei o dia todo na piscina com um sol de rachar, entrei com cabelo azul bic escuro e sai com xabelo azul bic escuro e_é so nao sei como, só sei que sou mt sortuda, ele so desbotou um pouco pq quando cheguei em casa tive que lavar ele, mas se nao fosse por isso ia continuar o mesmo

    ResponderExcluir
  68. eu queria saber qual e o nome da cor ou da tinta azul que estar no seu cabelo na foto acima? meu face : https://www.facebook.com/luana.santos.37017?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  69. vc descolorio seu cabelo? em que tom ?

    ResponderExcluir
  70. faz uma postagem ou video explicando como vc descolorio, em qual tom ficou a descoloraçao por favor quero muito essa explicaçao.. obg *___*

    ResponderExcluir
  71. quando eu for descolorir e pra ficar em que tom o cabelo?

    ResponderExcluir
  72. Oi,amei seu blog,estou pensando em fazer mechas azuis no meu cabelo,tinha visto algumas dicas onde se usa anilina mas tive medo que isso acabasse com meu cabelo então optei por comprar a tinta mesmo,com suas dicas me senti mais tranquila para mudar obg *-*

    ResponderExcluir
  73. Oii chibi quero fazer luzes azul bic no meu cabelo, se eu descolorir ele com o po azul ametista a tinta azul bic vai pegar legal
    Meu cabelo é castanho escuro e eu tinha luzes vermelhas que agora estão bem desbotadas

    ResponderExcluir
  74. na quarta passada pintei de azul e ja desbotou muito em apenas uma lavagem, por isso entrei pra pesquisar e achei muito interessantes suas dicas muito obrigada.

    ResponderExcluir
  75. Olá tudo bem? Meu cabelo é preto tingido que cor fica se eu colocar o azul da keraton sem descolorir?

    ResponderExcluir
  76. Olá tudo bem? Meu cabelo é preto tingido que cor fica se eu colocar o azul da keraton sem descolorir?

    ResponderExcluir
  77. Oi ^^ Eu tenho uma dúvida, tipo, eu pintei o cabelo à umas 2 semanas de rosa, e a tinta já está desbotada no comprimento, mas está igual ao dia que pintei na raiz, e queria saber se tem algum motivo pra isso.

    ResponderExcluir
  78. Olá! Então,meu cabelo tava Rosa, ai pintei de vermelho depois, ai desbotou e ficou Rosa novamente,comprei dekapcolor e descolorante da Yama,e tonalizando da yama azul eu passei dekapcolor, Não tirou quase nada do Rosa, ai descolori,ai acabou ficando mais Rosa,nao consegui deixar ele mais claro, entao passei a tinta azul no rosa e ta roxo escuro (parece preto no escuro), na luz fica mais claro um pouco, minha pergunta é, como faço pra desbotar sem descolorir e q cor mais ou menos vai ficar?

    ResponderExcluir