www.Miss-Colorful.com


26 de outubro de 2011

Alisamentos e Progressiva x Tinta Fantasia e Descoloração

Hello girls!

Hoje vou comentar sobre outra dúvida que vejo muito por aí, que é a questão dos alisamentos compatíveis com tintura. Isso serve tanto para tinturas tradicionais como as tintas fantasia, porém como vocês sabem que sou adepta das tintas fantasia, meu foco será elas.


Chibi, fiz alisamento e agora quero tingir meu cabelo, vai estragar?

Dizer assim "alisamento" é algo meio abstrato demais. Existem vários alisamentos, escovas, selagens, com uns mil nomes por aí. A primeira coisa a se fazer quando quer pintar o cabelo, seja com tintas fantasia ou com tinturas tradicionais, é perguntar ao seu cabeleireiro não apenas o nome do alisamento que usou, mas qual é o princípio ativo dele (não, não é o "óleo de argan", nem a "queratina", sempre tem alguma outra química junto, que é o que vai alisar de verdade, e é esse o nome que o cabeleireiro precisa de informar).

ps.: não adianta perguntar só o nome pois há muitos cabeleireiros que compram um produto pronto e depois "batizam" com outras substâncias separadamente para intensificar o efeito, sendo assim se pretende pintar é importantíssimo se informar quanto aos componentes que estão realmente sendo usados.

Indo direto ao ponto,  abaixo 4 tipos de alisamento mais comuns, e se eles são compatíveis com descoloração/tintura:

Guanidina - não.
Hennê - não.
Formol - sim.
Amônia - sim, mas arriscado.



Chibi, mas a tinta fantasia não é uma tinta "leve"? Se ela não tem química forte, não deveria ser compatível com qualquer alisamento?
R: A tinta fantasia realmente tem uma composição suave com relação as tintas tradicionais onde vai amônia e oxigenada, porém nenhuma tinta fantasia vai pegar no seu cabelo se não descolorir antes, e é a descoloração o grande problema na questão da compatibilidade. Você só não precisará descolorir se já tiver um cabelo loiro claro natural.


Chibi, fiz um alisamento com produtos não compatíveis com descoloração/tintura, mas só agora fiquei sabendo que não são compatíveis, mas quero pintar com tinta fantasia e vou precisar descolorir, e agora?
R: Não tem escapatória, o único jeito de se livrar do alisamento é cortando o cabelo que está com a química. Não posso nem dizer para esperar uns meses, esperar a química perder o efeito, porque no caso desses componentes não rola. Dou exemplo da minha irmã, que estava usando Hennê. Passou um bom tempo sem usar, aí resolveu passar tinta tradicional, pensando que o Hennê já tinha perdido efeito. O resultado foi que as pontas do cabelo ficaram completamente destruídas. A sorte é que ela usa o cabelo bem curtinho, então o cabelo logo cresceu e ela cortou a parte estragada.



A Escova Progressiva de Formol

A base da Escova Progressiva é o formol e a queratina. A queratina age como um reconstrutor, o formol serve como um tipo de película que irá manter os fios alisados pelo maior tempo possível. O "Progressiva" se dá ao fato de que é uma Escova que não vai deixar seu cabelo liso para o resto da vida com apenas uma aplicação. Na verdade se trata de uma Escova que nas primeiras aplicações vai durar cerca de 3 meses, mas a medida que você vai reaplicando ela vai durando mais e mais tempo.

Por mais que você encontre por aí a Escova de Morango, Escova de Chocolate, Escova de Cristal, Escova Marroquina, Escova do tralalá e etc, não importa, a base delas é toda igual, o diferencial fica em componentes extras que podem servir para dar mais brilho, ou mais maciez, ou funcionar como um intensificador da reconstrução.

Os Prós da Escova Progressiva de Formol:
- É compatível com tintura e descoloração
- Reconstrói o cabelo 
- Alisa

Os Contras da Escova Progressiva:
- Tira o volume do cabelo
- Em excesso, pode deixar as pontas com aspecto "reto", sem aquela maleabilidade dos cabelos lisos naturais. Pode também causar quebra.
- Em excesso e a longo prazo o formol pode acabar impedindo que os tratamentos tenham bom desempenho e o cabelo tende a ficar frágil.


As Dicas para quem faz Progressiva:
- Use shampoo sem sulfato
- Não lave o cabelo todo dia
- As dicas do post sobre Manutenção de Cor
- Não use queratina em tratamentos pois a Escova Progressiva (de formol) já possui queratina, e a queratina em excesso pode deixar os fios meio duros e quebrando fácil.
- Cabeleireiros dizem que não há problema em se fazer a Escova Progressiva de 15 em 15 dias, mas além de desnecessário eu acho que as chances de ser prejudicial são maiores do que se a Escova Progressiva fosse feita a cada 6 meses, tanto pelo risco do excesso de queratina ir endurecendo e quebrando as pontas, quanto pelo contato contínuo com o formol, que todos estão cansados de saber que se não estiver na porcentagem correta pode ser extremamente tóxico. 


E pra finalizar, outra dúvida frequentíssima do pessoal:

Chibi, quero fazer progressiva e pintar meu cabelo com tinta fantasia, mas não sei em qual ordem fazer os procedimentos!

1º - A Descoloração

A descoloração não pode ser feita após a progressiva pois ela tira o efeito da progressiva.
Salientando que a descoloração após a progressiva não vai destruir os fios, vai apenas fazer com que as escamas dos fios se abram, e vai retirar toda a química da progressiva, ou seja, todo o seu trabalho de fazer a progressiva vai por água abaixo (literalmente. rs).

2º - A Progressiva

Por mais que usando os produtos certos e fazendo a descoloração com cuidado você não vá danificar muito os fios, a Progressiva serve como um mega-reconstrução, o que é perfeito para cobrir os danos da descoloração.
ps.: ainda assim, é muito importante continuar hidratando e nutrindo o cabelo, pra manter o fio saudável pós-progressiva e descoloração. Progressiva não é tratamento não!

3º - A Tinta Fantasia

A Tinta Fantasia fica após a Escova Progressiva, vamos explicar o porque: Um dos procedimentos para a Escova Progressiva é lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos, shampoo esse que abre bastante as escamas dos fios, fazendo que eles fiquem mais receptivos a química da Escova Progressiva. Se você tinge o cabelo, e depois lava com anti-residuos para fazer a progressiva, você vai desbotar muuuuuuuito o cabelo, gasta muita tinta a toa.
O fato do cabelo já estar com Progressiva quando você for pintar não interfere em nada na penetração da tinta no fio, então ter a tintura como ultimo procedimento realmente é a melhor opção. (lembrando que você poderá tingir apenas depois da Progressiva descansar pelo cabelo por 1 dia)

Ah! E outra coisa interessante a ser dita, é que sempre que faço a progressiva em partes do cabelo que já estão tingidas, eu percebo que a cor do meu cabelo muda a tonalidade. Meu cabelo é azul, então depois da progressiva ele fica meio esverdeado. Achei interessante e fui pesquisar, e vi muita gente com outras cores de cabelo dizendo que a progressiva realmente altera um pouco a cor, "amarela", sendo assim, esse é mais um motivo pra deixar a pintura para o final.

Para quem acha que pra azul o loiro tem que ser quase branco, tá aí a prova de que não precisa. =]

Será que esqueci de alguma coisa? Acho que escrevi até demais, hehe.

Bem, espero que o post tenha ficado bem explicado e tirado as dúvidas mais frequentes do pessoal. =]

E até a próxima, sweeties! o/

198 comentários:

  1. Eu tenho uma história um pouco estranha para contar sobre alisamentos. Bom, meu cabelo natural é liso na raiz e enrola bem no final, mas depois que eu pintei de preto ele ficou completamente liso, "naturalmente". Então nunca mais tive que fazer uma progressiva, o que fez com que eu ECONOMIZASSE MUITO! Vc sabe de algum coisa que tonalizante preto alisa o cabelo? O.O

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente fantástico esse guia O.O Não pretendo pintar meu cabelo de uma cor fantasia (apenas um loiro médio), mas tinha medo de alisar junto achando que ia estragar, realmente muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Lais! =]

    Então, lááá em 2002 eu lembro que era moda um procedimento em salão que eles chamavam "Banho de Petróleo", que era uma química que deixava o cabelo cada vez mais preto gradualmente e ia alisando. Tinha varias amigas que faziam, fica lindo porque hidratava também!
    Hoje em dia não sei se chamam ainda por esse nome, mas sei que o Hennê tem o mesmo efeito. Se você está pintando no cabeleireiro, pode ser que estejam usando o Hennê. ;)

    ResponderExcluir
  4. Que bom que ajudou, Ju Lee! Isso serve tanto para tintas fantasia quanto para descolorações, que é o caso do loiro médio. ;)

    ResponderExcluir
  5. Chibi , eu aliso o meu cabelo , mas não com química , eu faço escova e passo a chapinha uma vez por semana . Estou querendo descolorir as pontas do meu cabelo ( que aproposito é castanho escuro ) , mas tenho medo de deixar as pontas mais estragadas do que já estão . Eu devo descolorir ? E se eu descolorir , qual marca de descolorante eu devo usar ?

    ResponderExcluir
  6. Letícia, só faça a descoloração se estiver disposta a hidratar no mínimo quinzenalmente. Dependendo do estado do seu cabelo, o ideal seria hidratar 1 vez por semana. Para pontas fraquinhas eu recomendo a queratina e a babosa. ;)
    Se resolver descolorir, eu recomendo o pó descolorante da Yamá que comento no post sobre descoloração. Ao menos no meu cabelo o resultado dele é ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Não sei se meu comentario foi.. ¬¬
    enfim, adorei o post! mto bom mesmo, tava pensando agora no que fazer.. pra ter cabelo liso E colorido! pelo jeito vou ter que ir na progressiva rs.
    adorei o post, me ajudou a lot!

    Só tenho uma pergunta: como vc faz a sua caseira?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Chibi querida, sei que esse post não tem nada a ver com extensões, mas... to afim de comprar as extensões e tals, mas eu queria saber... e quando eu for prender o cabelo? Vai aparecer e ficar feio? Vou comprar aquelas pra dar comprimento, sabe? então...

    ResponderExcluir
  9. Oi Dan, que bom que ajudou! =]

    Quanto a caseira, é uma mistura basicamente de queratina, defrisante e formol. Não postei a receita porque as porcentagens de cada item tem de ser muito, muito precisas mesmo, já que o formol é tóxico, e eu tenho receio de quem tentar fazer acabar fazendo errado, sem calcular e medir, aí já viu né. =P

    =*

    ResponderExcluir
  10. Ayumi, depende de como você vai prender o cabelo. Se for fazer um rabo-de-cavalo, não vai dar certo usando as extensões presas daquele modo tradicional. Vai ter que colocá-las no cabelo de uma forma específica que se encaixe no penteado do rabo-de-cavalo, senão acho que nem é pela questão de ficar feio, mas porque encomoda muito! Se você fizer você vai perceber. ;)

    ResponderExcluir
  11. Ah entendi.. é melhor nem postar mesmo, as vezes pode dar problema rs.
    Só mais uma coisinha hehe, *que é meu maior medo* se o descolorante por acaso pegar onde ja tem progressiva nao vai acontecer nada né?

    bju!

    ResponderExcluir
  12. Se o descolorante pegar onde já tem a progressiva a única coisa que vai acontecer é que a progressiva vai sair. Quer dizer, se o fio estava liso por causa da progressiva, ele vai voltar a cachear.
    Mas quanto a estragar, isso não rola não. ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Chibi sabe se a keraton hard colors dura muito tempo no cabelo?quantas lavagens mais ou menos?

    ResponderExcluir
  14. Não sei te dizer quantas lavagens, mas posso te garantir que de todas as tintas fantasia do mercado, essa é uma das que desbota mais rápido. Eu não recomendaria.

    ResponderExcluir
  15. Chibi, essa ordem Descoloração>Progressiva>Tintura serve só pra tinta fasia ou com as tintas "normais" (permanentes) também é assim?

    ResponderExcluir
  16. Oi Yuki! As tintas tradicionais geralmente já possuem oxigenada/amonia na composição, então a tinta descolore e pinta ao mesmo tempo. Nesse caso eu acho que depende da cor. Para loiros, eu faria a progressiva por ultimo, já que geralmente a quantidade de descoloração durante a tintura é maior, e se fizer a progressiva antes pode haver uma perda de efeito do alisamento bem considerável na hora da pintura. Isso valeria também para ruivos mais claros. Já para tons escuros, castanhos e pretos, eu faria a progressiva antes, porque acredito que a tintura não tenha uma descoloração forte suficiente para tirar a progressiva, já que para esses tons o cabelo não precisa estar tão claro para a cor pegar.

    Mas isso seria mais indo por lógica mesmo. Pode ser que haja variação também de marca, entre tintas mais fortes e tintas que desbotam mais fácil.

    Se for tinta que desbota fácil, fazer a progressiva por ultimo acabará desbotando muito a cor.

    Hmm...será que eu consegui explicar direito? hehe

    Espero ter ajudado. ;)

    ResponderExcluir
  17. Ahh, eu também pensava mais ou menos assim, mas não tinha certeza sobre isso. xD Entendi sim, obrigada pela explicação. ^-^

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, adorei o post tirou muitas dúvidas, a uns dois anos eu fiz mechas vermelhas com descolorante vermelho, quando ficou laranja resolvi pintar e meu cabelo quebrou muito depois disso passei a hidratar muito duas vezes (como o creme hidratação hidrolisada de queratina e silicone BARRO MINAS)por semana e uma selagem de 3/3 meses e pinto ele de acaju de 3/3 meses também e chapinha uma vez por semana porém resolvi mudar todo o stilo agora há uns 4 meses eu fiz progressiva só na frente, quero pintar o cabelo de castanho e puxar mechas mel(meu cabelo é fino "corre o risco de quebrar ou cair??")
    bjuxx

    ResponderExcluir
  19. Brenda, tudo depende do estado atual do seu cabelo. Meu cabelo também é muito fino, e eu ainda vivo fazendo descolorações. Ele não quebra e não cai porque eu sempre faço progressiva de 3 em 3 meses, o que fortifica muito o cabelo.
    Se o seu cabelo está saudável, pode fazer sem medo. Primeiro você pinta, depois faz a progressiva, que a progressiva vai hidratar.
    Se o seu cabelo está fragilizado, recomendo primeiro caprichar nas hidratações, depois pintar e depois fazer a progressiva.

    ResponderExcluir
  20. tenho uma dúvida,posso alisar as raízes do meu cabelo e dar progressiva no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  21. Como assim? A progressiva já é um alisamento, sendo assim não entendi o "alisar antes da progressiva".
    Que tipo de alisamento seria esse?

    ResponderExcluir
  22. Oi acabei de descobrir seu blog e amei é o mais detalhado e sincero que eu ja vi. EU queria saber se posso fazer em casa uma escova progressiva (comprando os produtos certinhos, e como. Vai ai uma ideia de post.

    ResponderExcluir
  23. Nuria Alice, que bom que curtiu o blog, obrigada! =]

    Quanto a progressiva, dá pra fazer em casa sim, sempre faço a minha em casa. É um pouco trabalhosa pra fazer sozinha em si mesma, mas o grande problema dela são os riscos. Como vai formol na receita, se ele não estiver na porcentagem certa de acordo com a quantidade de mls da mistura, isso pode causar serios danos a sua saúde (até matar).

    Então eu ainda estou pensando se faço um post sobre isso ou não, tenho receio do pessoal não colocar as porcentagens certas, e aí já viu.

    Mas se você procurar na internet por "escova progressiva caseira", você acha algumas receitas. ;)

    ResponderExcluir
  24. Chibi e se a progressiva não pegar no meu cabelo? O que faço??

    ResponderExcluir
  25. Gisele, se a progressiva for bem feita, não tem como não pegar!
    O importante é, enquanto estiver com a progressiva, usar shampoo sem sal e lavar o cabelo apenas quando estiver sujo. Passar o shampoo apenas na raíz, e apenas o suficiente de shampoo pra lavar, pois a cada lavagem a progressiva vai saindo. É diferente da Escova Definitiva, que só sai se você cortar. O problema da Definitiva é que ela não é compatível com tintura e descoloração, então pra quem gosta de cabelos loiros ou coloridos, só na Progressiva mesmo.

    Se for fazer progressiva, procure um salão que você tenha referencias. Se deu certo pra alguma amiga ou conhecida sua, sem dúvida se você fizer no mesmo salão, dá certo pra você também. ;)

    ResponderExcluir
  26. Olá Chibi, meu nome é carol e queria saber, como seu cabelo é descolorido e vc faz escova progressiva , não tem perigo de estragar mais ainda fazendo escova progressiva?
    , pq eu tbm descolori e ta feio sabe a textura tudo, e quebra de mais :/ ae eu fiz cauterização e continua a msm coisa, pq perguntei pro meu cabeleireiro e ele disse q eu não posso fazer a escova :/
    alguma dica? se eu faço msm assim?

    ResponderExcluir
  27. Olá Chibi descobri um lugar onde eu realmente gostei bastante =]
    Chibi,ganhei uma escova progressiva a fazer mas estou querendo tingir meu cabelo com tinta fantasia meu cabelo é virgem nunca tingi ele..o problema é que meu cabelo é fininho parece de bebe e ultimamente ele caiu for do normal.Será que se eu fazer a descoloração,progressiva e tintura o meu cabelo vai aguentar por ele ser virgem? Preciso realmente de um grande HELP seu !!

    ResponderExcluir
  28. Oi Cah!
    Eu descoloro meu cabelo em casa mesmo, usando pó descolorante Yamá Germen de Trigo e Oxigenada 40. Eu faço desse jeito já há muitos anos, tenho prática. Se você for descolorir só 1 mechinha, até pode fazer em casa, mas se for o cabelo todo ou uma região muito grande, melhor fazer no cabeleireiro se não tiver experiencia pra não correr risco de acabar ficando muito ruim.

    Se fez descoloração e seu cabelo quebrou, invista em hidratações com queratina e aloe vera.
    Quanto a Progressiva, não há qualquer problema em descolorir e depois fazer a progressiva. Na verdade é ótimo fazer a progressiva depois, porque ela funciona como uma reconstrução e recupera o seu cabelo.

    Seu cabeleireiro deve ter confundido. O que não pode fazer quando se descolore o cabelo é a escova DEFINITIVA. A Progressiva é a base de formol e queratina, então não tem problema nenhum .;)

    ResponderExcluir
  29. adoreeeei o seu post.. parabééns! tiro um monte de dúvidas que eu tinha.. mas ainda tenho algumas.. estou querendo pintar o meu cabelo de roxo, só algumas mechas.. só que ele é beem preto (natural) e tem progressiva.. então queria saber se eu pintar ele vai fica muito estragado e vai desbota rápido? e qual é a tinta que deixa o roxo beem roxo meesmo sem ficar lilás? e a ultima.. se desbota, tem como eu mesma "retoca" em casa? =**

    ResponderExcluir
  30. Oiee, dia 09/12 pintei as pontas do meu cabelo de azul. Só que primeiramente a tinta estava errada e ficou preto azulado. A cabeleireira descoloriu, pintou com essa tinta preta azulada, descoloriu de novo, passou a mesma preta azulada pra ver se deixando mais tempo ela iria clarear, não clareou. Ela descoloriu mais uma vez e conseguiu comprar uma por telefone. Era a Hard Colors Blue Ecstasy da Keraton. Saí do salão com a californiana azul como eu queria =). Mas meu cabelo é muito oleoso, então lavei na segunda (12/12). Desbotou muito, ficou muito feio. Depois lavei na quinta (16/12) e desbotou ainda mais, já tinha parte até loira. Lavei o cabelo com Seda para cabelos lisos, já que a cabeleireira disse que não precisava de um shampoo específico. No sábado (17/12), acabei tentando de novo, só que agora em casa. Descolori com a oxigenada e o pó Yamá. Minha amiga que já está bem acostumada a pintar cabelos me ajudou, lemos como tinha que fazer na embalagem da tinta, após descolorirmos, secamos o cabelo, ela passou a tinta para pré-pigmentar, deixamos novamente secar como deveria, passamos de novo a tinta, só que agora em maior quantidade, seguindo as instruções. Fiquei os devidos 30 minutos e lavei. Ficou bonito, mas está soltando muita tinta nas roupas, na toalha e tudo mais. O que eu posso fazer? Não durou nem uma semana, esperei quase 2 anos para fazer as pontas azuis e gostaria que me indicasse uma tinta azul boa, com o que tratar para não estragar muito o cabelo e para não desbotar, obrigada =).

    ResponderExcluir
  31. Oi Fanee!

    Se o seu cabelo é preto natural, ou seja, não tem tinta, então não vai ser dificil de descolorir. Só vai estragar se o seu cabelo não estiver saudável antes de fazer a descoloração, ou se você usar produtos de baixa qualidade, ou até mesmo se descolorir com um profissional que não seja competente (acredite, há muitos por aí! Canso de ouvir histórias aqui nos comentários de cabeleireiros péssimos!
    Se você for pintar de roxo, terá de descolorir, e a descoloração vai tirar um pouco da sua progressiva. Lembre da recomendação: Descolorir, depois fazer a progressiva, depois pintar.
    Tinta roxa bem roxa, você pode procurar a da Exotic Criativ www.lojinhadaflavia.com

    A tinta você pode ir retocando em casa mesmo a medida que for desbotando, é só aplicar a tinta na mecha, não tem segredo. Pra descolorir é melhor procurar um profissional, ou um conhecido que tenha mais experiência.

    ResponderExcluir
  32. Oi Noádiaribeiro!

    É o seguinte:

    1 - é raro um cabeleireiro saber trabalhar com tintas fantasia, eles sempre tentam fazer como nas tintas tradicionais, sempre dá problema (sendo que na verdade é bem simples).
    Para quem não tem experiencia, eu recomendo apenas descolorir no cabeleireiro, e pintar em casa. É sempre melhor.

    2 - Keraton Hard Colors desbota muito rápido mesmo, é uma tinta que só recomendo pra quem gosta de mudar de cor toda hora, porque ele chega fácil no loiro de novo. Se você quer um azul legal, pode tentar da marca que eu uso, que é a Exotic Criativ. Você compra ela aqui -> www.lojinhadaflavia.com

    3 - Acho um absurdo um cabeleireiro recomendar Shampoo Seda sendo que há varias marcas numa faixa de preço semelhante, mas que são bem melhores! Primeiramente, pra quem tem cabelo tingido é melhor um shampoo sem sal. Eu recomendo os shampoos da Multi-Ação. São um pouco mais caros, mas vem 500ml, então na verdade é um preço equivalente.

    4 - Já viu o post sobre "Como manter a cor por mais tempo?". Na "Estante" aí do lado direito do Blog, vá na sessão se cabelos, que você verá o índice e procure por esse post. Ele é essencial!

    5 - Só pra reforçar novamente: Keraton Hard Colors não dura, compre uma Exotic ou uma Special Effects.

    Certo? ;)

    =*

    ResponderExcluir
  33. Chibi, eu faço Escova Inteligente com Cadiveu há muuuuito tempo. A caixa diz que é Arginina + Açaí, e que não tem Formol. Eu vou pinta o meu cabelo com cor fantasia, essa escova é compatível com a tinta?
    Bjs, Gabiii

    ResponderExcluir
  34. Muuuito obrigada! hoje mesmo ja vou no cabeleireiro fazer um teste pra ver se meu cabelo vai aguentar... vooce ja ouviu flar de pessoas que retocam a cor com violeta (um remédio que vende na farmácia bem baratinho)? ele é bem roxo e mancha qualquer coisa bem rápido.. vooce sabe se é ruim retoca com ele? ;)

    ResponderExcluir
  35. Oiee Chibi! Obrigada pela atenção e pelas dicas =)
    Parabéns pelo seu blog, é perfeito!
    Andei procurando por aqui em Santos - SP e não achei nem a Exotic Criativ e nem a Special Effects. Gostaria de saber se você já usou ou sabe sobre a Color Perfect da Wella, pois foi a única que eu encontrei aqui.
    Obrigada mais uma vez! =)

    ResponderExcluir
  36. Fanee, sei sim, é a Violeta Genciana. Eu nunca tingi meu cabelo completamente de roxo, mas costumo usar a Violeta Genciana misturada na minha tinta azul, porque ela ajuda a demorar mais pro azul esverdear.
    Nunca tive problemas com Violeta Genciana manchando. Claro que é bom sempre usar luvas, deixar uma toalha próxima quando for retocar a cor para o caso de derramar, assim você já limpa na hora.
    Mas eu acho que Violeta Genciana dá menos trabalho do que anilina, então eu recomendo sim. ;)

    ResponderExcluir
  37. noádiaribeiro, nunca usei a Color Perfect da Wella. Eu moro em Praia Grande-SP, aqui também não tem Exotic, aí eu compro pela internet mesmo, no site www.lojinhadaflavia.com
    Eles tem o menor preço do mercado, e o frete fica uns R$13.00. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  38. chibiiiii, acho q vc esqueceu de mim "/
    eu perguntei sobre a escova inteligente, lembra?

    ResponderExcluir
  39. Oi Gabi! Acabei pulando você, sorry!

    Então, toda química é compatível com tinta fantasia, porque a tinta fantasia é vegetal. O problema é que pra pintar com tinta fantasia você precisa descolorir, e é a descoloração que geralmente não é compatível com químicas alisantes.
    No caso das tintas tradicionais, elas já possuem ingredientes que fazem a descoloração no cabelo, então possuem uma química mais forte que a tinta fantasia vegetal, e geralmente também não são compatíveis.

    Eu não conheço a Escova da Cadiveu, mas se a base dela é só Arginina + Açaí, então é compatível com descoloração sim. É importante ler a parte de ingredientes e ver se não tem algum dos outros itens que cito aqui no post.
    Como você já faz essa escova há um tempo, você pode testar. Pega uma mechinha pequena, escondida no cabelo, e tenta descolorir. Se não estragar, está liberada pra tingir.

    ResponderExcluir
  40. Chibi, olhando suas fotos desse post percebi que, ao pintar meu cabelo (loiro médio - sem descoloração) com a Azul Atlantic, ele ficou com a cor do seu desbotado e não pegou na raiz (parte que esta sem a escova progressiva), misturei a tinta com um pouco de creme. Queria saber a cor que ficou foi devido a eu ter misturado com o creme, e se o caso de não ter pego na raiz pode ter sido pela progressiva mesmo.
    No final, adorei a cor que ficou, mas ainda queria saber xD
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Olha, Kariane, são muuuuitas possibilidades!

    Primeira possibilidade: colocou pouca tinta em relação a quantidade de creme. O creme é legal pra tinta render mais, eu sempre uso creme também, porém a quantidade de creme tem que ser um pouco menor que a quantidade de tinta, ao menos na primeira vez que você vai passar. Depois, para os retoques, já não precisa, porque seu cabelo já estará bem pigmentado.

    Segunda possibilidade: Você misturou a Violeta Genciana na mistura de tinta+creme? A Violeta é ótima pra quem tem o cabelo com tonalidade bem amarela, porque ele quebra total o amarelo, aí você não precisa da descoloração quase branca pro azul pegar.

    Terceira possibilidade: provavelmente as cuticulas dos seus fios estavam muito fechadas. O ideal é pintar com o cabelo beeeem limpo, pra tinta penetrar melhor. A descoloração geralmente já abre bem os fios, mas como você não descoloriu por já ter o cabelo loiro, pode ser isso. Só não vou te recomendar lavar com um shampoo anti-residuos antes de pintar porque provavelmente vai tirar metade da sua progressiva.

    Acho que é isso. Aí se quiser tentar de novo deixar o azulão você pode fazer esses testes. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Chibi, e qual a quantidade de violeta genciana que eu devo adicionar?

      Excluir
  42. Chibi, sou homem, tenho cabelo bem curto e queria deixa-lo loiro, num tom bem claro... Pensei iniciamente em descolorir, mas queria uma segunda opinião... com tinturas normais também dá pra conseguir um loiro beeem claro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, as tinturas tradicionais contém oxigenada e amonia, que são os ingredientes relativos a descoloração. Porém geralmente eles vem numa quantidade pequena nesse caso das tintas tradicionais, então o seu cabelo vai clareando a medida que você vai passando a tinta. Se topar desse jeito, clarear só usando tinta, vai gastar uma boa grana com varias caixinhas até deixar o seu cabelo no loiro que você deseja.

      O ideal é fazer uma descoloração com pó azul (eu gosto do Yamá Germen de Trigo), e com uma Ox 40. Descolore só uma vez, e depois do cabelo já estar loiro, aí você passa a tinta que ela vai tonalizar e "encapar" o fio, protege-lo.

      Lembre-se que a descoloração exige um cabelo que seja bem cuidado, pois ela danifica o cabelo. Se o seu cabelo está saudável, não tem problemas, porém é interessante que mantenha-o hidratado porque ele tende a estragar mais rápido que um cabelo virgem. Se o seu cabelo for curtinho, acho que se usar a técnica do condicionador+monovin, já deve ter um bom resultado na questão de hidratação -> http://www.chibi-room.com/2012/01/dica-de-hidratacao-monovincondicionador.html

      Excluir
  43. Muito obrigada Chibi, bom, pelo que vi então não foi a quantidade de creme pois misturei bem menos que a quantidade de tinta, e o cabelo também estava bem limpo, pois lavei no dia anterior à pintura. Então, no próximo retoque vou tentar misturar a violeta genciana e ver qual vai ser resultado.
    Mais uma vez muito obigada pelas dicas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. chibi fiz progressiva a um mes e quero pintar as pontas do meu cabelo so que como tem q descolori, fico com medo de acaba com a progressiva?

    O que eu faço/?
    me ajuda
    e alias adorei o site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A escova progressiva é compatível com descoloração, ou seja, se você fizer a descoloração direitinho, você não vai fritar o seu cabelo (como aconteceria com uma escova definitiva, que não é compatível).

      Porém a descoloração abre as escamas dos fios para que o pigmento natural do fio vá embora, e nisso acaba mandando embora tambem a química da escova progressiva.
      Se é a primera vez que fez progressiva, é quase certo que se descolorir as pontinhas, a progressiva das pontinhas vai sair. Aí terá de fazer a progressiva nas pontas de novo.

      Recomendo dar uma lida nesse post:
      http://www.chibi-room.com/2011/10/alisamentos-e-progressiva-x-tinta.html

      Excluir
  45. Ola Chibi...lindo Blog..adorei as dicas....
    bom meu cabelo tah vermelho em cima..queria platinar (descolorir e pintar)...qndo descolorir a parte de baixo (fiz duas descolorações no mesmo dia, pó da Igora Azul e ox 30)essa parte ficou um pouko elastica, quebrou um poukinho tbm só que descoloriu bem...tbm o cabelo tava bem desbotado...Isso a 1 mes atras (no msm dia acabei pintando de vermelho, pq tava muito feio desbotado...entaoo...agora decidi descolorir td...só que quero uma dica sua...o ideal seria esperar desbotar mais, ou passar alguma tinta com reflexo mate pra tirar o vermelho e ir fazendo luzes???? (quero saber tbm a numeração do reflexo mate pq me confundo toda)srsrr

    Jah aproveitandooo....se eu passar alguma clarrissima (ex 12.2) será que já deixa loiro clarinho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lady Sammy, eu não manjo de tintas tradicionais, porém eu sei que não vai adiantar colocar uma 12.2 em cima de vermelho achando que já vai abrir pro platinado, porque não vai. Essas tintas claríssimas servem só pra depois que a base está bem descolorida, elas servem só pra tonalizar o loiro.

      Se fosse você, iria desbotando com Soap Cap, e hidratando bastante entre cada aplicação. Se prepara porque vai ter que ficar com o cabelo numa cor estranha por um tempo, já que não é recomendado fazer tudo no mesmo dia para não estragar. Tem que ter paciencia.

      Só depois que o cabelo estiver um loiro claro, "loiro banana", aí dá pra você jogar uma tinta pra platinar.

      Excluir
  46. oi chibi eu gostaria de saber se voce vende a escova fox gloss ? e se e facil de fazer em casa? beijos amei o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, nem sei do que se trata a Escova Fox Gloss. rs
      De qualquer forma, não vendo escovas na ChibiRoom Store. =/
      =*

      Excluir
  47. como é a progressiva caseira que vc usa?

    ResponderExcluir
  48. Oi Chibi-sama!
    Então estava procurando no Google sobre progressivas e descoloração, principalmente estraga, não estraga, estraga, não estraga (Vish!)... Vi ótimas dicas aqui e lindas cores também *O*, mas acho melhor conversar com a cabeleleira que fez minha progressiva se posso ou não, e outras profissionais também, pq não confio em cabeleleiros e sua táticas meia enganosas.
    Amei o blog e a loja >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certinha! Muitos cabeleireiros costumam "batizar" os produtos, então você vai no cabeleireiro, vai olhar a embalagem e vai pensar "ok, esse produto eu já li que é compatível", e no final vai descobrir que ele não passou o produto puro, que ele misturou outros componentes antes de aplicar no seu cabelo.
      Então a conversa com o cabeleireiro é essencial, porque aí se ele topar fazer uma progressiva compativel, e no final te enrolar, você descolorir e ver que não é compatível, você vai poder caçar ele até o inferno pra consertar seu cabelo! rs
      =*

      Excluir
  49. Fiz escova progressiva faz dois meses, e quero descolorir meu cabelo, a escova progressiva vai sair inteira? ):

    ResponderExcluir
  50. Oi chibi, então a dois meses atráz eu fiz escova progressiva no meu cabelo, e quero descolorir uma parte. A escova progressiva vai sair inteira? ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de qual progressiva você fez, depende de há quanto tempo faz, depende da região que será descolorida, e depende se é uma progressiva compatível com descoloração.

      Por exemplo, se o seu cabelo é comprido e você já faz progressiva há 1 ano (uma que seja compatível com descoloração), você pode descolorir dos ombros pra baixo que o fio não vai voltar a enrolar, não adianta. Agora nas regiões em que a progressiva é recente, como até uns 5cm próximo da raíz, e se você tem um cabelo naturalmente enrolado desde a raíz, aí sairá a progressiva toda.

      O recomendado sempre é descolorir, e em seguida fazer a progressiva.

      Mas se sua progressiva não for compatível com descoloração, caso você faça descoloração após progressiva, seu cabelo vai quebrar todo.

      Nas progressivas compatíveis com descoloração não há esse risco do cabelo quebrar caso você faça descoloração em cima da progressiva, porém a progressiva pode ir embora se você começou a faze-la recentemente.

      Excluir
  51. garota onde vc estava por toda essa minha vida!
    aiai experiencia e pesquisa é tudo neh?
    caramba já tive experiencias não muito agradaveis com descolorante e alisamente ^^
    mas agora tow cortando o alisamento todo, obrigada tirou todas as minhas duvidas, posso fazer a progressiva(formol) traquilamente agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estava aqui, oras! hahahahaha

      Mas sabe, essa vida de progressiva é um constante aprendizado. Eu precisava fazer um post 2.0 sobre a progressiva.
      Posso te deixar uma dica? Sempre que for retocar a progressiva, nas partes que o cabelo já está liso que na verdade não precisa de retoque, não passe por cima de novo! Passe só nas partes que são virgens, ou partes em que o alisamento foi embora. Porque? Porque se você passa infinitamente em cima de onde já está liso, mais pra frente fica um sacrificio pra hidratação penetrar nessa região, e o cabelo começa a pegar aparencia "esticada" na parte das pontas. ;)

      Excluir
  52. Oi Chibi, sou nova por aqui. rs
    Queria pintar meu cabelo com tinta fantasia, mas estou com dúvidas:
    Quanto tempo depois da descoloração devo fazer a progressiva?
    E para cabelos cacheados, é melhor a marroquina?
    Obs: É a primeira vez que vou fazer progressiva, e nunca usei química no cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kess, é como digo no post. A melhor forma seria descolorir, fazer a progressiva, depois pintar.

      Quanto o tempo entre a descoloração e a progressiva, você pode fazer no dia seguinte. Como as escamas do cabelo abrem com a descoloração, a progressiva penetra ainda melhor.

      Quanto a melhor progressiva para cabelos cacheados, bem, toda progressiva alisa cabelos cacheados progressivamente, quer dizer, no começo vai voltar a cachear depois de um tempo, mas a medida que você vai fazendo, certas partes nunca voltam ao que era antes. A primeira progressiva que fiz na vida foi a marroquina, e posso dizer que gostei demais!

      Excluir
  53. O ruim é ter que ficar com a raiz loira, ir no salão pra fazer a progressiva, sair com o cabelo loiro na raiz... acho que não tenho coragem!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Meu cabelo é ondulado, a muitos anos fiz progressiva, agora não faço mais, e não tinjo, apenas a parte de baixo que é azul.
    Estou querendo pintar a parte escura do cabelo, "talvez" de uma cor azul bem escurão... tem aquela Azul Puro Escuro, mas nas fotos ele fica mais claro do que eu desejo. Vc sabe alguma tinta que tenha um azul bem escurão, tipo, quase azul marinho?
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Oi chibi, esse processo serve tbm com a escova definitiva? (descolorir - fazer a definitiva - pintar)tudo no mesmo dia? Eu faço escova definitiva a base de amônia e queria descolorir a parte de baixo do meu cabelo e pintar de rosa. Já faz 3 meses que eu não aliso, e eu ia descolorir esse mes e pintar, mas no mês que vem eu vou fazer a definitiva novamente(retocar a raiz) mas minha cabeleileira disse que não pode descolorir e alisar, por que vai ficar quimica em cima de quimica, se eu quisse era p mim descolorir da raiz p baixo e pintar, pqe dai o alisamento é só na raiz, mais não vai ficar legal. MINHA PERGUNTA É: eu posso ou não descolorir ele e pintar, e no mês que vem fazer a escova definitiva ?
    Seu cabelo é maravilhoso o.o beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! A descoloração não é compatível com escova definitiva, então você precisa escolher entre a definitiva, ou descolorir.

      Geralmente quem descolore prefere a progressiva, porque aí não tem esse problema. ;)

      Excluir
  55. Cara, eu faço meu alisamento com formol e confesso que fikei animada em saber ke é compativel... Más fiko com medo pq o formol é uma quimica bem forte... Então, adorei seu blog, continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog! Desde que faça a escova com formol na porcentagem adequada e tomando tomos os cuidados quanto as fumaças, não há problema. ;)

      Excluir
  56. Cara, eu faço meu alisamento com formol e confesso que fikei animada em saber ke é compativel... Más fiko com medo pq o formol é uma quimica bem forte... Então, adorei seu blog, continue assim!

    ResponderExcluir
  57. tipo, tenho o cabelo mega cacheado, e teria ke descolorir ele todinho pra depois alisar... qual seria o tempo entre esses dois procedimentos?

    ResponderExcluir
  58. Oi Chibi, e leitoras(ores) da Sala!:3
    Chibi, estou com uma duvida enorme!Eu faço definitiva (com tiogliconato de amonia) a quase uns 3 anos, e agora depois de muito tempo, consegui tonalizar meu cabelo (com keraton) e to com uma cor tipo hmmm vermelho puxado pro rosa :3 (meu namorado foi quem me deu esse super presente*3*)e meu cabelo está incrivelmente bonito (milagre, depois de muita luta achei um shampoo e um creme hidratante legal \O/), mas agora to muito afim de pintar meu cabelo com uma tinta fantasia mas estou com medo de que o tiogliconato seja incompativel com a descoloração....(>_<), Chibi voce poderia me dizer se eu posso fazer(mesmo tendo aqueles risquinhos basics kk) ou se em HIPOTESE NENHUMA poderei ter meus cabelinhos azuis T-T ?

    PS:Estou apaixonada pelo Blog, ele é incrivel!Parabens Chibi-chan *-*v
    PS²:Chibi você é lindaa ^^

    Bxos para todos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =]

      Se você vier a descolorir, o melhor é fazer um teste numa mecha pequena, escondida...se não danificar muito, aí tá liberada pra fazer no resto do cabelo.

      Excluir
  59. Obrigada Chibi-chan :3, falando nisso, hoje comprei um vidrinho de violeta genciana, queria saber, se eu descolorir meu cabelo e passar só ela, vai ficar roxinho meu cabelo ? ou só colocando uma outra cor ?
    bxos:3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim. Se estiver com aquele cabelo loiro-gema-de-ovo, aí é só diluir um pouco de violeta genciana num creme branco até o creme ficar bem roxo, e aí aplica o creme no cabelo descolorido, que fica roxo!
      =*

      Excluir
  60. Chibi olá amei seu blog mas minha duvida é o seguinte: Eu quero alisar meus cabelos com escova progressiva e pintar ele de preto e pretendo pintar uma pequena parte com um tom mais claro que o preto sendo que de para ver a diferença só que o meu cabelo já é castanho escuro então eu queria uma dica de cor de tinta que clareie meu cabelo castanho escuro para que fique uma cor mais clara tipo que cor de loiro eu deveria usar?
    Mas a tinta que eu vou usar é a normal então eu queria saber se você tem dica de tinta no tom loiro pode ser que clareie mais sem precisar descolorir!!!
    me ajuda por favor obrigada. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      A primeira coisa: primeiro pinte de preto, e faça as mechas mais claras, DEPOIS faça a progressiva. Porque? Porque se tingir depois, a oxigenada e amonia da tinta vão tirar parte da progressiva, aí ela vai durar mais tempo.

      A segunda coisa: se você quer loiro, não adianta querer fugir de descolorante, porque a própria tinta loira, qualquer tinta loira, possui componentes descolorantes, como citei, a própria amonia e oxigenada. Se você descolorir antes e aplicar a tinta depois, o descolorante vai servir pra abrir no tom exato que você quer, e a tinta vai apenas tonalizar aquele loiro amarelão, e dependendo da tinta pode clarear mais um pouco (se escolher uma tinta de loiro platinado, por exemplo).
      Se não descolorir e aplicar a tinta, pode ser que o cabelo precise de mais de 1 aplicação pra ficar no tom da embalagem. Então tudo depende também do tom de loiro que você vai escolher.

      =*

      Excluir
  61. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  62. OBG...pela dica mas eu resolvi pintar todo de preto msm. XD
    Amei por de mais seu blog Beijos.

    ResponderExcluir
  63. Olá ADORO o site! Vc tirou muitíssimas dúvidas minhas que pinto o cabelo desde os 15 anos mas com cores tradicionais e não sabia nada de tintura e procedimentos. Só que hoje rolou uma dúvida lendo esse post, to pensando em dar progressiva, só que ouvi horrores sobre ela, lendo aqui fiquei com outra imagem do processo. mas me diz uma coisa, quanto tempo devo esperar pra dar a progressiva depois da descoloração? e se vc me indica alguma marca de progressiva pra eu dar a minha em casa.
    Parabéns pelo site! É Super!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarita, pode fazer a progressiva no dia seguinte ao da descoloração.
      Se quiser,pode fazer uma hidratação antes. Vai depender do estado do seu cabelo depois da descoloração. Se danificar demais, é bom fazer uma hidratação e uma nutrição antes.

      =*

      Excluir
  64. Chibi, então é o seguinte. Depois que eu fizer a progressiva eu tenho que esperar cerca de 3 dias para poder lavar, aí depois dos três dias, eu lavo, coloco a tinta e lavo de novo, isso? Porque eu fiquei pensando, se para manter a progressiva é necessário uma redução de lavagens, lavar duas vezes assim, quase seguidamente, não dá nenhum problema para a progressiva não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus! É exatamente como você disse.
      Quando eu faço progressiva, nem fico os 3 dias sem lavar, geralmente já lavo no dia seguinte, mas se você conseguir ficar 3 dias sem lavar, melhor ainda, diz a lenda que o produto penetra melhor e a progressiva dura mais.

      Quanto a lavar depois por causa da tintura, sem problemas! ;)

      Excluir
  65. PS.: Eu adoro seu blog! Quando decidi pintar meu cabelo, li suas dicas como se fosse algo Sagrado! Obrigado por dedicar tempo para nos ensinar coisas assim :D

    ResponderExcluir
  66. Adorei o blog, muito esclarecedor, parabéns!

    ResponderExcluir
  67. Oiie pintei meu cabelo ja faz 15 dias de vermelho mais do pegou na raiz eu posso descolorir ele todo agora

    ResponderExcluir
  68. Oiie pintei meu cabelo ja faz 15 dias de vermelho mais do pegou na raiz eu posso descolorir ele todo agora

    ResponderExcluir
  69. Oiie pintei meu cabelo ja faz 15 dias de vermelho mais do pegou na raiz eu posso descolorir ele todo agora

    ME AJUDE PRECISO DE CONSELHO QRO ARRUMAR MEU CABELO O QUANTO ANTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual tinta usou? Era já tingido antes? Qual cor estava antes?

      Excluir
  70. Entao meu cabelo e cacheado era castanho escuro mais ja pinto ele de preto ou preto azulado ja fiz isso umas 4 vezes agora passei vermelho mais nao pegou entao nao sei oq fazer quero passar vermelho acobreado nele tdo vamos ver se fik legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, compra um produto chamado Dekap Color, que ele tira o preto sem danificar.
      Tirando o preto, você pode passar seu acobreado e se jogar! o/

      Excluir
  71. Olá Chibi meu nome é alessa e tenho 15 anos, eu e minha amiga estamos pensando em tingir o cabelo, eu de roxo e ela de azul, mas o nosso cabelo é castanho escuro =s pra ficar um azul vivo e um roxo vivo devemos descolorir? e dpois de descolorir a gnt dve fazer progressiva? eu ja fiz progressiva a alguns tempo tipo slá uns 6 meses será qe tem algum problema eu clarear?
    E os passos para tingir é: DESCOLORI>PROGRESSIVA>TINGIR?
    obg adorei o blog bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessa, tintas azuis e roxas pegam apenas em cabelos loiros clarissimos. Terá sim de descolorir, ou a tinta não vai pegar.

      Descolore, faz a progressiva, depois tinge, isso mesmo!

      Qualquer duvida, só passar por aqui! =]
      =*

      Excluir
  72. oi chibi, eu faço queratinização de 2 em dois meses no meu cabelo e to querendo pintar e vou ter q descolorir. Vc acha que tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queratinização vai só queratina ou vai mais alguma coisa? Faz um teste numa mechinha e vê o que rola, assim se não ficar bom você não sacrificou o cabelo todo.

      Eu acredito que não terá problema não. Naturalmente, só haverá problema se o seu cabelo for já tingido, ou se não estiver saudavel.

      Excluir
  73. Oii Chibi!
    Você sabe se tem algo para cachear os cabelos por um tempo prolongado, sem ser o permanente? E se reconstrução térmica é compatível com descoloração e tinta fantasia?
    porque eu queria muito ele cacheado, mas senão tiver jeito disso era melhor alisar mesmo, porque não gosto do jeito que ele é agora, q é liso mas ainda sim um poco armado Ç_Ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! Não conheço nenhum procedimento que cacheie em definitivo que não seja a permanente. Ainda por cima, permanente não é compatível com algumas químicas, então tem o perigo de dar errado se o profissional não tiver o cuidado de te perguntar o que você já passou no seu cabelo pra saber se vai ser compatível (conheço gente que estragou o cabelo devido a profissionais incapacitados).

      Reconstrução térmica é compatível com descoloração e tinta fantasia. Só não será recomendada se o seu cabelo estiver MUITO fragilizado. Para cabelo muito danificados, primeiro você precisa hidratar bastante, nutrir bastante, e só depois fazer qualquer tipo de reconstrução. O cabelo muito fragilizado não está preparado para receber uma Reconstrução Térmica, que é forte demais e pode enrijecer o fio em excesso e causar quebra. Quando o fio é Hidratado e Nutrido, ele fica mais preparado para Reconstruções.

      Recomendo ler o post sobre Cronograma Capilar, que entro em mais detalhes sobre isso. ;)

      Excluir
  74. Oi Chibi.

    Queria saber que dias mais ou menos tem a pausar entre o descolorante e a Progressiva ? E outra pergunta eu devo fazer as descoloração e a tintura fantasia no mesmo dia para depois eu fazer a progressiva , Será que tem algum problema ? :?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro descolore, depois faz a progressiva. Pode descolorir num dia, e fazer a progressiva no outro. Se o cabelo danificar muito de descoloraçao, então recomendo descolorir, cuidar, e depois fazer a progressiva, que aí a progressiva vai "selar".

      Quanto a tintura, fará assim: Descolore - Progressiva - Tintura. Nessa ordem.

      Excluir
  75. bom eu sempre aliso e tinjo meu cabelo com origem mais só q ñ gostei da cor e queria pintar ele de vermelho só q tem q descolorir ai eu queria saber s e eu posso descolorir mesmo tendo colocado alisante e pintar ele di novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o alisante que você usa é compatível com descoloraçao, pode usar.

      Se for compatível com descoloraçao, o máximo que pode acontecer é a descoloração tirar o alisamento. Aí vc descolore, e depois alisa de novo.

      Excluir
  76. olá,quero saber dessa tinta special effects qual é a mais parecida com a royal pink da candy color,eu vi aki mesmo o atomic pink será essa a mais parecida? eu quero o meu cabelo da cor do cabelo que ta nessa primeira foto que a menina da de cabeça pra baixo se puder me ajudar ficarei muito feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque "Atomic Pink Special Effects" no google imagens. A cor é exatamente aquilo que vai aparecer, um rosa bem forte e escandaloso! rs

      Excluir
  77. Chibi... qual produto você usa pra fazer progressiva em casa? Eu sei fazer mas to com medo de comprar o produto errado! Pode dizer a marca?

    ResponderExcluir
  78. acho que esqueceu de me responder preciso dessa resposta com urgencia chibi porfavor ajuda ai..bjs

    ResponderExcluir
  79. como faço pra comprar a directios ou a special efects com vcs ???????

    ResponderExcluir
  80. Oi, adorei o post, queria saber se eu ficar retocando a raiz com a progressiva, eu ainda poderei descolorir e pintar com tinta fantasia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma progressiva compatível com descoloraçao, pode.
      Só que a descoloração tira a progressiva. Aí você descolore, e depois faz a progressiva de novo.

      Excluir
  81. Oi, amei seu post, porém, o meu cabelo é todo cacheado e vou fazer progressiva, mesmo já feito a progressiva, eu posso descolorir normalmente e fazendo retoque de raiz normalmente?

    ResponderExcluir
  82. nossa
    ameii esse post... tava pra ficar doida aki sem saber oq fazer, fiquei 3 anos praticamente com os cabelos coloridos, mais sempre na escova e chapinha (:
    mais aii pintei de preto, e agora tah saindoo ficando avermelhado nas pontas... e quero muito pintar de novo, mas não quero ter o trabalho de eu mesma ficar alisando. toma muito o tempo da gente.

    1 perguntinha, se eu descolorir meu cabelo hj, com quantos dias vou poder fazer a progressiva, pra depois pintar?
    já quero fazer isso pro natal rs

    ResponderExcluir
  83. Oi Chibi!

    Vou pedir sua ajuda mais uma vez...

    Meu cabelo é cacheado em s nas pontas e liso escorrido na raiz (sério, não para presilha ¬¬"), fino e pouco.. é descolorido, dekapeado e com kilos de tinta permanente vermelha nas pontas (embora acho que a maior parte já saiu - to nas fantasia para evitar as amonias semanais e etc), com o cronograma + suas dicas ele está bem agora..

    Eu queria ele liso.. e pra falar a verdade nem quando eu fui fazer tatuagem tive tanta dúvida se fazia ou não como agora kkk

    É aquele drama né, se um dia agente alisa, o mundo cai em elogios, se vc nao alisa, te perguntam quando vc vai arrumar o cabelo pra sair denovo mesmo? não tenho nem chapinha em casa pra nm passar vontade..

    Se eu fizer a progressiva, vou ter que ficar fazendo escova/chapinha todo santo dia? como minha raiz é lisa, será que vou ter que retocar muito?

    Obrigada pelas dicas anteriores, e de avançado por essa dúvida!

    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Mas qual o real motivo pra você querer alisar? É só por querer o liso mesmo, ou é porque seu cabelo está muito estragado, sem forma?
      Se for a primeira opção, faça. Se for a segunda, pense bem, porque fazer a progressiva não é sinônimo de que seu cabelo ficará mais hidratado ou mais bonito. O que mais tem por aí é gente com cabelo danificado que resolve fazer a progressiva, fica lindo no dia que faz, mas depois de um tempo começam a quebrar as pontas, começa a ficar um liso muito falso e "esticado", ressecado, etc. Isso acontece porque a progressiva foi feita em cima de um cabelo que já estava danificado. Então antes da progressiva é preciso cuidar do cabelo, ou então a progressiva vai selar o cabelo sem ele ter massa suficiente dentro dele, e as hidratações pós-progressiva vão ter mais dificuldade pra penetrar no fio.

      Outra coisa: na hora de retocar a progressiva, nunca retoque onde já está liso, retoque só onde o fio ficou rebelde, porque o excesso de progressiva onde não precisa também danifica demais os fios.

      Quem faz progressiva ainda assim precisa usar a chapinha as vezes pra quebrar um galho, geralmente na franja ou na parte da raíz pra quem tem um cabelo rebelde desde a raíz. A progressiva fica mais lisa se você secar o seu cabelo no secador.

      Sinceramnete? Secador e Chapinha não tem problema desde que seu cabelo esteja saudável e você use um ótimo produto termo-protetor antes de aplicar. Nunca se esqueça do termo-protetor, de jeito nenhum!

      Espero ter esclarecido alguns pontos pra você que ajudem a você tomar sua decisão. ;)

      =*

      Excluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Caso o meu cabelo já esteja com um cor fantasia ( exemplo : o meu está rosa e com as pontas azuis ) eu posso fazer a progressiva ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas provavelmente vai desbotar bastante a cor, terá de retocar depois.

      Excluir
  87. Chibi, eu faço a escova MARROQUINA, ela é compatível com descoloração/tintura? >.<

    ResponderExcluir
  88. Eu tenho o cabelo castanho escuro e quero pintar de preto azulado sabe? (ele já é pretinho, mas queria ele bem mais escuro *-*) Entao... isso do post vale pras tintas que nao são fantasia tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois tintas tradicionais contém oxigenada e amonia, que são componentes descolorantes.
      No caso do preto, você pode achar tintas que não tem esses componentes, como a Bigen...aí pode ficar sossegada. ;)

      Excluir
  89. Esse post salvou a minha vida, era exatamente o que eu queria saber, tipo vou fazer a marroquina amanhã cedo e preciso estar com os cabelos azuis no dia seguinte, já tava desesperada, sem saber o que fazer

    ResponderExcluir
  90. Chibi eu queria muito fazer esse processo Descoloração>Progressiva>tintura mas todas as cabeleireiras em que fui marcar se recusaram a fazer, pois falariam que eu ia ficar careca ou então meu cabelo cairia muito, isso é verdade?
    como convenço elas a fazerem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é que a maioria das cabeleireias de hoje é "receitinha de bolo". Elas não conseguem raciocinar e criar além do que aquilo que elas aprenderam no cursinho.

      Seu cabelo só vai cair se a progressiva que você vai fazer for incompatível com descoloração, ou se você tiver seu cabelo tingido de preto ele pode estragar bastante.

      Agora, se o seu cabelo é virgem, você quer descolorir, fazer a progressiva compatível, e depois pintar, não tem segredo e não cai.

      Procure uma cabeleireira competente. ;)

      Excluir
  91. Olá, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Tu fazes um trabalho belíssimo, tirando nossas dúvidas e trazendo muitas informações a respeito dos cabelos coloridos! PARABÉNS!
    Quero tirar uma dúvida tenho mechas californianas roxas e, recentemente fiz uma escova da Coiffer sem formol, agora quero descolorir o cabelo totalmente para poder pintar todo de roxo. Esse teu post foi muito informativo e esclarecedor, mas gostaria de saber se essa escova que fiz é responde bem a descoloração e se tem algum problema em descolorir o cabelo 7 dias após a realização da escova. Tipo estragar muito o cabelo ou perder o efeito do alisamento?
    Beijo
    Tani ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tanísia!
      Você fez essa escova em cabeleireiro? Eu não conheço os princípios ativos dela, então o ideal pra não correr risco é perguntar ao cabeleireiro, ou dar uma ligada no SAC da marca e perguntar diretamente pra eles.

      =*

      Excluir
  92. Em primero lugar, parabéns pelo blog! Adoro os posts e a forma detalhada como tu apresenta a informação. O post foi muito esclarecedor pra mim, porém ainda tenho algumas dúvidas e gostaria muito que tu me respondes. Tenho mechas californinas roxas, recentemente realizei um escova progressiva da Coiffer sem formol e agora, após 7 dias da escova feita, quero realizar uma descoloração para tingir todo o cabelo de roxo. Gostaria de saber se essa escova é daquelas que permite a descoloração sem judiar muito do cabelo? Se é possível fazer o processo inverso como eu fiz, primeiro alisar pra depois descolorir? Se vai estragar muito o cabelo e se vou perder muito o efeito do alisamento?
    Beijos!
    Tani ;)

    ResponderExcluir
  93. Olá Chibi,meu nome é Brunielle tenho 18 anos, sou do RJ, é serio amei o seu blog, estou vasculhando todos os posts, decidi pintar o meu cabelo esse ano \o/ Mas to com uma dúvida, faço relaxamento no cabelo e normalmente fazia com Guanidina(não sei com o que minha atual cabeleireira fez dessa última vez) a última vez foi em Outubro.
    Eu gosto do meu cabelo cacheado, mas se eu não relaxar ele fica muito tenso, mas gostaria de pintá-lo, tem como eu relaxá-lo sem alisar completamente e ainda pintar, como ele é castanho escuro eu teria que descolorir por completo ou mechas, alguma dica??
    Obrigada
    E seu blog é um sucesso, que continue assim e que só tenda a melhorar cada dia mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O mais recomendado é perguntar a sua cabeleireira se a química que ela passa nos seus cabelos é compatível com descoloração, pois caso não seja, seu cabelo com a descoloração pode sofrer de uma quebra gigantesca e irrecuperável. Se for compatível, aí é só manter hidratado-nutrido-reconstruído, pra que a descoloração não cause nenhum dano aos fios.

      Descolorir depois Alisar depois Pintar, nessa ordem.

      =*

      Excluir
  94. Hey chibi, Me esclareça uma dúvida por favor!? Entre descoloração e decapagem o que seria melhor?! Muitas amigas minhas descolorem o cabelo normalmente com pó descolorante, eu ja descolori algumas vezes mas foi a muuuuuuuitos anos e eu era muito juvenil não cuidei direito, cai na besteira de usar guanidina para reduzir o volume e acabei perdendo uma parte dele (não quero passar por isso nunca mais)dai por conta de trabalho e outras coisas o máximo que fiz foi tonalizar sem descolorir com anelina violeta; meu cabelo apesar de ser preto fica com o reflexo do roxo que eu gosto muito mas, agora não é mais o suficiente ja que me libertei de chefes que inibiam meus cabelos coloridos. O fato é que me indicaram usar um decapante da L'Oreal (Platiniz Precision se não me engano)e apesar de me explicarem que não necessita de pó descolorante estou na dúvida. O que você acha mais seguro?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se libertar dos chefes que inibem nossos cabelos coloridos não tem preço mesmo! <3

      Quanto a sua dúvida, o Platine Precision não é decapante, é um descolorante mesmo. "Decapante" seria algo dedicado a tirar tinta, como o Dekap Color da Yamá (que não possui oxigenada nem amonia, não
      danifica e eu super recomendo!).

      O produto da L'oreal dedicado a decapagem, até onde me lembro, é o Effaçol, mas as poucas resenhas que já vi dele não me agradaram muito.

      Se joga no Dekap Color! Vai ter que aplicar ele várias vezes até clarear o máximo possível do cabelo, e então depois você pode descolorir normalmente que o dano vai ser bem menor do que se descolorisse direto em cima da tinta.

      =*

      Excluir
  95. Ah propósito...seu blog eh perfeito *---* adoro! BJOS

    ResponderExcluir
  96. Para retocar os fios com a mesma cor, é necessário descolorir o cabelo todo de novo ou só a raiz??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for só retoque de tinta, é só passar a tinta. Se for retoque de raíz virgem, vc primeiro descolore só a raíz, depois pinta tudo.

      Excluir
  97. OI!!!Adorei seu blog, é bem objetivo. Tenho uma duvida e o meu cabelereiro não esclareceu : Fiz uma escova de cristal e o cabelo que já é muito ralo ficou muito liso e as pontas ficaram tão esticadas e eu não gostei. 1: quero pintar pois tenho muitos brancos ( já utilizava os tons de chocolate 6.0 posso continuar pintando???) 2: como faço para dar um aspecto mais natural nas pontas ( como dar uma ondulada ou cachos??) 3: essa escova com o tempo perde o efeito em todo o cabelo ou só fica a raiz aparecendo conforme for crescendo??? raiz ondulada e comprimento liso :(
    O QUE DEVO FAZER???? ME DE UM HELP !!!! FAZ 4 DIAS QUE FIZ ESSA ESCOVA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu infelizmente não posso dar uma opinião precisa, pois ainda que você me diga que a escova chama-se "Escova de Cristal", os salões costumam modificar suas fórmulas. O ideal é você ir até o salão que fez a escova, e perguntar se ela é compatível com tintura. Se ela for compatível, pode continuar pintando sem problemas. Se ela não for compatível, a tintura pode danificar muito os fios. Isso só o cabeleireiro que aplicou a química em você poderá dizer, porque ele sabe se passou a química pura ou se batizou com outros componentes antes de aplicar em você.

      Quanto as pontas, você pode modelar com a chapinha, aplicando sempre um bom termo-protetor antes, para proteger as pontas do calor, ou o cabelo começará a ressecar.

      Quando for fazer a escova de novo, não faça mais nas pontas, porque é a saturação de escovas no mesmo lugar que faz com que elas peguem esse aspecto esticado, e isso eu te digo por experiência própria. Já há 1 ano eu não faço mais escova nas pontas, apenas mais próximo a raíz que é onde o cabelo volta a ficar rebelde, e minhas pontas começaram a ficar muito bonitas.

      Espero ter ajudado.

      =*

      Excluir
  98. OI!! fiz uma escova de cristal e não gostei do resultado, o cabelo ficou com as pontas esticadas e a raiz na frente ficou com ondulação, o cabeleireiro não me explicou se podia pintas depois e se o efeito diminui com o tempo minha pergunta: 1: posso pintar??? utilizo os tons de chocolate 6.0 2: as pontas tem como ondular ??? para parecer natural?? faz 4 dias que fiz essa escova posso pintar quando?? :( Socorro!!!

    ResponderExcluir
  99. Chibi, preciso desesperadamente de um conselho sobre progressiva/descoloração!! Posso descolorir (as pontas) e fazer a progressiva no mesmo dia? Pintei o cabelo de vermelho escuro, e agora quero descolorir as pontas para usar com cores fantasia. E depois por uma progressiva nele pra ficar do jeito que eu quero. MAS estou sem tempo porque tenho que viajar logo e só conseguiria fazer tudo no mesmo dia. Desde que seja na ordem certa, rola? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So recomendaria se perceber que a descoloração não danificou os fios. Se tiver danificado, recomendo primeiro recuperar os fios, e então fazer a escova, ou então a escova vai selar os fios desidratados, e isso mais pra frente vai causar uma quebra e elasticidade dificeis de recuperar!

      =*

      Excluir
  100. Ooi Chibi, preciso desesperadamente de um conselho sobre essa matéria!
    Desde que seja na ordem certa, posso descolorir (as pontas) e fazer progressiva no mesmo dia? Estou sem tempo porque vou viajar logo, mas queria muito fazer os dois pois o meu cabelo escuro e volumoso é impossível de cuidar, e a cor é muito "morta". =P heeelp?!

    ResponderExcluir
  101. Chibi, faço selante da truss no meu cabelo uma vez a cada 3 meses e chapinha uma vez por semana, quero descolorir o cabelo e pintar as pontas de roxo, maminha madrinha e cabeleireira esta dizendo que a descoloração e as tintas fantasias vão estragar muuuito o meu cabelo e me disseram tb q a tinta NÃO hidrata nem nada, mas iai? Você que ja usa ha muito tempo, ela vai estragar ou n meu cabelo? Lembrando que as minhas pontas ja estão um pouco ressecadas...

    Ps: meu cabelo é ruivo natural, ele vai ficar legal com a tinta roxa, ou você recomenda outra cor que combine? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!

      A tinta não estraga o cabelo, o que pode estragar o cabelo é a descoloração. Porém a descoloração só vai estragar o cabelo se for mal-feita, ou com produtos ruins. Eu recomendo usar o pó descolorante Supermeches da Alfaparf, ou um Igora da Schwarzkopf. Esses são mais seguros, mais garantidos de que funcionam bem em qualquer tipo de cabelo.

      Se o seu cabelo já está pintado e suas pontas já ressecadas, eu recomendo primeiro você tratar desse cabelo, recuperar as pontas, deixa-lo bem forte, e só depois descolorir. Descolorir um cabelo que está ressecado pode resultar em quebra e elasticidade quase irreparáveis. Para cuidados, eu recomendo começar o Cronograma Capilar que explico aqui no Blog, já salvou o cabelo de muita gente e foi o que me fez conseguir deixar meu cabelo crescer!

      Ruivo natural pode ficar bonito com vermelho, roxo, rosa, verde...na minha opinião combina com várias cores! =]

      =*

      Excluir
  102. Ola meu nome e Beatriz e eu tenho o cabelo alisado mais eu ja to uns 3 meses sem fazer em fevereiro vai fazer 4 meses que eu nao faço alizamento e eu queria pintar o meu cabelo de azul mais eu tenho que descolorir,mais meu cabelo nao tem perigo de cair cair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz! Para saber se o seu cabelo vai cair ou não, vá ao cabeleireiro que faz a sua escova e pergunte a ele se a química usada é compatível com descoloração. Se ele falar que dá pra descolorir sem estragar os fios, pode fazer. Se ele falar que é incompatível, isso pode estragar os seus fios de forma irreparável, aí só cortando.

      Lembre-se de usar produtos de qualidade na descoloração e tratamento desse cabelo, pois fios descoloridos são mais vulneráveis as agressões mesmo quando saudáveis.

      Espero ter ajudado.

      =*

      Excluir
  103. Eu vou passar ganidina e no mesmo dia eu vou passar Anilina Sera que meu cabelo Vai cair O.o ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu cabelo já estiver descolorido ANTES da progressiva, não corre risco de cair. Se descolorir DEPOIS da progressiva, aí já não sei, melhor fazer teste de mecha.

      Excluir
  104. Se eu fizer uma coloração vermelha normal e depois a progressiva vai desbotar muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente. Se usarem shampoo anti-residuos, pelo menos um pouquinho vai desbotar sim. ;)

      Excluir
  105. oi queridona! amei tudo viu! vi vc dizer que entre a progressiva (no meu caso selagem) e a tintura tem que dar 1 dia de descanso correto? e entre a descoloração e a selagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a descoloração tira muito dos minerais do cabelo, se você fizer uma selagem você vai selar um cabelo que não está saudável, e certamente terá problemas mais pra frente.

      O ideal é descolorir, depois tratar bem, fazer o Cronograma pelo menos um ciclo inteiro (H - N - R ) e só depois selar, pro cabelo selar com nutrientes dentro. ;)

      =*

      Excluir
  106. Olá, Adorei as dicas!!!
    Mas ainda tenho algumas dúvidas: Costumo fazer a escova de Turmalina 2 vezes por ano, pq no meu cabelo a durabilidade é grande. Ele está há 1 ano com a cor natural (castanho claro) e gostaria de pintá-lo de roxo, mas terei q descolorir; faz 2 meses q fiz a Turmalina. Há alguma possibilidade de reação da química da escova com a descoloração, como dissolver o fio??
    Pergunto isso, pq há mais de 1 ano descolori algumas pontas do cabelo após a escova e durante a semana as pontas foram se desmanchando, como se dissolvessem e perguntei a cabeleireira, se era por causa da escova e ela disse q não dava reação. Outra dúvida, seria se eu usasse uma tinta louro claro ou claríssimo, seria menos prejudicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camille!

      Essa característica do cabelo "se dissolver" quando há alisamento e é feita descoloração, é característico de incompatibilidade de química SIM. Sua cabeleireira está te enrolando! hehe

      Com certeza seu alisamento não é compativel com descoloração, e não adinta tentar clarear com tinta, pois as emulsões clareadoras das tintas nada mais são do que descolorações, contém amônia e oxigenada como qualquer outra descoloração, apenas tem outro nome.

      O que eu recomendo pra você é usar mechas de tic-tac, assim você pode ter suas mechas roxas sem precisar encostar no seu cabelo e danifica-lo. As mechas de tic-tac de fio natural mesclam completamente nos fios, ninguem diz que é um aplique!

      Sem querer fazer merchan, mas caso não saiba exatamente a que tipo de produto eu me refiro, dê uma olhada na loja, na parte de "produtos em pronta-entrega", que há essas mechas lá - www.loja.chibi-room.com

      =*

      Excluir
  107. chibi eu passei a exxa marroquina a mais ou menos duas semanas, e quero muito pintar meu cabelo com a exotic colors uva graper, mas tenho medo do meu cabelo cair como a moça que passou a exxa disse, eu teria que passar o descolorante o que iria desfazer o efeito da exxa, fzer a progressiva e dpois tingir??? será que isso não danificaria dmais o meu cabelo, a cor dele é mais ou menos castanho medio!

    ResponderExcluir
  108. Chibi, como vc faz a sua progressiva. Quais os produtos q vc compra. Quero fazer a minha pq aqui na minha cidade já não encontra mais escovas progressiva com formol, foi tudo proibido. A ultima que fiz no salão nao tinha formol e deu um estrago na parte colorida, quase chorei.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço caseira,só que não divulgo aqui no Blog porque é uma mistura extremamente perigosa, se não for feita na proporção exata, pode causar intoxicação. Como eu sei que tem gente que não toma cuidado nem numa descoloração, como vou confiar de que vão tomar cuidado em algo ainda mais delicado, né? Não divulgo porque não quero me responsabilizar pelo mau uso, porém você encontra essas receitas internet a fora.

      Caso faça, lembre-se: é de extrema importancia que o formol não esteja misturado numa proporção maior que 3%, tudo deve ser medido, colocado na quantidade exata, e devem ser tomadas todas as precauções de segurança como o uso de luvas e máscara.

      =*

      Excluir
  109. Amei seu site!!! A um tempo atras pintei partes do meu cabelo de azul. Mas creio que descolori pouco, pois a tintura saiu muito rapido, coisa de 1 semana ja ficava verde. Sem contar que meu cabelo é naturalmente escuro e eu sempre pinto de preto azulado, além de fazer progressiva a anos!!! vc pode indicar uma marca boa de progressiva??? E sabe se a tal progressiva sem formol tb deixa os fios lisos e da pra colorir? E se eu pintar meu cabelo todo de azul, vendo o seu me deu coragem, rsrs...é recomendado eu esperar ele voltar a cor natural ou posso descolorir em cima da tintura que ja esta nele. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, que tinta você usou pra pintar de azul? As vezes usou uma tinta fraca, por isso desbotou tão rápido.

      Não sei se indicar uma marca de progressiva boa, qualquer uma vai ser um problema para seu cabelo a longo prazo se você deseja deixar crescer e quer ou tem o cabelo descolorido. As escovas com ácido afinam o fio, as com formol também. Não tem muito pra onde correr.

      Se você pinta de preto vai ser bem dificil descolorir ele sem danificar, o mais indicado seria retirar o excesso de tintura preta usando o Dekap Color, e assim que tiver um tom de ferrugem você pode descolorir.

      Recomendo o Cronograma Capilar como tratamento, para que os cabelos continuem saudáveis.

      =*

      Excluir
  110. qual escova progressiva que você usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fazia escova progressiva caseira, com queratina e formol. Mas não faço mais já há 1 ano e alguns meses, porque progressiva em cabelo descolorido dificulta muito pra quem tá tentando deixar o cabelo crescer.

      Excluir
  111. Chibi, parabens pelo seu trabalho, confio mais em suas dicas do que em qualquer profissional. Espero muito que voce leia meu comentario, pois nao sei a quem pedir socorro. Meu sonho sempre foi ter californianas coloridas, tenho alisamento com tioglicolato de amonia e ja fiz californianas num salao e meu cabelo simplesmente ficou um lixo! Mas nessa epoca eu nem cuidava do cabelo e nem sei que produtos usaram para descolori-lo. Resultado: tesoura. Mas agora meu cabelo esta saudavel e comprido, mas por conta das duvidas nao tenho meu cabelo colorido. Ja li em milhoes de lugares que posso descolorir, depois que nao posso, que posso usar ox de no maximo 30 vl e depois que so posso no maximo 20. Ja me falaram que meu cabelo nao vai abrir ate o tom loirissimo senao vai quebrar.. enfim! Meu cabelo é um castanho natural nao muito escuro, e nao sei se posso, devo ou se CONSIGO descolori-lo ate o tom certo (loiro clarissimo) sem danificar o bixinho. Chibi, se nao for pedir muito, me da essa help? Ate megahair to usando! To usando mechas azuis, mas é um saco usar e é caro, quero meu cabelo colorido! Desde ja espero ansiosa que voce me ajude, e parabens de novo! (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taína!

      Você ainda faz o alisamento? O resultado da descoloração será o mesmo que o da outra vez que fez luzes. Alisamento e descoloração é uma mistura dificil mesmo, exige muita disciplina, muito investimento financeiro, e muita paciência!

      Se o seu cabelo estiver saudável eu faria um teste de mecha com descoloração, em uma mecha bem escondida no seu cabelo, pra ver a reação, se vai quebrar, como vai ser. Já se o seu cabelo não estiver tão saudável, o melhor é tratá-lo muito bem antes até recuperar, ou a descoloração pode resultar em tesoura!

      Pra tratar eu recomendo começar o Cronograma Capilar, que explico aqui no blog.

      E o que você pode fazer pra quebrar um galho nesse tempo, ao invés do mega hair colorido, é usar mechas de tic-tac. Conhece?

      =*

      Excluir
    2. Oi Chibi! Obrigada por ter respondido, ((: então, graças as suas dicas eu aprendi a cuidar do meu cabelo (não sabia que tinha sido negligente com ele durante todos os meus 20 anos!), to fazendo o ciclo capilar, dei adeus aos petrolatos e adeus ao tioglicolato, aderi a progressiva (ja fiz até minha raiz) e talvez ate assuma minhas ondas naturais (ainda to em fase de amadurecimento da ideia hsjs). O cabelo ta beem mais saudavel, mas ainda vou esperar ate o retoque da progressiva pra fazer um teste de mecha. Vou pintar meu cabelo e ja ta decidido! Eu também tirei o mega e fiquei pensando na questao do tic tac. Pra falar a verdade to bem tentada a usar, vou so esperar minha mae desestressar o bolso com as minhas aventuras capilares e pedir o cartao dela pra poder tomar uma decisao definitiva, hsjsk. Escrevi uma monografia aqui, mas enfim, você ta salvando o cabelo de muita gente! Parabens againn, sou su fã, bjxxx jsksj

      Excluir
  112. Na boa, como uso anilina, prefiro pintar após descolorir, mesmo que desbote, do que ficar com cabeça de milho @_@ eh a última cor no mundo que combina cmg!

    ResponderExcluir
  113. Precisa dar um tempo depois da descoloração pra ser feita a progressiva ?
    Sou uma criatura preguiçosa só com as pontas coloridas por preguiça de retocar, e tomei vergonha na cara pra pintar tudo de novo *--* e aquele loiro palha horrível só é bonito pela expectativa do milagre tonalizante.

    ResponderExcluir
  114. Oi chibi
    Eu sou Ju V.
    queria saber se aquele tonalizante masculino da biocolor é compativel com cabelo com progressiva sem formol pode usar esse tonalizante?!semprodra problema?!

    ResponderExcluir
  115. OI Chibi

    Queria saber se tonalizante masculino da biocolor é compativel com cabelo que tem progressiva se formol pode usar?!

    ResponderExcluir
  116. Olá Chibi! Meu cabelo tem relaxamento a bastante tempo para ficar liso, porém tenho a metade para baixo do cabelo rosa, só não faço inteiro pois tenho medo, minha raiz nasce cacheada e meu cabeleireiro é muito chato em relação a isso x-x Vou mudar de cabeleireiro, sério u-u KPOSAKOPKOSA' Então... a progressiva irá alisar minha raiz? Ou tenho a obrigação de fazer o relaxamento antes?

    ResponderExcluir
  117. Olá,eu vou fazer uma progressiva e tbm uma mecha roxa,so que minha cabeleira falou que eu posso fazer os dois no mesmo dia..e eu vi aqui que tem que esperar a progressiva descansar no cabelo..sera que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  118. Oi chibi, me recomendaram seu blog esses dias e eu simplesmente me encantei por ele. Suas dicas são ótimas além de parecer adivinhar exatamente oq eu preciso saber haha. Já fucei bastante aqui em poucos dias e vi um post onde vc fala que cortou o cabelo pq a parte com progressiva estava dando muito trabalho. Como esse post é de 2011 gostaria de saber se vc ainda pensa o msm sobre a progressiva, q hidrata faz bem etc. To querendo mt pintar o meu de verde talvez com as pontas ou a raiz amarela e morro de medo por meus fios serem mt finos e frageis entao to seguindo direitinho o cronograma p deixar ele bem antes de tentar descolorir ( ja tive uma pessima experiencia descolorindo). Enfim meu cabelo é um ondulado bem sem forma, e tem volume, eu uso curtinho e por isso acho q se descolori-lo ficara meio feio, mas to com uma duvida cruel sobre alisa-lo ou nao, tenho medo q isso atrapalhe o cronograma pois sera mais dificil entrar hidrataçao e nutriçao nos fios, ou nao?

    ResponderExcluir
  119. Oi Chibi, faço escova progressiva, a última q eu fiz foi em julho, mas não quero mais fazer, e gostaria de fazer rainbow hair ou então um castanho mais claro, será q tem problema?
    E gostaria de saber tb se descolorir o cabelo realmente retira a progressiva?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  120. Oi Chibi :-) Meus cabelos são anelados e gosto disso, mas tenho franja e odeio franja anelada, então quero fazer progressiva somente nela. Fica bom?

    ResponderExcluir
  121. Oi Chibi, quero pintar meu cabelo com tinta fantasia, e faço progressiva. Minha cabeleireira disse que é melhor descolorir após a progressiva e que não vai influenciar em nada na química, nem tirar a progressiva. Todas são assim?

    ResponderExcluir
  122. Entao eu nao posso pintar o cabelo com tinta fantasia no mesmo dia em que descolorir e aplicar a progressiva ?

    ResponderExcluir
  123. Oi Chibi, adorei seu post (: Contudo tenho uma dúvida, quero fazer californianas no meu cabelo,só que no lugar do loiro comum quero BRANCO, sim branco, mas na outra metade do meu cabelo tipo da raiz até certa parte quero PRETO, então meu cabelo naturalmente ele é escuro, só que de tanto sol que ele toma está um pouco desbotado, então eu queria passar um tonalizante, só para realçar a cor do cabelo, quero passar o casting creme gloss da loreal, tipo uns 15 dias antes de fazer a descoloração o que você acha?

    ResponderExcluir
  124. Oiii Chibi..!!! Tenho (cabelo preto usei; shampoo tonalizante) e sem alisamento..Quero faze mechas chocolate e progressiva. Qual devo fazer primeiro???

    ResponderExcluir
  125. Oi chibi
    Espero que VC me responda por favor
    Minha namorada vai fazer progressiva e depois passar um produto que descolore colorindo , qual ordem q ela passa a progressiva ou o produto

    ResponderExcluir
  126. Chibi. Faço progressiva há alguns anos. Uso aquelas de farmácia, que diz que não tem formol. Gosto muito do efeito liso que ela proporciona ao me cabelo. Mas de uns tempos pra cá, a tinta não fixa mais no cabelo. Na primeira lavagem, ele j[á fica bem desbotado e nem parece que pintei. Uso tinta normal, não fantasia. Pode dar um Help?? :D

    ResponderExcluir
  127. Ola eu fiz definitiva a 2 anos atraz, hoje quero pintar meu cabelo d rosa com azul, mas para isso a cabeleleira q descolorir meus cabelos, sera q nao vai dar problemas?

    ResponderExcluir
  128. Ola, eu me chamo Leila Klein, tinha meus cabelos bem longos e ondulados, achava lindo, fiz a besteira demudar passando a tinta AliseTinge! alguém sabe me dizer como retirar pra voltar as ondas dos cabelos???

    ResponderExcluir
  129. COMO EU TIRO O ALISETINGE DOS CABELOS PRA VOLTAR AS ONDAS? ALGUÉM SABE

    ResponderExcluir
  130. Ooi.. sou meio lerdinha, eu fiz progressiva tem mais ou menos dois meses antes disso uns 15 dias pintei cabelo de preto azulado e e claro q desbotou, mais nao voltei a pintar, fiquei na progre. Mesmo, meu cabelo meio q ta castanho escuro com uns lugares avermelhados e eu queroa ficar ruiva natural agora ... mesmo tendo e nao tendo mto haver com o post qual procedimento vc me aconselharia?? Bjobjo me ajuda ae iorrane aqe

    ResponderExcluir
  131. Oi Chibi, meu nome e Débora, i eu gostaria de te fazer uma pergunta, eu faço progressiva desde o ano passado i hj eu decidi pintar platinado meu cabelo, do ano passado pra CA eu já fiz umas 5 progressivas, a última q eu fiz foi a uma semana, i eu fiz com formol, i eu queria pergunta se e totalmente seguro pintar meu cabelo platinado com meu cabelo com formol ? Mto obg linda, bjooss

    ResponderExcluir
  132. pode e recomendar uma tinta a base de amônia? por favor urgente

    ResponderExcluir
  133. pode e recomendar uma tinta a base de amônia? por favor urgente

    ResponderExcluir
  134. Olá eu pintei o cabelo com tinta e agora quero fazer a escova progressiva e depois passar tonalizante eu posso fazer isso vai prejudicar meu cabelo????

    ResponderExcluir
  135. Oi chibi \(^_^)
    eu tenho uma duvida... pinto meu cabelo de ruivo "de farmacia", uso a 7744 da koleston, em dezembro fiz uma progressiva que a cabeleireira diz ser sem formol (realmente nao teve cheiro nenhum, mas nao sei se realmente nao tinha formol) e desbotou bastante, pintei de novo com a 7744, mas agora estou com vontade de pintar com anilina vermelha, que da uma cor clara e bonita ! Eu queria saber, se eu fazer essa progressiva novamente e pintar meu cabelo com anilina pega ? (minha raiz é castanho claro)

    ResponderExcluir
  136. Oi Chibi ^^
    Tenho uma dúvida, eu faço meu cabelo de 3 em 3 meses,procedimento de alisamento, é um produto que passa na raíz e puxa para as pontas,e depois disso faço a progressiva com formol, e quero descolorir as pontas do cabelo e pintar de azul.
    Será que estragaria meu cabelo?
    Amei seu post, bjs.

    ResponderExcluir
  137. uso mega hair e comprei um sem saber que tinha quimica coloquei para enrolar,agora esta duro e crespo ainda tem como recuperar?
    queria descolorir pode?

    ResponderExcluir
  138. Oi oi!!! Eu uso relaxante Tioglicolato de...
    Usei exotic nas pontas uma x e deu super certo descolori com desodorante sem amônia , claro que demora mais para descolorir, porém não deixa o cabelo elástico e não quebra...

    ResponderExcluir
  139. Oii, então estou pesquisando muito sobre isso, porque quero fazer progressiva com formol e colorir o cabelo, porém, tenho que descolorir antes de passar a tinta porque ele é escuro, isso é muito prejudicial ao cabelo? Morro de medo de ele ficar elástico ou quebrando todo

    ResponderExcluir
  140. Estou pesquisando muito sobre isso, porque quero fazer a progressiva com formol e colorir os cabelos, porém, vou precisar usar descolorante porque ele é escuro, isso vai danificar muito o cabelo? Morro de medo de ele ficar elástico ou todo quebrado

    ResponderExcluir
  141. Chibi...então para eu pintar o meu cabelo de colorido e fazer selagem eu vou ter que descolorir antes da selagem e depois pintar...o motivo de eu descolorir é que o meu cabelo é escuro...então depois da selagem não vai tirar a selagem quando eu pinta...eu to querendo usar a tinta Colors Expresses e dar um tom diferente com Vg e azul de metileno...então oqq pode acontecer

    ResponderExcluir
  142. Nossa, você me salvou de fazer uma besteira. Eu ia descolorir, pintar e depois fazer a progressiva pra selar a cutícula. Ia desperdiçar todo meu tonalizante 😨

    ResponderExcluir